Ferramentas Web 2.0
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Ferramentas Web 2.0

on

  • 382 views

Listagem de algumas ferramentas Web 2.0

Listagem de algumas ferramentas Web 2.0

Statistics

Views

Total Views
382
Views on SlideShare
382
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Ferramentas Web 2.0 Presentation Transcript

  • 1. Contextualização da Web 2.0 na Formação Módulo 2 Formadora: Ana Matos Formanda: Marta Duarte Janeiro 2013
  • 2. WEB 2.0O conceito de Web 2.0 traz muitas novidades para as páginas da internet e, consequentemente, muitas ferramentas para os utilizadores. Este conceito além de alterar os aspectos visuais de um site, traz uma série de serviços online que prometem acabar com a instalação de aplicativos no computador.A seguir serão apresentadas algumas ferramentas Web 2.0 importantes na área da Educação.
  • 3. Ferramentas Web 2.0Escrita colaborativa ( Wikispaces , Google Docs ,..)Redes sociais ( Hi5 , Orkut , MySpace , Facebook , Linkedin ,…)Social bookmarking ( Del.icio.us, Furl, Digg,Technorati , Imera,... )Software social ( Wordpress , YouTube , Podomatic, Multiply,...)Ambientes virtuais/ Ambientes imersivos de aprendizagem ( Second Life , ...)Web 2.0 Móvel ( Wirenode, MobileStudy, Zoho Mobile , ...)
  • 4. Apresentação deFerramentasno Contexto Educativo
  • 5. MyebookCom a ferramenta Myebook temos a possibilidade de criarmos histórias com música, com fala, com imagens e com vídeo.Pode ser uma estratégia metodológica em sala de aula desenvolvendo processos de leitura e escrita.É uma ferramenta que os utilizadores é que são os criadores da história, e conjugação do texto com a imagem e o som. Podem ser narrativas do seu imaginário ou das suas aprendizagens diárias.Após a criação de uma conta o utilizador tem duas opções para a construção do ebook, ou faz upload de um arquivo em formato pdf, existente no seu computador ou cria um livro do início utilizando as ferramentas de edição existentes no myebook.
  • 6. FlickrO Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite aos seus utilizadores criarem álbuns para armazenamento das suas fotografias e entrarem em contato com vários fotógrafos e diferentes locais do mundo. Fonte: Wikipédia
  • 7. Blog O blog é uma das ferramentas Web 2.0 bastante utilizada na área da educação para publicação e divulgação de atividades e aprendizagens, simples sendo totalmente aberto não apresentando quaisquer custos para o utilizador.Existem diversos serviços de alojamento gratuito de blogs, o Blogger, WordPress, Sapo Blog entre outros.É uma ferramenta com interfaces ricas e apelativas, apresentando uma estrutura cronológica e conteúdos organizados em categorias.
  • 8. SkypeO Skype é uma aplicação que permite-lhe efectuar chamadas gratuitas pela Internet para utilizadores Skype, em qualquer parte do mundo. O Skype para o sistema PSP (PlayStation Portable) dispõe das seguintes funções:•Efetuar ou receber chamadas de utilizadores Skype (gratuito)•Efetue chamadas para telefones normais (rede fixa ou móvel) (SkypeOut, uma função paga) •Receba chamadas de telefones normais (rede fixa ou móvel) (SkypeIn, uma função paga)•Enviar/receber mensagens de voz (função paga em alguns casos)Aplica-se apenas a chamadas efetuadas para outros utilizadores Skype. Para chamadas efetuadas para telefones normais (rede fixa ou móvel), é necessário comprar crédito Skype previamente.
  • 9. Photo Story 3O Photo Story 3, produto gratuito da Microsoft permite a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos).São estes movimentos que dão a sensação de vídeo distanciando-nos da ideia de um conjunto de slides. Podemos partir de um conjunto de fotografias e fazer um vídeo que depois pode ser gravado em DVD, com o DVD Flick, por exemplo. Pode ainda ser publicado online, no YouTube ou noutra plataforma de partilha de vídeo. Esta ferramenta tem grandes potencialidades na área da educação.
  • 10. PreziEsta ferramenta consegue criar apresentações online como alternativa ao PowerPoint da Microsoft na web. Para EaD ela pode ser utilizada pelos usuários e professores para criar suas apresentações. No site do Prezi pode-se encontrar várias apresentações. Assim pode ser utilizado como um repositório de apresentações educativas.
  • 11. Você deve exigir o melhor de si. Você deve começar a procurar por imagens que ninguém mais pode fazer. Você deve aproveitar as ferramentas que tem de maneira cada vez mais profunda”. William Albert Allard