Your SlideShare is downloading. ×
Enchentes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,517
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ENCHENTES
  • 2. Introdução As enchentes são ocasionadas por uma grande quantidade de água, que surgegraças a algum fenômeno natural, e não tem para onde escoar, inundando a área aondeela se propaga, até que consiga escoar completamente. Em nossa pesquisa identificaremos o que são enchentes, como se formam, quais osfatores que contribuem para a formação das mesmas, levando em consideração osaspectos hidrodinâmicos referentes aos assuntos tratados nas aulas de física. Buscaremos informações nos meios de comunicação mais comuns visando àsenchentes não só como danos ambientais, mas também os fatores sociais, econômicos,estruturais e políticos enfatizando dados e estatísticas importantes para compreender oquão grave é esse problema em cidades e na zona rural do Brasil e do mundo.
  • 3. O que são as enchentes? As enchentes são situações naturais de transbordamento de águas de rios, lagos,córregos, etc; geralmente provocadas por chuvas muito fortes e/ou contínuas, queexcedem a quantidade normal de água desses rios. Geralmente as enchentes selocalizam em áreas mais urbanizadas onde o sistema de drenagem se torna menoseficiente necessitando frequentemente ser recalculado para suprir as necessidades deescoamento. Na zona rural as enchentes também são provocadas por transbordamentode rios, córregos, riachos. Todas as enchentes podem ser “previstas” com estudos deprecipitação de chuva, ciclo de cheias dos rios, e também recorrendo a métodosestatísticos comumente utilizados em hidrologia, como o método de Gumbel ou deGalton-Gibrat. Também existem enchentes artificiais provocadas por erros de operaçõesde comportas de vertedouros de barragens e erros de projetos de obras hidráulicas comobueiros, pontes, diques, etc. Como se formam as enchentes? Fisicamente falando, as enchentes ocorrem porque o escoamento da água não ésuportado pelos esgotos, já que o tamanho dos bueiros é muito pequeno para que a águatenha vazão suficiente para escoar completamente. As cidades produzem uma grandequantidade de lixo, que é jogado pela população nos canais e vetam o escoamento dosesgotos. Os governantes também têm sua parcela de culpa: serviços de saneamentobásico não são prestados, agravando esses problemas.
  • 4. Como evitar as enchentes? Existem várias possibilidades para evitar ou até reverter o problema dasenchentes: poderiam ser ampliados os sistemas de saneamento (criando mais bueiros,aumentando o tamanho das aberturas dos bueiros, etc.), a população poderia seconscientizar da sua culpa nesse processo (jogando lixo nos canais, nas ruas, etc.), osistema de recolhimento do lixo poderia ser mais organizado (já que nem todo o tipo delixo é recolhido em nossa cidade).
  • 5. Conclusão Podemos concluir que as enchentes são sim decorrentes de fenômenos naturais,mas os seus efeitos poderiam ser evitados ou até mesmo revertidos, se nossasautoridades tomassem providências em relação aos sistemas de saneamento e moradia,e a população se conscientizasse dos seus atos em relação ao lixo jogado nas ruas. Fontes Wikipédia  http://pt.wikipedia.org Brasil Escola  http://brasilescola.com Google Imagens  http://google.com.br/imghp

×