Analise Feminista Filme The Girl With The Black Dragon Tattoo

677 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
677
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Analise Feminista Filme The Girl With The Black Dragon Tattoo

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Economia Bacharelado em Relações Internacionais Teoria da Relações Internacionais-II Marinara Moreira Oliveira 11111RIT014 Professor Aureo Toledo Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (The Girl With The Black Dragon Tattoo)SINOPSE Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas,em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da famíliaVanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamaisconseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época dosumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer)ainda está à procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalistainvestigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bommomento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceita aproposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda deLisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e antisocial.(ADORO CINEMA)Resenha a Partir da Teoria Feminista de Ri O conceito de gênero é um conjunto de características que foramculturalmente e socialmente construídas. Dentro desta construção, temos apolarização de gêneros. Ao analisar o filme percebemos que ao ter uma maneira dese comportar totalmente divergente do padrão que é construído, Lisbeth Salander,está praticamente sozinha durante o filme. Assim como os estudos sobre oFeminismo nas RI, pelo fato de ser algo diferente do convencional, é deixado delado, por ser considerado como uma low politic, pois acredita que não causa impactoalgum nas RI.
  2. 2. Lisbeth se encontra em um mundo onde a grande maioria dos homens sãoagressores, e as mulheres são sempre as vitimas de tais abusos. A personagemdemonstra que o ser delicado e frágil, que são ditas “característica femininas” sãototalmente ausentes em Lisbeth. E a causa da subordinação das mulheres sãopreconceitos institucionalizados que impedem que as mulheres tenham seus direitosigualitários aos dos homens. Essas barreiras impedem que as mulheres tenhamseus direitos garantidos. No filme, Lisbeth trabalha como uma “pesquisadora”, que trabalha para aMilton Security como freelancer, e um de seus trabalhos é preparar um dossiê sobrea vida do jornalista Blomkvist para um dos clientes da Milton. E suas habilidades sãoquestionadas logo no inicio do filme, por seu relatório não a conter algumaspassagens da vida do investigado (o jornalista Mikael Blomkvist), por um homem quedeixa subentendido que o fato dela ser mulher fez com que deixasse tais evidênciasde fora. Esse cliente é na verdade Dirch Frode, advogado de Henrik Vanger (avô deHarriet a neta desaparecida) um grande empresário da uma vez gloriosa IndústriaVanger. A partir disto existe uma necessidade de que a experiência feminina venhaa ser incorporada ao método cientifico de análise. Os Estados tradicionais, não relevam o fato de que em processosconsiderados „neutros‟ como a guerra, os impactos para homens e mulheres sãodiferenciados. As mulheres muitas vezes são grande vítimas, um exemplo disso é oestupro de guerra. Questiona o Estado como provedor de segurança maisadequado, uma vez que o próprio Estado, muitas vezes, é o que mais ataca asmulheres. Fazendo uso do feminismo radical, percebe-se que a tutela de Lisbeth,sempre esteve nas mãos de figuras masculinas.No filme Lisbeth é estuprada peloseu ultimo tutor. E sua “revolta” está em torno dessa subordinação aos homens, no que dizrespeito ao seu dinheiro, corpo e ações. Um dos objetivos feministas de RI éExaminar o gênero como fonte de hierarquias. Ou seja, elas querem mostrar que ashierarquias da sociedade, são mediante a categoria gênero. Os dados que sãocolocados ao longo do enredo sobre a quantidade de mulheres violentadas naSuécia é extremamente alto. Mikael é um dos poucos homens do filme que consegue manter uma relaçãosaudável com as mulheres, que estão envolvidas durante o enredo. E um dos
  3. 3. “poucos”, que na realidade são apenas dois homens que conseguem fazer com queLisbeth sinta menos ódio do mundo ao redor.REFERENCIASADORO CINEMA. “Sinopse e detalhes” Disponível em:<http://www.adorocinema.com/filmes/filme-178974/>. Acesso em: 08/04/13TICKNER, J. A. “Gendering World Politics: Issues and Approaches in the PostCold War Era”. Cap. 1 e 2. Columbia University Press, New York 2001.TRUE, J. “Feminism”. In: LINKLATER, A. et al. Theories of International Relations.Palgrave, London 1996.THE GIRL WITH THE DRAGON TATTOO. Diretor: David Fincher. SONY PICTURES,2011.

×