50548426 economia-1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

50548426 economia-1

on

  • 1,265 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,265
Views on SlideShare
1,265
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
11
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    50548426 economia-1 50548426 economia-1 Presentation Transcript

    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Capítulo 1: Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista A importância dos conceitos: o “economês” e as propagandas de escolas de idiomas  Propaganda: Turistas brasileiros tentando se comunicar em outros países e se atrapalhando completamente com os falsos cognatos. Qual é a mensagem????
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista A importância dos conceitos: o “economês” e as propagandas de escolas de idiomas  Linguagem específica entre os especialistas: idéias são apresentadas e discutidas sempre a partir de argumentos construídos sobre conceitos e termos que têm um significado preciso, que não necessariamente coincidem com aqueles que se aplicam na linguagem cotidiana.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista A importância dos conceitos: o “economês” e as propagandas de escolas de idiomas  Com isto, assim como ocorre com aqueles que preferem estudar o idioma do país a ser visitado antes de empreender a viagem, pretende-se evitar o desperdício de tempo e de energia na comunicação entre os profissionais da área.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Dois conceitos  Escassez: limitação de recursos de qualquer sociedade para fazer frente às necessidades e desejos dos indivíduos;  Recursos ou fatores produtivos: elementos necessários à produção de todos os bens e serviços existentes. Estes recursos são mais conhecidos como fatores produtivos.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Economia O foco de análise da Ciência Econômica é a escassez e suas conseqüências. Definição: Economia é a ciência da escolha , quando os recursos são escassos, ou seja, insuficientes para satisfazer necessidades e desejos ilimitados dos indivíduos.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Economia  Estudar Economia é estudar o processo de tomada de decisão em um ambiente de escassez. ● Assim, o economista analisa o comportamento individual ou coletivo, partindo da hipótese de que os indivíduos cotidianamente possuem objetivos atingíveis e tendem a escolher a melhor forma para alcançá-los. Essencialmente, é essa a racionalidade econômica.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Duas Idéias Básicas 1. Custo de oportunidade 1. Decisões Racionais: Custos e Benefícios Marginais
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Custo de Oportunidade  Termo utilizado para designar o custo da escolha realizada, que decorre dos benefícios que estavam associados à melhor alternativa não selecionada.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Custo de oportunidade x Custo contábil  Importante: Identificar os custos irreversíveis ou irrecuperáveis
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Decisões Racionais  Avaliação de Custos e Benefícios  Benefício marginal é o acréscimo ao benefício total decorrente de uma pequena variação na ação realizada.  Custo marginal é o acréscimo ao custo total decorrente de uma pequena variação na ação realizada.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Método de Trabalho: modelos  Modelo: descrição de algum aspecto da realidade econômica que inclui apenas aquelas características que são essenciais para sua compreensão
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista O papel das hipóteses e dos modelos  Parábola “Do Rigor na Ciência”, de Jorge Luis Borges:  História de Império que logrou tal excelência na arte da cartografia que o mapa de uma Província era tão detalhado que tinha o tamanho de uma cidade, e o mapa do Império era tão completo que ocupava uma Província inteira.  O Colégio de Cartógrafos, entretanto, não satisfeito, decidiu fazer um mapa perfeito do Império. Para tanto ele teria exatamente o tamanho do Império e coincidiria com ele em todos os pontos.  As gerações seguintes, menos viciadas no estudo da cartografia, entenderam que um mapa assim, de escala 1 por 1, de tão detalhado tornara-se completamente inútil e por isso o deixaram ser destruído pelas inclemências do sol e dos invernos.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista O papel das hipóteses e dos modelos  Deste modo, é fácil concluir que um modelo é – e deve ser – mais simples do que a realidade que ele descreve.  Estesmodelos podem ser apresentados tanto por meio de gráficos como por meio de equações matemáticas.  Assim como o “economês”, as equações e os gráficos são muito úteis para a comunicação entre os profissionais.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção  Fronteirade Possibilidades de Produção: representa o conjunto de todas as combinações possíveis de produção que podem ser obtidas a partir de uma determinada dotação de fatores produtivos e uma dada tecnologia.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção do Náufrago Possibilidades de Produção de Alimentos e Peixes na Ilha do Náufrago Peixes Vegetais e Frutas Ponto (unidades) (kilogramas) A 0 15 B 1 12 C 2 9 D 3 6 E 4 3 F 5 0
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção do Náufrago
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção  Este modelo simples pode ser aprofundado para uma economia um pouco mais complexa com mais trabalhadores e mais fatores produtivos.  Simplificação: nesta economia continuam sendo produzidos apenas dois produtos, que neste caso, serão telefones medidos em unidades e alimentos medidos em kg.
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção Possibilidades de Produção de Alimentos e Telefones Telefones Alimentos Ponto Variação Variação (unidades) (kilogramas) A 0 30 B 1 +1 28 –2 C 2 +1 24 –4 D 3 +1 18 –6 E 4 +1 10 –8 F 5 +1 0 – 10
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção 35 30 A 25 B H C Alimentos 20 15 D G 10 E 5 F 0 0 1 2 3 4 5 6 Telefones
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Fronteira de Possibilidades de Produção  O que determina o formato da Fronteira?
    • Introdução à Economia 1 Os Princípios e o Método de Trabalho do Economista Microeconomia e Macroeconomia  Microeconomia lida com a análise do comportamento de agentes econômicos individuais – consumidores, trabalhadores, investidores, firmas etc.  Macroeconomia : foco de análise sobre o funcionamento da economia como um todo, e não de mercados individuais.