CulináRia Indiana

2,152 views
1,919 views

Published on

Conheça um pouco da culinária indiana.

Published in: Business, Technology
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,152
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
75
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

CulináRia Indiana

  1. 1. CULINÁRIA INDIANA
  2. 2. A culinária da Índia é mais que uma necessidade; é mais que uma arte; é um ato de devoção ! A mais antiga e tradicional cultura espiritual do mundo releva à arte da cozinha um método de elevação espiritual.
  3. 3. O ato de cozinhar, é feito como uma oração e antes de ser consumido, o alimento é oferecido em comunhão ao Supremo.
  4. 4. A dieta indiana é majoritariamente vegetariana e a arte de combinar os alimentos com diferentes temperos e especiarias sempre foi um motivo de pesquisa e fascínio.
  5. 5. Outro aspecto interessante, diz respeito ao ato de comer com as mãos.
  6. 6. Segundo a milenar medicina Ayur- védica, a digestão não começa na boca, quando o alimento entra em contato com a saliva e suas enzimas, mas quando entra em contato com as pontas dos dedos..
  7. 7. É aí que a energia sutil presente nos alimentos é “digerida”, isto é, entra em harmonia com nossas energias e todo um processo de ressonância e absorção tem início. Com isso a digestão e aproveitamento dos nutrientes faz-se de forma mais rápida e eficiente
  8. 8. Espero que você desfrute dos sabores e comece uma fascinante viagem pelos segredos e mistérios da culinária esotérica indiana, a qual reserva prazeres e benefícios para o corpo e espírito.
  9. 9. Vejam receitas preparadas à maneira mais genuína da tradicional cozinha indiana com preparações simples e deliciosas.
  10. 10. Dhal (sopa de ervilhas ) Um tipo de sopa, feito de diferentes leguminosas tais como ervilhas, lentilhas,mung dhal (minúsculo feijão de cor verde), urad dhal (minúsculo feijão de cor amarela), etc. Deve ser bebido numa caneca ou numa pequena tigela;
  11. 11. Ingredientes 1 xícara de ervilhas 2 batatas médias 1 colherinha de curry 1 colherinha de pimenta-do-reino Manteiga, margarina (conforme preferência) ou mesmo azeite Sal Preparo Deixar as ervilhas de molho durante a noite. Cozinhar com sal a gosto. Cozinhar as batatas. Quando estiverem cozidas juntar às ervilhas e passar no liquidificador, adicionando água até ficar com a consistência de uma sopa. Numa frigideira, derreter uma colher de sopa de manteiga, fritar o curry e a pimenta-do-reino. Despejar na panela com a sopa, adicionar um pouco de água se necessário e deixar em fogo brando até ferver. Servir quente.
  12. 12. Subji (vegetais cozidos) Vegetais cozidos recebem essa denominação genérica. Podem ser de diferentes vegetais, legumes ou combinações destes
  13. 13. Ingredientes 1 cabeça de couve-flor média 2 batatas 1 berinjela pequena 1 colherinha de curry 1 colherinha de feno grego Manteiga, margarina ou azeite (conforme preferência) Sal a gosto Preparo Cortar a couve-flor em pedaços pequenos, as batatas e a berinjela em cubos pequenos. Cozinhar no vapor. As batatas e a couve têm o mesmo tempo de cozimento. A berinjela deverá colocada na mesma panela cinco minutos após, aproximadamente. Em uma frigideira, fritar os temperos em uma colher de sopa de manteiga, margarina ou azeite ( conforme preferência ) deixar dourar e acrescentar aos vegetais, colocar o sal. Servir quente.
  14. 14. Arroz (pulao) Prato principal na alimentação oriental. Servido geralmente com limão que espremido sobre o deve ser arroz; o bhasmati é a mais famosa variedade de arroz pelo gosto e aroma deliciosos. È produzido na Índia e Nepal.
  15. 15. Ingredientes 1 xícara de arroz 1 colherinha de sementes de coentro Sal Preparo O arroz deve ser cozido segundo a fórmula clássica de duas medidas de água para cada medida de arroz (no caso de arroz branco) e duas e meia medidas de água no caso de arroz integral. Colocar uma colher de sopa de manteiga, margarina ou óleo (conforme preferência) numa panela, fritar por um ou dois minutos as sementes de coentro moídas, adicionando sal a gosto, despejar o arroz, misturar e cozinhar até secar toda a água.
  16. 16. Samosa (pastel de vegetais) o pastel mais famoso da culinária indiana. Uma delícia à parte !
  17. 17. Ingredientes 500 gramas de farinha de trigo 200 gramas de ervilhas partidas 1 couve-flor pequena 2 a 3 batatas médias 1 xícara de água morna 3 colheres de manteiga derretida 1 colherinha de cominho 1/2 colherinha de feno grego 1/2 colherinha de gengibre ralado 1/2 colherinha de curry
  18. 18. Cozinhe as ervilhas (deixadas de molho durante a noite) até desfazerem-se. Cozinhe as batatas e a couv Preparo Massa: Numa tigela, coloque a farinha de trigo, três colheres de sal e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos, acrescentando água devagar. Sove até obter uma massa homogênea e leve. Deixe descansar enquanto prepara o recheio Cozinhe as ervilhas (deixadas de molho Recheio durante a noite) até desfazerem-se. Cozinhe as batatas e a couve-flor de preferência ao vapor. Quando estiver tudo cozido, junte em uma panela à parte. Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de manteiga deixe derreter, acrescente sal a gosto, os temperos e deixe dourar, despejando em seguida na panela sobre a ervilha, a batata e a couve-flor, mexendo para misturar
  19. 19. Sitegrafia http://www.ideariumperpetuo.com/culinaria_indiana. htm#ci
  20. 20. CRÉDITOS PAPE MARIA DE CARVALHO PEREIRA MORELLI

×