Escandinávia – finlândia 2011

625 views
520 views

Published on

Finland tour for Brazilians

Published in: Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
625
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Escandinávia – finlândia 2011

  1. 1. Escandinávia – Finlândia 2011 GUIA MAURO FRIEDRICH MAUROFRIEDRICH@GMAIL.COM FEVEREIRO 2011
  2. 2. Finlândia - Histórico Área: 338.127 Km2 (é o 6º. maior país da Europa em área, sendo  Suomi – nome oficial do país em finlandês 10% de sua área formada por lagos, 69% de florestas e 8% são  1150 a 11 60 – o rei Eric IX da Suécia fez uma cruzada contra os povos pagãos de terras cultivadas). Finlandia, e anexou o território finlandes à Suécia. População: 5,3 milhões de habitantes ( a  1249 – Início da ocupação dos suecos no território da Finlândia. densidade demográfica é de 17 hab/km2, o que o  12//06/1550, - Fundação da cidade de Helsinque. torna um país pouco habitado) Idiomas: 93% falam  Até 1809 – o território da Finlândia pertencia à Suécia há mais de 6 séculos. finlandês (de origem fino-úgrica) e 5,5% falam  1809 a 1917 – A Finlandia tornou-se um Grão Ducado autônomo da Rússia, país sueco. com o qual mantém até hoje uma fronteira terrestre com mais de 1.300 km de Fuso horário: + 6 horas extensão. em relação ao horário de Brasília  1812 – O Czar russo Alexandre I resolve mudar a capital de Turku para Helsinque, Sistema de Governo: trazendo o centro político do país para mais próximo da Rússia. Presidencialista Parlamentar Republicano (com 348  1917 - 1918 – Com a Rvolução Russa, a Finlândia torna-se país independente, após municipios) enfrentar uma guerra entre nacionalistas finlandeses e tropas russas. Chegou a escolher um principe alemão como seu rei, mas após a I Guerra Mundial tornou-se Moeda: Euro um país republicano e presidencialista.
  3. 3. Helsinque População: 550 mil habitantes (área metropolitana tem 1,179 milhões de habitantes). Área: 686 km2 12//06/1550 - Fundação da cidade de Helsinque. O rei sueco Gustav Vasa I buscava competir com o monopólio comercial da Hansa nas rotas marítimas do Mar Báltico. Assim o comércio era mais intenso com a cidade de Tallin, na Estônia. Para conseguir seus objetivos, o rei mandou que os habitantes de 4 cidades finlandesas fossem morar em Helsinque, as margens das corredeiras do rio Vantaa. Na época, a capital do país era a cidade de Turku.
  4. 4. Helsinque – Fortaleza de Suomenlinna  A Fortaleza de Suomenllina foi construída por ordem do rei sueco Frederico I, a partir de 1747, em seis ilhotas de um pequeno arquipélago no Golfo da Finlândia em frente à cidade de Helsinque.  As obras de construção só podiam ser feitas no período de verão, com o auxilio da mão de obra de mais de 10 mil homens oriundos de várias partes da Suécia..  Em 1772 foram concluídas as obras formando um sistema defensivo de 7,5 km de extensão, complementado por casamatas, torres e canhoneiras guarnecidas por soldados suecos.  O objetivo era defender a cidade de Helsinque dos possíveis ataques das tropas russas, para proteger a hegemonia de poder sueco sobre as rotas de navegação no mar Báltico.  1802 – Tropas russas cercam a fortaleza, tomam suasA Fortaleza foi tombada pela Unesco comoPatrimonio da Humanidade em 1991, e parte intalações e a ocupam por mais de 1 século, mudandode suas instalações abrigam também a Escola o nome para Viapori.Naval da Finlândia  1855 – Tropas anglo-francesas bombarderam pesadamente a fortaleza, exigindo grande esforço de reconstrução.
  5. 5. Helsinque – Praça do Mercado  A Praça do Mercado está localizada nas proximidades do porto da cidade, sendo um ponto bastante visitado pelos turistas.
  6. 6. Helsinque - Palácio Presidencial  O Palácio Presidencial da Finlândia é localizado próximo ao porto, pois até o principio do século XIX ali exisitia um depósito de sal, quando um rico comerciante alemão que vivia na cidade comprou o terreno e construiu o primeiro palácio entre 1816 e 1820.  1837 – Ao imóvel foi comprado para tornar-se na residência do Governador Geral da Finlândia (que já havia tornado- se no Gran Ducado da Finlandia, controlado pela Rússia).  1843 – 1845 – Por decisão do czar Nicolau I, o imóveo tornou-se no Palácio Imperial do Grão Duque da Finlândia e passou por uma reforma que alterou a sua arquitetura para o estilo neo- clássico, aspecto que mantém até hoje.
  7. 7. Helsinque – Catedral Uspenski
  8. 8. Helsinque – Catedral Uspenski  Construída entre 1862 a 1868, é a mais importante catedral do catolicismo ortodoxo na Finlândia, e o nome em idioma eslavônico significa “Catedral da Dormição da Virgem Maria”.  Foi construída durante o governo do czar Alexandre II, que era também o Grão Duque da Finlândia.  O iconostasios (altar da igreja ortodoxa) é um dos pontos altos da igreja, que é visitada por milhares de turistas.  É considerada a maior catedral na Europa Ocidental.
  9. 9. Helsinque – Praça do Senado
  10. 10. Helsinque – Praça do Senado No centro antigo da cidade, localiza-se a Praça do Senado, com a estátua do czar Alexandre II, a única remanescente dos tempos dos czares russos que não foi derrubada pelos revolucinários comunistas em 1917 (durante a Revolução Russa). Os prédios mais destacados ao lado da praça foram construídos em estilo neo-clássico do início do século XIX (muitos deles construídos pelo arquiteto C.L. Engel)) tais como: a Universidade de Helsinque (lado oeste), o edificio Governamental (lado leste). Uma grande escadaria ao lado da praça leva à Catedral Ortodoxa de Helsinque, construída em 1868 como exemplo do estilo Eslavônico-Bizantino, e reformada em 1998. A grande catedral branca representa a religião ortodoxa russa na Finlândia, e seu interior é decorado por artistas russos do século XIX.
  11. 11. Helsinque – Estação Central de Trens A estação de trens é exemplo típico da arquitetura arte deco da década de 1909 e foi inaugurada em 1919. A primeira estação construída data de 1862.
  12. 12. Helsinque – Estádio Olímpico  Construído em 1940, mas a deflagração da II Guerra Mundial adiaram os Jogos Olímpicos de Helsinque para 1952. A torre do estádio mede 71 metros de altura.  Neste estádio, pela primeira vez na história das Olimpíadas, o atleta brasileiro ADEMAR FERREIRA DA SILVA (foto) conquistou a medalha de ouro em salto triplo com a marca record de 16,22 metros. A primeira medalha de ouro olímpíca conquistada pelo Brasil.
  13. 13. Helsinque – Monumento a Jean Sibelius
  14. 14. Helsinque – Monumento a Jean Sibelius  O monumento modernista de 1967, da escultora Eila Hiltunen, homenageia o mais famoso compositor de música erudita daA escultura modernista composta por 600 tubos de Finlândia: Jean Sibelius, e localiza-se no Parque Sibelius.aço provocou polêmica por ser muito abstrata, e  Jean Sibelius (1865 – 1957) notabilizou-se por incluir temas daposteriormente um busto do compositor (foto ao natureza e aspectos que valorizavam o folclore e a cutluralado) foi acrescentado a obra orginal finlandesa em suas composições. Curiosamente, na época em de sua infância e adolescência, Sibelius era mais fluente no idioma sueco do que na língua finlandesa, embora nascido na Finlândia. Outra curiosidade sobre o compositor é que tinha fobia de estar em palcos para apresentar-se.
  15. 15. Helsinque – Igreja de Pedra (Temppeliauko)
  16. 16. Helsinque – Igreja de Pedra (Temppeliauko)  A Igreja Luterana Temppeliauko é chamada de Igreja de Pedra pois foi construída na década de 1960 dentro de uma rocha.  O local da igreja foi selecionado em 1931, e suas primeiras obras começaram em 1939, quando a II Guerra Mundial começou e as obras pararam.  As obras só foram concluídas entre 1968 e 1969, mas com a diminução do espaço original projetado.  Cerca de 500 mil turistas visitam anualmente a igreja.  Devido a excelente acústica interna, há muitos concertos que se realizam na igreja.O órgão da igreja acompanha o estilomodernista da igreja e conta com 43tubos.. A igreja não tem carrilhões eos sons de sino são reproduzidos porsistema eletrônico
  17. 17. Helsinque – Bairro Tapiola Após a II Guerra Mundial, a Finlândia perdeu cerca de 10% de seu território nacional que foi incorporado à Rússia,e muitos finlandeses deixaram suas casas nestes territórios e vieram morar em bairros planejados, que foram criados em Helsinque para atender este tipo de público. O bairro Tapiola é um destes bairros planejados criados para abrigar esta população, mas atualmente é considerado um bairro chique e caro para morar na cidade.
  18. 18. Helsinque – Rota rodoviária para a Rússia  Pela rodovia E-18, margeando o Golfo da Finlândia, sairemos de Helsinque, em direção a Porvoo, e são 165 Km até Vaalima, a cidade fronteiriça com a Rússia.

×