• Like
Camada 7 do modelo OSI
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Camada 7 do modelo OSI

  • 9,512 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
9,512
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
145
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CAMADA 7 DO MODELO OSI Miguel Oliveira & Miguel Pereira
  • 2. DEFINIÇÃOA camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camadaOSI que serão utilizados para promover uma interacção entre a máquina destinatáriae o usuário da aplicação. Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo)para que tal comunicação aconteça. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mailatravés do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicaçãodo protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3, IMAP). Tudo nesta camada érelacionado ao software. Alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTP,SMTP, FTP, SSH, RTP, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP,BitTorrent, DNS, Ping, etc.
  • 3. EXEMPLOSHTTP BOOTPSMTP DHCPSNMP RMONFTP TFTPNFS POP3NTP IMAP TELNET
  • 4. EXEMPLO HTTPO Hypertext Transfer Protocol (HTTP) - Protocolo de Transferência deHipertexto - é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundoo Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermédiadistribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de cursos interligadoslevou ao estabelecimento da World Wide Web.Coordenado pela World Wide Web Consortium e a Internet Engineering TaskForce, culminou na publicação de uma série de Requests for Comments; maisnotavelmente o RFC 2616, de Junho de 1999, que definiu o HTTP/1.1.
  • 5. SMTPSMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em textosimples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem sãoespecificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, amensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTPusando o programa telnet.Esse protocolo usa a porta 25 numa rede TCP. A resolução DNS deum servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por suaentrada MX (Mail eXchange).
  • 6. FTPFTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência deArquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos(também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas naInternet.Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementaeste protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece emletras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivosdo Unix).
  • 7. DHCPO DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviçoTCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão deendereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes derede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples,tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão emOutubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (Marçode 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6(DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.
  • 8. POP3O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acessoremoto a uma caixa de correio electrónico. Ele está definido no RFC1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa decorreio electrónico possam ser transferidas sequencialmente para umcomputador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagensrecebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las, etc..
  • 9. TELNETTelnet é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicaçãoentre computadores ligados numa rede (exemplos: rede local / LAN,Internet), baseado em TCP.Telnet é um protocolo de login remoto.Antes de existirem os chats em IRC o Telnet já permitia este género defunções.O protocolo Telnet também permite obter um acesso remoto a umcomputador.