Apostila básica do framework Codeigniter

7,709 views
7,504 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,709
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
480
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apostila básica do framework Codeigniter

  1. 1. http://www.multside.com.br CODE IGNITER INSTALAÇÃO & BANCO DE DADOS
  2. 2. http://www.multside.com.br INSTALAÇÃO Instalar o code-igniter é muito simples, basta que você tenha um servidor que rode PHP 5 (para saber consulte a documentação PHP do seu servidor). Após ter certeza que o seu servidor é compatível com PHP5, siga as etapas: DOWNLOAD Faça o Download da versão mais recente do code-igniter no site: http://codeigniter.com/ UPLOAD Envie os arquivos que você baixou para o seu servidor. CONFIGURAÇÃO Abra o arquivo config.php que está em systemapplicationconfig com o editor PHP de sua preferência, localize: $config['base_url'] = "http://your-site.com/"; E substitua por: $config['base_url'] = "http://".$_SERVER['HTTP_HOST']; E, caso o seu site não esteja na pasta raiz (pasta principal do servidor), adicione antes dos “;”."/nome_da_pasta_em_que_ele_está/". Por aqui já acabamos, vamos agora para o próximo tópico, usando code-igniter com Banco de Dados.
  3. 3. http://www.multside.com.br BANCO DE DADOS Vamos aprender a configurar o code-idniter para usá-lo com banco de dados, ele já vem pré configurado, porém, são precisos alguns ajustes de acordo com seu banco de dados. O que vamos precisar aqui são o nome, servidor, usuário e senha do seu banco de dados. Tendo essas informações, vamos a configurações, o arquivo de configurações do banco de dados está também na pasta systemapplicationconfig, vá na pasta e abra o arquivo database.php com o editor de sua preferência, altere os seguintes locais de acordo com as informações do seu banco de dados: $db['default']['hostname'] = "seu servidor"; //normalmente "localhost" $db['default']['username'] = "seu usuário"; $db['default']['password'] = "sua senha"; $db['default']['database'] = "o nome do banco de dados"; Para usar banco de dados em alguma página é preciso colocar isso no início, dentro de tags php (<?php ?>). $this->load->database(); Ou simplesmente alterar o arquivo autoload.php, que também fica em systemapplicationconfig, abra o arquivo e altere o seguinte local: Onde está: $autoload['libraries'] = array(); Altere para $autoload['libraries'] = array('database'); Com isso, ele será iniciado automaticamente, sem a precisão de colocar o load- >database();. Vamos agora, aprender a como usar ele, quando já iniciado.
  4. 4. http://www.multside.com.br WHERE O where é uma condição, palavra inglesa que tem como significado ‘onde’, a forma de executá-lo é: $this->db->where('campo1', '1'); O modo de ler é o seguinte: Onde campo1 for igual a 1, ou seja sempre que um where igual a esse for executado, ele vai fazer a operação (seja ela qual for) nas linhas onde campo1 tiver como valor o número 1. SELECT Sempre que formos usar banco de dados devemos usar assim: $this->db->comando a executar No caso de select (selecionar campos do banco de dados) devemos usar o seguinte: $this->db->select('campo1', 'campo2'); Nesse caso estamos buscando campo1 e campo2, podemos então usar um where para filtrar isso: $this->db->where('campo1', '1'); $this->db->select('campo1', 'campo2'); Ou seja, ele vai buscar campo1 e campo2 onde o campo1 for igual a 1. Também é preciso dizer a ele onde buscar, em qual tabela, da seguinte forma: $this->db->from('tabela_do_bd'); Somente isso não é suficiente para exprimir os dados na página, para isso temos que gerar os resultados, existem dois meios para isso, e ambos usam: $this->db->get(); O “get” executa as informações pedidas por select, para pegar os resultados, colocamos ele em uma variável:
  5. 5. http://www.multside.com.br $var = $this->db->get(); E depois partimos para um dos métodos: 1º - Com “foreach” Nesse método vamos usar um foreach para gerar os resultados, da seguinte maneira: $this->db->select('campo1','campo2'); $this->db->where('campo1', 'um'); $this->db->from('tabela_do_db'); $var = $this->db->get(); dizendo que os resultados serão exprimidos apartir da variável $row foreach($var->result() as $row): aqui também defini variáveis para os campos que foram puxados da tabela $campo1 = $row->campo1; $campo2 = $row->campo2; endforeach; 1º - Sem “foreach” Nesse método não iremos usar foreach, vamos fazer de um método direto: $this->db->select('campo1','campo2'); $this->db->where('campo1', 'um'); $this->db->from('tabela_do_db'); $var = $this->db->get(); $row = $var->row(); $campo1 = $row->campo1; $campo2 = $row->campo2; Esses são os dois métodos. Ao ver esses dois códigos vocês devem estar se perguntando: “Por que usar o foreach? Já que o outro é bem mais simples.” Realmente, sem foreach é bem mais simples, porém, dessa maneira só é possível buscar a primeira linha que ele encontra no banco de dados com aquela condição, ou seja, só uma linha, só 1 resultado. Com foreach você busca todas as quais ele encontrar com aquela condição, usando o seguinte: foreach($var->result() as $row): $campo1 .= $row->campo1; $campo2 .= $row->campo2;
  6. 6. http://www.multside.com.br endforeach; Usando “.=”, com isso, a cada campo que ele encontrar ele vai aicioná-lo aquelas variáveis. Outra utilidade para o this->db->get() Com ele também é possível verificar se existem dados com aquela condição, e até mandar uma mensagem de erro caso não haja, para isso usamos: $variavel->num_rows(); Vamos aplicá-lo no exemplo acima: $this->db->select('campo1','campo2'); $this->db->where('campo1', 'um'); $this->db->from('tabela_do_db'); $var = $this->db->get(); se o numero de linhas que ele encontrar forem mais que 0 if($var->num_rows() > 0): gerar os resultados normalmente. foreach($var->result() as $row): $campo1 = $row->campo1; $campo2 = $row->campo2; endforeach; caso o número de linhas forem menores ou iguais a 0 else: mandar a mensagem de erro echo "Nenhum resultado encontrado"; endif; Ficamos por aqui com o Select. INSERT O insert serve como o nome já diz para inserir dados no banco de dados, não tem muito o que explicar, apenas mostrar: $dados = array ( "campo1"=>"valor do campo1", "campo2"=>"valor do campo2" ); $this->db->insert('tabela_do_db', $dados); Bem simples, porém deve-se notar que ‘campo1’ e ‘campo2’ são os nomes das colunas do modo em que se encontram no banco de dados, deve-se obedecer essa ordem: “nome do campo”=>“valor a ser adicionado a ele”.
  7. 7. http://www.multside.com.br UPDATE O “update” é bem parecido com o Insert, só é necessário adicionar um where, pois sem ele o seu banco todo é atualizado com o mesmo valor, o que pode significar uma perda irreparável. Vamos ver como funciona o update então: $dados = array ( "campo1"=>"novo valor do campo1", "campo2"=>" novo valor do campo2" ); $this->db->where('campo1','1'); $this->db->update('tabela_do_db', $dados); Bem simples também, e seque a mesma ordem: “nome do campo”=> “valor a ser adicionado a ele”. DELETE O Delete também é simples e é outro campo em que é indispensável usar o where, pois se você executar um delete sem usar where deleta todo o seu banco de dados. $this->db->delete('tabela_do_db', array('campo1'=>'1')); Funciona da seguinte maneira, (nome da tabela, condição);
  8. 8. http://www.multside.com.br CRIAÇÃO Essa apostila foi criada pela empresa Multside – Sistemas & Soluções, para nos conhecer melhor, acesse o site: http://www.multside.com.br Espero que aproveitem o aprendizado. Obrigado!

×