• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Avc
 

Avc

on

  • 3,622 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,622
Views on SlideShare
3,622
Embed Views
0

Actions

Likes
4
Downloads
112
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Avc Avc Presentation Transcript

    • AVC - Acidente Vascular CerebralProfª Ms. Michelly Abdalla
    • Acidente Vascular CerebralSegundo a Organização Mundial de Saúde o AVC pode ser definido como um sinal clínico de rápido desenvolvimento, de perturbação focal da função cerebral, de suposta origem vascular e com mais de 24 horas de duração. Essa definição não incorpora crises isquêmicas transitórias. (STOKES, 2000)
    • Acidente Vascular CerebralA interrupção no suprimento de sangue ao cérebro, ocorre devido a um bloqueio ou ruptura de uma artéria que irriga o cérebro.Quando há uma interrupção de seu suprimento de oxigênio e nutrientes, as células cerebrais param de funcionar por um período ou morrem. A morte da célula dá início a áreas de necrose localizada, que pode ser definida como infartos cerebrais. (OMS, 1999)
    • Acidente Vascular CerebralA lesão do AVC pode até levar a morte, tendo instalação aguda e duração variável. A duração e evolução revelarão a gravidade, mostrando a natureza transitória ou não do AVC. (CHARLES, 2005)
    • Incidência e Faixa EtáriaO AVC é uma doença que atinge em maior proporção indivíduos com mais idade, não sendo comum em crianças e recém-nascidos, porém, pode surgir em qualquer idade. Os homens são os mais acometidos na idade adulta, entretanto, nos idosos, o sexo mais acometido é o feminino. Há uma maior incidência na raça negra, possivelmente por apresentarem maior tendência a desenvolver HAS. Charles (2005),
    • Fatores de Risco Hipertensão Arterial Sistemica (fator de risco mais significante); Cardiopatia isquêmica; Diabetes mellitus; Obesidade; Dieta rica em sal; Consumo de bebidas alcoolicas; Tabagismo; Sedentarismo. Stokes (2000)
    • ClassificaçãoO acidente vascular cerebral pode ser classificado de acordo com o modo que foi afetado o suprimento de sangue ao cérebro, sendo este focal ou difusamente. Podendo ser classificado como isquêmico, hemorrágico.Só é definido como acidente vascular cerebral um déficit neurológico que permanece por mais de 24 horas e tem o fluxo sanguíneo reduzido em uma artéria que irriga o cérebro. Goldman & Bennett (2001)
    • Acidente Vascular Cerebral IsquêmicoO acidente vascular isquêmico consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo uma sintomatologia ou deficits característicos.Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6
    • Acidente Vascular Cerebral HemorrágicoO acidente vascular cerebral hemorrágico é caracterizado pela presença de sangue dentro do parênquima cerebral, cerebelo ou tronco. Ocorre geralmente após a ruptura de pequenos vasos cerebrais, que fazem com que haja extravasamento de sangue sob pressão no parênquima cerebral.Representa cerca de 15% dos casos de AVC. (CHARLES 2005)
    • Icto Transitório (IT)O termo icto isquêmico transitório ou ataque isquêmico transitório (AIT) foi definido como situação clinica ou sintomatologia de duração menor do que 24 horas.Contudo, desde então, outros autores destacam que patogenias não vasculares podem levar a tal sintomatologia, os dados de Ressonância magnética (RM) tem demonstrado que pode haver área de infarto estabelecido (Nitrine e Bacheschi; 2005)
    • Icto Transitório (IT)Estudos recentes demonstram que grande parte dos pacientes com AIT recuperam-se em menos de uma hora; média de 14 minutos para a circulação carotídea e de 8 para a vertebrobasilar. (Nitrine e Bacheschi; 2005)
    • Fisiopatologia AVCO tecido nervoso depende totalmente do aporte sanguíneo para que as células nervosas se mantenham ativas, uma vez que não possui reservas. A interrupção da irrigação sanguínea e conseqüente falta de glicose e oxigênio necessários ao metabolismo, provocam uma diminuição ou parada da atividade funcional na área do cérebro afetada. (Rocha, 2003)
    • Fisiopatologia AVCSe a interrupção do aporte sanguíneo demorar menos de 3 minutos, a alteração é reversível, no entanto, se ultrapassar os 3 minutos, a alteração funcional pode ser irreversível, provocando necrose do tecido nervoso. (Cohen,2001).
    • Sinais que precedem um AVC: Cefaléia intensa e súbita sem causa aparente; Dormência nos braços e nas pernas; Dificuldade de falar e perda de equilíbrio; Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna do lado esquerdo ou direito do corpo; http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_vascular_cerebral
    • Sinais que precedem um AVC: Alteraçãosúbita da sensibilidade, com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; Perda súbita de visão em um olho ou nos dois; http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_vascular_cerebral
    • Sinais que precedem um AVC: Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular e expressar palavras ou para compreender a linguagem Instabilidade, vertigem súbita e intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_vascular_cerebral
    • DiagnósticoA história e o exame físico dão subsídios para uma possibilidade de doença vascular cerebral como causa da sintomatologia do paciente.Entretanto, o início agudo de sintomas neurológicos focais deve sugerir uma doença vascular em qualquer idade, mesmo sem fatores de risco associados. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6
    • DiagnósticoA avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos de imagem (tomografia computadorizada de encéfalo ou ressonância magnética).Outros estudos: ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiografia e angiografia podem ser feitos. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6
    • Tomografia computadorizada
    • Ressonância Magnética
    • PrognósticoDos pacientes com AVC isquêmico, cerca de 10 a 15% morrem em decorrência de disfunção neurológica ou edema, diretamente relacionados com o AVC; parte desses pacientes morrem após complicações sistêmicas, como embolia pulmonar, pneumonia e infarto do miocárdio. Goldman & Bennett (2001)
    • Prognóstico Já no AVC hemorrágico, a taxa de mortalidade em decorrência a um aneurisma após 1 ano, chega a 50 a 60% destes, sendo que cerca de 50% dos pacientes morrem antes de chegarem ao hospital e a maioria dos restantes durante o primeiro mês. (GOLDMAN & BENNETT 2001)
    • PrognósticoO prognóstico do AVC por hemorragia intraparenquimatosa em pacientes que sofreram distúrbios agudos é bom, contudo a taxa de mortalidade é mais alta (30 a 40%) do que no AVC isquêmico (10 a 20%) e a maioria dos sobreviventes à hemorragia atingem, além de recuperação completa, boas condições físicas. (GOLDMAN & BENNETT 2001)
    • Como identificar o acidente vascularcerebralPedir em primeiro lugar para que a pessoa sorria. Se ela mover sua face só para um dos lados, pode estar tendo um AVC.Pedir para que que levante os braços. Caso haja dificuldades para levantar um deles ou, após levantar os dois, um deles caia.Dê uma ordem ou peça que a pessoa repita alguma frase. http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_vascular_cerebral
    • Tratamento MédicoManutenção da respiração ;Manutenção da hidratação;Controle da pressão;Temperatura;Prevenção de trombose nas veias das pernas. http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=44
    • TratamentoAlém de tudo, existe o tratamento específico: correção dos distúrbios da coagulação sangüínea, prevenção do vaso espasmo, evitar aumento da zona de penumbra (devido ao edema) combater os radicais livres. http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=4
    • Tratamento:Prevenir complicações;Recuperar ao máximo as funções cerebrais comprometidas pelo AVC;Manter Higiene Brônquica;Reexpansão Pulmonar;Manutenção das Vias aéreas;Manutenção Motora;Melhora da Qualidade de Vida;Readaptação a Nova Condição de Vida.
    • Tratamento:minimizar os efeitos das anormalidades de tônus;manter uma ADM normal e impedir deformidades;melhorar as funções respiratórias;mobilizar o paciente nas atividades funcionais iniciais envolvendoimobilidade no leito, o ato de sentar, transferências...;impedir o descondicionamento;promover a conscientização corporal, movimentação ativa e uso do lado hemi;melhorar controle de tronco e equilíbrio na posição sentada;iniciar as atividades de cuidados pessoais.