Evangelho segundo Joao 10

  • 1,767 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,767
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
17
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A Palavra de Deus é o alimento para a nossa alma Medite agora neste lindo texto bíblico: Evangelho segundo João , capítulo 11 na versão Biblia Viva (BV) da Editora Mundo Cristão e na edição Revista e Atualizada (RA) da SBB
  • 2. 1e2(BV)- Lembra-se de Maria, aquela que derramou o perfume caro nos pés de Jesus, e depois enxugou com os cabelos? Bem, estava doente o irmão dela, Lázaro, que morava em Betânia com Maria, e sua irmã Marta. 1(RA)- Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 2(RA)- Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. 3(BV)- Por isso as duas mandaram um recado a Jesus, dizendo: “ Senhor, seu amigo íntimo está doente, bem doente mesmo”. 3(RA)- Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. João, 11 4(BV)- Mas quando Jesus ouviu isso, disse: “ O propósito da doença dele não é a morte, mas sim a glória de Deus. Eu, o Filho de Deus, serei glorificado com este caso”. 4(RA)- Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
  • 3. 5(BV)- Embora Jesus gostasse muito de Marta, Maria e Lázaro, 6-(RA) ainda ficou onde estava os dois dias seguintes, depois de receber notícias da doença. 5(RA)- Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 6(RA)- Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. 7(BV)- Só depois disto disse aos seus discípulos: “ Vamos para a Judéia”. 7(RA)- Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia. João, 11 8(BV)- Porém os discípulos não queriam. “ Mestre”, disseram, “apenas uns dias atrás os líderes judaicos da Judéia estavam tentando matar o Senhor. Como quer voltar lá?” 8(RA)- Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? 9(BV)- Jesus respondeu: “ Há 12 horas de luz do sol todos os dias, e durante cada hora do dia um homem pode andar com segurança sem tropeçar. 9(RA)- Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10(BV)- Só à noite é que há o perigo de tropeçar, por causa da escuridão”. 10(RA)- mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. 11(BV)- Depois Ele disse: “ Lázaro adormeceu, mas agora Eu vou lá despertá-lo!” 11(RA)- Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
  • 4. 12e13(BV)- Pensando que Jesus queria dizer que Lázaro estava tendo uma boa noite de repouso, os discípulos falaram: “ Isto quer dizer que ele está melhorando!” Mas Jesus sabia que Lázaro havia morrido. 12(RA)- Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. 13(RA)- Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. 14(BV)- Então Ele disse-lhes claramente: “ Lázaro está morto. 15(BV)- E por causa de vocês, alegro-me de que Eu não estivesse lá, porque isto vai dar mais uma oportunidade de vocês crerem em mim. Venham, vamos até lá”. 14(RA)- Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; 15(RA)- e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele. João, 11 16(BV)- Tomé, apelidado “O Gêmeo”, disse aos discípulos seus colegas: “ Vamos até lá também e morramos com Ele”. 16(RA)- Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele.
  • 5. 17(BV)- Quando eles chegaram a Betânia, disseram-lhes que Lázaro já estava no túmulo fazia quatro dias. 17(RA)- Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias. João, 11 18(BV)- Betânia ficava a apenas uns três quilômetros de distância de Jerusalém, 18(RA)- Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém. 19(BV)- e muitos dos líderes judaicos tinham vindo apresentar seus pêsames e consolar Marta e Maria pela perda que haviam sofrido. 19(RA)- Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão.
  • 6. 20(BV)- Quando Marta recebeu a notícia de que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele, porém Maria ficou sentada em casa. 20(RA)- Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. 21(BV)- Marta disse a Jesus: “ Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. 21(RA)- Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. João, 11 22(BV)- Porém, ainda não é tarde demais, pois eu sei que Deus fará meu irmão voltar à vida, se tão somente o Senhor pedir a Ele”. 22(RA)- Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 23(BV)- Jesus disse: “ O seu irmão voltará a viver”. 23(RA)- Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. 24(BV)- “Sim”, disse Marta, “quando todo o mundo voltar, no dia da ressurreição”. 24(RA)- Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. 25(BV)- Jesus disse: “ Sou Eu quem levanta os mortos e dá a eles uma nova vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra como qualquer outro, viverá novamente. 25(RA)- Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26(BV)- Porque tem a vida eterna por crer em mim, e nunca morrerá. Você crê nisto, Marta?” 26(RA)- e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? 27(BV)- “Sim, Mestre”, disse ela. “ Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, aquele que há tempos estamos esperando”. 27(RA)- Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.
  • 7. 28(BV)- Nisto ela deixou Jesus, voltou a Maria e, chamando a irmã separadamente, disse: “ Ele está aqui, e quer falar com você”. 28(RA)- Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. 29(BV)- Então Maria levantou-se imediatamente e foi aonde Ele estava. 29(RA)- Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, João, 11 30(BV)- Ora, Jesus tinha ficado fora da aldeia, no lugar onde Marta havia se encontrado com Ele. 30(RA)- pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele. 31(BV)- Quando os judeus que estavam na casa, procurando consolar Maria, viram que ela saiu depressa, pensaram que estivesse indo ao túmulo de Lázaro para chorar; por isso foram atrás. 31(RA)- Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
  • 8. 32(BV)- Ao chegar ao lugar onde Jesus estava, Maria caiu aos pés dele, dizendo: “ Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão ainda estaria vivo”. 32(RA)- Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. 33(BV)- Quando Jesus viu Maria chorar, e os judeus também, ficou muito perturbado. 33(RA)- Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. João, 11
  • 9. 34(BV)- “Onde é que ele está sepultado?” Perguntou. Eles disseram: “Venha ver”. 34(RA)- E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35(BV)- As lágrimas vieram aos olhos de Jesus. 35(RA)- Jesus chorou. João, 11 36(BV)- “Eles eram amigos íntimos”, disseram os judeus. “ Vejam como gostava dele”. 36(RA)- Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. 37e38(BV)- Mas alguns diziam: “ Este indivíduo curou um cego – por que não pode impedir Lázaro de morrer?” E outra vez Jesus ficou muito comovido. Nisso chegaram ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra pesada fechando a entrada. 37(RA)- Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? 38(RA)- Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
  • 10. 39(BV)- “Rolem a pedra para um lado”, disse Jesus. Porém Marta, a irmã do morto, falou: “ Mas o mau cheiro será terrível, porque ele está morto há quatro dias”. 39(RA)- Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40(BV)- “Eu já não disse que se crer, você verá um maravilhoso milagre de Deus?” respondeu Jesus. 40(RA)- Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? João, 11 41(BV)- Rolaram então a pedra para um lado. Foi quando Jesus levantou os olhos ao céu e disse: “ Pai, graças dou ao Senhor, porque me ouviu. 41(RA)- Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42(BV)- Eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas disse isto por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor me enviou”. 42(RA)- Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43(BV)- Então Jesus gritou bem alto: “ Lázaro, venha para fora!” 43(RA)- E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
  • 11. 44(BV)- E Lázaro veio – preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano. Jesus disse: “Desamarrem as faixas e deixem que vá embora!” 44(RA)- Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. João, 11 45(BV)- Assim, muitos dos judeus que estavam com Maria e viram isto acontecer, finalmente creram nele! 45(RA)- Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele. 46(BV)- Porém alguns saíram, foram aos fariseus e contaram aquilo. 46(RA)- Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.
  • 12. 47(BV)- Então os sacerdotes principais e os fariseus convocaram uma reunião do Conselho para discutir a situação. “ Que vamos fazer?” Perguntavam uns aos outros, “pois este homem, evidentemente faz milagres. 47(RA)- Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais? 48(BV)- Se nós o deixarmos em paz, a nação inteira irá atrás dele e então o exército romano virá para nos matar e tomar conta do governo judaico”. 48(BV)- Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação. João, 11 49(BV)- Então um deles, Caifás, que era o supremo sacerdote naquele ano, disse: “ Vocês não sabem coisa alguma! 49(RA)- Caifás, porém, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis, 50(BV)- - Que morra só esse homem pelo povo – por que morreria a nação inteira?” 50(RA)- nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação. 51(BV)- Esta profecia de que Jesus deveria morrer pela nação toda foi feita por Caifás na qualidade de supremo sacerdote – ele não teve esta idéia por si mesmo, mas foi inspirado para dizer isso. 51(RA)- Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação 52(BV)- Foi uma predição de que a morte de Jesus seria não somente por Israel, mas por todos os filhos de Deus espalhados ao redor do mundo. 52(RA)- e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos. 53(BV)- Por isso, daquela hora em diante, os líderes judaicos começaram a planejar a morte de Jesus. 53(RA)- Desde aquele dia, resolveram matá-lo.
  • 13. 54(BV)- Então Jesus parou com o seu ministério público e deixou Jerusalém; foi para a beira do deserto, na aldeia de Efraim, onde ficou com os seus discípulos. 54(RA)- De sorte que Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os discípulos. João, 11
  • 14. 55(BV)- A Páscoa, uma festa judaica, estava próxima, e muita gente do campo chegou a Jerusalém dias antes, para poderem participar da cerimônia de purificação, antes de começar a Páscoa. 55(RA)- Estava próxima a Páscoa dos judeus; e muitos daquela região subiram para Jerusalém antes da Páscoa, para se purificarem. 56(BV)- Eles queriam ver Jesus, e nas conversas no templo perguntavam uns aos outros: “ Que acha? Será que Ele vem para a Páscoa?” 56(RA)- Lá, procuravam Jesus e, estando eles no templo, diziam uns aos outros: Que vos parece? Não virá ele à festa? João, 11 57(BV)- Enquanto isso os sacerdotes principais e os fariseus tinham anunciado publicamente que qualquer um que soubesse onde estava Jesus, deveria denunciar imediatamente, para que fosse preso. 57(RA)- Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.
  • 15. LEIA AGORA A CONTINUAÇÃO NO CAPÍTULO 12 DO EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO Se você não o tem em .pps, acesse o link do próximo slide
  • 16. Envie este texto aos teus amigos que precisam de Deus tanto quanto eu e você Ele é nosso socorro bem presente na hora da angústia. Deus não está longe lá no céu sem se importar com você. Ele te ama de verdade! É apaixonado por você! Ele não abre mão de você não abra mão de Deus. Ele é maior que teus problemas! E não despreza um coração contrito e abatido. Leia a continuação deste texto no capítulo 12 do Evangelho segundo S. João. Se você não o tem, acesse o link abaixo. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva clique no link abaixo: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /. res /A4FEBF73018AD203!122 clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
  • 17. www.mensagensvirtuais.com.br