• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Jornal virtual cantina ajes
 

Jornal virtual cantina ajes

on

  • 652 views

 

Statistics

Views

Total Views
652
Views on SlideShare
652
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Jornal virtual cantina ajes Jornal virtual cantina ajes Document Transcript

    • PESQUISA DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO NA CANTINA DA AJES: FERRAMENTAS DE QUALIDADE. Realização: Acadêmicas do VII Termo de Administração Coordenação: Profª Me. Terezinha Márcia de Carvalho Lino AJES– Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena FERRAMENTAS DA QUALIDADE As acadêmicas Dulcilene Favoreto, Edilaine Maciel,GabrielaVolume 1, edição 1 Freddo, Luciana Alves e Rosana Brandão do Curso de Bachare- lado em Administração do VII termo da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena - Juina– MT, de- senvolveram um projeto de pesquisa com objetivo de avaliar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela cantina da Fa- culdade. Além de avaliar a qualidade dos serviços e produtos daInteresses espe-ciais: cantina, este projeto teve como objetivo demonstrar a utilização de algumas ferramentas e metodologia da qualidade, sendo de Ferramentas de Qua- fácil aplicação em micro e pequenas empresas.• lidade.• Pesquisa da Qualida- O questionário foi a metodologia utilizada para levanta- de na Cantina. mento de dados da pesquisa. Foram aplicados 50 questionários• Ambiente. entre os acadêmicos e professores. A escolha foi de forma alea-• Receitas Saudáveis. tória. Para a análise foram utilizados as seguintes ferramentas.• Fotos ESPINHA DE PEIXE O Diagrama de Causa e Efeito é uma técnica amplamente utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem contribuir para que ele ocorra. A sua utilizado permite: • visualização das causas principais e secundárias de um problema; • visão das possíveis causas de um problema, enriquecendo a sua análise e a identificação de soluções; • Análise de processos em busca de melhorias. Para sua construção é necessário esclarecer o problema (efeito) a ser analisado.
    • PESQUISA DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO NA CANTINA DA Página 2 PLANO DE AÇÃO 5 w 2h O plano de ação é desenvolvido através do 5w 2H que planeja a implementação de uma ferramenta utilizada para uma solução. Pode ser considerado um check list utilizada para garantir que a operação/“Chek list” não atividade seja conduzida sem nenhuma dúvida por parte da chefia e dosdeixar nada subordinados. Esta ferramenta é muito útil para as empresas, uma vez que elimi-passar no na por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corpo-esquecimento, rativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem de-fazer a senvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos àverificação sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito.detalhada.Fonte de vitaminas
    • Volume 1, edição 1 Página 3 Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) O Ciclo PDCA foi idealizado por Shewharte, mais tarde aplica-do por Deming no uso de estatísticas e métodos de amostragem. Utilizada na tecnologia TQC (Total QualityControl) como umaferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento deuma atividade. Ajuda a hidratar o organismo. O conceito do Ciclo evoluiu ao longo dos anos vinculando-setambém com a idéia de que, uma organização qualquer, encarrega- “Cuidado!!! A falta de higiene pode resultar em prejuízo, perda de produto e multa”.da de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlaras atividades a ela relacionadas. Lanches naturais são mais saudáveis, segundos nutricionistas.
    • PESQUISA DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO NA CANTINA DA AJES: Página 4 QUESTIONÁRIO REFERENTE A QUALIDADE E ESPAÇO DA CANTINA. O objetivo da aplicação deste questionário é identificar problemas e reclamaçõessobre a qualidade dos serviços prestados e produtos vendidos pela cantina. Assinale sua situação( ) Acadêmico ( ) Docente ( ) FuncionárioQUESTIONÁRIO1. Você está satisfeito com o atendimento na cantina?( ) sim( ) não Se não por quê?------------------------------------------------------------------------------------------2. Você está satisfeito com os produtos e serviços oferecidos na cantina?( ) sim( ) nãoSe não por quê?-------------------------------------------------------------------------------------------3. Você considera que o ambiente da cantina lhe proporciona conforto?( ) sim( ) nãoSe não por quê?-------------------------------------------------------------------------------------------4. Qual o seu nível de satisfação com a higiene da cantina?( ) Excelente ( ) Regular ( ) PéssimoJustifique: ---------------------------------------------------------------------------------------------------5. Você considera que a localização da cantina é de fácil acesso?( ) sim( ) nãoJustifique: ----------------------------------------------------------------------------------------------------6. Você considera o horário de atendimento na cantina suficiente para atender a demanda?( ) sim( ) não7. Em sua opinião qual seria o horário para começar a servir o lanche na cantina?( ) 19:00 h ás 22:00 h ( ) 20:45 h ás 22:00 h( ) 20:00 h ás 22:00 h ( ) 19:00 h ás 23:00 h8. Você já deixou de lanchar por algum desses motivos?( ) Atraso na venda das fichas( ) Atraso na entrega do lanche
    • Volume 1, edição 1 Página 59. Como você considera a diversidade de produtos e lanches oferecidos?( ) Excelente ( ) Regular( ) Péssimo Justifique:- -------------------------------------------------------------------------------------------------10. Você considera os lanches da cantina saudáveis?( ) sim( ) nãoSe não por quê?------------------------------------------------------------------------------------------11. Você já se sentiu indisposto após consumir algum lanche na cantina?( ) sim( ) não 12. Qual sua sugestão de melhoria para a cantina?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- RESULTADO DA PESQUISA1. Você está satisfeito com o atendimento na cantina? Com base no questionário aplicado analisou-se que 56% dos entrevistados nãoestão satisfeitos com o atendimento na cantina.
    • 2. Você está satisfeito com os produtos e serviços oferecidos na cantina? 52% dos entrevistados apresentaram insatisfação com os produtos e serviços oferecidos na cantina.3. Você considera que o ambiente da cantina lhe proporciona conforto? Houve empate no resultado.4. Qual o seu nível de satisfação com a higiene da cantina? 86% dos entrevistados responderam que seu grau de satisfação está de f orma regular, 8% excelente, e 6% péssimo.
    • 5. Você considera que a localização da cantina é de fácil acesso? 7 4 % d o s entrevistados consideram a cantina um local de fácil acesso.6. Você considera o horário de atendimento na cantina suficiente para atender ademanda? Com base nos dados 56% dos entrevistados não consideram o horário adequado para atender à demanda.7. Em sua opinião qual seria o horário para começar a servir o lanche na cantina? 26% dos entrevistados opinaram por 19:00h ás 22:00h.
    • 8. Você já deixou de lanchar por algum desses motivos? 42% dos entrevistados, já deixaram de lanchar por atraso na entrega dos lanches.09. Como você considera a diversidade de produtos e lanches oferecidos? 64% dos entrevistados consideram a diversidade dos produtos e lanches regular.10. Você considera os lanches da cantina saudáveis? 66% dos entrevistados não consideram os lanches saudáveis.
    • 11. Você já se sentiu indisposto após consumir algum lanche na cantina? 52% afirmaram que não se sentiram indispostos ao consumir os lanches, mas 48% alegam que já ficaram indispostos após consumir os lanches oferecidos na cantina. . ESTRUTURA / EDIFICAÇÃO Ambientes que trabalham com manuseio de alimentos devem seguirexigências determinadas pela vigilância sanitária, segue algumas delas:LOCALIZAÇÃO: Área livre de focos de insalubridade, ausência de lixo, objetos em desuso, animais,insetos e roedores. Acesso direto e independente, não comum a outros usos (habitação). Asáreas circundantes não devem oferecer condições de proliferação de insetos e roedores.PISO: Material liso, resistente, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado deconservação, antiderrapante, resistente ao ataque de substâncias corrosivas e que seja defácil higienização, não permitindo o acúmulo de alimentos ou sujidades.PAREDES Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras, isento de fungos (bolores) eem bom estado de conservação. Se for azulejada deve respeitar a altura mínima de 2metros. Deve ter ângulos arredondados no contato com o piso e teto.FORROS E TETOS:Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação.Deve ser isento de goteiras, vazamentos, umidade, trincas, rachaduras, bolor edescascamento. Se houver necessidade de aberturas para ventilação, esta deve possuirtela com espaçamento de 2 mm e removíveis para limpeza. O pé direito no mínimo de 3 mno andar térreo e 2,7 m em andares superiores.ILUMINAÇÃO: O ambiente deve ter iluminação uniforme, sem ofuscamentos, sem contrastesexcessivos, sombras e cantos escuros. A lâmpadas e luminárias devem estar limpasprotegidas contra explosão e quedas acidentais e em bom estado de conservação, sendoque não deve alterar as características sensoriais dos alimentos.
    • A circulação de ar na cozinha, deve ser feita com ar insuflado e controlado através defiltros ou através de exaustão com equipamentos devidamente dimensionados. A direção dofluxo de ar nas áreas de preparo dos alimentos deve ser direcionado da área limpa para asuja. Não devem ser utilizados ventiladores nem aparelhos de ar condicionado nas áreasde manipulação. O conforto térmico pode ser assegurado por aberturas de paredes que permitam acirculação natural do ar, com área equivalente a 1/10 da área do piso.INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: As instalações sanitárias devem ser bem iluminadas, paredes e piso de cores claras,de material liso, resistente e impermeável, portas com molas, ventilação adequada comjanelas teladas. Não devem se comunicar diretamente com a área de manipulação dealimentos ou refeitórios.VESTIÁRIO: Separado para cada sexo, devendo possuir armários individuais e chuveiro para cada20 funcionários, com paredes e pisos de cores claras, material liso, resistente eimpermeável, portas com molas, ventilação adequada e janelas teladas.LIXO: Deve estar disposto adequadamente em recipientes com tampas, constituídos dematerial de fácil higiene. O lixo fora da cozinha deve ficar em local fechado, isento demoscas, roedores e outros animais. O lixo não deve sair da cozinha pelo mesmo local onde entram as matérias primas.Na total impossibilidade de áreas distintas, determinar horários diferenciados. O lixo deve estar devidamente acondicionado, de modo que não represente riscos decontaminação.Fonte: Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8644-1-0%5D.PDF . Acessado:10/04/2012. Aplicação das Ferramentas da Qualidade Com base nos questionários aplicados entre os acadêmicos e professores nainstituição, AJES Faculdade Vale do Juruena, analisou-se os resultados e foram identificadosalgumas causas que levaram ao problema. A seguir serão apresentadas as ferramentas de qualidade. O diagrama de causa eefeito aponta as causas e efeitos do problema. O Plano de Ação 5w 2w e o ciclo PDCA queservem como ação corretiva possibilitando melhorias continuas nas decisões e açõestomadas.
    • Diagrama de Causa e Efeito (análise dos questionários) Os questionários apresentavam perguntas onde o entrevistado poderia complementarsua resposta, por meio dessas foram analisadas todas as causas e chegou-se ao efeito ouproblema, que é insatisfação nos produtos e serviços oferecidos. Grande parte dos entrevistados queixou-se de: Mão de Obra: falta de simpatia no atendimento, poucas atendentes; Meio Ambiente: poucas mesas, necessidade de mais lixeiras, espaço inadequadopara atender à demanda, proximidade ao banheiro; Medida: os acadêmicos veem necessidade de que as pessoas que manuseiam eservem os lanches sejam uniformizadas e apontaram o horário de atendimento inadequadopara atender à demanda. Método: lanches expostos; Os lanches ficam expostos e muito próximo às pessoas, onde apontam, respiram efalam perto dos mesmos. Material: baixa qualidade e pouca variedade nos produtos oferecidos; Os acadêmicos têm consciência de que os lanches não são saudáveis reclamam dapouca variedade dos mesmos, veem a necessidade de mais opções com receitas menosgordurosas, onde todas poderiam consumir os produtos finais sem muitas preocupaçõescom a balança, diabetes, e colesterol.
    • Plano de Ação 5W 2H para Melhoria da Qualidade O QUE FAZER Contratar ajudantes para a cantina, adicionar cardápio ro- tativo, aquisição de equipamentos (uniforme, lixeiras, me- sas) ONDE Cantina da AJES Faculdade Vale do Juruena POR QUÊ Os acadêmicos veem a necessidade de agilidade na en- trega dos lanches devido ao curto período tempo do inter- valo e os lanches são de cardápio fixo. Percebe-se a ne- cessidade de ter lanches variados e saudáveis. QUANDO A implantação das mudanças ocorrerá no próximo se- mestre e a montagem dos cardápios a partir do próximo mês. QUEM Os responsáveis pela cantina. COMO 1- Contratação funcionaria; 2- Aderir ao uso de uniforme; 3- Aquisição de equipamentos; 4- Treinar funcionários; 5- Aderir ao cardápio rotativo, com lanches saudáveis. QUANTO CUSTA Orçamento levantado pela instituição. Com base no problema apresentado no Diagrama de Causa e Efeito, o Plano deAções corretivas 5W 2H foi elaborado visando aplicar ações de curto e longo prazo. Taiscomo: a elaboração do cardápio rotativo e com lanches saudáveis, a contratação etreinamento de funcionários que daria eficiência e agilidade no atendimento e o uso deuniforme adequado, apresentando maior segurança no quesito saúde na preparação doslanches. Toda mudança tem custo e despesas que devem ser levantados pela Instituição. As mudanças devem ser aplicadas, se os responsáveis pela cantina perceberem anecessidade e a importância delas. Toda problema tem causas e a aplicação de ações corretivas nessas causaspoderão diminuir gradativamente os problemas.
    • O Ciclo PDCA permite fazer correções preventivas possibilitando melhoria continuano plano de ação. P: Planejar as mudanças, fazer plano de ação; D: Fazer o plano de ação acontecer (executar) ; C: Controlar. Toda mudança causa impacto e em alguns casos resistência por partedos subordinados, no entanto as mesmas devem ser verificada e controladasconstantemente. A: Ação, ao final de cada ciclo analisar os resultados e fazer ações corretivasotimizando o processo final e diminuindo os problemas apresentados.