3º Geração de Computadores

770 views
607 views

Published on

Slide sobre a 3º Geração de Computadores.
- Circuitos Integrados, miniaturização, silício, dentre outros.

Apresentado na disciplina de Arquitetura e organização de computadores - Sistemas de Informação

Published in: Education
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
770
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

3º Geração de Computadores

  1. 1. 3º Geração de Computadores Alunos: Michel Borges, Victor Martins, Henrique Boniatti, Juliano Bazzi e Josiane.
  2. 2. Silício  O Silício é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono, por isso possui várias propriedades parecidas com o carbono.  Ele é muito abundante na natureza, presente em 27,7% da crosta terrestre, sendo o segundo em maior quantidade, perdendo apenas para o oxigênio. E o 7º mais abundante no universo.  Importante para a fabricação de semicondutores para uso em equipamentos eletrônicos: Diodos, Transistores e microprocessadores.
  3. 3. Vale do Silício
  4. 4. Circuitos Integrados  Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transistores, resistores, díodos e condensadores fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.
  5. 5. Transistores  A Base para a computação moderna, o transistor foi descoberto por cientistas na Bell Telephone em 1947, quando verificaram que este componente amplificava certa tensão elétrica.  Eles são usados hoje como controladores do fluxo de energia dos circuitos integrados, similar a rede de canos de sua casa.
  6. 6. Resistores  É utilizado para transformar energia elétrica em energia térmica (efeito Joule) e também para limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.
  7. 7. Díodos  A função do díodo é deixar passar a corrente elétrica de um ponto para o outro, utilizando um fenômeno chamado Retificação.  O díodo é classificado em duas partes, ânodo e cátodo. A corrente elétrica passa do sentido ânodo para o cátodo, no sentido oposto não é permitido a passagem da corrente
  8. 8. Condensadores (Capacitores)  O condensador ou capacitor, armazena cargas elétricas. É composto por duas peças condutoras que são divididas por um material chamado Dielétrico e ao todo são chamados de “armaduras de capacitores”. Dielétrico isola a corrente elétrica, assim as duas cargas podem ficar bem próximas dividas pelo dielétrico. Um exemplo do uso do capacitor, é o das máquinas fotográficas.
  9. 9. Microprocessadores
  10. 10.  Os microprocessadores são os circuitos integrados mais importantes, onde realizam cálculos e decisões. Os Sistemas Operacionais devem ser desenhados de acordo com o microprocessador. Unidades do processador:  ULA – Unidade Lógica e Aritmética: Onde é realizado os cálculos e as decisões lógicas.  UC – Unidade de Controle: Gerencia todos os dados de entrada e saída.  Unidade básica – Registradores: Guarda os valores das variáveis.
  11. 11. 1º processador da Intel  O Intel 4004, surge em 1970, com tecnologia LSI – Large Scale Integration, 4 bits por ciclo e 108 Khz. A peça reunia todas as funções do processador central: a unidade de processamento, a memória e os controles de entrada e saída de dados.  Velocidade: 60.000 instruções por segundo  Transistores: 2.300  15x mais rápido que o ENIAC.
  12. 12. Intel 8080  Surgiu em 1974, era capaz de endereçar até 64 KB de memória e operava a 2 Mhz. Considerado um marco importante, pois deu origem ao Altair 8800.
  13. 13. AMD  EM 1977, outro marco aconteceu, a AMD passou a vender um clone do Intel 8080, inaugurando a disputa INTEL x AMD.
  14. 14. IBM 360 e o Conceito de família
  15. 15. Assim, concluímos que...  A 3º Geração de Computadores, foi marcada pela utilização dos circuitos integrados e uma nova tecnologia, a LSI (Large Scale Integration/ Integração em Larga Escala). Assim também, trazendo o conceito de família de computadores, multiprogramação (impressão de vários programas estarem sendo executados simultaneamente), elevada capacidade de processamento(para a época), lançamento de um programa gerenciador dos recursos de hardware ( O Sistema operacional), e o teclado e mouse que surgiram na época.

×