Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
6. artes-1o-a-3o
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

6. artes-1o-a-3o

  • 1,201 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,201
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
40
Comments
0
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP PROPOSTA CURRICULAR - ARTE CICLOS DA ALFABETIZAÇÃO – 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO - Características expressivas presentes em: - Reconhecer em seres, - Trabalhar essa capacidade implica em .pinturas objetos, em paisagens naturais estimular e desenvolver a percepção do .desenhos e artificiais características aluno instigando-o a observar os .esculturas expressivas das artes visuais. elementos formais e expressivos – cores, .gravuras formas, textura, volume, proporção, ponto, .paisagens naturais e artificiais linha, luz, movimento – presentes em .fotografias objetos, seres e paisagens naturais e .produções informatizadas, outros.ARTES artificiais.VISUAIS - Elementos básicos: I T T .ponto .plano .textura .forma .volume .luz .linhas - Percepção das variações de cores, texturas, formas e luminosidade.
  • 2. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO -Estudo das cores (cores primárias, - Experimentar, selecionar e - Exercitar essa capacidade significa secundárias, terciárias, cores frias e cores utilizar diversos suportes, colocar o aluno em contato com a quentes), suas diversas representações materiais e técnicas artísticas a linguagem do desenho, da pintura, da presentes na natureza. fim de expressar e comunicar modelagem, da colagem, da fotografia e em artes visuais. permitir-lhe a utilização de diversos - Seleção, manipulação e utilização de: instrumentos, materiais e suportes - suportes: referências bibliográficas, necessários para o fazer artístico. visuais e audiovisuais. - materiais: papeis, tecidos, madeiras, barro, pedra, vidros, metais, plásticos, pinceis, lápis, giz de cera, tintas, sucatas eARTES outros.VISUAIS I T T - técnicas artísticas: .desenho - lápis de cera, sobre lixa e impressão de folhas. .pintura - com rolos, peneira, barbante, papel dobrado e outros. .colagens - com papel, fitas, sementes, pó de serragem, vidros, areia e outros. .esculturas - madeira, barro e outros. .dobraduras. .recortes.
  • 3. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO - Essa capacidade requer o contato do - Criar e recriar produções de aluno com estruturas bidimensionais e - Formas plásticas e visuais em espaços artes visuais, a partir de tridimensionais que lhe permitam montar e diversos (bidimensional, isto é, duas estímulos diversos tais como: a desmontar, colar e justapor materiais dimensões - largura e altura e ação, a emoção, a observação estimulando a imaginação, a observação e tridimensional, isto é, três dimensões – de modelos naturais e artificiais a criação de obras de arte. Requer largura, altura e volume). I T T e apreciação de obras de arte. também a convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) a fim de - Colagem de figuras sólidas (bidimensionais buscar inspiração para suas criações e e tridimensionais) construindo objetos recriações. diversos (animais, formas humanas e outros).ARTESVISUAIS - Para contribuir com o desenvolvimento - Apreciar suas produções dessa capacidade é importante que o - Contato sensível com obras produzidas visuais e as dos colegas por professor estimule o aluno a compartilhar para identificar através da observação, meio de observação, narração, emoção, compreensão, apreciando leitura e análise identificar: descrição e interpretação de afetivamente os trabalhos artísticos visuais .características imagens e objetos. produzidos por si e por seus colegas. Ao .técnicas e procedimentos artísticos compreender e apreciar os trabalhos de presentes nelas; I T T artes visuais, o aluno percorre trajetos de .título; aprendizagem que propiciam .elementos utilizados como ponto, linha, conhecimentos específicos sobre sua forma, cor e textura; relação com a própria arte, consigo e com .autor ou produtor. o mundo.
  • 4. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO - Elaborar e organizar - O professor precisa orientar o aluno a - Registro das experiências vivenciadas cronologicamente as etapas e fazer os registros para a sistematização de através dos seguintes instrumentos e produções dos processos suas experiências. recursos: vivenciados. .Trabalhos artísticos (desenhos, objetos,ARTES ilustrações)VISUAIS .fotografia .relatos (orais e escritos) I T T .vídeo .álbum .portfólio .outros
  • 5. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO - Perceber e compreender a - Professor: correr, pular e subir são - Noções básicas de estrutura e funcionamento estrutura e o funcionamento do necessidades naturais da criança e fazem do corpo. corpo humano, como forma de com que ela experimente o próprio corpo e expressão e comunicação. teste seus limites. Possui nesta etapa de - Exploração do próprio corpo: postura, lateralidade, locomoção e respiração. sua vida um vocabulário gestual fluente e expressivo necessitando ser desenvolvido - Noções de direção e movimento: horizontal, como forma de expressão e comunicação. vertical, diagonal, para cima, para baixo e para os lados. I T T - observação das características corporais individuais: a forma, o volume e o peso.DANÇA - Conhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo humano (pele, músculo e ossos). - Desenvolver na criança o entendimento - Compreender as diferentes de como seu corpo funciona é criar-lhe - Conhecimento e experimentação das possibilidades de movimento do possibilidades de usá-lo expressivamente possibilidades do corpo na dança: corpo na dança. com maior inteligência, autonomia, impulsionar, flexionar, contrair, elevar, responsabilidade e sensibilidade alongar, relaxar, etc., identificando-as em diferentes modalidades da dança. I T T - Reconhecimento e realizações de movimentos do corpo e de suas partes, em diferentes posições, de acordo com as possibilidades individuais.
  • 6. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL - Criar diferentes gestos a partir A linguagem da dança permite ao aluno - Formas dramáticas - movimentos corporais das danças vivenciadas experimentar a plasticidade de seu corpo, e expressões faciais – para representar compreendendo as inventar sequências de movimento, ideias e sentimentos. possibilidades de transformação explorar sua imaginação e o espaço físico - Jogos dramáticos ou não com base em da expressão corporal. o que contribui para o seu crescimento histórias do repertório infantil. individual. - Acompanhamento de diferentes ritmos com Representar experiências como: derreter o corpo (intenso – moderado - lento) como um sorvete, flutuar como um floco explorando todos os planos de ação do de algodão, balançar como folhas, correr movimento (alto, médio, baixo), elaborando como um rio, voar como uma gaivota, cair e explicando diferentes interpretações diante I T T como um raio etc., são exercícios de de diversos timbres (intensidade) de sons.DANÇA imaginação e criatividade que reiteram a - Coreografias (solo-individual ou pequenos importância do movimento para expressar grupos) que expressem sentimentos e e comunicar ideias e emoções. sensações (medo, coragem, amor, raiva, etc) identificando-as em ações pessoais ou em ações de outras pessoas e o contexto escolhido. - Movimentos em duplas ou grupos opondo qualidade de movimentos: leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo. - Identificar as principais As manifestações culturais devem ser - Agilidade, equilíbrio e coordenação. características das danças valorizadas pelo professor e inseridas no apreciadas e vivenciadas em repertório dos alunos, pois são partes da diferentes grupos socioculturais riqueza cultural dos povos. As cirandas, -Características da dança: número de I T T danças folclóricas e outros devem ser participantes, ritmo, significado da dança, incorporados por meio de atividades papeis, funções e movimentos durante a gestuais e coreográficas. prática.
  • 7. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL- Elaborar formas de registros - Produzir registros torna-se imprescindível - Descrições, fotografias, gravações, portfólios,pessoais para a sistematização para a sistematização das experiências desenhos e outros.das danças vivenciadas em vivenciadas. O professor orientará osdiferentes grupos socioculturais. alunos a fazê-los de forma criativa observando se articulam uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados. I T T
  • 8. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIALEIXOS ALFABETIZAÇÃO CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO -Identificação e diferenciação dos sons -Perceber os sons ambientes -O trabalho com música precisa ser (corporais e ambientais): parâmetro do (vozes, corpos e materiais significativo para o desenvolvimento dos som (altura, intensidade) e ritmo (ritmo do sonoros) associando-os a alunos em sua capacidade de perceber corpo e da linguagem). fonte. diferentes sons: sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos e de -Percepção de sons musicais a partir de outros materiais. Para percebê-los e instrumentos tradicionais e alternativos associá-los adequadamente às suas fontes (construídos com diferentes materiais ou I T T torna-se necessário exercitar a escuta e a reciclados). sensibilidade do aluno. -Percepção da origem e da direção dos sons. - Audição de músicas que exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas. - A música além do poder de encantar eMÚSICA -Reconhecer diferentes proporcionar distração, pode ser utilizada -Conhecimento de várias canções: gêneros musicais. para transmitir conhecimentos de naturezas .ninar ou acalanto, diversas. As canções de ninar, os .roda e cirandas, brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e .populares, cirandas, os jogos com movimentos, as .folclóricas, brincadeiras com palmas e gestos sonoros .religiosas, corporais e outras produções do acervo .cívicas, I T T cultural infantil devem se constituir em .modernas e outras. conteúdos de trabalho. -O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música. Ouvir música aprender uma canção, realizar atividades rítmicas são meios que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de
  • 9. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL atenderem a necessidade de expressão que-Conhecer diferentes ritmos em passa pela esfera afetiva estética e - Brincadeiras, jogos, danças, atividadesmúsicas do repertório familiar cognitiva. diversas de movimentos e suascomunitário regional e nacional. articulações com os elementos da linguagem musical. - Conhecimento de vários ritmos musicais: .Forró . .Samba .Hip Hop .Maracatu .Frevo e outros.-Elaborar formas de registro Produzir registros torna-se imprescindível -Descrições, fotografias, gravações,para documentar as para a sistematização das experiências portfólios, desenhos e outros.experiências sonoras vivenciadas. O professor orientará os alunosvivenciadas. a fazê-los de forma criativa observando se ele articula uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados. I T T
  • 10. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL CICLO INICIAL ALFABETIZAÇÃOEIXOS CAPACIDADES DETALHAMENTO/ORIENTAÇÃO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO - Desenvolver a capacidade expressiva - Jogos teatrais (estimulam a relação com - Experimentar o teatro com o corporal, facial e gestual, no plano o outro, a criatividade, a expressividade do corpo, identificando as individual e coletivo, exercita habilidades corpo, a desenvoltura e a concentração). habilidades necessárias ao necessárias para o teatro como atenção, Jogo teatrais: desenvolvimento das observação, concentração, cooperação, .Mímica expressões, facial, gestual e sua diálogo, respeito mútuo e flexibilidade de .Dito popular I T T conjugação com vocalizações e aceitação das diferenças. .Profissões sons .Troca de máscaras, outros - Inter relação de personagem: amor, ódio e outros. - Mediar a vivência de experiências - Pesquisar, observar e identificar nos - Compreender e apreciar as estéticas ricas e contextualizadas tanto no espaços culturais a atuação cênica dosTeatro diversas possibilidades teatrais ambiente escolar quanto em visitações a artistas. produzidas pelas diferentes espaços de divulgação cultural. I T T culturas. -Assistir as manifestações artísticas populares. - Elaborar formas de registro Produzir registros torna-se imprescindível pessoais para a sistematização para a sistematização das experiências das experiências observadas e vivenciadas. O professor orientará os - Descrições, fotografias, gravações, vivenciadas. alunos a fazê-los de forma criativa I T T portfólios, desenhos e ouros observando se ele articula uma resposta pessoal coerente com os conhecimentos trabalhados.
  • 11. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISSUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICASUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTALDIRETORIA E ENSINO FUNDAMENTAL