Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)

on

  • 5,006 views

Apresentação do Capítulo 5, sobre 'os Métodos de Ensino', do livro de Didática de José Carlos Libâneo, páginas 149-176.

Apresentação do Capítulo 5, sobre 'os Métodos de Ensino', do livro de Didática de José Carlos Libâneo, páginas 149-176.
Fonte: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Statistics

Views

Total Views
5,006
Slideshare-icon Views on SlideShare
5,006
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
166
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994) Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994) Presentation Transcript

    • Prof. Mário Amorim mario.amorim@uece.br Texto 5: Os Métodos de Ensino (LIBÂNEO, 1994, cap.7, p.149-176)
    • Introdução Os métodos são determinados pela relação objetivo-conteúdo, e referem-se aos meios para alcançar objetivos gerais e específicos do ensino, ou seja, ao “como” do processo de ensino, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir os objetivos e conteúdos. Temos assim as características dos métodos de ensino: estão orientados para os objetivos; implicam uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor quanto dos alunos; requerem a utilização de meios (recursos didáticos).
    • Conceito de Método de Ensino O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos, a que chamamos de métodos de ensino. Os alunos, por sua vez, sujeitos da própria aprendizagem, utilizam-se de métodos de assimilação de conhecimentos. Método de ensino não se reduz a um conjunto de procedimentos. O procedimento é um detalhe do método, formas específicas da ação docente utilizadas em distintos métodos de ensino. Por exemplo, se é utilizado o método da exposição, podem-se utilizar procedimentos tais como leitura de texto, demonstração de um experimento, etc.
    • Podemos dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico. Eles regulam as formas de interação entre ensino e aprendizagem, entre o professor e os alunos, cujo resultado é a assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
    • A relação Objetivo-Conteúdo-Método A escolha e a organização dos métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivosconteúdos-métodos e formas de organização do ensino e às condições concretas das situações didáticas. Quais sejam: 1º - Os métodos de ensino dependem dos objetivos imediatos da aula; 2º - A escolha e organização dos métodos dependem dos conteúdos específicos e dos métodos peculiares de cada disciplina e dos métodos de sua assimilação; 3º - A escolha dos métodos implica o conhecimento das características dos alunos (capacidades cognitivas e características sócioculturais e individuais);
    • A relação Objetivo-Conteúdo-Método - O conteúdo de ensino não é a matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e preparada pedagógica e didaticamente para ser assimilada pelos alunos; - Os métodos são a forma pelas quais os objetivos e conteúdos se manifestam no processo de ensino; - A relação objetivo-conteúdo-método tem como característica a mútua interdependência. A matéria de ensino é o elemento de referência para a elaboração dos objetivos que, uma vez definidos, orientação a articulação dos conteúdos e métodos, tendo em vista a atividade de estudo dos alunos. Por sua vez, os métodos, à medida que expressam formas de transmissão e assimilação de determinadas matérias, atuam na seleção de objetivos e conteúdos.
    • Os princípios básicos do Ensino São aspectos gerais do processo de ensino que expressam os fundamentos teóricos de orientação do trabalho docente. São eles: 1º - Ter caráter científico e sistemático; 2º - Ser compreensível e possível de ser assimilado; 3º - Assegurar a relação conhecimento-prática; 4º - Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem; 5º - Garantir a solidez dos conhecimentos; 6º - Levar à vinculação trabalho coletivo – particularidades individuais
    • Classificação dos Métodos de Ensino Há muitas classificações de métodos de ensino, conforme os critérios de cada autor. Dentro da concepção de processo de ensino abordada, os métodos de ensino são considerados em estreita relação com os métodos de aprendizagem (ou métodos de assimilação ativa); ou seja, os métodos de ensino fazem parte do papel de direção do processo de ensino por parte do professor tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o critério de classificação dos métodos de ensino resulta da relação existente entre ensino e aprendizagem, concretizada pelas atividades do professor e alunos no processo de ensino.
    • Tipos de Métodos de Ensino 1 – Método de Exposição pelo professor Exposição verbal, demonstração, ilustração, exemplificação, etc. 2 – Método de Trabalho Independente; Estudo dirigido, investigação e solução de problemas, etc. 3 – Método de Elaboração Conjunta Conversação didática (perguntas) 4 – Método de Trabalho em Grupo Debate, TPG, Tempestade Mental, GV-GO, Seminário, etc. 5 – Atividades Especiais Estudo do meio, atividades práticas, etc.
    • Meios de Ensino (Recursos Didáticos) Todos os meios e recursos materiais utilizados pelo professor e pelos alunos para a organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem. Equipamentos são meios de ensino gerais, necessários para todas as matérias, cuja relação com o ensino é indireta. Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los. O momento didático mais adequado de utilizá-los vai depender do trabalho docente prático, no qual se adquirirá o efetivo traquejo na manipulação do material didático.
    • Questões para Revisão: 1. (ENSINO) Explicar por que a atividade de ensino e a atividade de aprendizagem são mutuamente relacionadas. 2. (ENSINO) Após o estudo do tópico „A aprendizagem‟, explicar o que significa “desenvolvimento das capacidades cognoscitivas”; em que consiste o processo de assimilação ativa; quais são os níveis de aprendizagem; quais são as características da aprendizagem. 3. (ENSINO) Explicar a inter-relação entre os componentes do processo de ensino. 4. (ENSINO) Quais são os momentos de estruturação do trabalho docente e como devem ser articulados?
    • Questões para Revisão: 5. (OBJETIVOS) Explicar os níveis e tipos de objetivos de ensino. 6. (CONTEÚDOS) Descrever os elementos que compõem os conteúdos (tipos de conteúdos). 7. (CONTEÚDOS) Explicar o que é a dimensão crítico-social dos conteúdos.
    • Questões para Revisão: 8. (MÉTODOS) Conforme o texto, sob que diferentes sentidos se pode dizer que um professor „tem método‟? 9. (MÉTODOS) Explicar cada um dos fatores que devem ser levados em conta na seleção dos métodos de ensino. 10. (MÉTODOS) Descrever as funções de cada método e o seu objetivo conforme o que já estudamos sobre as características do processo de ensino.