• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Escandinávia  suécia 2011
 

Escandinávia suécia 2011

on

  • 1,231 views

Sweden tour for Brazilians

Sweden tour for Brazilians

Statistics

Views

Total Views
1,231
Views on SlideShare
1,231
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
18
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • O brasão real mostra a figura da Suécia como o “Leão do Norte”. Na bandeira nacional, a cruz de São Jorge, que também está presente nas bandeiras dos demais países escandinavos (mas com outras cores).
  • Durante a dinastia Vasa a Suécia expandiu seus territórios, ocupando áreas que atualmente pertencem a Noruega, Finlândia e Estônia
  • Jean Bernadote foi eleito pelos suecos rei da Suécia em 1810, mas só assumiu o trono do país 8 anos depois com a morte do rei sueco, que não deixava herdeiros naturais ao trono.
  • O bar está localizado na recepção do Hotel Nordic Sea (Vasagatan 4), ao lado do terminal rodoviário de Estocolmo, e é preciso fazer reserva antecipada para grupos. Custo de SEK 180 por pessoa (em 2010).
  • O sistema de metrô de Moscou, na Rússia, foi um dos primeiros do mundo a introduzir o conceito de uso das estações como áreas de exposição de obras de arte, desde a década de 1930.
  • O ferry Symphony (Silja Line) foi construído em 1991, transporta 2.800 passageiros e tem 300 tripulantes. Tem 13 decks (andares) atendidos por 4 baterias de elevadores. Opera sob bandeira Finlandesa. Horário do embarque: 16 horas. Horário da Partida de Estocolmo: 18 horas. Há 2 turnos de jantar: 16,45 e 19,45 hs. Os grupos são marcados para o 2º. Turno, mas é preciso ir ao restaurante marcar as mesas. Na madrugada é feita uma parada na Ilha de Marimamhein (com embarque e desembarque). O café da manhã é servido das 7 às 10 horas (horário de Helsinque). Chegada a Helsinque: 10 horas da manhã no horário de Helsinque (ou 9 horas no horário Sueco).
  • Malmo e Gotemburgo são cidades incluídas apenas no roteiro rodoviário entre Copenhague e Oslo. Nos roteiros que incluem pernoite navegando nos ferries da DFDS entre Copenhague e Oslo, não há visita a cidade de Gotemburgo (tour de contato).
  • A estação central de Gotemburgo é o ponto de encontro com os guias locais para passeios na cidade. Lá também há casas de câmbio, lanchonetes e banheiros públicos.

Escandinávia  suécia 2011 Escandinávia suécia 2011 Presentation Transcript

  • Guia Mauro Friedrich Maurofriedrich@gmail.com Julho 2012
  •  Área: 440.945 km2 (é o 5º. maior país da Europa em extensão territorial, sendo 8% do país coberto por água, sendo dividido em 29 províncias). População: 9 milhões de habitantes (90% de Luteranos desde 1536) Capital: Estocolmo (com 1,5 milhão de habitantes) Maiores cidades: Gotemburgo ( 513 mil habitantes) Malmô (276 mil habitantes)] Uppsala (na região metropolitana de Estocolmo, com 178 mil habitantes) Língua oficial: Sueco, mas o norte do país fala também a língua Sami (Lapão) e finlândes Sistema de Governo: Monarquia constitucional e parlamentarista.Dados básicos Mapa atual do país
  •  1150 a 1160 – O rei Eric IX faz uma cruzada contra os pagãos da Finlândia, e anexo o seu território à Suécia, dominando por 6 séculos.  1319 – O rei norueguês Magnus VII unifica a Suécia e a Noruega, enquanto a Liga Hanseática acaba dominando a economia da Os vikings foram os primeiros conquistadores Noruega. e comerciantes suecos, e basicamente  1397 – 1814 – A rainha da Dinamarca, tiveramo mesmo desenvolvimento dos vikings Margarete I, consolida os 3 reinos da dinamarqueses e noruegueses, da qual a escandinávia na chamada União de Kalmar, Suécia também fez parte do mesmo reino  Numa tentativa de enfrentar a poderosa Hansa escandinavo. (Liga Hanseática). A Ilha Bjorjko no lago Malaren (Estocolmo)  1618-1648 – Guerra dos 30 anos entre a estava a vila de Birka, a primeira cidade da Dinamarca e a Suécia, em sua maior parte no peninsula escandináva na época viking. Viviam reinado do rei dinamarquês Christiano V. ali cerca de 1 mil pessoas, que se dedicavam  1523 -1560 – A Dinastia Wasa, com o rei ao artesanato e ao comércio. sueco Gustav II Adolf Wasa , (foto), marca o 830 – 850 DC – O monge beneditino francês fim da união da Suécia com a Dinamarca e Anscário (chamado de O Apóstolo do Noruega. Norte) dá início a uma comunidade cristã em  1600 – a Suécia possuía grandes reservas de Birka e ali constrói uma capela. cobre e ferro, além de fornecer carvão vegetal Vikings suecos avançam para as terras do leste à Inglattera. (atuais Finlândia e Rússia). A palavra Russa significa “louro” ou “escandinavo”), em busca de terras e trocas comerciais.Os vikings Idade Média
  •  A Suécia atual é o resultado das Guerras Napoleônicas na Europa, pois não havia participado das alianças dos países contra Napoleão. 1809 – A Finlandia, que era parte da Suécia, é tomada pela Rússia. 1815 – Os tratados de Viena redividiu os territórios das nações européias. A Suécia perdeu grande parte de seu território para a Alemanha, para a Finlândia e  Jean Bernadote foi general francês que lutou a Rússia. Porém em contrapartida, anexou a com as tropas e Napoleão. No entanto, Noruega à Suécia, desmembrando-a da Dinamarca discordava de muitas coisas com Napoleão, e (sem consulta ou anuência dos noruegueses sobre a como rei sueco, chegou lutar contra o exército anexação). francês do qual já tinha pertencido. A linhagem dos atuais monarcas suecos começou com ele. As forças suecas foram comandadas na última  Bernadote era casado com Desirée Clairy, guerra napoleônica pelo ex-marechal francês, Jean antiga amante de Napoleão, e para ser rei Baptiste Bernadotte (foto), que acaba sendo sueco, deixou o Catolicismo Romano e adotou escolhido em, 1810 como o sucessor ao trono sueco o Luteranismo. e noruegues que assumiu em 1818 e lá ficou até  Seu governo conduziu a Suécia a uma política 1844 (com o nome de Carlos XIV). Bernadotte nem de neutralidade, aliando-se à Rússia contra a falava sueco e nem gostava do país em que se França. tornara rei.  Bernadote era um revolucionário francês, e ao morrer em 1844 descobriu-se em seu corpo uma tatuagem em francês “Mort aux rois” 1814 - Pós Napoleão (Morte aos Reis).  Sua história de vida foi pontuada por várias situações paradoxais.
  •  Séculos XIX e XX – O desenvolvimento industrial da Suécia deve-se, em parte, ao grande sucesso de seus reconhecidos cientistas e inventores e empresas, entre eles: Anders Celsius - foto 1846 – Inicia-se a primeira - (físico que desenvolveu o grande leva de imigrantes suecos termômetro em 1734); L.M. para os Estados Unidos. Ericsson (inventor da mesa 1901 – No ínicio do século XX, a telefônica e da empresa que Suécia era um país de economia leva seu nome); Alfred Nobel muito pobre e (o inventor da dinamite e da predominantemente agríciola, borracha sintética); Volvo embora o solo não fosse fértil e (empresa de 1920); Electrolux apenas 2.5% do solo do país era (fabricante de cultivado com cereais e batatas. eletrodomésticos); Scania 1905 – A Noruega separa-se da (fabricante de veículos Suécia, tornando-se um país pesados). independente.  Destaca-se também sua 1914 – 1918 – A Suécia indústria de material bélico, manteve-se neutra na I Guerra que exporta produtos para os Mundial. EUA e até para o Brasil.  Em menos de 100 anos, o país 1940 – 1945 – A Suécia tornou-se num exemplo de continua neutra na II Guerra prosperidade e paz, bem Mundial, mas se viu obrigada a estar-social e um dos mais dar passagem a tropas nazistas ricos do mundo. que ocuparam os países  1958 – Copa do Mundo de escandinávos. A Rússia tenta Futebol na Suécia. Brasil ganha invadir mais ainda o território da seu primeiro título de Finlândia, mas não obtem êxito. campeão, com Pelé e Até os dias de hoje, a Suécia não Garrincha. participa de nenhuma aliança militar (seja Otan ou Pacto de Varsóvia).
  •  Alfred Bernhard Nobel - foto (Estocolmo, 21/10/1833 – San Remo, Itália, 10/12/1896) foi um dos mais famosos químicos e inventor sueco. Em sua infância (aos 4 anos de idade), viveu mais de 20 anos em Saint Petersburg, na Rússia, com sua família. Retornou à Suécia em 1863, formou-se em Química e Física e viveu grande parte de sua vida envolto em seus trabalhos científicos e invenções, entre as quais as mais famosas: DINAMITE , EXPLOSIVOS INDUSTRIAIS e a BORRACHA SINTÉTICA. Nobel conheceu em 1864 o inventor da Nitroglicerina, o italiano Ascânio Sobrero, e desenvolveu seu invento para a DINAMITE (uma forma maleável do explosivo, com grande utilidade na indústria de construção civil, em especial de ferrovias), patenteada por Nobel em 1866. O inventor sueco trabalhou intensamente em seus vários laboratórios, localizados em Estocolmo, Hamburgo, Andeer, Paris, Karskolga e San Remo (Itália). Quando morreu aos 63 anos de idade, deixou 355 projetos patenteados e havia construído empresas em 90 cidades de 20 países Foi na cidade sueca de Karslkoga que Nobel registrou em cartório seu polêmico testamento, onde após sua morte todas as suas ações em Desde 1901, os prêmios Nobel são entregues no dia empresas seriam vendidas e criariam a Fundação Nobel, com ativosno 10 de dezembro anualmente valor na época de 31,5 milhões de coroas suecas, e anualmente os lucros nas categorias: Fisica, do investimento deste fundo seriam distribuidos em forma de prêmios Química, Medicina, àqueles que contribuiram para o benefício da humanidade no ano anterior. Literatura, da Paz (o único A família de Nobel tentou anular o testamento e ficar com a fortuna dele. entregue em Oslo). O Banco da Suécia oferece o prêmio do Nobel de Economia
  •  1810 – O parlamento sueco reúne-se no Castelo de Orebro e escolhe o então Marechal francês Jean Bernadotte como futuro sucessor do trono sueco, dando origem a atual dinastia dos monarcas suecos.Histórico  Século XIX – Orebro destaca-se como importante centro produtor de calçados da Suécia.  Século XX – A cidade cresce e sua economia  População: 130 mil habitantes diversifica-se, desaparecendo a indústria  Distância: 200 km de Estocolmo calçadista e tornando-se atualmente em centro regional nas áreas de educação e  É cidade industrial e centro universitário. saúde.  Origem do nome: em idioma sueco, Orebro  Universidade de Orebro é uma das maiores da significa “ponte de pedra”, pois está as Suécia margens do rio Svartan – rio Negro –onde na  É a cidade das bicicletas, comntando com mais Idade Média foi construída a ponte de pedra de 140 km de ciclovias. sobre o rio ligando à estrada que ali existia.  No século XIII só existia a ponte de pedra e  PONTOS TURÍSITICOS uma torre de defesa, próxima a ponte. Depois foi construída a Igreja de São Nicolau, na atual  Castelo de Orebro praça da cidade, que tranformou-se numa fortaleza até o século XIV.  Parque Wadkoping – vila aberta em 1965 com edifícios de madeira típicos da cidade no  O Rei Karl IX transformou o Castelo de século XIX. Orebro, entre 1573 e 1627, num castelo renascentista. Este castelo estava numa ilha do  Swanpem – famosa caixa dágua, construída rio Svartan, onde é atualmente a resid~encia em 1958, com 50 metros de altura, também do governador do condado, centro cultural e chamada de “O Cogumelo” e tem um restaurante. restaurante no topo.
  • O Castelo foi reconstruído em estilo renascentista no século XVI, sendoatualmente o principal ponto histórico da cidade
  • Casas de madeira que exisitiram nacidade entre 1580 a 1620 formam omais importante museu a céu aberto da cidade de Orebro.
  • Com 50 metros de altura, esta caixa dágua foi construída em,1958 e conta com um restaurante no topo da torre
  •  População: 1,5 milhão de habitantes É a capital da Suécia, a maior e mais rica cidade do país. O arquipélago de Estocolmo tem 24 mil ilhas, mas a cidade está espalhada em apenas 14 ilhas. Stockolm em sueco significa “Ilha das toras de madeira”, que ali existiam em suas florestas e que foram sendo extraídas e comercializadas pelo mar Báltico, até se tornarem extintas. GAMLA STAN – (Bairro antigo) foto acima – Foi a primeira ilha a ser ocupada pela cidade a partir do século XIII, e até hoje estão intactos os prédios e edificações coloridas, edificados em sua maioria na Idade Média.
  •  Gamla Stan é a região onde a cidade de Estocolmo foi criada e comprrende apenas uma pequena ilha de Stadsholmen, cuja ocupação começou no século XIII, e hoje a cidade estende-se para 14 ilhas próximas, muitas delas ligadas por pontes entre si. Até 1980, o nome oficial era Stadden mellen broarna, que significa “cidade entre as pontes”. Hoje, Gamla Stan é um bairro autônomo na cidade de Estocolmo. Stortorget (foto acima ) é a praça principal no interior do centro antigo da cidade, onde estão os prédios em sua maioria construídos na Idade Média com arquitetura gótica alemã. Ali os prédios eram as casas de negócios e residência de ricos comerciantes da cidade, incluindo a antiga Bolsa de Valores da cidade. O imenso Palácio Real (foto abaixo) também está localizado em Gamla Stan, levou 68 anos para ser construído inicialmente em estilo renascentista, e depois em estilo barroco. O bairro ficou abandonado entre os séculos XIX e XX, e passou por uma reforma urbana em 1980, que o transformou em atração turística.
  • Carl XVIGustav, atualmonarca suecodesde 1973,casado com arainha Silvia daSuécia, quetemdescendênciamaternabrasileira.  No verão, a cerimônia da troca da guarda real ocorre diariamente às 11,30 hs da manhã no Palácio Real, com desfile da tropa à cavalo pelas ruas da cidade. Os uniformes de gala remontam às origens da Guarda Real no século XVI, e fazem parte das Forças Armadas Suecas
  • É um dos maiores palácios reais do mundo (supera em dimensões o Palácio de Buckingan, em Londres), usado até hoje pelos monarcas suecos. Construído no mesmo local de uma antiga fortaleza do século XIII, a partir de 1692 e foi finalizado em 1760, com 4 alas dispostas nos pontos cardeais.Stockolms Slott, o nome do palácio em sueco, é também a residência oficial dos monarcas suecos e o maior de seus palácios. A residência particular dos monarcas é o Palácio de Drottingholm, localizada nas cercanias de Estocolmo.
  •  A escultura do Menino de Ferro, localizada a poucas quadras do Palácio Real em Gamla Stan, é considerada “a menor escultura em praça pública da cidade (e talvez no mundo)”, devido a sua dimensão  Nas construções mais antigas de Gamla Stan, diminuta. podemos ver o uso de pedras rúnicas da era viking Turistas depositam objetos, dinheiro inclusive, e que foram usadas na construção das fundações do esfregam as mãos na cabeça da escultura buscando prédio. A partir do século X, o Catolicismo foi atrair sorte em sua visita. adotado pelos vikings e as runas místicas tornaram-se pedras comuns e material de obra. O Pequeno Pedras Rúnicas originais Menino de Ferro
  •  A Igreja de Santa Gertrude ou Igreja dos Alemães (Tiska Kirkan), em Gamla Stan, foi construída na Idade Média (1550) pelos ricos comerciantes alemães da Liga Hanseática, que comercializavam em Estocolmo a madeira e lingotes de ferro. Originalmente, a igreja era de confissão católica romana e frequentada apenas pelos comerciantes alemães. Como a maioria das igrejas escandinavas, em 1536, com a Reforma Protestante, tornou-se também um templo de confissão Luterana (religião oficial do país e seguida pela maioria dos suecos). Santa Gerturdes é a santa padroeira dos viajantes. Na Suécia há apenas 3 igrejas católicas romanas, que são frequentadas em sua maioria por imigrantes.Igreja de Santa Gertrude
  • O imponente prédio no centro de Estocolmo data de 1908,projetado por Frederic Lilljekvist. É palco nacional para peças dramáticas apenas
  •  O prédio da atual Prefeitura de Estocolmo (Stadhus, em sueco) foi construído entre 1911 e 1923, em estilo do Renascimento italiano, e por isso foram usados tijolos feitos à mão com a mesma técnica dos monges franciscanos da Idade Média. O magnífico prédio é a sede da administração municipal de Estocolmo, onde se reunem os membros do Conselho do Condado, com mandatos de 4 anos e sem remuneração pelo seu cargo. No dia 10 de dezembro, que marca a data da morte de Alfred Nobel, o Salão Azul (projetado para parecer com uma praça italiana) é o local de entrega dos famosos prêmios Nobel (exceto o prêmio da Paz entregue em Oslo), na presença de 1.300 convidados para o jantar de gala (foto abaixo), que ali se realiza.Stadhus (Prefeitura)
  •  A maior e principal sala da Stadhus  No alto da sala, está o maior órgão musical da (Prefeitura de Estocolmo) chama-se Sala Escandinávia (e o 2º. Maior do mundo, pois o o Azul (Blue Hall), mas suas paredes são maior órgão musical do mundo está na recobertas por tijolos vermelhos picotados Austrália). O órgão da Stadhus conta com 10 à mão (que no projeto original seriam mil tubos posteriormente pintados na cor azul, daí o nome), mas o arquiteto gostou do efeito de luz da sala e manteve o tijolo sem pintura. A concepção da sala é reproduzir uma praça do Renascimento italiano. Stadhus – Sala Azul
  •  A Sala Dourada, decorada com mosaicos formados por 18 milhões de pedaços de ouro de 24 quilates e 1 milhão de pedaços de outros materiais (cerâmica, vidro etc), é a segunda maior sala do prédio e igualmente vistosa. No painel principal, ao fundo (foto ao lado), vemos a figura de mulher que representa a rainha do Lago Melarmen (o 3º. maior lago do país), mostando a cidade de Estocolmo entre o oriente e o ocidente. O Brasil está representado no painel no pequeno avião 14 Bis dando a volta a Torre Eiffel, pilotado por Santos Dumont. Apesar da pompa, a sala é usada como área de bufê para os garçons que servem o grande jantar de gala do prêmio Nobel da noite de 10 de dezembro.Stadhus - Golden Hall
  •  A Sala do Conselho representa a antiga arquitetura de casas vikings, onde o teto é o ornamento principal representando o fundo de um barco viking, embora pareça madeira pintada é feita em concreto pintado como se fosse madeira. Na parte central da sala, sentam-se os membros do conselho da cidade (idêntica à Câmara de Vereadores no Brasil), que expressam seu voto através de 3 botões eletrônicos em cada mesa (sim, não e abstenção). Na laterais da sala, há platéia para o público em geral e para a imprensa.Stadhus – Sala doConselho
  •  Os corredores de acesso à Sala do Conselho estão repletos de ante-salas e dos escritórios dos membros do Conselho. Na Grande Ante-Sala (foto maior) os membros reunem-se informalmente para conversas. Na Pequena Ante-Sala, vizinha à Sala do Conselho, está uma exibição de medalhas e presentes recebidos pelas autoridades municipais de Estocolmo (foto menor, uma placa comemorativa).Stadhus – Ante-salas
  •  Uma das tradicionais premiações da administração municipal de Estocolmo é a concessão da Chave da Cidade a pessoas ilustres, que tenham prestado serviço relevante à cidade. A prática deste tipo de honraria, remonta aos tempos de Roma antiga, que obrigavam a seus generais a só entrarem em cidades romanas com a devida permissão (com os soldados marchando, tambores batendo e espadas embainhadas). Era uma medida prática para evitar que generais ambiciosos tomassem de assalto as cidades, usando as tropas do próprio Império Romano ( o que geraria um golpe de estado). Na Idade Média, a maior parte das cidades européias importantes e ricas eram protegidas por muralhas bem altas, e a única forma de entrar e sair da cidade era por um portão de madeira (geralmente fechado às 18 horas e somente reaberto na manhã seguinte às 6 horas da manhã), para evitar ataques de tropas inimigas. As Chaves da Cidade eram guardadas sob a responsabilidade do Prefeito (autoridade máxima na cidade), e uma das demonstrações de afeto e confiança à alguém que apresentasse serviço relevante à cidade era ser premiado com a cópia (simbólica) das Chaves da Cidade, representando a possibilidade de livre acesso à cidade. Na pequena ante-sala, vizinha á Sala do Conselho, podemos ver diversos exemplares de premiações de Chaves da Cidade recebidas ou concedidas pela municipalidade de Estocolmo.Stadhus – Chaves daCidade
  •  Sala dos Tapetes é uma pequena  A Galeria do Príncipe é uma sala ante- sala da chamada Galeria do paralela ao Salão Dourado, e tem uma Príncipe, onde as parades estão das paredes decoradas com painés recobertas com imensas e raríssimas pintados pelo príncipe Eugene tapeçarias francesas do século XV, que Bernadotte, que procurou representar foram doadas à Suécia pela França. em sua pintura aspectos da paisagem Nesta sala são realizadas as cerimônias de Estocolmo. de casamento civil na Prefeitura de  O outro lado da sala tem imensas Estocolmo. janelas que permitem ver a parte externa e a bela paisagem da cidade. A Os arabescos das janelas da sala idéia é que as pinturas sirvam como um reproduzem os mesmos arabescos complemento da paisagem real. trançados na tapeçaria antiga.  Outro aspecto interessante, são os candelabros de parede, instalados sobre espelhos, que reproduzem a figura de um candelabro inteiro, quando só existe uma só metade da luminária.Stadhus – Sala dos Stadhus – Galeria doTapetes Príncipe
  •  O navio de guerra Vasa foi construído em Estocolomo entre 1625 e 1628, tem 69 metros de comprimento e 11,70 metros de largura e 3 mastros com 52,5 metros de altura. A popa tem 19 metros de altura e´é decorada com figuras de madeira entalhada.  É o museu mais visitado da Escandinávia.O Vasa afundou no dia de sua inauguração em 10 de agosto de 1628, ficou333 anos submerso nas águas frias do Báltico, e foi retirado do mar em 1961
  •  Gustav Adolf II Vasa (1594 – 1632) foi rei da Suécia de 1611 a 1632, protestante e grande estrategista militar de seu tempo, introdutor do conceito de artilharia ligeira nas guerras da época, que não foram poucas. Alcunhado de “Leão do Norte”, o rei fez guerras contra a Dinamarca, a Rússia No mapa vemos a Suécia no tempo de Gustav e a Polônia (até 1629). Adolf II Vasa. O grande império sueco formou-se Participou da Guerra dos 30 anos a favor dos em 1523 ainda no reinado de Gustav I, protestantes, onde derrtotou e matou 2 grande consolidado pelo Tratado de Roskild de 1658 generais católicos, e morreu também em batalha. compreendendo territórios que atualmente são O rei encomendou a construção de 4 grandes navios parte da Noruega , Finlândia e Estônia. de guerra aos estaleitos de Estocolmo, do qual o Para defender este território, Gustav Adolf II navio Vasa foi o primeiro e único a ser construído lançou-se em guerras contra a Polônia. como o maior navio de guerra feito de madeira, que Esse território foi modificado a partir de 1809, chegou quase totalmentte preservado até os dias com a guerras napoleônicas, com a Finlandia atuais. tornando-se um Grão Ducado Russo.
  •  O navio Vasa foi projetado por 2 experientes mestres de construção naval, e apesar da Suécia já ter uns 20 navios de guerra na época, esse seria o primeiro de uma série de 4 grandes navios, feitos com 700 metros cúbicos de madeira, e com peso total de 1.500 toneladas, com capacidade de 450 tripulantes e 64 canhões de ferro maçico, que usavam balas de ferro de 11 kg cada uma. O navio foi o maior mega-projeto da consrução naval da época entre 1625 e 1628. Era considerado a maior arma de guerra do rei Gustav Adolf II Vasa, e como o país estava envolvidos em guerras na época, o navio precisava estar pronto o quanto antes.
  •  O rei Gustav Adolf II Vasa estava no campo de ã O construtor Henrik Hybertson teria batalha na Polônia quando o navio Vasa afundou calculado mal o peso da estrutura do navio, em sua viagem inaugural, nas proximidades de usando tabelas inadequadas ao projeto. Ele Estocolmo, em 10/08/1628, matando entre 30 a morreu em 1627, um anos antes da 50 homens de sua tripulação. inauguração do navio. Tal notícia do afundamento do seu maior navio de a O rei mandou acrescentar mais um deck de guerra, construído por experientes mestres canhões (o Vasa tinha 2 decks de canhões, carpinteiros da construção naval sueca, deixou o quando os navios da época tinham apenas 1), rei furioso e provocou a prisão do Capitão do sem levar em consideração os aspectos Navio, Sofring Manson, assim como foi aberta uma investigação para saber as causas do acidente. técnicos de aumento de peso na estrutura do navio. Muitas foram as teorias usadas para explicar o n O almirante sueco Klas Fleming chegou a acidente, mas depois de muitos anos de estudo do assunto, chegou-se a conclusão que uma série testar o casco do navio ainda no estaleiro, e os de fatores contribuiram para inviabilizar a resultados apurados exigiam providências existência do navio como embarcação. técnicas que não foram tomadas para não atrasar a entrega do navio à frota do rei. Um dos principais fatores foi a atitude do próprio rei que solicitou acréscimos no projeto que já a O capitão do navio, Sofrig Manson, permitiu estava em construção, o que aumentou muito o que o navio navegasse com as comportas dos peso da embarcação. canhões abertas. Um erro primário em embarcações que jamais havia navegado antes. As possíveis causas doBreve histórico acidente
  •  O pesquisador amador ANDERS FRANZEN – foto - (1918-1993) foi o idealizador do projeto de salvar o navio Vasa e tirá-lo do fundo do mar. 1629 – Um ano depois do naufrágio foram feitas as primeiras tentativas de retirar o navio do fundo do mar. Infrutíferas. 1950 – Franzen faz um levantamento de 12 navios antigos que poderiam ser localizados no fundo do mar. 1954 – 1956 – Durante 2 anos ele concentra esforços na busca do navio Vasa, com pesquisas amadoras e técnicas simples, que localizam os destroços nas águas próximas a Estocolmo, a 32 metros de profundidade. 1957 – A marinha sueca e uma empresa especializada em resgate de destroços começam a recuperar objetos do navio. 1958 – Os 3 últimos canhões do navio são recuperados (os demais já haviam sido retirados em 1629). 1959 – Inicia-se a primeira etapa de preparar o caso para içá-lo a superfície, numa delicada e minuciosa operação de máquinas e cabos de aço, envolvendo 18 estágios de trabalho. 24/04/1961 – O casco do Vasa volta a superfície depois de 333 anos assentado no fundo do mar de águas frias, que petrificaram a madeira e a conservaram. 1961 – O primeiro museu Vasa abre ao público. 1962 a 1979 – Toda a estrutura do navio é aspergida com Polietileno Glicol (PEG) para evitar que a madeira encolhesse, e o processo de secamento durou mais 9 anos. 1988 – O Vasa chega ao atual local onde foi construído o museu que o encapsula numa estrutura de concreto. 1990 – o novo museu é inaugurado.
  •  Fundado em 1891, o Parque Skansen reúne cerca de 150 casas de madeira, tradicionais nas áreas rurais da Suécia, formando o primeiro museu a céu aberto do mundo. Com várias atividades culturais, o visitante pode conhecer o passado da Suécia e aspectos da vida rural, que após o século XX, o país tranformou em história, graças ao avanço de sua economia, da sua indústria e dos padrões sócio-econômicos de sua população.
  •  Um bar onde tudo é feito de gelo: as mesas, a decoração, as paredes e os copos das bebidas. E o visitante, que se expõe a uma temperatura méda de 5 graus Centígrados negativos, pode permanecer lá dentro por até 45 minutos e viver uma experiência de estar vivendo no Pólo Norte. O bar foi construído dentro uma área frigorificada, onde blocos de gelo natural são usados para dar forma as paredes e objetos do bar. A atração da cidade é patrocinada pela Vodka Absolut.
  •  As estações do metrô de Estocolmo (em especial as da linha azul) destacam-se pelas exibições de arte moderna, ousada e suas concepções inovadoras, criadas por inúmeros artistas suecos e estrangeiros. O sistema de metrô foi inaugurado nos anos 1950, e atualmente conta com 110 km de vias e 100 estações, das quais 90 delas são também usadas como área de exposição de arte. O bilhete de metrô permite o acesso ao sistema de transportes e também como ingresso para a maior exposição de obras de arte do mundo
  •  O Solna Stadium está sendo reformado e deverá estar pronto em 2010 com novo nome Swedbank Arena, com capacidade para 50 mil pessoas em partidas de futebol e 65 mil espectadores em concertos e teto retrátil. As obras de renovação vão custar Euros 225 milhões. Aqui, em 1958, o Brasil conquistou pela primeira vez a Taça Jules Rimet da Copa do Mundo de Futebol, com Pelé e Garrincha na equipe.
  •  A viagem entre Estocolmo e Helsinque é feita através de linhas de ferries boats, Silja Line e Vikings Line, com saídas diárias a partir das 18 horas, cruzando o mar Báltico A bordo dos moernos ferries, há lojas, bares e restaurantes e cassinos com shows noturnso do mesmo padrão de um navio transatlântico. Neste pernoite, as bagagens são transportadas num container no setor de carga do navio. Os passageiros embarcam apenas com sua bagagem de mão e a roupa necessária para o pernoite.
  • Malmo é a cidade sueca de 276 mil habitantes (a 3ª. maior cidade do país) que liga-se a Copenhague, na Dinamarca, pela ponte internacional do estreito de Oresund. A cidfade foi porto da Hansa na Idade Média, quando seu território pertencia ao reino da Dinamarca. Foi um dos primeiros pólos industriais do país.O portentoso prédio Turning Torso, com 54 andares e 190 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e inaugurado em 2005. É o prédio mais alto da Suécia, e no 49º. andar há um observatório panorâmico, com vista para a Dinamarca.Em alguns roteiros rodoviários atravessa-se a ponte internacional de Oresund entre a Dinamarca e a Suécia.
  •  É a segunda maior cidade da Suécia, com 513 mil habitantes, e está localizada na foz do rio Gotta que deságua no estreito de Kattegat, sendo portanto um porto marítimo (o maior dos países escandinávos) A Estação Central da cidade é o principal ponto de referência da cidade, que também tem vários canais artificiais pela cidade. A cidade foi fundada em 1621 pelo Rei Gustav Adolf II Vasa, para melhor controle da área oeste do país exposta a influências da Noruega e da Dinamarca. Em 1658 o Tratado de Roskild confirmou a posse sueca do território, e Gotemburgo começou a crescer como principal porto comercial da Suécia.
  •  Apesar de ser considerada uma cidade grande na Suécia, Gotemburgo tem o modo de vida tranquilo e pacato como a maioria das cidades suecas. O trânsito na cidade causa alguns imensos engarrafamentos, pois as rodovias em volta da cidade são também usadas pelos caminhões de carga que se destinam ao porto. Não é propriamente uma cidade turística, pois é também um dos centros indutriais suecos mais desenvolvidos. A visita a Gotemburgo se dá nos roteiros que seguem por via rodoviária de Copenhague a Oslo, onde a passagem pela cidade faz parte do caminho.