Saúde do trabalhador et sus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,095
On Slideshare
2,095
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
124
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Saúde do Trabalhador Enf Mary de Cássia
  • 2. Legislação e Política Nacional doTrabalhador Trabalho: Compreendido como toda transformação da natureza para beneficio do homem, alem de necessidade para manutenção da vida humana, é importante fator na definição das condições de saúde de cada indivíduo
  • 3.  A incorporação de novas matérias-primas aos processos de trabalho têm repercussão direta sobre a morbimortalidade dos trabalhadores
  • 4. Saúde do trabalhador: Constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção nas relações entre o trabalho e a saúde; Tem como objetivos a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada.
  • 5.  Saúde do Trabalhador- ações desenvolvidas pelo SUS; Constituição Federal de 98; Artigo 200, inciso II define ao SUS execultar ações de saude do trabalhador de modo a:
  • 6.  Implementar medidas preventivas gerais e especificas no ambiente de trabalho de SUS e em todos os ramo de atividade com discriminação de prioridade para os de maior risco; Propor risco de superação e atenuação do fatores de risco como produtos, insumos, equipamentos, ambientes e/ou comportamentos em todos os setores de atividades humanas;
  • 7.  Estabelecer cooperação com os organismos estaduais e federais do campo do trabalho para sinergia de esforços e recursos; Aproximar e integrar as instituições e as unidades de promoção prevenção, assistência e reabilitação em saúde do trabalhador.
  • 8. Política de Segurança e Saúde doTrabalhadorPortaria nº 3214/78 Esta portaria aprova as Normas Regulamentadoras - NR do Capitulo V, Titulo II, da consolidação das Leis do Trabalho, relativas à segurança e medicina do trabalho.
  • 9. NR 04- Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT Estabelece a obrigatoriedade das empresas publicas e privadas, que possuem empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de Trabalho. Artigo 162 da CLT
  • 10. NR -05 Comissão Interna dePrevenção de Acidentes- CIPA A CIPA tem contribuição colaborar no desenvolvimento e implantação do PCMSO( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e PPRA( Programa de Prevenção de Risco Ambientais)- e outros programas –participar anualmente, em conjunto com a empresa, de campanhas de prevenção.
  • 11. NR- 06 Equipamento de ProteçãoIndividual Estabelece e define os tipo de EPIs a que a empresa estão obrigados a fornecer a seus empregados, sempre que as condições de trabalho exigirem, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores . Artigo- 166 e 167 da CLT.
  • 12. NR -07 Exames Médicos Esta norma estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implantação, por parte de todos o empregados e instituições que admitem trabalhadores como empregados , do PCMSO( Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional)
  • 13. NR- 09 Riscos Ambientais Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
  • 14. NR- 15 Atividades e OperaçõesInsalubres Esta norma descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e tambem os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à saúde.
  • 15. NR- 16 Atividades e OperaçõesPerigosasNR- 17 ErgonomiaÉ o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente com a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que possam vir a surgir desse relacionamento. (Ergonomics Research Society, Inglaterra) Adaptação das condições de trabalho às caracteristicas psicofisiologica dos trabalhadores.
  • 16. NR- 32 Segurança e Saúde noTrabalho em Estabelecimento deSaúde Tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividade de promoção e assistência à saúde em geral.
  • 17. Vamos Pesquisar No serviço de saúde que você trabalha existe CIPA? Existe CCIH? Você já se acidentou no trabalho? O que você fez?