Your SlideShare is downloading. ×
A Invenção da Bússola
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

A Invenção da Bússola

90
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
90
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A primeira bússola do mundo foi feita na China durante a Dinastia Qin. É feita com magneto – um mineral de óxido de ferro que se alinha na direção norte-sul, devido ao campo magnético da terra – geralmentre usado na geomancia e adivinhação chinesas.
  • 2. Uma das primeiras bússolas. Elas eram compostas por um prato quadrangular representando a Terra, um círculo no centro do prato representava o céu. O cabo da concha indicava o sul.
  • 3. O uso da bússola foi registrado em diversos textos chineses, incluindo um livro do século IV, o “Livro do Mestre do Vale do Demônio”, que descreve seu uso na exploração de regiões desconhecidas.
  • 4. A primeira pessoa que aparece oficialmente nos registros usando a bússola como apoio para navegação foi o Almirante Zheng He, que fez oito viagens marítimas entre 1405 e 1433.
  • 5. Estátua de Zheng He. Zheng He (chinês tradicional: 鄭 和, chinês simplificado: 郑 和, pinyin: Zhèng Hé, Wade- Giles: Cheng Ho) Mapa indicando as navegações de Zheng He.
  • 6. Os principais componentes das bússolas:  Base: é transparente e de plástico, normalmente marcada com uma régua de escala e com uma (ou mais) réguas laterais
  • 7.  Cápsula: contém uma agulha magnética, é preenchida por um líquido que em geral é um óleo pouco viscoso, que tem como finalidade dar estabilidade à agulha. A agulha geralmente tem algum destaque para o pólo norte. Existem, porém, bússolas em que o Sul é destacado, as ditas "bússolas de geólogo".
  • 8.  Disco de leitura: Tem uma escala em graus que fica em volta da cápsula, que serve para ser girada manualmente de modo a obter o rumo em graus (em alguns casos, essa escada não gira manualmente, girando apenas com o movimento da agulha).
  • 9.  Portão: Faixa preta e vermelha pintada numa lâmina ou na cápsula. Serve para alinhar a agulha, move-se junto com a cápsula e as linhas de Norte e tem o lado Norte pintado de vermelho. Em algumas bússolas o portão pode ser movido independentemente
  • 10.  Linhas de Norte: São sem série, e servem para alinhar a bússola com os meridianos inseridos no mapa. Movem-se juntamente com o disco de leitura, e são finas, pretas e paralelas ficando geralmente no fundo da cápsula ou numa lâmina transparente.