Your SlideShare is downloading. ×
Carta do Apostolo Paulo 3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Carta do Apostolo Paulo 3

774
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
774
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas capítulos 5 e 6 Leia também os capítulos 1 a 4
  • 2. (BV)5:1- Foi assim que Cristo nos libertou. Agora, cuidem de permanecer livres e não fiquem novamente presos pelas cadeias da escravidão às leis e cerimônias judaicas. (RA)5:1- Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. (BV)5:2- Escutem-me, pois é sério: se vocês estão contando com a circuncisão e a guarda das leis judaicas para fazê-los justos diante de Deus, então Cristo não pode salvá-los. (RA)5:2- Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
  • 3. (BV)5:3- E vou repetir: Qualquer um que tentar obter as boas graças de Deus por meio da circuncisão, precisa obedecer sempre a todas as outras leis judaicas ou, então, morrer. (RA)5:3- De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. (BV)5:4- Cristo é inútil para vocês se estão contando poder saldar a sua dívida para com Deus pela guarda daquelas leis; vocês se privaram da graça de Deus. (RA)5:4- De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. (BV)5:5- Mas nós, pela ajuda do Espírito Santo, estamos contando com a morte de Cristo para remover os nossos pecados e fazer-nos justos diante de Deus. (RA)5:5- Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. (BV)5:6- E os que recebemos de Cristo a vida eterna não precisamos nos preocupar com havermos sido circuncidados ou não, ou estarmos obedecendo às cerimônias judaicas ou não; pois tudo quanto precisamos é a fé operando pelo amor. (RA)5:6- Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. (BV)5:7- Vocês estavam indo tão bem. Quem foi que se meteu com vocês para impedi-los de seguir a verdade? (RA)5:7- Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? (BV)5:8- Certamente que não foi Deus quem fez isso, pois foi Ele quem chamou vocês para a liberdade em Cristo. (RA)5:8- Esta persuasão não vem daquele que vos chama. (BV)5:9- Contudo, basta só uma pessoa errada entre vocês para contaminar todas as outras. (RA)5:9- Um pouco de fermento leveda toda a massa. (BV)5:10- Estou confiando no Senhor para fazê-los voltar a crer como eu a respeito destas coisas. Deus se encarregará daquela pessoa, seja quem for, que vem perturbando e confundindo vocês. (RA)5:10- Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. (BV)5:11- Alguns até dizem que eu próprio estou pregando que a circuncisão e as leis judaicas são necessárias ao plano da salvação. Ora, se eu pregasse tal coisa, não seria mais perseguido – pois essa mensagem não desagrada a ninguém. O fato de ainda estar sendo perseguido prova que eu continuo pregando a salvação somente por meio da fé na cruz de Cristo. (RA)5:11- Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.
  • 4. (BV)5:12- Só desejo que esses mestres que querem que vocês se cortem fazendo-se circuncidar, cortem-se a si mesmos do meio de vocês e os deixem sozinhos! (RA)5:12- Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.
  • 5. (BV)5:13- Porque vocês, caros irmãos, receberam a liberdade: não a liberdade para fazer o mal, mas a liberdade para amarem e servirem uns aos outros. (RA)5:13- Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. (BV)5:14- Pois toda a Lei pode ser resumida neste único mandamento: “ Ame aos outros como você ama a si mesmo”. (RA)5:14- Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (BV)5:15- Mas se, em lugar de mostrarem amor entre si, vocês estão sempre fingindo e criticando-se, cuidado! Cuidado para não se destruírem uns aos outros. (RA)5:15- Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. (BV)5:16- Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam. (RA)5:16- Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. (BV)5:17- Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das cosias que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões. (RA)5:17- Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (BV)5:18- Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas. (RA)5:18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
  • 6. (BV)5:19- Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: Pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; (RA)5:19- Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, (BV)5:20- idolatria, feitiçaria (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, (RA)5:20- idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, (BV)5:21- inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente, como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus. (RA)5:21- invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
    • (BV)5:22e23- Mas, quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas.
    • (RA)5:22- Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
        • (RA)5:23- mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
    (BV)5:25- Se, agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida. (RA)5:25- Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (BV)5:26- Então não precisaremos mais andar em busca de honras e de popularidade, que levam à inveja e a maus sentimentos. (RA)5:26- Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. (BV)5:24- Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali. (RA)5:24- E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
  • 7. (BV)6:1- Queridos irmãos, se um cristão foi vencido por algum pecado, vocês que são de Deus devem ajudá-lo, com mansidão e humildade, a voltar ao caminho certo, lembrando-se que da próxima vez poderá ser um de vocês a cair no erro. (RA)6:1- Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. (BV)6:2- Partilhem as dificuldades e problemas uns dos outros, obedecendo dessa forma à ordem do nosso Senhor. (RA)6:2- Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. (BV)6:3- Se alguém pensar que é importante demais para se sujeitar a isto, está se enganando a si próprio. Na realidade é um joão-ninguém. (RA)6:3- Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. (BV)6:4- Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa. (RA)6:4- Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. (BV)6:5- Cada um de nós tem de suportar alguns de seus próprios defeitos e fardos. Nenhum de nós é perfeito! (RA)6:5- Porque cada um levará o seu próprio fardo. (BV)6:6- Aqueles que aprendem a Palavra de Deus devem ajudar seus mestres, pagando-lhes. (RA)6:6- Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
  • 8. (BV)6:7- Não se iludam; Lembrem-se de que vocês não podem desprezar a Deus e escapar: Um homem sempre colherá justamente o produto da semente que ele plantou! (RA)6:7- Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. (BV)6:8- Se ele plantar a fim de agradar aos seus próprios desejos maus, estará plantando as sementes do mal e logicamente fará uma colheita de ruína espiritual e morte; mas se plantar as coisas boas do Espírito, ele colherá a vida eterna que o Espírito Santo lhe dá. (RA)6:8- Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. (BV)6:9- E não nos cansemos de fazer o que é correto, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênção, se não desanimarmos nem desistirmos. (RA)6:9- E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
  • 9. (BV)6:10- É por isso que, tanto quanto pudermos, devemos sempre ser bondosos com todos, e especialmente com os nossos irmãos cristãos. (RA)6:10- Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
  • 10. (BV)6:11- Eu vou escrever estas palavras finais com a minha própria letra. Vejam como preciso fazer as letras grandes! (RA)6:11- Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho. (BV)6:12- Aqueles mestres no meio de vocês que estão procurando convencê-los a se circuncidarem estão fazendo isso por uma única razão: Para poderem ser benquistos e evitar a perseguição que sofreriam se admitissem que somente a cruz de Cristo pode salvar. (RA)6:12- Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. (BV)6:13- E nem mesmo aqueles mestres que se submetem à circuncisão procuram guardar as outras leis judaicas; no entanto, querem que vocês sejam circuncidados para poderem gabar-se de que vocês são discípulos deles. (RA)6:13- Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. (BV)6:14- Quanto a mim, não permita Deus que eu me gabe de coisa alguma, a não ser da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por causa dessa cruz meu interesse por todas as coisas atraentes do mundo já foi morto há muito tempo, e o interesse do mundo em mim também há muito está morto. (RA)6:14- Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. (BV)6:15- Não faz diferença nenhuma agora se fomos circuncidados ou não; o que vale é se fomos realmente mudados em pessoas novas e diferentes. (RA)6:15- Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. (BV)6:16- Que a misericórdia e a paz de Deus sejam com todos vocês que vivem por esta norma, e com todos quantos, em toda parte, pertencem realmente a Deus. (RA)6:16- E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. (BV)6:17- Daqui por diante tenham a bondade de não discutir comigo sobre estas coisas, pois eu carrego em meu corpo as cicatrizes das surras e das feridas causadas pelos inimigos de Jesus, que me marcam como escravo dele. (RA)6:17- Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus. (BV)6:18- Queridos irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês. Com estima, Paulo (RA)6:18- A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!
  • 11. Envie este texto bíblico que você acabou de ler aos teus melhores amigos. É a Palavra de Deus. Jesus disse em João 5:39 “ vocês estudam as Escrituras, porque crêem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras conduzem a mim! Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna!”. CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA Alimente-se da Palavra de Deus. Jesus disse: “ Quem de mim se alimenta, por mim viverá” Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /. res /A4FEBF73018AD203!122 clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
  • 12. www.mensagensvirtuais.com.br