Doenças Sexualmente Transmissivéis

173 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
173
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Doenças Sexualmente Transmissivéis

  1. 1.  O que é a sida; Sintomas; Diagnóstico; Contágio; Prevenção; A sida tem cura?
  2. 2.  A sida é uma doença sexualmente transmissível, uma síndrome constituída por um grupo de sinais e sintomas. É provocado pelo VIH (Vírus da Imonudeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inativo” ou “ativo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa.
  3. 3.  Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, febre, suores, dor de cabeça, estômago, dificuldades em engolir… Algumas pessoas também perdem peso, outras perdem a mobilidade dos membros superiores e inferiores, recuperando-a passado algum tempo.
  4. 4.  Diagnosticamos a sida fazendo análises sanguíneas para detetar a presença de anticorpos de VIH. As primeiras análises da pessoa afetada podem dar um resultado negativo se o contágio foi recente, por isso, os testes devem ser repetidos quatro a seis semanas e três meses após a primeira análise.
  5. 5.  A sida é transmitida através de sangue, sémen, fluidos vaginais e leite materno. Não se transmite através do ar, nem do contacto de pele. A transmissão por via sexual nas relações heterossexuais é mais comum do homem para a mulher. O contágio pode ocorrer em todos os tipos de relação, seja vaginal, anal ou oral. Partilha de Da mãe Escovas de dentes Para o feto Partilha de Relações Partilha de lâminas heterossexuais seringas
  6. 6. Em Portugal há cerca de 43.000 pessoas infetadas. O total acumuladode casos de infeção pelo VIH/SID conhecidos em Portugal é de 25.968.
  7. 7.  Para prevenir a transmissão da sida devesse usar sempre o preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, objetos cortantes, material utilizado na preparação de drogas injetáveis. Não partilhar Utilização do seringas preservativo
  8. 8.  A sida é uma das poucas doenças que não tem cura. A única medida eficaz para combatê-la, presentemente, é a prevenção.

×