Eucaristia

3,673 views

Published on

Published in: Spiritual
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,673
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
121
Actions
Shares
0
Downloads
168
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Eucaristia

  1. 1. A Missa A Eucaristia
  2. 2. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  3. 3. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  4. 4. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  5. 5. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  6. 6. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  7. 7. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  8. 8. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  9. 9. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  10. 10. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  11. 11. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  12. 12. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  13. 13. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  14. 14. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  15. 15. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  16. 16. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  17. 17. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  18. 18. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  19. 19. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  20. 20. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  21. 21. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  22. 22. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  23. 23. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  24. 24. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  25. 25. Símbolo “ contra-senha” Na Antiguidade, aqueles que pertenciam a uma mesma família ou organização, ao se separarem, partiam uma moeda e cada um ficava com uma parte.
  26. 26. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  27. 27. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  28. 28. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  29. 29. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  30. 30. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  31. 31. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  32. 32. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  33. 33. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  34. 34. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  35. 35. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  36. 36. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  37. 37. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  38. 38. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  39. 39. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  40. 40. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  41. 41. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  42. 42. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  43. 43. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  44. 44. Símbolo “ contra-senha” Quando as partes voltassem a se juntar, considerava-se que a identificação da pessoa era segura.
  45. 45. No fato religioso existe um elemento simbólico Nós vamos com a “metade” da moeda (o visível) e temos que descobrir e entrar em contato com a outra parte da “moeda”.
  46. 46. A liturgia está cheia de “meias moedas” que nos convidam e oferecem o Encontro com a outra parte da “moeda”
  47. 47. Essa é a “metade da moeda” Ex. Vemos o altar (alto, limpo, com toalha, de pedra etc.
  48. 48. Pela sua abertura à Graça, pela sua fé e pela ação do Espírito de Deus...
  49. 49. ... ao ver o altar, você está chamado a entrar em comunhão e vivência...
  50. 50. ... com o Cristo-Sacrifício até a morte e com Cristo-Banquete de vida eterna.
  51. 51. O mesmo com o Cálice... ... com o pão... ... com a Assembléia...
  52. 52. A eucaristia
  53. 53. Cristo nos convida a duas mesas: à Mesa do Pão da Palavra à Mesa do Pão da Vida
  54. 54. A Eucaristia, a Missa Oração Eucarística Rito da Comunhão Deus nos reúne Deus nos fala Deus nos envia Deus se doa
  55. 55. E nós... Povo de Deus Tomamos consciência Escutamos e aceitamos Testemunhamos Cristo Ressuscitado Acolhemos e damos graças
  56. 56. A Eucaristia, a Missa é celebrar o “Mistério de Cristo” em nossa vida (seus sofrimentos, morte, ressurreição, ascensão e envio do Espírito Santo), e a nossa vida do dia-a-dia em Cristo
  57. 57. A Eucaristia, a Missa é fazer o mesmo que Cristo fez na última ceia, na noite em que ia ser entregue: Ele tomou o pão, deu graças, o partiu e deu
  58. 58. nos convoca, pelo Espírito Santo, como povo de Deus e Corpo de Cristo, para ESCUTAR a palavra de Deus Deus nos reúne A Eucaristia, a Missa
  59. 59. 1ª Leitura DEUS NOS FALA NÓS RESPONDEMOS Salmo 2ª Leitura Aleluia Evangelho/Homilía Credo/Oração Comunitária
  60. 60. DEUS NOS FALA Escutar Atitude fundamental: Escutar significa entender e aceitar
  61. 61. DEUS NOS FALA Normalmente tirada do AT e relacionada ao Evangelho 1ª leitura Resposta do povo à primeira leitura Salmo 2ª leitura Normalmente é uma carta dos apóstolos Pedro, Paulo, Tiago, ou Apocalipse Evangelho Tema principal da missa, relacionado à 1ª Leitura DEUS NOS FALA
  62. 62. DEUS NOS FALA A Igreja (por intermédio do padre) explica e aplica a Palavra de Deus à vida de hoje 1ª leitura Homilia Salmo 2ª leitura Evangelho
  63. 63. DEUS NOS FALA Escutar entender aceitar
  64. 64. DEUS NOS FALA Com a força do Espírito Santo, um pedaço da história humana se fez Palavra.
  65. 65. DEUS NOS FALA Ao acolher a Palavra sagrada, entra-se em comunhão com a experiência que inspirou o texto lido e com Deus, Luz e Força que se comunica para que o entendamos e o realizemos.
  66. 66. DEUS NOS FALA Entramos em comunhão com o que o Cristo vivenciou e quer que nós entendamos e vivamos .
  67. 67. Oração Eucarística
  68. 68. Oração Eucarística AGRADECEMOS ao Pai, pondo Jesus Cristo, o Filho, como interlocutor e intercessor, por tan-tas graças que re-cebemos e, espe-cialmente, pelo DOM maior que é Cristo Salvador Damos graças com Cristo ao Pai “ Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória em todo tempo e lugar, por Cristo, Senhor Nosso”
  69. 69. Oração Eucarística PEDIMOS que o Espírito Santo CONSAGRE com sua força as nossas ofertas de pão e vinho Damos graças com Cristo ao Pai “ Mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no corpo e no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo”
  70. 70. Oração Eucarística ESCUTAMOS com admiração a NARRAÇÃO da consagração do Pão e Vinho e Jesus Cristo que nos diz: “Tomai e comei, Sou Eu Mesmo Damos graças com Cristo ao Pai “ Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus doze apóstolos, Jesus, tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos dizendo: “Tomai e comei todos vós. Isto é o meu Corpo que é dado por vós ”
  71. 71. Oração Eucarística ADORAMOS Jesus Cristo, Ressuscitado presente no altar, vencedor da morte e doador da vida Damos graças com Cristo ao Pai
  72. 72. Oração Eucarística RECORDAR é reviver, é voltar a PASSAR PELO CORAÇÃO. Sem memória, perdemos a identidade. Damos graças com Cristo ao Pai Nossa identidade cristã tem suas raízes na morte e ressurreição de Cristo. Isso nos leva ao agradecimento e à imitação.
  73. 73. Oração Eucarística ESCUTAMOS Jesus, que nos diz: “ RECORDEM minha morte por vocês, que vos mostra quanto vos amo” Damos graças com Cristo ao Pai “ Celebrando agora, ó Pai, a memória da nossa redenção, anunciamos a morte de Cristo e sua descida entre os mortos...”
  74. 74. Oração Eucarística “ RECORDEM minha ressurreição, que é vossa esperança, é vosso futuro.” Damos graças com Cristo ao Pai “ ... proclamamos a sua ressurreição e ascensão à vossa direita e esperamos a sua vinda gloriosa.”
  75. 75. Oração Eucarística “ LEMBREM-SE de que Venho”. “ OFEREÇAM-ME ao Pai.” “ OFEREÇAM-SE comigo ao Pai.” Damos graças com Cristo ao Pai “ Nós vos oferecemos o seu Corpo e Sangue, sacrifício de vosso agrado e salvação do mundo inteiro
  76. 76. Oração Eucarística PEDIMOS que o Espírito Santo NOS UNA num só Corpo” Damos graças com Cristo ao Pai “ E quando recebermos pão e vinho, o corpo e o sangue Dele oferecidos, o Espírito Santo nos uma num só Corpo, para sermos um só povo em seu amor”
  77. 77. Oração Eucarística COMUNHÃO DOS SANTOS: “O que é Santo é para os que estão em Cristo” Intercomunicação das coisas santas, dos bens materiais, espirituais. Intercâmbio de méritos, preces, ajudas... Damos graças com Cristo ao Pai “ E quando recebermos pão e vinho, o corpo e o sangue Dele oferecidos, o Espírito Santo nos uma num só Corpo, para sermos um só povo em seu amor”
  78. 78. Intercessões Comunhão dos Santos Igreja Celeste Igreja Militante Igreja Purificante
  79. 79. Oração Eucarística Damos graças com Cristo ao Pai <ul><li>ORAMOS pela: </li></ul><ul><li>Igreja da Terra (Militante/Hierárquica) </li></ul><ul><li>Igreja Triunfante (Maria e os Santos) </li></ul><ul><li>Igreja Purificante (Purgatório) </li></ul>
  80. 80. Oração Eucarística PEDIMOS pela IGREJA que labuta na construção do reino de Deus e PEREGRINA na Terra. Damos graças com Cristo ao Pai “ Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz”.
  81. 81. Oração Eucarística REZAMOS pelos mortos (Igreja que se purifica) Damos graças com Cristo ao Pai “ A todos que chamastes para outra vida na vossa amizade e aos marcados com o sinal da fé, abrindo vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes”
  82. 82. Oração Eucarística REZAMOS pelo Papa, Bispos e Padres. (Igreja Hierárquica) Damos graças com Cristo ao Pai “ Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo, o Papa Bento XVI, Nosso Bispo D. Luiz Antonio, o colégio universal dos bispos com o clero e todo povo que conquistates.”
  83. 83. Oração Eucarística Comunhão com o bispo e o Papa, com os defuntos, Santos do Céu e Nossa Senhora Damos graças com Cristo ao Pai “ Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo, o Papa Bento XVI, Nosso Bispo D. Luiz Antonio, o colégio universal dos bispos com o clero e todo povo que conquistates.”
  84. 84. Oração Eucarística UNIMO-NOS à IGREJA DO CÉU, que contempla e louva a Deus Damos graças com Cristo ao Pai Que Ele [Espírito Santo] faça de nós uma oferenda per-feita para alcançar-mos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, a Mãe de Deus, os vossos apóstolos e Már-tires, Santo... , to-dos os santos que não cessam de in-terceder por nós na vossa presença (Igreja Triunfante)
  85. 85. Oração Eucarística Damos graças com Cristo ao Pai Temos que partilhar nossos dons e bens antes de partilhar o Corpo e Sangue do Senhor
  86. 86. Oração Eucarística GLORIFICAMOS ao Pai: Com Cristo, em Cristo e por Cristo, na unidade do Espírito Santo Damos graças com Cristo ao Pai “ Por Cristo, com Cristo, em Cristo a vós, ó Pai todo Poderoso, toda honra e toda glória, agora e para sempre, na unidade do Espírito Santo.”
  87. 87. Oração Eucarística ACLAMAMOS AMÉM! Damos graças com Cristo ao Pai “ Amém!”
  88. 88. Oração Eucarística AMÉM! É verdade! Creio! Aceito! Fico sólido! Me comprometo! Damos graças com Cristo ao Pai “ Amém!”
  89. 89. Rito da Comunhão
  90. 90. Nos preparamos com o Pai Nosso, com o Abraço da Paz e com a fé do centurião (Senhor, eu não sou digno...) Rito da Comunhão
  91. 91. Comungamos com Cristo Total: Cabeça Membros Projeto pela nossa fé pela nossa solidariedade e parti-lha pela nossa coerência com o Evangelho
  92. 92. O Corpo de Cristo
  93. 93. Para nos deixar transformar pelo Pão da Vida Respondemos “Amém” ao que já somos (Corpo de Cristo), e esta resposta é a nossa ratificação. Pão da Unidade Pão da Força Pão do Compromisso
  94. 94. “ Sede o que enxergam Só comunga nesta Ceia quem comunga na vida do irmão e recebei o que são”
  95. 95. Cristão individualista Cristão comunitário Ação do Espírito Santo
  96. 96. Corpo de Cristo Igreja
  97. 97. Para prolongar a Missa em MISSÃO Deus nos envia “ Ide e virai pão partido para um mundo novo”
  98. 98. “ Ide e virai pão partido para um mundo novo”
  99. 99. Fica em paz, Santo Altar do Senhor. Eu não sei se voltarei outra vez a ti. O Senhor me conceda ver-te na Assembléia dos Primogênitos do céu. Neste pacto, ponho toda minha confiança Deus nos envia
  100. 100. “ Cuidas como vives, pois talvez o único Evangelho que teu irmão lê, sejas tu”.

×