Tecnologia digital e tecnologia não digital pdf

2,348 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,348
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
176
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tecnologia digital e tecnologia não digital pdf

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASPROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASILPOLO DE APOIO PRESENCIAL UAB-CAMARGOCURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOTUTORAS PRESENCIAIS: Dione Meneguzzi Malfatti e Micheli DallacortTUTORAS A DISTÂNCIA: Claroline Techio e Eliziane Pegoraro Bertinete EAD2 APRESENTAÇÃO( TECNOLOGIAS)Turma 22011/02 CAMARGO 2011
  2. 2. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
  3. 3. Autores:Lauro DallacortMaricleusa FolleOdair DallacortOneide de ColPaulo Ricardo da SilvaVanderléia Brocco
  4. 4. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi elaborado com oobjetivo mostrar a evolução das tecnologias naárea da educação, uma pequena reflexão sobreas formas como as tecnologias digitais têm sidoinseridas na educação e as conseqüências dasmesmas como ferramenta auxiliar no ensinoaprendizagem.
  5. 5. • A história da tecnologia segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e proteção. A descoberta do fogo foi ponto chave na evolução tecnológica.• Ao longo do tempo o homem vem descobrindo e criando várias tecnologias para o seu melhor viver, ou seja para tornar sua vida mais simples.• Se traçarmos um paralelo entre a tecnologia antiga e a de hoje podemos perceber que o que mudou não é a tecnologia, e sim a complexidade das técnicas usadas.
  6. 6. TECNOLOGIA DIGITAISMuito se fala sobre tecnologia na educação sabe-se quemuitas escolas já adotam várias tecnologias paramelhoramento da qualidade da educação básica. Ealiada a esses programas pedagógicos desenvolvem asaulas com maior participação da comunidade e mostraque as mesmas tem grande influência nos dias atuais,como avaliações de acompanhamento do programa,mostra uma vantagem com aproveitamento em cerca de40% segundo o site www.educarparacrecer.abril.com.brsuperior ao ensino normal. Implantação de novastecnologias em formas alternativas de passar oconteúdo.
  7. 7. • A tecnologia digital pode e deve ser utilizada como recurso metodológicos eficazes para um trabalho que permita a criação de práticas reais de leituras e escrita.• Hoje não basta somente saber escrever, deve-se também utilizar a escrita em ambientes ligados a tecnologia digital. Trata-se de utilizar os computadores, a web, os blog e os gêneros desse contesto como ferramentas cognitivas para formação de leitores e produtores de textos proficientes, aptos para atuarem como cidadãos digitais, apropriando-se das mídias para analisar seu entorno, acessarem informações e apresentarem ao mundo por meio da escrita.
  8. 8. • A utilização de blog na educação viabiliza e estimula os alunos a estudarem por novo método de ensino, pois os alunos colocam seus comentários e os demais também acessam o conteúdo, a preocupação com a divulgação do conteúdo faz melhorar o trabalho assim dissemina o conhecimento como um passa tempo e um desafio.• Os jogos educativos capazes de despertar o interesse do aluno em aprender o jogo com muita eficácia, onde o jogo faz com que o aluno precise pensar e assim vai treinando a memória.• Para atender a um programa nacional de tecnologia de educação visto em outros países bem desenvolvidos o governo brasileiro implantou em algumas escolas públicas o PROUCA, um projeto na educação onde poderão utilizar os computadores portáteis com a matéria didática digitalizada em vários locais.• A faculdade a distância tem grande crescimento nos últimos anos, sendo que esse modelo, já forma mais alunos do sistema presencial, com a praticidade de tecnologia é possível buscar uma formação superior com o uso da internet.
  9. 9. • A tecnologia digital está afetando a educação de forma revolucionária, e o impulso para estas mudanças é irreversível. Professores que começaram a usar essas ferramentas como a web por exemplo vêem que mudanças no ensino está ocorrendo.• A maioria dos educadores ainda não usa ou sequer sabe do potencial das tecnologias colaborativas para sua sala de aula e escola.• As universidade principalmente, precisam para se tornarem líderes, a aplicação de tecnologia à educação, precisam também começar a traçar uma nova visão do século 21 de suas instituições, uma jornada que irá incluir tecnologia da informação e aprendizagem colaborativa de ensino.• Um obstáculos a ser enfrentado é para os administradores e quadros de escola para que possam perceber que a web e as tecnologias digitais representa um novo ambiente para aprendizagem de ensino e que muito em breve todos os professores e alunos terão acesso às informações representadas na web.
  10. 10. • Não podemos ignorar as tecnologias pois estão presentes em todas as áreas e se expandem cada vez mais, propõe a utilização na educação conforme a necessidade a que estamos expostos, uma maneira de educar os jovens para o mercado de trabalho que cada vez mais passará a exigir pessoas bem preparados para desempenhar suas funções.• O uso da tecnologia servem como incentivo para as crianças aprender a fazer os trabalhos como uma diversão um estilo para estudar e realizar seus deveres.• O professor deverá estar preparado e buscar constantes atualizações para divulgar e usar essa tecnologia como ferramenta pedagógica.• Os desafios da educação são grandes, mas as tecnologias representam um diferencial para inserir a escola como formadora de habilidades e com eficácia nos resultados onde fará a diferença.
  11. 11. • Por mais perfeito que seja a tecnologia, o professor sempre será figura essencial no processo de ensino, ou seja, a presença do professor é fundamental levando em conta que a máquina (tecnologia) pode transmitir conteúdo mas não o afeto, carinho, as tecnologias não conseguem perceber dificuldades que o aluno apresenta nem determinado conteúdo. Mas acreditam que a tecnologia deverá mudar a maneira como o professor exerce o oficio de ensinar cada vez mais os docentes devem dominar as tecnologias para um melhor desenvolvimento educacional. Nós como futuros professores devemos compreender que as tecnologias são uma nova forma de cultura e comunicação, devemos modificar a maneira de comunicação em sala de aula e na educação .
  12. 12. CONCLUSÃO• De acordo com o contexto abordado até aqui, se presupõe que as ferramentas da informação estão avançando rapidamente e em contrapartida não dispomos de pessoas especializadas para se apossarem desta tecnologia. A escola é sem dúvida o elo que pode fazer a diferença na composição de novas frentes de ensino, utilizando-se das tecnologias digitais para despertar a criatividade em alunos e professores multiplicando os conhecimentos e a abrangência do ensino. A web é certamente o desafio do momento onde precisamos rapidamente pensar na inclusão digital sem abrir mão da atualização constante que se faz necessária, para sobrevivência no mundo atual.
  13. 13. • Bibliografia:• http://www.google.com.br/• http://www.youtube.com/watch?v=yHgDjzcynNw&feature=related• www.educarparacrecer.abril.com.br

×