4. historia-1o-a-3o

606 views
445 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
606
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

4. historia-1o-a-3o

  1. 1. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISSUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICASUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTALDIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ CURRICULAR DE HISTÓRIA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VERSÃO PRELIMINAR
  2. 2. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR – HISTÓRIA – VERSÃO PRELIMINAR CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO DAEIXO ALFABETIZAÇÃO CAPACIDADES DETALHAMENTO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO 1.1 – Conhecer a própria história e a  Entender sua história, a escolha de seu nome e origem do  Quem sou eu? origem do nome e sobrenome. seu sobrenome (relatórios orais, entrevistas com os pais,  Nomes e sobrenomes. parentes de como foi a escolha de seu nome e origem de I/T T C seu sobrenome). 1.2 – Conhecer documentos, registros  Apresentar e identificar documentos que registram a própria  Os documentos que que fazem parte da história de vida de história desde o nascimento até os dias atuais (registro de registram a história de cada cada um. maternidade, certidão de nascimento, cartão de vacinação, um. identidade).  Registro de nascimento. I T C  Carteira de Identidade.1. Autoconhecimento 1.3 – Conhecer as diferentes realidades  Reconhecer e respeitar a diversidade social e cultural,  As diferentes realidades sociais e étnico-culturais, reconhecendo percebendo-se parte de um grupo com especificidades sociais. a si mesmo como parte de um grupo. importantes para a construção de uma sociedade justa e  Diversidade e miscigenação. democrática. I T C 1.4 – Identificar e relacionar o modo de  Relacionar as diferenças e as semelhanças existentes nos  As famílias brasileiras: de vida de cada um ao de outros grupos grupos sociais e suas manifestações através de brincadeiras, onde vieram nossos sociais, em suas manifestações jogos, festas, costumes, crenças, etc. costumes. culturais e sociais, reconhecendo  Origem e características dos I T C semelhanças e diferenças. diversos grupos sociais. 1.5 – Compreender que as  Reconhecer e respeitar o modo de ser e viver de cada um:  Mudanças e permanências características pessoais e costumes, sotaques, música, comida. (gostos, características comportamentais são reflexos do grupo físicas). I T C a que pertence o individuo.
  3. 3. CICLO DA EIXO ALFABETIZAÇÃO CAPACIDADES DETALHAMENTO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO 2.1 – Conhecer a história da escola,  Conhecer a história da escola e entender sua importância,  A história de sua escola. sua importância e função social. funcionamento e organização é uma capacidade cujo2. O aluno e suas relações sociais na família, escola e outros grupos desenvolvimento vem oportunizar ao aluno a ampliação do seu processo de identificação, agora, enquanto parte de um grupo externo ao seu: a escola. O professor pode propiciar I/T C R ao aluno atividades com visitas às dependências da escola, entrevistas com funcionários, pesquisas sobre história da escola, galeria de fotos antigas e novas e outras para fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo. 2.2 – Conhecer e entender as relações  Inserir o aluno nesse novo grupo supõe possibilitar-lhe  As normas de convivência na de convivência na escola. conhecer e discutir as normas de convivência social na escola. escola, destacando a importância do respeito nas relações:  Os direitos e deveres da professor/aluno, professor/funcionários, aluno/aluno, I/T T T escola e do estudante (ECA). aluno/funcionários, funcionário/funcionário, professor/professor. 2.3 – Conhecer sua história e de sua  Conhecer sua história e de sua família através de pesquisas  Descobrindo a própria sociais família a partir de documentos escritos em diferentes registros: fotos, pinturas, vídeos, cartas, história. e não-escritos. bilhetes, certidões de nascimento, agendas, diário e relato  Diferentes registros: I/T C R e/ou entrevistas com parentes mais antigos. documentos orais, escritos. 2.4 – Valorizar e reconhecer a  Desenvolver noções de identidade pessoal e familiar,  Como se formou e vive sua importância da família na formação e destacando a importância da família na formação ética e família. desenvolvimento pessoal dos moral do individuo.  Cada família tem sua I/T C R indivíduos. história: origens, costumes e . cultura. 2.5 – Identificar as pessoas que fazem  Identificar os componentes de sua família, conhecer outras,  Histórias de família. parte da família com a qual mora e respeitando as diversas organizações familiares no momento  As famílias ao longo do outras formas de organização familiar. atual (crianças que convivem sob responsabilidade de tempo. I/T T C parentes como tios, avós, pais adotivos, etc ou estão sob a tutela do estado). 2.6 – Compreender e identificar as  Identificar as atividades de cada membro da família,  O dia-a-dia da família. atividades do dia-a-dia de sua família. reconhecendo a importância da cooperação entre eles, distinguindo as atividades de trabalho, descanso e lazer. I/T C R
  4. 4. EIXO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO CAPACIDADES DETALHAMENTO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO 3.1 – Reconhecer as casas, suas  Identificar construções antigas e modernas e verificar as  As casas e sua história. histórias e diferenciar os tipos de casas mudanças que ocorrem nos locais ao longo do tempo.  Casas de ontem, casas de I/T C R construídos ontem e hoje. hoje.3. Conhecendo a moradia e valorizando o trabalho 3.2 – Compreender as várias formas de  Identificar os diversos tipos de casas percebendo que elas  Diferentes tipos de casa. moradia das pessoas. (própria/aluguel, também têm seus registros históricos, podendo ser própria  De quem são as casas. favelas/aglomerado, cortiços, ou não. I/T C R apartamentos, etc). 3.3 – Conhecer a história da rua e do  Conhecer a história da rua/bairro e identificar o seu próprio  A rua onde moro. bairro onde mora identificando os endereço apontando os pontos de referência nele existentes.  A origem do nome das ruas. pontos de referência existentes.  A rua e o bairro: espaços de I/T C R convivência.  As ruas de ontem e ruas de hoje. 3.4 – Reconhecer os modos de viver  Compreender o conceito de comunidade, as diferentes  O bairro e a comunidade. dos grupos sociais presentes no bairro. comunidades existentes e o que determina uma boa  As transformações do bairro. qualidade de vida para os diferentes grupos (comércio, I T C igreja, lazer, segurança, etc). 3.5 – Valorizar o trabalho dentro do  Conhecer o tipo de trabalho predominante na comunidade  O conceito de trabalho. contexto sócio-cultural da comunidade local, verificando se houve mudança ao longo do tempo.  Tipos de trabalhadores local. existentes na comunidade. I T C  Os trabalhadores da comunidade no passado. 3.6 – Reconhecer a importância e o  Valorizar cada profissão, reconhecendo sua importância na  As profissões e suas valor das diversas profissões. comunidade. especificidades.  O papel das profissões na I T C sociedade.
  5. 5. CICLO DA EIXO ALFABETIZAÇÃO CAPACIDADES DETALHAMENTO CONTEÚDOS 1º 2º 3º ANO ANO ANO 4.1 – Trabalhar as partes do dia  Construir noção de temporalidade a partir de hábitos/rotinas  Medindo o tempo. (manhã, tarde, e noite), vinculando-as (diárias, semanais, mensais, anuais). I/T T T às atividades realizadas pelas pessoas.4. Temporalidade Histórica 4.2 – Trabalhar o procedimento da  Relacionar acontecimentos do cotidiano da sala de aula e  A linha do tempo. construção da linha do tempo. das experiências de vida por meio de uma linha de tempo  Minha história ao longo do I/T T T (Linha do tempo: história pessoal, rotina do dia e outros). tempo. 4.3 – Conhecer as várias formas de  Conhecer os instrumentos criados e utilizados para medição  Instrumentos de medida do contagem de tempo. do tempo no passado e sua evolução até a atualidade – tempo. História do relógio, diferentes modelos, diferentes formas de I/T T T registros das horas. 4.4 –. Explorar as características do  Conhecer a forma mais usual de medir o tempo  Calendário (formas, calendário ocidental utilizado na (dia/semana/mês/ano) e iniciar conceitos como tamanhos, modelos) I/T T T atualidade. passado/presente/futuro, ontem/hoje/amanhã. 4.5 – Trabalhar com fatos históricos,  Relacionar o conceito de temporalidade com a construção  Documentos que fazem vinculando contagem de tempo e histórica que pode ser traduzida em medidas e na vivência. história. I/T T T vivências humanas.

×