Profeta Oseias

2,096 views
1,850 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,096
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
20
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Profeta Oseias

  1. 1. Leia em seguida os outros capítulos de Oséias Você tem o privilégio de ler agora o início do livro do Profeta OSÉIAS Capítulos de 1 a 3 na versão Biblia Viva da Editora Mundo Cristão O casamento do profeta com uma prostituta e o casamento de Deus com seu povo
  2. 2. Oséias foi escolhido por Deus para levar sua mensagem a seu povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele. Sua sensibilidade em relação à condição do pecado de seus compatriotas e sua sensibilidade em relação ao coração amoroso de Deus o tornaram apto para realizar esse difícil ministério. ESBÕÇO DO LIVRO O casamento de Oséias 1:1-9 O casamento do Senhor com Israel 1:10 a 2:23 A longanimidade de Deus 3:1-5 A corrupção geral de Israel 4:1 a 10:15 Amor e restauração 11:1 a 14:9
  3. 3. 1 - Aqui estão as mensagens que o Senhor deu a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá; e de Jeroboão, rei de Israel, filho de Joás. Óséias 1:1a2:1 – o casamento de Oséias, símbolo da infidelidade de Israel 2 - Esta é a primeira mensagem: O Senhor disse a Oséias: “ Vá, Oséias, e case-se com uma jovem que seja prostituta, uma mulher que dará a você filhos de outros homens. Isso servirá para mostrar como o meu povo tem sido infiel a mim, cometendo adultério abertamente, adorando outros deuses.” 3 - Assim, Oséias se casou com Gômer, filha de Diblaim. Gômer ficou grávida e deu um filho a Oséias. 4e5 - O Senhor ordenou a Oséias: “ Dê a esse menino o nome de Jezreel, porque no vale de Jezreel Eu vou castigar a família do rei Jeú. Eu vou vingar os crimes de morte que ele cometeu. De fato, vou destruir Israel como nação independente e acabar com os exércitos de Israel no vale de jezreel”. 6 - Algum tempo depois, Gômer teve outro filho, desta vez uma menina. E Deus disse a Oséias: “ Essa menina vai se chamar Lo-Ruhamah – que na língua de Oséias quer dizer ‘Não-Compadecida’ –porque não vou mais ter compaixão de Israel, para perdoar sua desobediência outra vez. 7 - Mas da tribo de Judá terei compaixão e a libertarei pessoalmente de seus inimigos, sem a ajuda dos exércitos e das armas do povo judeu.” 8 - Depois que “Não-Compadecida” parou de mamar, Gômer ficou grávida mais uma vez e deu à luz um filho. 9 - Deus ordenou: “ Chame esse menino de Lo-Ami – que na língua de Oséias quer dizer ‘Não-Meu-Povo’ – porque Israel não é meu povo, e Eu não sou o Deus de Israel. 10 - Apesar disso, virá o tempo em que Israel crescerá e se tornará uma grande nação. Haverá tantos israelitas que será impossível contar – como grãos de areia numa praia! Quando isso acontecer, em lugar de dizer a eles: ‘ vocês não são meu povo’ direi: ‘Vocês são meus filhos, filhos do Deus Vivo’. 11 - Nesse tempo, os povos de Judá e Israel se unirão e terão um só líder; os dois povos voltarão juntos do exílio. E que dia lindo será aquele – o dia em que Deus plantar o seu povo no solo fértil de sua terra mais uma vez.” 2:1 - “Você, Jezreel, troque os nomes de seu irmão e de sua irmã. Chame seu irmão de Ami (meu povo); chame sua irmã de Ruhamah (Compadecida), porque agora Deus vai ter compaixão dela!
  4. 4. 2 - “Chame a atenção de sua mãe, porque ela se tornou mulher de outro homem. Eu já não sou mais o marido dela. Digam para ela parar com a sua prostituição, que deixe de se entregar a outros homens. Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 3 - Se ela não fizer isso, vou deixá-la morrer de sede como se estivesse perdida num deserto, sem comida e sem água. 4 - Além disso, não vou favorecer os outros filhos que ela teve, como se fossem meus filhos, porque esses outros não são meus, são de outros homens. 5 - A mãe dessas crianças cometeu adultério, traiu seu marido. O que ela fez foi uma vergonha. Ela disse: “ Vou atrás de outros homens para me oferecer a eles em troca de comida, bebida e roupas”. 6 - Por isso, vou cercar seus caminhos com espinhos. Ela vai se perder, 7 e quando sair atrás de seus amantes, não vai alcança-los. Ela vai procurar, mas não encontrará seus amantes. Pensará então: ‘ Bem que eu podia voltar para meu marido, porque com ele eu estava muito melhor do que agora’. 8 - “Ela não compreende que tudo o que tem foi dado por mim. Fui eu que dei o ouro e a prata que ela usou para adorar a Baal, seu ídolo! 9 - “Mas agora não vou dar a ela o vinho e os cereais que antes eu distribuía à vontade. Vou tirar dela as roupas que escondem a sua nudez. Não vou mais dar grandes colheitas de cereais na estação própria, nem vinho no tempo das uvas. 10 - Vou deixar que ela fique nua, em público, para todos os seus amantes verem, e ninguém será capaz de tirá-la da minha mão. 11 - “Vou dar fim a todas as alegrias que ela tem. Vou acabar com suas festas, seus feriados religiosos e seus banquetes. 12 - Destruirei os vinhedos e pomares que ela possui – presentes que ela diz ter recebido de seus amantes – e deixarei que se transformem em mato. Os animais selvagens comerão as frutas dessas árvores. 13 - “Vou castigá-la por causa do incenso que ela queimou como oferta a Baal, seu ídolo. Vou castigá-la pelas muitas vezes em que se enfeitou com suas jóias e saiu atrás de seus amantes, deixando-me de lado. Por causa de tudo isso, eu a castigarei, diz o Senhor.
  5. 5. 14 - “Apesar disso, voltarei a gostar dela. Eu a levarei ao deserto e falarei do meu grande amor por ela. Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus
  6. 6. 15 - Lá, eu lhe darei de volta os vinhedos e transformarei o vale da Desgraça em uma Porta de Esperança. Ela corresponderá ao meu amor e cantará de alegria como nos velhos dias da sua juventude, quando foi tirada por mim do Egito, onde era escrava. Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 16 - “Nesse dia que ainda vem, diz o Senhor, ela me chamará ‘Meu Marido’ em vez de ‘Meu Baal’. 17 - Ó Israel, Eu farei você esquecer seus ídolos, e você nem vai falar os nomes deles, nunca mais!
  7. 7. 18 - “Naquele tempo, farei um trato entre vocês e os animais selvagens, as aves e as cobras. Os homens não terão medo dos animais nem os animais terão medo do homem. Destruirei todas as armas e todas as guerras acabarão. “ Todos vocês poderão viver em paz e segurança. Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 19 - Eu prenderei vocês a mim, e nós seremos unidos por laços de justiça, de retidão, de amor e misericórdia. 20 - Prenderei todos a mim pela fidelidade e amor, e então vocês me conhecerão como nunca conheceram antes.
  8. 8. 21e22 - “Naquele dia, diz o Senhor, responderei aos céus que pedem nuvens, para derramar água sobre a terra em resposta aos pedidos desesperados de chuva. Assim, a terra poderá responder aos gritos sufocados dos cereais, das uvas e das oliveiras que pedem umidade e orvalho. Então um grande coro cantará a uma só voz: ‘ Deus Semeia!’ É Ele quem dá vida a tudo!’ Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 23 - “Naquele tempo, semearei israelitas na terra e os farei crescer para mim mesmo! Terei compaixão dos que são hoje ‘Não-compadecidos’ e direi àqueles que hoje são ‘Não-meu Povo’: ‘ Agora vocês são meu povo’. E eles responderão: ‘ O Senhor é nosso Deus.’”
  9. 9. Óséias 3 – a longanimidade de Deus 3:1 - Então o Senhor me deu uma ordem: “ Vá procurar sua mulher e volte com ela para casa. Ame-a, embora ela goste de trair você com outros homens. Porque o Senhor ainda ama Israel, embora os israelitas estejam adorando outros deuses e oferecendo belos presentes aos ídolos.” 3:2 - Assim, eu a comprei de volta por quinze moedas de prata e duzentos quilos de cevada, 3 e disse a ela: “ Você vai ficar sozinha em casa por muitos dias. Não vai sair para se prostituir com outros homens. Vai me esperar e eu também esperarei por você”. 3:4 - Isso mostra como o povo de Israel ficará muito tempo sem um rei ou um príncipe, sem um altar, sem templo, sem sacerdotes e sem ídolos! 3:5 - Depois disso os israelitas voltarão ao Senhor seu Deus e ao Messias, seu Rei. Eles se aproximarão, tremendo, muito humildes, do Senhor e de suas bênçãos. Isso vai acontecer nos últimos dias.
  10. 10. Leia os capítulos 4 a 10 de Oséias BibliaViva_Oséias4a10_corrupção.pps e os capítulos 11 a 14 de Oséias BibliaViva_Oséias11a14_restauração.pps
  11. 11. Ele é nosso socorro bem presente na hora da angústia. Deus não está longe lá no céu sem se importar com você. Ele te ama de verdade! Por isso enviou Jesus para salvá-lo Para curá-lo Para libertá-lo Ele é maior que teus problemas! E não despreza um coração contrito e abatido. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
  12. 12. www.mensagensvirtuais.com.br

×