Cultura das Mídias

245
-1

Published on

Síntese do artigo de Lúcia Santaella

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
245
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cultura das Mídias

  1. 1. Lúcia Santaella
  2. 2.  O desenvolvimento estratégico das tecnologias de informação e comunicação estão provocando profundas reflexões e mudanças em todas as esferas da sociedade. Toda essa dinâmica, bem como a explosão das redes informacionais influenciam expressivamente as formações socioculturais.
  3. 3. Desde os primórdios da civilização humana, vivenciamos a experiência da evolução e, por conseguinte, o surgimento da ciência e da tecnologia. No entanto, não devemos julgar que as transformações culturais são devidas apenas ao advento de novas tecnologias e novos meios de comunicação e cultura.O desenvolvimento da linguagem, os tipos de signos que circulam nesses meios, os tipos de mensagens, códigos e processos de comunicação que deles se originam é que são os verdadeiros responsáveis pelo advento de novos ambientes sociais.
  4. 4. A ênfase que se costuma colocar nos meios e nas mídias tende a ocultar algumas determinações. Dentre elas, está a linguagem, a qual é preponderante à comunicação e à cultura. linguagem comunicação cultura
  5. 5. Nesse contexto, mídias são meios, ou seja, suportes materiais, canais físicos, tecnologias que não teriamsentido se não fossem as mensagens que nelas se configuram. Com efeito, o meio é a mensagem [McLuhan, 1964]. Em outras palavras, a mensagem é determinada muito mais pelo veículo que a transita do que pelas intenções de seu autor.
  6. 6. As eras culturais não sãoperíodos lineares que sedelimitam historicamente. Pelocontrário, entre elas existe umarelação cumulativa e decomplexificação. Isso significaque as mídias vão integrandonovas formações comunicativase culturais, provocandoreajustes e refuncionalizações.Ex.: com o surgimento da internet e do e-mail, não deixamos de escrever e enviar cartas, convites e outras comunicações impressas.
  7. 7. A sociedade contemporânea é marcada por inúmeros avançostecnológicos. Esses avanços englobam desde a comunicação oral e escrita até a produção de equipamentos eletrônicos de últimageração, tais como: computadores, celulares, aparelhos de som,TV e DVD, além de mecanismos da robótica que constituem, por exemplo, aparatos da medicina moderna e o serviço de inteligência da polícia.Todavia, é ingênuo se referir a todo o complexo contexto atual sob o nome de “cultura midiática”. É preciso considerar asconvergências e distinções entre cultura de massas, cultura das mídias e cultura digital.
  8. 8. Nesse cenário de mudanças, as novas relações entre a tecnologia e os humanos se tornaram bastante complexas. A tecnologia penetra nos eventos de maneira inevitável, influenciando toda a cultura contemporânea – trabalho, arte, ciência, educação, enfim, toda gama de interações sociais.Contudo, considera-se que as máquinasvão ficar cada vez mais parecidas com o ser humano, e não o contrário.
  9. 9. Aluna: Marta Fonseca de BritoUniversidade Federal de GoiásUniversidade Aberta do Brasil Polo Jussara

×