Eco design   dfe
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Eco design dfe

on

  • 863 views

 

Statistics

Views

Total Views
863
Views on SlideShare
863
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
23
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Eco design dfe Presentation Transcript

  • 1. Design for Environment
  • 2. Bernardo Diniz Galastri Jose Ricardo Guedes Raphael Ramos
  • 3. Ecodesign É todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final
  • 4. Ecodesign Ecodesign é uma ferramenta de competitividade utilizada pelas empresas nas áreas de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno quanto externo, atendendo novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.
  • 5. Ecodesign Alguns princípios de ecodesign já estão incorporados pela indústria, como:  Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não tóxicos, de produção sustentável ou reciclados, ou ainda que requeiram menos energia na fabricação;  Eficiência energética: minimização do consumo de energia para os processos de fabricação;  Qualidade e durabilidade: produtos mais duráveis e que funcionem melhor, a fim de gerar menos lixo;  Modularidade: objetos com peças intercambiáveis, que possam ser trocadas em caso de defeito, evitando a troca de todo o produto, o que também gera menos lixo;  Reutilização/Reaproveitamento: projetar produtos para sobreviver ao seu ciclo de vida, podendo ser reutilizados ou reaproveitados para outras funções após seu primeiro uso.
  • 6. Pra que serve? O principal objetivo do Ecodesign é a criação de produtos ecoeficientes, sem comprometer seus custos, qualidades e restrições de tempo para fabricação.
  • 7. Praticar para o compromisso ambiental.
  • 8. Recuperação de material Projeto voltado á simplicidade redução de matéria-prima na fonte Recuperação e reutilização de resíduos Uso de formas de energia renováveis
  • 9. Utilização de materiais renováveis Produtos com maior durabilidade Recuperação de embalagens utilização de substâncias a base de água Prevenção de acidentes
  • 10. Design for Environment
  • 11. É um movimento global visando iniciativas de design e incorporando motivos ambientais para melhorar o design do produto, a fim de minimizar os impactos ambientais e de saúde. O projeto para o ambiente de estratégia (DfE) visa melhorar as táticas de tecnologia e design para ampliar o alcance dos produtos. Com a incorporação de eco-eficiência em táticas de design, Design for Environment leva em consideração todo o ciclo de vida do produto, ao mesmo tempo tornar os produtos utilizável, mas minimizando a utilização dos recursos. O foco principal do Design for Environment é minimizar o ambiental e económica de custos para os consumidores , ainda com foco no âmbito do ciclo de vida do produto. Ao equilibrar os requisitos do cliente, bem como os impactos ambientais e sociais Design for Environment visa melhorar a experiência de uso do produto, tanto para consumidores e produtores, enquanto minimamente afetar o meio ambiente.
  • 12. Nos Estados Unidos, Design for Environment é regulamentado pela EPA (Agencia de proteção ambiental), programa que trabalha para informar o público a respeito de substitutos menos nocivos para determinados produtos. Eles fazem isso por rotulagem de produtos ambientalmente seguros com uma etiqueta DfE (Design for Environment) para fornecer informações sobre produtos mais seguros ou alternativas para aqueles que usam substâncias químicas nocivas.