SlideShare a Scribd company logo
1 of 13
LEIA atentamente este lindo texto envie-o aos teus amigos Justificação pela fé Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 3 Bíblia Viva Deus fala conosco através de Sua Palavra
Romanos 3:1a8 Paulo responde a objeções 1-  Então, para que serve ser judeu? Será que existem quaisquer benefícios especiais para eles, vindos de Deus? Será que há algum valor na cerimônia judaica da circuncisão? 2-  Sim, ser judeu tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, Deus confiou-lhes suas leis (para que assim pudessem conhecer e fazer sua vontade). 3-  É verdade que alguns deles foram infiéis, mas só porque quebraram suas promessas a Deus, isso significa que Deus quebrará suas promessas àqueles que o amam? 4-  Naturalmente que não! Ainda que todos sejam mentirosos, Deus não o é. Lembram-se do que o livro dos Salmos diz a este respeito? Afirma que as palavras de Deus serão sempre provadas como verdade e justiça, não importando quem as discuta. 5-  Alguns dizem: “ Mas o fato de quebrarmos nossa fé em Deus é bom, nossos pecados servem para um bom propósito, pois que o povo verá quanto Deus é bom quando vir quanto nós somos maus. Será justo, então, que Ele nos castigue quando nossos pecados o estão ajudando?” (Esta é a maneira pela qual algumas pessoas falam.)
Romanos 3:1a8 Paulo responde a objeções 6-  Deus nos livre! Então, que tipo de Deus seria Ele para não tomar conhecimento do pecado? Como é que Ele poderia condenar alguém? 7-  Ele não me poderia julgar e condenar-me como pecador, se minha desonestidade lhe trouxesse glória, mostrando sua honestidade em contraste com minhas mentiras. 8-  Se vocês seguirem nessa linha de pensamento, chegarão a isto: Quanto piores formos, tanto mais Deus nos apreciará! Entretanto, a condenação daqueles que afirmam essas coisas é justa. E alguns ainda alegam que isto é o que eu prego!
Romanos 3:9a18 todos na condição de pecadores 9-  Bem, então nós, os judeus, somos melhores do que os outros? Não,nada disso, pois que já mostramos que todos os homens são igualmente pecadores, quer sejam judeus ou estrangeiros. 10-  Tal como as Escrituras afirmam: “ Ninguém é bom –ninguém no mundo inteiro é inocente.” 11-  Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo. 12-  Todos se desviaram;  todos caíram no erro. Ninguém, em parte alguma,  fez só o que é direito durante toda  a sua vida – nem uma só pessoa. 13-  O que falam é abominável e tão sujo quanto o mau cheiro de uma sepultura aberta. Suas línguas estão cheias  de mentiras. Tudo o que dizem tem o ferrão e o veneno de serpentes mortíferas. 14-  Suas bocas estão cheias de maldição e de amargura. 15-  Estão prontos para matar, odiando qualquer um que não concorde com eles. 16-  Por onde quer que vão eles deixam a miséria e o transtorno atrás de si. 17-  Nunca chegaram a saber o que é sentir-se seguro e desfrutar as bênçãos de Deus. 18-  Não se importam com Deus, nem tampouco com o que Ele pensa deles.
Romanos 3:19a20 o judeu não é exceção 19-  Assim é que a condenação de Deus cai pesadamente sobre os judeus, visto eles serem responsáveis pela guarda das leis divinas, em vez de fazerem todas essas coisas más. Nenhum deles tem desculpa;  de fato, o mundo inteiro sente-se culpado e fica mudo diante do Deus Todo Poderoso. 20-  Vocês podem ver agora? Ninguém pode jamais ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a lei ordena. Quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais claro fica que não lhes obedecemos, pois que suas leis nos fazem ver que somos pecadores.
Romanos 3:21a31 justificação pela fé 21e22-  Agora, porém, Deus nos mostrou um caminho diferente para o céu – não o fato de sermos “bonzinhos” e procurarmos guardar suas leis, mas um novo caminho  (ainda que não seja tão novo assim realmente, pois as Escrituras falaram dele há muito tempo). Agora Deus diz que nos aceitará e nos absolverá  –  Ele nos declarará “sem culpa” –  se nós confiarmos em Jesus Cristo para Ele tirar os nossos pecados. E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou o que temos sido. 23-  Sim, todos pecaram;  todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus; 24-  no entanto, Deus nos declara agora  “sem culpa”  das ofensas que lhe fizemos se confiarmos em Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente.
Romanos 3:21a31 justificação pela fé 25-  Deus foi quem enviou Cristo Jesus para levar  o castigo pelos nossos pecados, e assim por fim a toda a ira de Deus contra nós. Ele usou o sangue e a nossa fé como o meio de salvar-nos da sua ira.
Romanos 3:21a31 justificação pela fé Deste modo Ele estava sendo completamente justo, mesmo que não tivesse castigado aqueles que pecaram em tempos passados. Isto porque Ele estava aguardando a chegada do dia quando Cristo viria e apagaria aqueles pecados. 26  E agora, também nos dias atuais, Ele pode receber pecadores do mesmo modo, porque Jesus tirou os pecados deles.
Romanos 3:21a31 justificação pela fé Mas será injusto que Deus deixe libertos os criminosos e diga que eles são inocentes? Não, porque Ele age dessa maneira baseando-se na confiança que eles depositam em Jesus, aquele que tirou seus pecados. 27  Então, de que podemos nos gabar com respeito a fazermos alguma coisa para ganharmos a nossa salvação? Absolutamente de nada. Por quê? Porque a nossa absolvição não está baseada em nossas boas obras;  está, sim, baseada naquilo que Cristo fez e na fé que temos nele. 28   Assim é que somos salvos pela fé em Cristo, e não pelas coisas boas que fazemos. 29  E será que Deus salva desta maneira somente os judeus? Não, também os que não são judeus podem ir a Ele deste mesmo modo.
Romanos 3:21a31 justificação pela fé 30  Deus nos trata a todos com igualdade;  todos mesmo, quer sejam  judeus ou não, são absolvidos se tiverem fé.  31  Bem, então, se somos salvos pela fé, isso significa que não precisamos mais obedecer às leis divinas? Ao contrário! De fato, só quando confiamos em Jesus é que na verdade podemos obedecer-lhe.
João 6:35a40 35-  Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Ninguém que venha a mim terá fome outra vez. Aqueles que crêem em mim nunca terão sede. 36-  Mas a dificuldade é que, conforme Eu disse antes, vocês não creram, nem mesmo depois  de me terem visto. 37-  Mas alguns virão a mim  – aqueles que o Pai me deu –  e nunca, nunca rejeitarei os que vierem. 38-  Pois Eu vim do céu aqui para fazer a vontade  de Deus, que me enviou, e não para seguir meu próprio caminho. 39-  E esta é a vontade de Deus:  que Eu não perca um só de todos que Ele me deu, mas que levante todos para a vida eterna  no último dia. 40-  Pois é a vontade do Pai que todo aquele que veja o Filho dele e creia nele, tenha a vida eterna  – e seja ressuscitado no último dia”.
Envie este texto bíblico aos teus amigos É parte da Palavra de Deus Deus é maior que teus problemas. Clame a Ele na hora da angústia e da dor Ele te ama de tal maneira que enviou Jesus ao mundo para que você, crendo nEle, não seja condenado, mas tenha a vida eterna. Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
www.mensagensvirtuais.com.br

More Related Content

What's hot

Deus é soberano - A. W. Pink
Deus é soberano - A. W. PinkDeus é soberano - A. W. Pink
Deus é soberano - A. W. PinkAndrea Leite
 
Pai Nosso - Instituto Espírita de Educação
Pai Nosso - Instituto Espírita de EducaçãoPai Nosso - Instituto Espírita de Educação
Pai Nosso - Instituto Espírita de Educaçãoguest310052
 
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manMas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manfabiana Izabel
 
As batalhas espirituais finais parte 2
As batalhas espirituais finais   parte 2As batalhas espirituais finais   parte 2
As batalhas espirituais finais parte 2Silvio Dutra
 
Que Deus te bendiga sempre
Que Deus te bendiga sempreQue Deus te bendiga sempre
Que Deus te bendiga sempreAldo Mariano
 
Deus requer santificação aos cristãos 4
Deus requer santificação aos cristãos 4Deus requer santificação aos cristãos 4
Deus requer santificação aos cristãos 4Silvio Dutra
 
Estudos biblicos dez motivos para não desistir
Estudos biblicos   dez motivos para não desistirEstudos biblicos   dez motivos para não desistir
Estudos biblicos dez motivos para não desistirester0908
 
Estudos porque não pecar
Estudos  porque não pecarEstudos  porque não pecar
Estudos porque não pecarJoel Silva
 
10 mentiras sobre o pecado
10 mentiras sobre o pecado10 mentiras sobre o pecado
10 mentiras sobre o pecadoDaniel M Junior
 
Estudo de glatas parte 03 - a justificao apenas pela fé
Estudo de glatas   parte 03 - a justificao apenas pela féEstudo de glatas   parte 03 - a justificao apenas pela fé
Estudo de glatas parte 03 - a justificao apenas pela féCamila Guimarães
 
Deus responde as nossas orações
Deus responde as nossas oraçõesDeus responde as nossas orações
Deus responde as nossas oraçõesWaldir Calazans
 

What's hot (20)

Entenda isto
Entenda istoEntenda isto
Entenda isto
 
Como pedir a Deus
Como pedir a DeusComo pedir a Deus
Como pedir a Deus
 
Deus é soberano - A. W. Pink
Deus é soberano - A. W. PinkDeus é soberano - A. W. Pink
Deus é soberano - A. W. Pink
 
Romanos 4
Romanos 4Romanos 4
Romanos 4
 
Pai Nosso - Instituto Espírita de Educação
Pai Nosso - Instituto Espírita de EducaçãoPai Nosso - Instituto Espírita de Educação
Pai Nosso - Instituto Espírita de Educação
 
Certezas
CertezasCertezas
Certezas
 
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus manMas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
Mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man
 
As batalhas espirituais finais parte 2
As batalhas espirituais finais   parte 2As batalhas espirituais finais   parte 2
As batalhas espirituais finais parte 2
 
Pai nosso
Pai nossoPai nosso
Pai nosso
 
Que Deus te bendiga sempre
Que Deus te bendiga sempreQue Deus te bendiga sempre
Que Deus te bendiga sempre
 
Deus requer santificação aos cristãos 4
Deus requer santificação aos cristãos 4Deus requer santificação aos cristãos 4
Deus requer santificação aos cristãos 4
 
Estudos biblicos dez motivos para não desistir
Estudos biblicos   dez motivos para não desistirEstudos biblicos   dez motivos para não desistir
Estudos biblicos dez motivos para não desistir
 
Vida Inabalável
Vida InabalávelVida Inabalável
Vida Inabalável
 
Estudos porque não pecar
Estudos  porque não pecarEstudos  porque não pecar
Estudos porque não pecar
 
10 mentiras sobre o pecado
10 mentiras sobre o pecado10 mentiras sobre o pecado
10 mentiras sobre o pecado
 
Romanos 1
Romanos 1Romanos 1
Romanos 1
 
Proverbios 15
Proverbios 15Proverbios 15
Proverbios 15
 
Estudo de glatas parte 03 - a justificao apenas pela fé
Estudo de glatas   parte 03 - a justificao apenas pela féEstudo de glatas   parte 03 - a justificao apenas pela fé
Estudo de glatas parte 03 - a justificao apenas pela fé
 
Falando Sobre Pecados
Falando Sobre PecadosFalando Sobre Pecados
Falando Sobre Pecados
 
Deus responde as nossas orações
Deus responde as nossas oraçõesDeus responde as nossas orações
Deus responde as nossas orações
 

Viewers also liked

Biblia em esboços harold l. willmington
Biblia em esboços harold l. willmingtonBiblia em esboços harold l. willmington
Biblia em esboços harold l. willmingtonEdevaldoCMonteiro
 
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS  Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS RODRIGO FERREIRA
 
Romanos 2
Romanos 2Romanos 2
Romanos 2UEPB
 
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hoje
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hojeRomanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hoje
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hojeCleide Corrêa
 
Carta aos Romanos 02
Carta aos Romanos 02Carta aos Romanos 02
Carta aos Romanos 02aylanj
 
O valor das escrituras_prof. Gil da Silva
O valor das escrituras_prof. Gil da SilvaO valor das escrituras_prof. Gil da Silva
O valor das escrituras_prof. Gil da SilvaGildelanio Da Silva
 
Comentário Bíblico de Romanos
Comentário Bíblico de RomanosComentário Bíblico de Romanos
Comentário Bíblico de RomanosRicardo Gondim
 
1000 Mil esboços para sermões e pregações
1000 Mil esboços para sermões e pregações1000 Mil esboços para sermões e pregações
1000 Mil esboços para sermões e pregaçõesGesiel Oliveira
 
How to Make Awesome SlideShares: Tips & Tricks
How to Make Awesome SlideShares: Tips & TricksHow to Make Awesome SlideShares: Tips & Tricks
How to Make Awesome SlideShares: Tips & TricksSlideShare
 
Getting Started With SlideShare
Getting Started With SlideShareGetting Started With SlideShare
Getting Started With SlideShareSlideShare
 

Viewers also liked (10)

Biblia em esboços harold l. willmington
Biblia em esboços harold l. willmingtonBiblia em esboços harold l. willmington
Biblia em esboços harold l. willmington
 
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS  Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Lição 01 - EBD- A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
 
Romanos 2
Romanos 2Romanos 2
Romanos 2
 
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hoje
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hojeRomanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hoje
Romanos lição 2 - Desvios morais - ontem e hoje
 
Carta aos Romanos 02
Carta aos Romanos 02Carta aos Romanos 02
Carta aos Romanos 02
 
O valor das escrituras_prof. Gil da Silva
O valor das escrituras_prof. Gil da SilvaO valor das escrituras_prof. Gil da Silva
O valor das escrituras_prof. Gil da Silva
 
Comentário Bíblico de Romanos
Comentário Bíblico de RomanosComentário Bíblico de Romanos
Comentário Bíblico de Romanos
 
1000 Mil esboços para sermões e pregações
1000 Mil esboços para sermões e pregações1000 Mil esboços para sermões e pregações
1000 Mil esboços para sermões e pregações
 
How to Make Awesome SlideShares: Tips & Tricks
How to Make Awesome SlideShares: Tips & TricksHow to Make Awesome SlideShares: Tips & Tricks
How to Make Awesome SlideShares: Tips & Tricks
 
Getting Started With SlideShare
Getting Started With SlideShareGetting Started With SlideShare
Getting Started With SlideShare
 

Similar to Romanos 2

Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.
Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.
Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.pascoal reload
 
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRCristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRGerson G. Ramos
 
A Queda e a Elevação
A Queda  e a ElevaçãoA Queda  e a Elevação
A Queda e a ElevaçãoSilvio Dutra
 
Ebd lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016
Ebd   lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016Ebd   lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016
Ebd lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016Joel Silva
 
LIVRE ARBÍTRIO
LIVRE ARBÍTRIOLIVRE ARBÍTRIO
LIVRE ARBÍTRIOLc Passold
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdf
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdfAs 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdf
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdfFreekidstories
 
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014Gerson G. Ramos
 
Novo Testamento GáLatas
Novo Testamento   GáLatasNovo Testamento   GáLatas
Novo Testamento GáLatasguest9b0656f
 
Epistolaaos Galatas
Epistolaaos GalatasEpistolaaos Galatas
Epistolaaos GalatasJNR
 
A morte de Cristo e a lei_622014_GGR
A morte de Cristo e a lei_622014_GGRA morte de Cristo e a lei_622014_GGR
A morte de Cristo e a lei_622014_GGRGerson G. Ramos
 
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2Segunda carta do Aposto Paulo aos 2
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2Mensagens Virtuais
 

Similar to Romanos 2 (20)

Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.
Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.
Livreto: O maior erro das testemunhas de jeová.
 
Carta de Romanos
Carta de RomanosCarta de Romanos
Carta de Romanos
 
Hebreus 7
Hebreus 7Hebreus 7
Hebreus 7
 
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGRCristo, o fim da lei_722014_GGR
Cristo, o fim da lei_722014_GGR
 
A Queda e a Elevação
A Queda  e a ElevaçãoA Queda  e a Elevação
A Queda e a Elevação
 
Romanos 7
Romanos 7Romanos 7
Romanos 7
 
Segunda carta do Aposto Pedro
Segunda carta do Aposto PedroSegunda carta do Aposto Pedro
Segunda carta do Aposto Pedro
 
Ebd lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016
Ebd   lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016Ebd   lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016
Ebd lições séries 05 - 2ºtrimestre 2016
 
Romanos 10
Romanos 10Romanos 10
Romanos 10
 
LIVRE ARBÍTRIO
LIVRE ARBÍTRIOLIVRE ARBÍTRIO
LIVRE ARBÍTRIO
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdf
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdfAs 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdf
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 8B: O maior amor de todos - Salvação Eterna.pdf
 
Salvação_432014_GGR
Salvação_432014_GGRSalvação_432014_GGR
Salvação_432014_GGR
 
Salmo 119 137 ao 144
Salmo 119 137 ao 144Salmo 119 137 ao 144
Salmo 119 137 ao 144
 
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014
Cristo, o fim da lei_Lição_original com textos_722014
 
Novo Testamento GáLatas
Novo Testamento   GáLatasNovo Testamento   GáLatas
Novo Testamento GáLatas
 
Epistolaaos Galatas
Epistolaaos GalatasEpistolaaos Galatas
Epistolaaos Galatas
 
A morte de Cristo e a lei_622014_GGR
A morte de Cristo e a lei_622014_GGRA morte de Cristo e a lei_622014_GGR
A morte de Cristo e a lei_622014_GGR
 
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2Segunda carta do Aposto Paulo aos 2
Segunda carta do Aposto Paulo aos 2
 
Romanos 6
Romanos 6Romanos 6
Romanos 6
 
Romanos 6
Romanos 6Romanos 6
Romanos 6
 

More from Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

Romanos 2

  • 1. LEIA atentamente este lindo texto envie-o aos teus amigos Justificação pela fé Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 3 Bíblia Viva Deus fala conosco através de Sua Palavra
  • 2. Romanos 3:1a8 Paulo responde a objeções 1- Então, para que serve ser judeu? Será que existem quaisquer benefícios especiais para eles, vindos de Deus? Será que há algum valor na cerimônia judaica da circuncisão? 2- Sim, ser judeu tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, Deus confiou-lhes suas leis (para que assim pudessem conhecer e fazer sua vontade). 3- É verdade que alguns deles foram infiéis, mas só porque quebraram suas promessas a Deus, isso significa que Deus quebrará suas promessas àqueles que o amam? 4- Naturalmente que não! Ainda que todos sejam mentirosos, Deus não o é. Lembram-se do que o livro dos Salmos diz a este respeito? Afirma que as palavras de Deus serão sempre provadas como verdade e justiça, não importando quem as discuta. 5- Alguns dizem: “ Mas o fato de quebrarmos nossa fé em Deus é bom, nossos pecados servem para um bom propósito, pois que o povo verá quanto Deus é bom quando vir quanto nós somos maus. Será justo, então, que Ele nos castigue quando nossos pecados o estão ajudando?” (Esta é a maneira pela qual algumas pessoas falam.)
  • 3. Romanos 3:1a8 Paulo responde a objeções 6- Deus nos livre! Então, que tipo de Deus seria Ele para não tomar conhecimento do pecado? Como é que Ele poderia condenar alguém? 7- Ele não me poderia julgar e condenar-me como pecador, se minha desonestidade lhe trouxesse glória, mostrando sua honestidade em contraste com minhas mentiras. 8- Se vocês seguirem nessa linha de pensamento, chegarão a isto: Quanto piores formos, tanto mais Deus nos apreciará! Entretanto, a condenação daqueles que afirmam essas coisas é justa. E alguns ainda alegam que isto é o que eu prego!
  • 4. Romanos 3:9a18 todos na condição de pecadores 9- Bem, então nós, os judeus, somos melhores do que os outros? Não,nada disso, pois que já mostramos que todos os homens são igualmente pecadores, quer sejam judeus ou estrangeiros. 10- Tal como as Escrituras afirmam: “ Ninguém é bom –ninguém no mundo inteiro é inocente.” 11- Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo. 12- Todos se desviaram; todos caíram no erro. Ninguém, em parte alguma, fez só o que é direito durante toda a sua vida – nem uma só pessoa. 13- O que falam é abominável e tão sujo quanto o mau cheiro de uma sepultura aberta. Suas línguas estão cheias de mentiras. Tudo o que dizem tem o ferrão e o veneno de serpentes mortíferas. 14- Suas bocas estão cheias de maldição e de amargura. 15- Estão prontos para matar, odiando qualquer um que não concorde com eles. 16- Por onde quer que vão eles deixam a miséria e o transtorno atrás de si. 17- Nunca chegaram a saber o que é sentir-se seguro e desfrutar as bênçãos de Deus. 18- Não se importam com Deus, nem tampouco com o que Ele pensa deles.
  • 5. Romanos 3:19a20 o judeu não é exceção 19- Assim é que a condenação de Deus cai pesadamente sobre os judeus, visto eles serem responsáveis pela guarda das leis divinas, em vez de fazerem todas essas coisas más. Nenhum deles tem desculpa; de fato, o mundo inteiro sente-se culpado e fica mudo diante do Deus Todo Poderoso. 20- Vocês podem ver agora? Ninguém pode jamais ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a lei ordena. Quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais claro fica que não lhes obedecemos, pois que suas leis nos fazem ver que somos pecadores.
  • 6. Romanos 3:21a31 justificação pela fé 21e22- Agora, porém, Deus nos mostrou um caminho diferente para o céu – não o fato de sermos “bonzinhos” e procurarmos guardar suas leis, mas um novo caminho (ainda que não seja tão novo assim realmente, pois as Escrituras falaram dele há muito tempo). Agora Deus diz que nos aceitará e nos absolverá – Ele nos declarará “sem culpa” – se nós confiarmos em Jesus Cristo para Ele tirar os nossos pecados. E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou o que temos sido. 23- Sim, todos pecaram; todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus; 24- no entanto, Deus nos declara agora “sem culpa” das ofensas que lhe fizemos se confiarmos em Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente.
  • 7. Romanos 3:21a31 justificação pela fé 25- Deus foi quem enviou Cristo Jesus para levar o castigo pelos nossos pecados, e assim por fim a toda a ira de Deus contra nós. Ele usou o sangue e a nossa fé como o meio de salvar-nos da sua ira.
  • 8. Romanos 3:21a31 justificação pela fé Deste modo Ele estava sendo completamente justo, mesmo que não tivesse castigado aqueles que pecaram em tempos passados. Isto porque Ele estava aguardando a chegada do dia quando Cristo viria e apagaria aqueles pecados. 26 E agora, também nos dias atuais, Ele pode receber pecadores do mesmo modo, porque Jesus tirou os pecados deles.
  • 9. Romanos 3:21a31 justificação pela fé Mas será injusto que Deus deixe libertos os criminosos e diga que eles são inocentes? Não, porque Ele age dessa maneira baseando-se na confiança que eles depositam em Jesus, aquele que tirou seus pecados. 27 Então, de que podemos nos gabar com respeito a fazermos alguma coisa para ganharmos a nossa salvação? Absolutamente de nada. Por quê? Porque a nossa absolvição não está baseada em nossas boas obras; está, sim, baseada naquilo que Cristo fez e na fé que temos nele. 28 Assim é que somos salvos pela fé em Cristo, e não pelas coisas boas que fazemos. 29 E será que Deus salva desta maneira somente os judeus? Não, também os que não são judeus podem ir a Ele deste mesmo modo.
  • 10. Romanos 3:21a31 justificação pela fé 30 Deus nos trata a todos com igualdade; todos mesmo, quer sejam judeus ou não, são absolvidos se tiverem fé. 31 Bem, então, se somos salvos pela fé, isso significa que não precisamos mais obedecer às leis divinas? Ao contrário! De fato, só quando confiamos em Jesus é que na verdade podemos obedecer-lhe.
  • 11. João 6:35a40 35- Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Ninguém que venha a mim terá fome outra vez. Aqueles que crêem em mim nunca terão sede. 36- Mas a dificuldade é que, conforme Eu disse antes, vocês não creram, nem mesmo depois de me terem visto. 37- Mas alguns virão a mim – aqueles que o Pai me deu – e nunca, nunca rejeitarei os que vierem. 38- Pois Eu vim do céu aqui para fazer a vontade de Deus, que me enviou, e não para seguir meu próprio caminho. 39- E esta é a vontade de Deus: que Eu não perca um só de todos que Ele me deu, mas que levante todos para a vida eterna no último dia. 40- Pois é a vontade do Pai que todo aquele que veja o Filho dele e creia nele, tenha a vida eterna – e seja ressuscitado no último dia”.
  • 12. Envie este texto bíblico aos teus amigos É parte da Palavra de Deus Deus é maior que teus problemas. Clame a Ele na hora da angústia e da dor Ele te ama de tal maneira que enviou Jesus ao mundo para que você, crendo nEle, não seja condenado, mas tenha a vida eterna. Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”