Trabalho de cupcakes

10,296 views
10,158 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
10,296
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
630
Comments
1
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de cupcakes

  1. 1. Daniel Ferreira – 9º C
  2. 2. Um bolo da América Cupcake é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, frequentemente assado num pequeno copo de papel de alumínio. A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms.
  3. 3. Cupcake: a nova paixão brasileira Pequeninos, saborosos e delicados, a paixão americana começa a tornar-se numa paixão brasileira. Os cupcake são minibolos enfeitados com coberturas muito divertidas e com um tom infantil.
  4. 4. HistóriaEste pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde sãochamados até hoje de Fairy Cakes (bolo dasfadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha comcobertura de fondant, presente no clássico chá das 5.O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livroSeventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats deEliza Leslie, 1828."The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America"explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita dobolo é medida em cups (xícaras) e assada nelas. Isso foirevolucionário por causa do tempo que demorava para seassar bolos e da facilidade em medir os ingredientes queoriginalmente eram pesados.
  5. 5. Então, em meados de 1900 esses bolos tornaram-se populares devido à sua facilidade de cozedura. A maioria das pessoas, associam os Cupcakes com a década de 1950 e 60, embora isso seja um engano.Os Cupcakes não eram mais populares durante esseperíodo do que são hoje. Originalmente os saboreseram básicos, feitos para crianças. Hoje encontram-seas mais diversas combinações de massas, recheios ecoberturas e as apresentações mais lúdicas emodernas.
  6. 6. O resultado final é colorido eacabado de sair de um conto defadas. Ao longo dos anos, oscupcakes têm-se tornado umaverdadeira arte depormenor, em que oscozinheiros mais experientesmisturam todo o tipo de cores efiguras, dando azo à suacriatividade.
  7. 7. E se não tiver mão para a cozinha,em Portugal há por exemplo osMerry Cupcakes, a Tease e aCakeShop Mónica Pereira.No Brasil, há a Cupcake & Co, queaceita encomendas de cupcakes paratodo o tipo de eventos.A verdade é que só em 2009 a vendade cupcakes nos EUA subiu 22% e foia receita que mais aumentou naspesquisas da Google no mesmoperíodo.
  8. 8. E de onde vem esta súbita fama? Há quem diga que tudo(re)começou quando, num episódio de O Sexo e aCidade, Carrie entrou na loja Magnolia, em NovaIorque, para comer um cupcake.A partir daí multiplicaram-se as pequenas pastelariasdedicadas a este doce, que até entrou nos roteirosturísticos da cidade e, daí, se espalhou para o mundo. Mashá também quem defenda que é mais uma forma deregeneração urbana, de mistura de tradição econtemporâneo, que poucos sabem fazer como oshabitantes da metrópole americana.Ficam a seguir algumas imagens e a dúvida: os cupcakessão um hype ou uma nova forma de valorizar o tradicional?
  9. 9. PREPARAÇÃO:MASSA:Coloque o açúcar e a manteiga em uma tigela. Bata nabatedeira em velocidade média, até obter uma mistura INGREDIENTES:bem cremosa- esta será a base da massa.Um a um, acrescente os ovos sempre batendo. Junte a MASSAfarinha de trigo, o leite de coco e o extrato de baunilha, e 1 1/2 xícara de açúcarcontinue batendo. Por último, adicione o fermento e o 300g de manteigabicarbonato de sódio. 3 ovosCom colher, ponha a massa nas formas sem enchê-las. Se 2 xícaras de farinha de trigonão tiver forma de cupcake, empilhe três formas de papel 1 xícara de leite de cocopara dar firmeza. Leve ao forno pré- aquecido e asse. 10 gotas de extrato de baunilha 1 colher (sobremesa) de fermento em póCOBERTURA: 1 colher (café) de bicarbonato de sódioBata todos os ingredientes na batedeira até homogeneizara massa. Leve à geladeira por 10 minutos. A seguir, com COBERTURAcolher, molde a massa nos cupcakes 250g de coco raladoNum prato, misture o coco ralado e o corante azul. Passe a Corante azul e marromcobertura do cupcake no coco ralado. Encaixe a bolacha 1/3 xícara de manteiga sem salno bolinho, como mostra na foto. 45ml de leitePara os olhos, use pasta americana, que é vendida pronta. 2 xícaras de açúcar de confeiteiroUse o corante marrom para marcar os olhos, ou, se Bolacha redonda para decorarpreferir, faça- os com confeitos coloridos. Pasta americana
  10. 10.  INGREDIENTES: PREPARAÇÃO: 2 xícaras de farinha de trigo Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. 1 colher (chá) de fermento em pó Em outra tigela, misture o café com a água fervente, deixe esfriar 1/2 colher (chá) de bicarbonato de e acrescente o leite. Na batedeira, bata a manteiga com os dois sódio tipos de açúcar até obter um creme leve. Adicione um ovo de 1 pitada de sal cada vez, batendo sempre após cada adição. Junte a mistura de 3 colheres (sopa) de café solúvel farinha aos poucos, alternando com a mistura de leite. Encaixe 1/2 xícara de água fervente 17 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com 1/4 de xícara de leite cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até 100 g de manteiga atingir metade da altura. Leve ao forno moderado (180º C), pré- 1/2 xícara de açúcar aquecido, por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito na 1/2 xícara de açúcar mascavo massa, ele saia limpo. Retire dos moldes e deixe esfriar. 2 ovos grandes Chantilly: Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até Grãos de café torrados para obter picos firmes. Junte o uísque. Coloque em um saco de decorar enfeitar com bico pitanga e cubra os bolinhos. Polvilhe com o pó de café restante e sirva-os decorados com os grãos torrados.
  11. 11.  INGREDIENTES:  PREPARAÇÃO:  1 xícara (chá) de açúcar Na batedeira, bata na velocidade média o açúcar e a  1 xícara (chá) de manteiga sem sal em manteiga até conseguir um creme. Desligue e coloque temperatura ambiente um ovo. Ligue e junte, um a um, os demais ovos e também a baunilha. Desligue. Acrescente, de maneira  4 ovos inteiros alternada, a farinha e o creme de leite. Bata, usando um  1 colher (sopa) de baunilha fuê, até a massa ficar homogénea. Por último, junte o  2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem chocolate granulado e o fermento. Com um pegador de fermento sorvete, coloque 1 1/2 colherada de massa na forma. Em  1/2 xícara (chá) de creme de leite forno pré-aquecido a 180º C, leve os bolinhos para assar  1/2 xícara (chá) de chocolate granulado por uns 20 minutos. Tire da forma e deixe sobre uma grade fria (pode ser do seu forno) até secar.  1 colher (sopa) de fermento em pó RECHEIO:  2 latas de leite condensado  1/2 lata de creme de leite  5 colheres (sopa) de chocolate em pó  2 colheres (sopa) rasas de manteiga sem sal
  12. 12.  http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=kes5W1rg5xQ http://www.youtube.com/watch?v=BqmOetE15fo&feature=player_detailpage http://obviousmag.org/archives/2010/09/da_docaria_a_arte_do_pormenor_a_ historia_dos_cupcakes.html#ixzz1sODf56PX

×