O QUE É PESQUISA-AÇÃO

111,849 views

Published on

Published in: Education
3 Comments
28 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
111,849
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
370
Actions
Shares
0
Downloads
1,690
Comments
3
Likes
28
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O QUE É PESQUISA-AÇÃO

  1. 1. PESQUISA-AÇÃO “É TODA TENTATIVA CONTINUADA, SISTEMÁTICA E EMPIRICAMENTE FUNDAMENTADA DE APRIMORAR A Prática.” ( DAVID TRIPP)
  2. 2. PESQUISA-AÇÃO“A Pesquisa-ação é uma metodologia coletiva, que favorece as discussões e a produçãocooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, a partir da perspectiva do esmorecimento das estruturas hierárquicas e das divisões em especialidades, quefragmentam o cotidiano. Se constituiu enquanto prática desnaturalizadora e tem como foco principal de análise as redes de poder e o caráter desarticulador dos discursos e das práticas instituídas no convívio social.” (MOLINA)
  3. 3. PESQUISA-AÇÃO A PESQUISA-AÇÃO SE PRESTA TANTO ÀS AÇÕES INTEGRADORAS QUE LEVAM À AUTO- REGULAMENTAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO –SEJA ELE UM GRUPO, INSTITUIÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL OU INDIVÍDUO –QUANTO ÀS MUDANÇAS RADICAIS,COMO A CONTESTAÇÃO DAS ESTRUTURAS.
  4. 4. PESQUISA-AÇÃO Enquanto na França a Pesquisa-ação se direcionou às instituições sociais(principalmente a partir da análise da violência simbólica) e para movimentos sociais de libertação; na América Latina, dirigiu-se aosoprimidos ou dominados, a partir de princípioshumanistas – religiosos ou marxistas – voltados para a ação político-partidária.
  5. 5. PESQUISA-AÇÃOPARA LEWIN: É NECESSÁRIA À PRÁTICA SOCIAL-”PESQUISA QUEPRODUZA APENAS LIVROS NÃO SERÁ O BASTANTE”PARA COREY: CUNHOU O TERMO PESQUISA-AÇÃOEDUCACIONAL: APROXIMAÇÃO DA PESQUISA E SUA APLICAÇÃOPRÁTICAPARA FREIRE: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO-DESVELAMENTO DOMUNDO DA OPRESSÃO/CONSCIÊNCIA MODIFICADORAPARA THIOLLENT: PESQUISA CENTRADA DIRETAMENTE NUMASITUAÇÃO OU PROBLEMA COLETIVO NO QUAL PARTICIPANTESESTÃO ENVOLVIDOS DE MODO COOPERATIVO OUPARTICIPATIVO.PARA STENHOUSE: INDAGAÇÃO SISTEMÁTICA E AUTOCRÍTICA, EPOR ISSO, PERIGOSA (...) INOVAÇÃO INTELECTUAL CAPAZ DEEXIGIR MUDANÇAS SOCIAIS.
  6. 6. PESQUISA-AÇÃODEMANDA: -INSERÇÃO DO PESQUISADOR NO MEIO PESQUISADO -PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA POPULAÇÃO PESQUISADA NA PESQUISA -TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE -BUSCA DO SENTIDO E DAS REPRESENTAÇÕES -NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO E DE GRUPO -AUTONOMIA E PRÁTICAS DE LIBERDADE -PRINCÍPIOS ÉTICOS-OS RESULTADOS DEVEM SER SOCIALIZADOS
  7. 7. PESQUISA-AÇÃO NO BRASILTOMOU FORÇA A PARTIR DE 2000 COMOREAÇÃO À VISÃO DO PROFESSOR COMOTÉCNICO QUE SOMENTE REPRODUZ O QUE OSOUTROS DECIDEM QUE DEVA SER FEITO;PRMEIRO TRABALHO SIGNIFICATIVO-DISSERTAÇÃO DE ANA MARIA SAUL A PARTIRDAS CONTRIBUIÇÕES DE LEWIN COM A NOÇÃODE INTERVENÇÃO INTENCIONAL E SISTEMÁTICANO MEIO SOCIAL COM O OBJETIVO DETRANSFORMÁ-LO.
  8. 8. PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONALÈ uma pesquisa eminentementepedagógica, dentro da perspectiva de ser oexercício pedagógico, configurado como umaação que cientificiza a prática educativa, a partirde princípios éticos que visualizam a contínuaformação e emancipação de todos os sujeitosda prática. Maria Amélia Santoro Franco, 200
  9. 9. CONTRIBUIÇÕESPESQUISA AÇÃO EDUCACIONALPARA O EDUCADOR-MAIORAUTONOMIA, VALORIZAÇÃOPROFISSIONAL, CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃODO VIVIDOCONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DEENTENDIMENTO DOS PROCESSOS ESCOLARES APARTIR DAQUELES QUE ATUAM DENTRO DAESCOLAOEDUCADOR TEM A POSSIBILIDADE DECOMPREENDER MELHOR (POSTO QUE É SUJEITOATUANTE E REFLEXIVO)A REPERCUSSÃO DOPROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS
  10. 10. CONTRIBUIÇÕES PESQUISA –AÇÃO EDUCACIONALVALORIZA A IMERSÃO CONSCIENTE DOPROFESSOR EM SUA PRÁTICA A PARTIR DE UMAANÁLISE REFLEXIVA INTENCIONAL, APROBLEMATIZAÇÃO ORIENTADA PELA PRÁTICAE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.
  11. 11. CICLO PESQUISA-AÇÃO (LEWIN)
  12. 12. CICLO PESQUISA-AÇÃOENVOLVE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO;REFLEXÃO CRITERIOSAÉ PARTICIPATIVAAPRESENTA RAMIFICAÇÕES ÉTICAS
  13. 13. TEORIA EM PESQUISA-AÇÃOPARAPLANEJAMENTO DE MELHORIAS EFICAZES DEVE RECORRER À TEORIAS TRADICIONAIS; PROBLEMATIZAR A TEORIA JÁ PRONTA É FUNDAMENTAL PARA A PROBLEMATIZAÇÃO PRODUTIVA; USO DA TEORIZAÇÃO-AÇÃO
  14. 14. PESQUISA-AÇÃOA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO DEVE SER O DESVELAMENTO DOS MECANISMOS DEEXPLORAÇÃO, DA CONSCIÊNCIA LIBERTADORA E DA LUTA PELA TRANSFORMAÇÃO, OU SEJA, UM REAL DESEJO DE MUDANÇA.

×