Rebeliao
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Rebeliao

on

  • 1,708 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,708
Views on SlideShare
1,695
Embed Views
13

Actions

Likes
0
Downloads
22
Comments
0

2 Embeds 13

http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br 10
http://mensagensvirtuais.xpg.uol.com.br 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Rebeliao Rebeliao Presentation Transcript

  • Bíblia Viva Editora Mundo Cristão Números 16 Hebreus 3 e 4 REBELIÃO
  • História verídica registrada por Moisés quando conduzia o povo de Israel da escravidão no Egito para Canaã Medite cuidadosamente no texto bíblico que você lerá agora. Aprendamos com os personagens deste texto bíblico para não cometermos o mesmo erro.
  • 16:1- CERTO DIA Coré, filho de Jizar, neto de Coate, descendente de Levi, conspirou com Datã e Abirã, os filhos de Eliabe, e com Om, o filho de Pelete, todos os três da tribo de Rúben, OBS1 – observe que começou com uma pessoa, passou para outras três... 16:2- para levantar uma rebelião contra Moisés. Duzentos e cinqüenta líderes do povo se envolveram. OBS2 – agora temos os quatro que começaram mais 250 líderes... 16:3- Foram até Moisés e Arão e disseram: “ Chega! Todo o povo é santo e cada um é santo, e o Senhor está entre eles. Por que é que vocês se colocam sobre nós e mandam em nós?”
  • 16:4-5- Quando Moisés ouviu isto, caiu no chão com o rosto na terra e disse: “ Amanhã de manhã o Senhor mostrará quem é dele, quem é santo e quem Ele escolheu como sacerdote. 16:6-7- Façam isto: Você, Coré, e todos os que estão com você apanhem e acendam incensários amanhã, e coloquem incenso sobre eles perante o Senhor, e descobriremos quem o Senhor escolheu. Chega, filhos de Levi.” 16:8-9- Então Moisés falou novamente a Coré: “ Parece para você, sem valor o fato de Deus ter escolhido a você dentre todo o povo de Israel para estar perto dele, quando trabalham no Tabernáculo do Senhor, e ficam de pé perante o povo para servir? 16:10- Será que é pouca coisa ele ter dado esta tarefa só para vocês, levitas? E agora querem ser também sacerdotes? 16:11- É esse o verdadeiro motivo da sua rebelião contra o Senhor. E que fez Arão para se queixarem dele?” 16:12- Moisés então chamou Datã e Abirã, filhos de Eliabe, mas estes responderam: “ não iremos”. 16:13- Será que foi pouca coisa você nos tirar de um lugar tão bom quanto o Egito para morrermos neste deserto e agora querer ainda ser nosso rei?” Replicaram eles.
  • 16:14- “Além disso, você não cumpriu a promessa de nos levar a uma terra que produz muito leite e mel, nem recebemos campo, nem vinhas. Quem você quer enganar? Nós não iremos até você”.
  • 16:15- Moisés ficou muito irado e disse ao Senhor: “ Não aceite os sacrifícios deles, pois não roubei um só jumento deles, nem fiz mal a qualquer um deles”. 16:16- E Moisés disse a Coré: “ Venha aqui amanhã perante o Senhor com todos seus amigos, e Arão também estará aqui. OBS3 – poderiam pensar: agora o Senhor julgará entre Moisés e nós... e seremos considerados justos... 16:17- Cada um deve trazer um incensário com incenso dentro, ao todo serão 250 incensários, e Arão também trará um incensário”. OBS4 – oba!!! Vamos adorar ao Senhor...
  • 16:18- Então cada um apanhou o incensário, acendeu e colocou incenso dentro, e foram todos até à porta do Tabernáculo, junto com Moisés e Arão. 16:19- Coré fez todo o povo ficar contra Moisés e Arão, e o povo veio até a porta do Tabernáculo. Então a glória do Senhor apareceu a todo o povo. OBS5 – Todo o povo se rebelou... Por causa de Coré...
  • 16:20-21 E o Senhor disse a Moisés e a Arão: “ Afastem-se deste povo, porque vou matá-los num segundo”. 16:22 Mas Moisés e Arão abaixaram as cabeças até o chão e disseram: “ Ó Deus, que cria e conserva toda vida, será que, por causa do pecado de um só homem, o Senhor matará todo o povo?” 16:23-24 E o Senhor respondeu a Moisés: “ Então diga a todo o povo para ficar longe das tendas de Coré, Datã e Abirã”.
  • 16:25 Então Moisés foi até às tendas de Datã e Abirã, e os 250 líderes foram atrás. 16:26 E Moisés disse ao povo: “ Fiquem longe das tendas destes homens maus e não encostem em nada que é deles, para vocês não morrerem por causa do pecado deles”. 16:27 Assim o povo se afastou das tendas de Coré, Datã e Abirã. E Datã e Abirã ficaram em frente de suas tendas, junto com as famílias. 16:28 E Moisés disse: “ Com o que vai acontecer agora, vocês saberão que foi o Senhor que me enviou para fazer todas estas coisas que fiz, porque eu não as fiz sozinho. 16:29 Se estes homens morrerem naturalmente, ou devido a um acidente ou doença, então o Senhor não me enviou. 16:30 Mas, se acontecer alguma coisa diferente, se a terra se abrir e engolir a eles e tudo o que lhes pertence, e caírem vivos no abismo, então vocês saberão que esses homens desprezaram o Senhor”.
  • 16:31 E, quando Moisés acabou de dizer isto, a terra se abriu e 16:32 engoliu Coré, Datã, Abirã e todas as suas famílias e todos os seus bens. 16:33 Eles e todos os parentes caíram vivos no abismo, a terra se fechou e eles morreram.
  • 16:34 Todo o povo de Israel, quando ouviu os gritos daqueles que morreram, fugiu com medo que lhe acontecesse o mesmo.
  • 16:35 Então o Senhor mandou um fogo que matou os 250 homens que ofereciam incenso. 16:36 E o Senhor disse a Moisés: 16:37 “Fale a Eleazar, filho do sacerdote Arão, para apanhar os incensários do meio do fogo, porque eles são santos.
  • 16:38 A respeito dos incensários daqueles que pecaram e morreram, deve bater o metal em uma placa de bronze para cobrir o altar. Esses incensários também são santos, porque foram usados perante o Senhor, e a placa do altar servirá de lembrança para os filhos de Israel”. 16:39 Então o sacerdote Eleazar apanhou os incensários daqueles que morreram queimados e fez folhas de bronze para cobrir o altar, 16:40 para lembrar a todo o povo de Israel que somente os sacerdotes podem acender incenso perante o Senhor, para não acontecer como aconteceu com Coré e aqueles outros homens, conforme o Senhor mandou através de Moisés.
  • 16:41 Mas, no dia seguinte, todo o povo de Israel se queixou de Moisés e de Arão dizendo: “ Vocês mataram o povo do Senhor”. OBS6 – a rebelião se espalhou atingindo a todos
  • 16:42 E quando o povo se reunia contra Moisés e Arão e olhava para o Tabernáculo, a Nuvem cobriu o Tabernáculo e a Glória do Senhor apareceu. 16:43 Moisés e Arão vieram até o Tabernáculo. 16:44 E o Senhor disse a Moisés:
  • 16:45 “Fiquem longe destas pessoas, porque Eu matarei este povo num segundo.” E Moisés e Arão se abaixaram até o chão.
  • 16:46 Moisés disse, então, para Arão: “ Apanhe o incensário, coloque fogo do altar e incenso nele, corra pelo meio do povo e apague os pecados deles, pois o Senhor está muito irado, e a praga já começou.
  • 16:47 Arão fez como Moisés mandou; correu até o meio do povo – a praga já havia começado -, colocou incenso e apagou os pecados do povo. 16:48 Ficou, então, de pé entre os vivos e os mortos, e a praga parou.
  • 16:49 E os que morreram por causa da praga foram 14.700 pessoas, sem contar aqueles que morreram por causa de Coré. OBS7 – observe quantos morreram em conseqüência da rebelião, e da murmuração, que começou com um homem...
  • 16:50 Então Arão voltou até Moisés na porta do Tabernáculo, e assim a praga parou.
  • I Samuel 15:23a Porque a rebelião é tão ruim como o pecado de feitiçaria, e a teimosia é tão ruim como adorar a imagens.
  • Romanos 13:1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas.
  • 1 Coríntios 10:1 a 13 1- Nunca devemos esquecer, amados irmãos, aquilo que aconteceu ao nosso povo no deserto, há muito tempo. Deus os guiou enviando uma nuvem que se movia à frente deles. Assim, Ele os levou a todos em segurança através das águas do Mar Vermelho. 2- Isso poderia ser chamado seu “batismo” – batizados tanto no mar como na nuvem! - como seguidores de Moisés – sua submissão a ele como seu líder. 3e4- E, por um milagre, Deus lhes enviou alimento para comerem e água para beberem lá no deserto; eles beberam da água que Cristo lhes deu. Ele estava lá com eles, como uma poderosa rocha de refrigério espiritual. 5- Entretanto, depois de tudo isso, a maior parte deles não obedeceu a Deus, e Ele os destruiu no deserto.
  • 1 Coríntios 10:1 a 13 6- Com esta lição somos advertidos de que não devemos desejar coisas más, como eles fizeram, 7 nem adorar ídolos, como eles adoraram. (As Escrituras nos dizem que “o povo se sentou para comer e beber e depois se levantou para dançar” em adoração ao bezerro de ouro.) 8- Outra lição para nós foi o que sucedeu quando alguns deles pecaram com as esposas de outros homens, e 23.000 caíram mortos num só dia. 9- E não ponham à prova a paciência do Senhor – eles o fizeram, e morreram de picadas de cobras. 10- Não murmurem contra Deus e sua maneira de tratar vocês, tal como fizeram alguns deles, porque foi por isso que Deus enviou seu anjo para destruí-los. 11- Todas essas coisas sucederam a eles como exemplos, como lições objetivas para nós, a fim de advertir-nos contra a prática das mesmas coisas; foram escritas para que pudéssemos ler a respeito delas e delas aprender nestes últimos dias enquanto o mundo se aproxima do fim. 12- Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: “ Eu nunca faria uma coisa dessas”, que isso lhe sirva de advertência. 13- Lembrem-se, porém, disso – os maus desejos que penetram na vida de vocês não têm nada de novo nem de diferente. Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de vocês. E nenhuma tentação é irresistível. Vocês podem confiar que Deus impedirá que a tentação se torne tão forte que não a possam enfrentar, visto que Ele assim prometeu e cumprirá o que diz. Ele lhes mostrará como fugir do poder da tentação para que vocês possam aguentá-la com paciência.
  • Quando pecamos contra uma autoridade Pecamos contra a autoridade de Deus...
  • Quando murmuramos contra uma autoridade que Deus delegou... Estamos nos rebelando contra o próprio Deus...
  • Quando desafiamos um líder... Estamos desafiando a Deus, a quem ele representa...
  • Quando desqualificamos um líder... Nos damos ao direito de não obedecê-lo...
  • Hebreus 3 Portanto, queridos irmãos, a quem Deus separou para si mesmo – vocês que estão escolhidos para o céu – eu quero que vocês agora pensem neste Jesus, aquele que é o mensageiro de Deus e o Supremo Sacerdote da nossa fé. Pois Jesus foi fiel a Deus, que o nomeou Supremo Sacerdote, tal como Moisés também servia fielmente na casa de Deus. Porém Jesus tem muito mais glória do que Moisés, assim como um homem que constrói uma ótima casa recebe mais elogios do que a casa. E muita gente pode construir uma casa, mas só Deus é quem fez todas as coisas. Ora, Moisés fez uma boa obra trabalhando na casa de Deus, porém ele era apenas um servo; e sua obra foi principalmente esclarecer e lembrar aquelas coisas que aconteceriam mais tarde. Mas Cristo, o Filho de Deus, é fiel e é o responsável absoluto pela casa de Deus. E nós, os cristãos, somos a casa de Deus – Ele mora em nós – se conservarmos a nossa coragem firme até o fim, bem como a nossa alegria e a nossa confiança no Senhor. E, uma vez que Cristo é tão superior, o Espírito Santo nos adverte que o escutemos, que não deixemos de ouvir sua voz hoje e não permitamos que o nosso coração se endureça contra Ele como o povo de Israel fez. Eles se endureceram contra o seu amor e se queixaram dele no deserto enquanto Ele os estava pondo à prova. Deus, porém, teve paciência com eles durante quarenta anos, embora a sua paciência tivesse sido terrivelmente submetida à prova por eles.
  • Hebreus 3 E Ele continuou a fazer seus portentosos milagres para que eles vissem. “ Porém Eu”, diz Deus, “fiquei muito irado com eles, pois seus corações estavam sempre olhando para outro lugar ao invés de levantarem os olhos para Mim, e nunca acharam os caminhos que eu desejava que eles seguissem”. Então Deus, cheio desta ira contra eles, obrigou-se com um juramento a jamais permitir que eles chegassem ao lugar de descanso dele. Portanto, tomem cuidado com seus próprios corações, queridos irmãos, para não virem a descobrir que eles também são maus e incrédulos, e estão levando vocês para longe do Deus vivente. Falem diariamente uns com os outros a respeito destas coisas enquanto ainda há tempo, para que nenhum de vocês, cegado pela fascinação do pecado, se torne endurecido contra Deus. Porque se formos fiéis até o fim, confiando em Deus tal como fizemos no princípio, quando nos tornamos cristãos, participaremos de tudo quanto pertence a Cristo.
  • Hebreus 3 Mas o tempo é agora: Nunca se esqueçam da advertência: “ Hoje, se ouvirem a voz de Deus falando a vocês, não endureçam seus corações contra Ele, como fez o povo de Israel quando se rebelou contra Ele no deserto”. E quem eram essas pessoas de quem estou falando, que ouviram a voz de Deus falar-lhes, porém depois se rebelaram contra Ele? Eram aqueles que saíram do Egito com o seu líder Moisés . E quem é que deixou Deus irado durante todos aqueles quarenta anos? Estas mesmas pessoas que pecaram e como conseqüência morreram no deserto. E a quem Deus estava falando quando declarou com juramento que eles jamais poderiam entrar na terra que Ele prometera ao seu povo? Estava falando a todos aqueles que lhe desobedeceram . E por que não puderam entrar? Porque não confiaram nele.
  • Hebreus 4 Embora a promessa de Deus ainda esteja de pé – sua promessa de que todos podem entrar no seu lugar de descanso – Devemos tremer de medo, porque alguns de vocês podem estar à beira de, no fim de tudo, não conseguir chegar lá. Porque esta maravilhosa notícia de que Deus deseja nos salvar foi-nos dada tal como foi àqueles que viveram no tempo de Moisés. Entretanto, não lhes fez nenhum bem, porque eles não creram nela. Não a combinaram com a fé. Pois somente nós, os que cremos em Deus , podemos entrar no seu lugar de descanso. Ele afirmou: “ Jurei em minha ira que aqueles que não crêem em Mim nunca entrarão”, mesmo apesar de Ele estar preparado e esperando por eles desde o princípio do mundo.
  • Hebreus 4 Nós sabemos que Ele está preparado e esperando porque está escrito que Deus descansou no sétimo dia da criação, depois que terminou tudo quanto havia planejado fazer. Mesmo assim eles não entraram, pois Deus finalmente disse: “ Eles nunca entrarão no meu descanso”. Entretanto, a promessa continua, e alguns entraram; mas não aqueles que tiveram a primeira oportunidade, pois desobedeceram a Deus e não conseguiram entrar. Mas Ele fixou outra ocasião para se entrar, e esta ocasião é agora. Ele anunciou isto por meio do rei Davi, muitos anos depois do primeiro fracasso do homem na tentativa de entrar, dizendo nas palavras já citadas: “ Hoje, quando vocês o ouvirem chamar, não endureçam o coração contra Ele”. Este novo lugar de descanso acerca do qual Ele está falando não quer dizer a terra de Israel, para a qual Josué os conduziu. Se Deus quisesse dizer isso, não teria falado muito depois a respeito de “hoje” como a ocasião para entrar. Portanto, há um descanso completo e perfeito ainda esperando o povo de Deus. Cristo já entrou lá. Está descansando do seu trabalho, tal como Deus fez após a criação. Façamos o melhor que pudermos para entrar também naquele lugar de descanso, tomando cuidado para não desobedecermos a Deus como fizeram os filhos de Israel, e assim não conseguiram entrar. Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: É mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade. Ele sabe de cada um, em cada lugar. Cada coisa a respeito de nós está descoberta e escancarada aos olhos penetrantes do nosso Deus vivente; nada pode se esconder dele, a quem devemos prestar contas de tudo o que fizemos. Mas Jesus, o Filho de Deus, é o nosso grande Supremo Sacerdote que foi diretamente para o céu, a fim de nos ajudar; portanto não deixemos nunca de confiar nele. Este nosso Supremo Sacerdote compreende as nossas fraquezas, visto que Ele teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que Ele nunca cedeu a elas nem pecou. Portanto, vamos ousadamente até o próprio trono de Deus e permaneçamos lá para recebermos a sua misericórdia e acharmos a sua graça para nos ajudar em nossos tempos de necessidade.
  • Hebreus 12:14 Procurem afastar-se de toda discórdia, e busquem levar uma vida pura e santa, porque aquele que não é santo não verá o Senhor.
  • Hebreus 12:15 Cuidem uns dos outros, para que nenhum de vocês deixe de alcançar as melhores bênçãos de Deus. Vigiem para que nenhuma amargura crie raiz entre vocês, pois quando ela brota, causa profunda perturbação, prejudicando muitos na sua vida espiritual.
  • I João 1:8 Se dissermos que não temos pecado, só estamos nos enganando a nós mesmos e recusando aceitar a verdade.
  • I João 1:9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Ele, podemos confiar que Ele nos perdoa e nos purifica de todo erro. E é perfeitamente correto Deus fazer isto por nós porque Cristo morreu para levar os nossos pecados.
  • I João 1:10 Se alegarmos que não pecamos, estamos mentindo e chamando Deus de mentiroso, pois Ele diz que nós pecamos.
  • “ A autoridade divina representa o próprio Deus enquanto o seu poder se expressa apenas pelos seus atos”. “ O pecado contra o poder é mais facilmente perdoado do que o pecado contra a autoridade, porque este é um pecado contra o próprio Deus”. “ A maior exigência que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, ofertar ou negar a si mesmo. É a obediência”.
  • Ore Pedindo ao Espírito Santo de Deus que fale ao teu coração sobre este assunto tão sério... Peça perdão pela tua insubordinação às autoridades.. Pelas críticas... Pelas murmurações... Pela rebeldia...
  • Envie esta porção da Palavra de Deus aos teus amigos Este ato poderá fazer diferença para toda a eternidade. Você também pode participar do sonho do Pai de esvaziar o inferno e povoar o Céu... Você pode dizer comigo: Conta comigo, Senhor! ????? Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
  • www.mensagensvirtuais.com.br