5. ciencias-4o-e-5o-ano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

5. ciencias-4o-e-5o-ano

on

  • 5,551 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,551
Views on SlideShare
5,551
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
48
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    5. ciencias-4o-e-5o-ano 5. ciencias-4o-e-5o-ano Presentation Transcript

    • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR – Ciências – VERSÃO PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO COMPLEMENTAR CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS 4º ANO 5º ANO 1.1 Estabelecer relação entre troca ÁGUA: de calor e mudanças de estados físicos da água para fundamentar  Estados Físicos RTC explicações acerca do ciclo da água.Eixo 1 – VIDA  Mudanças de estado.E AMBIENTE 1.2 Comparar diferentes misturas na  Características natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como RT RTC solvente. 1.3 Identificar os processos de  A distribuição da água doce no captação, distribuição e Planeta armazenamento de água e os modos IT RTC  A Água que bebemos domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro  Processos de captação, distribuição relacionando-os com as condições e armazenamento da água. necessárias à preservação da saúde.  Processo de tratamento da água.
    • 1.4 Compreender a importância dos  Processos de despoluição e modos adequados de destinação reutilização da água. das águas servidas para a IT RTC promoção e manutenção da saúde.1.5 Reconhecer a importância da  Conservação da água água na natureza como bem finito (preservação).  Poluição. RT RTC1.6 Comparar solos de diferentes SOLO: ambientes relacionando suas características às condições  Formação desses ambientes para se aproximar da noção de solo como  Características do solo IT RTC componente dos ambientes  Composição do solo integrados aos demais.  Minerais1.7 Caracterizar técnicas deutilização do solo nos ambientesurbano e rural, identificando os  Técnicas de Utilização do solo. ITCprodutos desses usos e asconseqüências das formasinadequadas de ocupação.1.8 Estabelecer comparação de  Tipos de solodiferentes tipos de solo paraidentificar suas características  Propriedades ITCcomuns: presença de água, ar, areia,argila, matéria orgânica.  Utilização
    • 1.9 Estabelecer relação entre o solo,  O solo e os seres vivos a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, IT RTC fertilidade e erosão.1.10 Reconhecer o ar como elemento AR:da natureza que ocupa espaço.  Características do Ar RT RTC1.11Reconhecer as suas  Propriedades do Ar IT RTCpropriedades.1.12 Identificar os gases que  Composição do Ar. ITCcompõem o ar e a importância delespara a vida do planeta.1.13 Identificar as situações de  Poluição do ar.poluição do ar, suas conseqüências eas medidas para a sua redução.  Conseqüências da Poluição e RT RTC Medidas de Redução.1.14 Reconhecer a importância da  A Camada de Ozôniocamada de ozônio para apreservação da vida e saúde dos  Função / ITCseres vivos e as conseqüências daemissão de gases poluentes na  Consequência da poluição doatmosfera. ar na atmosfera.1.15 Compreender o efeito estufa  O efeito estufa e a vida na IT RTCenquanto processo natural benéfico Terrapara a vida na terra.
    • 1.16 Relacionar o efeito estufa com o  O efeito estufa e o IT RTCprocesso contínuo de aquecimento aquecimento global.global e suas conseqüências.1.17 Compreender o ar em  O ar em movimento. ITCmovimento e seus efeitos.1.18 Reconhecer o ar como fonte deenergia e os processos para a suautilização.  Ar, fonte de energia. IT RTC1.19 Estabelecer relações de SERES VIVOS:dependência entre os seres vivos emdiferentes ambientes.  Os seres vivos e a cadeia IT RTC alimentar.1.20 Estabelecer relação de  As plantas / Característicasdependência entre a luz e osvegetais (fotossíntese), para  Partes da plantacompreendê-los como iniciadoresdas cadeias alimentares.  Fotossíntese RTC  Espécies  Habitat1.21 Reconhecer a diversidade de  Hábitos e comportamentos dos RT RTChábitos e comportamentos dos seres seres vivos.vivos relacionados aos períodos dodia e da noite e à disponibilidade de  Mundo Animal e Vegetalágua. 1.22 Comparar as condições do solo,  Condições do solo, do ar e da RT RTCdo ar, da água e a diversidade de água e a diversidade de seresseres vivos em diferentes ambientes vivos.ocupados pelo homem.
    • 1.23 Caracterizar espaços do planeta  A vida no Planeta.possíveis de serem ocupados pelohomem, considerando as condições  Espaços ocupados pelo IT RTCde qualidade de vida. homem.  Qualidade de vida .1.24 Interpretar informações de  A atuação do homem nadiferentes fontes sobre depredação ambiental etransformações nos ambientes extinção das espécies. RT RTCprovocadas pelo homem e o risco daextinção de espécies.1.25 Identificar e compreender as  Relação solo, água e seresrelações entre solo, água e seres vivos.vivos nos fenômenos de escoamento ITCda água, erosão e fertilidade dos  Fenômenos escoamento dasolos, nos ambientes urbano e rural. água, erosão e fertilidade.1.26 Caracterizar causas e  Consequências da poluição do RT RTCconsequências da poluição da água, solo, do ar, da água na vida nodo solo, do ar. Planeta.
    • 1.27 Reconhecer as principais formas Verificando o entorno:de poluição e outras agressões ao .Poluição e Degradação Ambiental RTCmeio ambiente da região em que a .A saúde nesses ambientesescola está localizada, identificandoas principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde local.1.28 Relacionar a reciclagem dos  Reciclagem e conservação RT RTCmateriais com a preservação ambiental.ambiental.1.29 Reconhecer o lixo como fator  Lixo de degradação ambiental, suas consequências e possibilidades  Degradação ambiental. RT RTC de recuperação dos espaços degradados e de reutilização dos  Recuperação de espaços materiais do lixo. degradados.1.30 Caracterizar materiais  Tratamento e Reciclagem recicláveis e processos de  .Coleta Seletiva IT RTC reciclagem do lixo.  .A vida nos lixões  . Catadores de lixo
    • 1.31 Reconhecer o saneamentobásico como técnica que contribui  Saneamento básico e a ITCpara a qualidade de vida e a qualidade de vida.preservação do meio ambiente.1.32 Relacionar queimadas à morte  As queimadas e suasdos seres vivos e do solo e, conseqüências.consequentemente, à perda da RT RTCfertilidade.
    • 2.1 Reconhecer cada sistema em sua particularidade, sua relação com os demais e com o corpo humano como um todo, num processo harmônico. ITC  O corpo humano e seus sistemas.  Corpo Humano: Um todo ITC 2.2 Estabelecer relações entre os integrado aparelhos eEixo 2 – SER diferentes aparelhos e sistemas sistemas: locomotor, HUMANO E que realizam as funções de circulatório, respiratório, SAÚDE nutrição para compreender o digestório, nervoso, urinário e corpo como um todo integrado: reprodutor.  Transformações sofridas  Sistemas digestório, pelo alimento na digestão circulatório e respiratório e as e na respiração; funções de nutrição.  Transporte de materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina. 2.3 Reconhecer que a urina é produto de filtração do sangue pelos rins, processo que ITC concorre para a eliminação de resíduos do corpo.
    • 2.4 Reconhecer que as fezes são ITC constituídas por materiais que não foram absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.2.5 Identificar limites e Cuidados com o corpo: RT RTC potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o  Higiene como semelhante mas não igual aos demais para  Alimentação desenvolver autoestima e cuidado consigo próprio.  Exercício físico  Saúde2.6 Comparar os principais órgãos Sistema Reprodutor: e funções do aparelho reprodutor masculino e  As fases da vida ITC feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças  Diferença no desenvolvimento no corpo e no comportamento de meninos e meninas. de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais.
    • 2.7 Reconhecer a alimentação, a CORPO HUMANO: SAÚDE FÍSICA, higiene pessoal e ambiental, MENTAL E AS INTERAÇÕES COM os vínculos afetivos, a O MEIO. inserção social, o lazer e repouso adequados como Importância da alimentação RT RTC conjunto de atitudes e saudável, dos cuidados pessoais, da interações com o meio de que higiene pessoal e ambiental, dos dependem o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, vínculos afetivos, das relações a saúde do se humano. familiares e sociais para o equilíbrio físico e mental.2.8 Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e Fatores de risco à saúde presentes IT RTC sociocultural, identificando no meio em que se vive e formas de fatores de risco à saúde combatê-los e/ou evitá-los. pessoal e coletiva presentes no meio em que se vive.2.9 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos, culturais, socioeconômicos e Melhoria das condições de vida e sua ITC educacionais na preservação relação com a melhoria na saúde. da saúde para compreendê- la como bem-estar psíquico, físico e social.2.10 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão ITC da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida.
    • 2.11 Conhecer e utilizar formas de intervenção sobre fatores desfavoráveis à saúde IT RTC presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à própria saúde e à saúde coletiva.2.12 Estabelecer relações entre a  Cuidando da saúdesaúde do corpo e a existência dedefesas naturais (sistema  Causas de algumas doençasimunológico) e estimuladas (vacinas). RT RTC  Doenças infecciosas  Verminoses  Sistemas imunológicos e as vacinas 2.13 Identificar as campanhas de As vacinas: vacinação pública como medidas  importância RTC preventivas em favor da saúde da população.  período de aplicação
    • 2.14 Identificar o uso de soros como  Soros curadoresmedidas curativas de acidentes ITC(antiofídico, antiescorpiônico). 2.15 Reconhecer o termômetro,o  Instrumentos para os cuidados ITC aferidor de pressão como com a saúde. instrumentos utilizados para cuidar da saúde. 2.16 Conhecer os recursos da  Políticas públicas voltadas comunidade voltados para a para a saúde. promoção, proteção e ITC recuperação da saúde, em  Serviços especial os serviços de saúde.  Saneamento Básico 2.17 Reconhecer o processo de alimentação como forma de obtenção de nutrientes  Pirâmide Alimentar: como ter IT RTC (materiais e energia) para o uma alimentação saudável. funcionamento e crescimento do corpo. 2.18 Estabelecer relações entre  A falta de higiene pessoal e RT RTC falta de higiene pessoal e ambiental e o desenvolvimento ambiental e a aquisição de de doenças. doenças: contágio por vermes e microorganismos.
    • 2.19 Reconhecer os alimentos como Desenvolvimento de bons hábitos fonte de energia e materiais alimentares para a manutenção da para crescimento e saúde em todas as fases da vida. RT RTC manutenção do corpo saudável, valorizando a máxima utilização dos recursos disponíveis na reorientação dos hábitos de alimentação.  A puberdade, suas2.20 Associar o amadurecimento dos características eórgãos genitais internos e externos à ITC conseqüênciascapacidade reprodutiva.  Doenças sexualmente 2.21 Identificar as formas de transmissíveis: AIDS - prevenção às doenças Contágio e Prevenção. sexualmente transmissíveis e ITC à AIDS.  AIDS - como evitá-la  As drogas e suas 2.22 Avaliar as consequências do conseqüências. uso das drogas na vida ITC pessoal e no convívio familiar e social.
    • 3.1 Reconhecer nas teorias que UNIVERSO – Origem tentam explicar a origem do Corpos Celestes ITC Universo o pensamento e as crenças do homem de  Teorias para a origem do diversos momentos da história da humanidade. Universo. 3.2 Compreender o que são Corpos Celestes e como as teorias  Movimento e expansão do ITC explicam a existência, o Universo. movimento, a expansão permanente do Universo e de seus componentes. 3.3 Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.  Corpos Celestes IT RTCEixo 3 – TERRA E UNIVERSO 3.4 Identificar o sol, os planetas e seus satélites como constituintes do Sistema  Sistema Solar ITC Solar, consequentemente, da galáxia Via Láctea. 3.5 Compreender que vivemos na  O Sistema Solar superfície da Terra que é um  Planeta Terra planeta do Sistema Solar. ITC 3.6 Identificar os dois movimentos simultâneos realizados pela Terra: Rotação e Translação,  Movimentos de Rotação e ITC e suas decorrências: Translação  Calendário  Estações do Ano  Dias e Noites
    • 3.7 Identificar a Lua como satélite da Terra. Lua: Satélite da Terra IT RTC  Fases da Lua  Movimentos  Eclipses
    • 4.1 Comparar e classificar EQUIPAMENTOS E FONTES DE ITC equipamentos, utensílios, ENERGIA ferramentas para estabelecer  Da enxada aos entre suas características e computadores: as ferramentas sua utilização. de trabalho no campo e na cidade.  As grandes invenções. 4.2 Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ITC ferramentas, relacionandoEixo 4 – seu funcionamento àTECNOLOGIA utilização de energia.E SOCIEDADE 4.3 Reconhecer e nomear as fontes Utilização das fontes de energia: de energia que são utilizadas  do vento ITC por equipamentos ou que  da água são produto de suas  do sol transformações.  dos gases 4.4 Relacionar algumas atividades  do petróleo humanas (iluminação IT RTC pública, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia. 4.5 Relacionar principais As grandes invenções. ITC instrumentos de observação astronômica (telescópios, lunetas, satélites, sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com seus uso.
    • 4.6 Elaborar relatórios dos SISTEMATIZAÇÃO DOS experimentos ou atividades CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: IT RTC realizadas.  Elaboração de relatórios. 4.7 Elaborar perguntas, formular  Elaboração de planos de IT RTC hipóteses durante o processo trabalho. de realização das atividades. 4.8 Buscar e organizar informações  Produção de textos científicos ITC por meio de observação de observação e de direta e indireta, experimentação. experimentação, entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados, valorizando a diversidade de fontes.4.9 Confrontar suposições individuais  Produção de registros em ITC e coletivas com as outros gêneros: tabelas, informações obtidas. maquetes, gráficos, quadros. 4.10 Organizar e registrar informações por meio de ITC RTC desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas, textos, maquetes. 4.11 Interpretar informações por  Utilização do laboratório para IT RTC intermédio do experimentos e descobertas. estabelecimento de causa e efeito, sincronicidade e sequência. 4.12 Utilizar informações obtidas  Comunicação aos pais e IT RTC para justificar as idéias comunidade escolar das construídas, desenvolvendo experiências e descobertas flexibilidade para realizadas. reconsiderá-las mediante fatos e provas.
    • 4.13 Comunicar escrita e oralmente IT RTC suposições, dados e conclusões.4.14 Realizar a divulgação dos IT RTC conhecimentos elaborados na escola para a comunidade.4.15 Tomar fatos e dados como tais IT RTC e utilizá-los na elaboração das próprias idéias.