DHCP
Dynamic Host Configuration Protocol
Prof. Mauro Duarte
Funcionamento Básico
 Um cliente envia um pacote UDP em
broadcast (destinado a todas as máquinas)
com uma requisição DHCP...
Funcionamento Básico
 Os servidores DHCP que capturarem este
pacote irão responder (se o cliente se
enquadrar numa série ...
Funcionamento Básico
 O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no
qual o servidor DHCP mantém o
gerenciamento centralizado ...
Termos – Servidor DHCP
 É um servidor onde foi instalado e
configurado o serviço DHCP.
 Após a instalação de um servidor...
Termos – Cliente DHCP
 É qualquer dispositivo de rede capaz de obter
as configurações doTCP/IP a partir de um
servidor DH...
Termos – Escopo
 É o intervalo consecutivo completo dos
endereços IP possíveis para uma rede
 (por exemplo, a faixa de 1...
Termos – Escopo
 Em geral, os escopos definem uma única sub-
rede física, na rede na qual serão oferecidos
serviços DHCP....
Termos – Superescopo
 É um agrupamento administrativo de
escopos que pode ser usado para oferecer
suporte a várias sub-re...
Termos – Superescopo
 Os superescopos não são usados para
configurar outros detalhes sobre o uso de
escopo. Para configur...
Termos – Intervalo de Exclusão
 É uma seqüência limitada de endereços IP
dentro de um escopo, excluído dos endereços
que ...
Termos – Pool de endereços
 Após definir um escopo DHCP e aplicar
intervalos de exclusão, os endereços
remanescentes form...
Termos – Concessão
 É um período de tempo especificado por um
servidor DHCP durante o qual um
computador cliente pode usa...
Termos – Reserva
 Você usa uma reserva para criar uma
concessão de endereço permanente pelo
servidor DHCP. As reservas as...
Termos – Reserva
 A reserva é criada associada ao endereço de
Hardware da placa de rede, conhecido como
MAC-Address. Quan...
Termos –Tipos de opção
 São outros parâmetros de configuração do
cliente que um servidor DHCP pode atribuir
aos clientes....
Processamento DHCP
DHCP Descoberta
 DHCPDISCOVER
 O cliente transmite mensagens na sub-rede
física para descobrir os ser...
Processamento DHCP
DHCP Oferta
 DHCPOFFER
 Quando um servidor DHCP recebe um pedido
de concessão de IP de um cliente, el...
Processamento DHCP
DHCP Oferta
 DHCPOFFER
 Esta mensagem contém o endereço do
cliente MAC, o endereço IP que o servidor
...
Processamento DHCP
DHCP Pedido
 DHCPREQUEST
 Em resposta aos pedidos de oferta de cliente
do servidor. O cliente respond...
Processamento DHCP
DHCP Pedido
 DHCPREQUEST
 Um cliente pode receber ofertas de vários
servidores DHCP, mas vai aceitar ...
Processamento DHCP
DHCP Pedido
 DHCPREQUEST
 Quando outros servidores DHCP receberem
esta mensagem, eles retiram quaisqu...
Processamento DHCP
DHCP de Confirmação
 DHCPACK
Quando o servidor DHCP recebe a mensagem
DHCPREQUEST do cliente, o proces...
Processamento DHCP
DHCP de Confirmação
 DHCPACK
Este pacote inclui a duração da concessão e
quaisquer outras informações ...
Processo DHCP
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Redes dhcp

208

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
208
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Redes dhcp

  1. 1. DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Prof. Mauro Duarte
  2. 2. Funcionamento Básico  Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);
  3. 3. Funcionamento Básico  Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais.
  4. 4. Funcionamento Básico  O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.
  5. 5. Termos – Servidor DHCP  É um servidor onde foi instalado e configurado o serviço DHCP.  Após a instalação de um servidor DHCP ele tem que ser autorizado no Active Directory.  O serviço DHCP3 Server, já vem na maioria das distribuições LINUX de rede
  6. 6. Termos – Cliente DHCP  É qualquer dispositivo de rede capaz de obter as configurações doTCP/IP a partir de um servidor DHCP.
  7. 7. Termos – Escopo  É o intervalo consecutivo completo dos endereços IP possíveis para uma rede  (por exemplo, a faixa de 10.10.10.100 a 10.10.10.150).
  8. 8. Termos – Escopo  Em geral, os escopos definem uma única sub- rede física, na rede na qual serão oferecidos serviços DHCP.  Os escopos também fornecem o método principal para que o servidor gerencie a distribuição e atribuição de endereços IP e outros parâmetros de configuração para clientes na rede.
  9. 9. Termos – Superescopo  É um agrupamento administrativo de escopos que pode ser usado para oferecer suporte a várias sub-redes IP lógicas na mesma sub-rede física. Os superescopos contêm somente uma lista de escopos associados ou escopos filho que podem ser ativados em cojunto.
  10. 10. Termos – Superescopo  Os superescopos não são usados para configurar outros detalhes sobre o uso de escopo. Para configurar a maioria das propriedades usadas em um superescopo, você precisa configurar propriedades de cada escopo associado, individualmente.
  11. 11. Termos – Intervalo de Exclusão  É uma seqüência limitada de endereços IP dentro de um escopo, excluído dos endereços que são fornecidos pelo DHCP.
  12. 12. Termos – Pool de endereços  Após definir um escopo DHCP e aplicar intervalos de exclusão, os endereços remanescentes formam o pool de endereços disponíveis dentro do escopo.
  13. 13. Termos – Concessão  É um período de tempo especificado por um servidor DHCP durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP que ele recebeu do servidor DHCP .  A duração de uma concessão determina quando ela irá expirar e com que freqüência o cliente precisa renová-la no servidor.
  14. 14. Termos – Reserva  Você usa uma reserva para criar uma concessão de endereço permanente pelo servidor DHCP. As reservas asseguram que um dispositivo de hardware especificado na sub-rede sempre pode usar o mesmo endereço IP.
  15. 15. Termos – Reserva  A reserva é criada associada ao endereço de Hardware da placa de rede, conhecido como MAC-Address. Quando o computador (com o MAC reservado) é inicializado, ele entre em contato com o servidor DHCP. O servidor DHCP verifica que existe uma reserva configura o computador com o endereço IP .
  16. 16. Termos –Tipos de opção  São outros parâmetros de configuração do cliente que um servidor DHCP pode atribuir aos clientes.  Algumas opções usadas com freqúência incluem endereços IP para gateways padrão, servidoresWINS e servidores DNS, etc.
  17. 17. Processamento DHCP DHCP Descoberta  DHCPDISCOVER  O cliente transmite mensagens na sub-rede física para descobrir os servidores DHCP disponíveis.  Este cliente cria um User UDP, com o destino de difusão de 255.255.255.255 ou o endereço de broadcast de sub-rede específica.
  18. 18. Processamento DHCP DHCP Oferta  DHCPOFFER  Quando um servidor DHCP recebe um pedido de concessão de IP de um cliente, ele reserva um endereço IP para o cliente e estende uma oferta de concessão IP através do envio de uma mensagem para o cliente. Esta mensagem contém o endereço do cliente MAC, o endereço IP que o servidor está oferecendo, a máscara de sub-rede, a duração da concessão, bem como o endereço
  19. 19. Processamento DHCP DHCP Oferta  DHCPOFFER  Esta mensagem contém o endereço do cliente MAC, o endereço IP que o servidor está oferecendo, a máscara de sub-rede, a duração da concessão, bem como o endereço IP do servidor de DHCP que faz a oferta.
  20. 20. Processamento DHCP DHCP Pedido  DHCPREQUEST  Em resposta aos pedidos de oferta de cliente do servidor. O cliente responde, ainda em broadcast para o servidor (para ser visível por todos os DHCP Servers), solicitando o endereço oferecido.
  21. 21. Processamento DHCP DHCP Pedido  DHCPREQUEST  Um cliente pode receber ofertas de vários servidores DHCP, mas vai aceitar apenas uma oferta DHCP. Com base no campo ID da transação no pedido, os servidores são informados da oferta que o cliente aceitou.
  22. 22. Processamento DHCP DHCP Pedido  DHCPREQUEST  Quando outros servidores DHCP receberem esta mensagem, eles retiram quaisquer ofertas que eles poderiam ter feito para o cliente e retornar o endereço oferecido ao pool de endereços disponíveis.
  23. 23. Processamento DHCP DHCP de Confirmação  DHCPACK Quando o servidor DHCP recebe a mensagem DHCPREQUEST do cliente, o processo de configuração entra em sua fase final. A fase de reconhecimento envolve o envio de um pacote para o cliente.
  24. 24. Processamento DHCP DHCP de Confirmação  DHCPACK Este pacote inclui a duração da concessão e quaisquer outras informações de configuração que o cliente pode ter solicitado. Neste ponto, o processo de configuração de IP é concluída. O protocolo prevê que o cliente DHCP configurará sua interface de rede com os parâmetros negociados.
  25. 25. Processo DHCP
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×