Your SlideShare is downloading. ×
3. geografia-1o-a-3o
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

3. geografia-1o-a-3o

2,368
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,368
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISSUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICASUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTALDIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º, 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VERSÃO PRELIMINAR
  • 2. MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA – VERSÃO PRELIMINAR – CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO DE DETALHAMENTO EIXO CAPACIDADES ALFABETIZAÇÃO CONTEÚDOS (AINDA EM CONSTRUÇÃO) 1º 2º 3º Reconhecer-se como ser I/T/C - - Quem sou eu? Esta capacidade está relacionada à único e atuante na sociedade. Todo mundo tem um nome. necessidade de desenvolver no aluno Nosso nome, nossa história. o sentimento de pertencer a um grupo, a uma comunidade. São pertinentes as atividades que fazem a criança refletir sobre o papel que ocupa na sociedade como ser único, que tem um nome, uma identidade.EU E O ESPAÇODE VIVÊNCIA E Conscientizar-se de suas I/T/C - - Eu e o outro: semelhanças e Após reconhecer-se como ser únicoCONVIVÊNCIA características físicas, diferenças. e atuante na sociedade, podemos aceitando as diferenças e O jeito de cada um: inserir novos elementos (o outro), constatando as semelhanças. características físicas comuns. levando os alunos a estabelecer Meu corpo, minha referência. relações de comparação. Retoma-se também o trabalho com os cuidados e higiene do corpo. Compreender os sentimentos I/T/C R R O que somos, o que sentimos, Esta capacidade está relacionada à envolvidos nas relações que nos diversos ambientes sociais. habilidade de saber conviver com se formam nos ambientes Quem é o outro, o que ele sente. diferentes pessoas em seus diversos sociais. ambientes sociais, vivendo diferentes emoções e sentimentos.
  • 3. Reconhecer os limites do I/T/C R R Direitos e deveres para a Esta capacidade está relacionada aopróprio corpo no espaço de convivência no espaço social. reconhecimento que o aluno deve terconvivência com o grupo dos limites do corpo, para que possasocial e com a família. exercer seus direitos e deveres, ao movimentar-se no espaço de convivência, com respeito e atenção.Reconhecer a linguagem I/T/C R R Mapeamento e desenho do Pressupõe saber representar pessoascartográfica como fonte de corpo considerando as e ambientes, através doinformação e representação características físicas comuns, e levantamento de dados, elaboração edo espaço geográfico. do ambiente social, leitura de gráficos, tabelas, escalas, considerando a distribuição dos mapas de trajetos e suas legendas, objetos no espaço geográfico, e entre outros. dos caminhos e espaços de vivência e convivência.
  • 4. CICLO DE EIXO CAPACIDADES ALFABETIZAÇÃ CONTEÚDOS DETALHAMENTO O 1º 2º 3º Demonstrar atitudes de respeito e I/T/C R R O direito de estudar. A partir do reconhecimento do boa convivência no espaço da Minha escola é assim. espaço escolar, saber conviver escola. A escola como espaço de bem com os outros, convivência. demonstrando atitudes de respeito Direitos e deveres na no espaço de convivência. escola.A ESCOLA, SUAS REPRESENTA- ÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA Compreender a importância da I/T/C R R A importância da escola na O papel da escola na formação da NA VIDA DAS escola como função social. vida das pessoas. sociedade, da família, do PESSOAS. trabalho, das relações sociais. Reconhecer as pessoas e as I/T T/C R As pessoas que trabalham Trabalhar essa capacidade funções que elas desenvolvem na na escola: quem são e qual significa antecipar o escola. a sua função na escola. reconhecimento de cargos e O trabalho de cada um. funções em outros espaços sociais e de trabalho, ao perceber e reconhecer, na escola, já além do espaço familiar, que as pessoas têm funções, competências, responsabilidades individuais, mas interligadas no todo e em favor de todos.
  • 5. Reconhecer o ambiente da escola e I/T T/C R Os espaços da escola Sob os aspectos físicos: saberdas salas de aula sob os aspectos O ambiente escolar; movimentar-se com desenvolturafísicos, sociais e culturais. Cuidados com a escola. no ambiente escolar. A comunidade escolar. Sob os aspectos sociais: saber A sala de aula. viver e conviver com cada Representando o espaço e indivíduo, no ambiente escolar, os objetos da escola e da respeitando o espaço de cada um. sala de aula. Sob os aspectos culturais: saber respeitar a cultura de cada um, convivendo com as diferenças culturais e a diversidade social.Reconhecer o entorno da escola e I/T T/C R O entorno da escola: Identificar-se com os ambientes ea paisagem. paisagem, meio ambiente. com as paisagens que fazem parte do entorno da escola.Reconhecer o conceito de I/T T/C R Trajetos: de casa para a Esta capacidade está relacionadadistância entre dois ou mais escola, da escola para casa. à habilidade de formar alugares. representação do espaço geográfico entre dois ou mais lugares distintos.Reconhecer a linguagem I/T T/C R Croqui, planta, tabelas e Saber identificar dados ecartográfica como instrumento de gráficos de representação informações em instrumentos derepresentação dos espaços da do espaço e dos ambientes. representação.escola.
  • 6. CICLO DE EIXO CAPACIDADES ALFABETIZAÇÃO CONTEÚDOS DETALHAMENTO 1º 2º 3º Perceber a moradia como direito de todo I/T/C - - Nossa moradia. A partir do reconhecimento do cidadão. O lugar onde moro: endereço. local que mora e do seu entorno, A planta da minha casa. esta capacidade deve levar o Como vejo minha casa. aluno a refletir sobre o seu O quarteirão da minha casa. direito como cidadão para garantir sua moradia e de sua família.O AMBIENTE EM Compreender a casa como espaço de I/T/C - - Como é minha casa por dentro e O aluno deve aprender aQUE VIVEMOS: convivência da família. por fora: organização. conviver com seus familiares, CASA, RUA, Quais as pessoas que convivem dentro de sua casa, respeitando BAIRRO, comigo em minha casa. o espaço de convivência. MUNICÍPIO: Qual o espaço que ocupo dentro SUAS da minha casa. REPRESENTA- Reconhecer os diversos tipos de I/T T/C R Tipos de moradias. O aluno deverá ser capaz de ÇÕES PARA A habitação e os espaços que ocupam. Espaços que ocupam. identificar os diversos tipos de VIDA EM Quem constrói as moradias? moradia, como e por quem são SOCIEDADE. Materiais de construção construídas e como modificam a utilizados na construção de paisagem natural, no ambiente moradias. que ocupam.
  • 7. Compreender a rua como local de I/T/C R R Sinalização e trânsito em minha Reconhecer-se como cidadãotrânsito das pessoas da comunidade e de rua. que faz parte de umaveículos. As pessoas que transitam nas determinada comunidade, ruas. respeitando pedestres e Como vejo o movimento das motoristas que transitam pelas pessoas e de veículos em minha ruas do bairro. rua. Minha rua no bairro.Reconhecer o bairro, percebendo-se I/T/C R R O bairro onde moro. O aluno deverá se identificarcomo integrante das relações sociais que Localização do bairro no mapa com o ambiente e as paisagensse formam entre os indivíduos da de municípios. de seu bairro e sentir-se inseridocomunidade. O que representa meu bairro nas relações que se formam para a organização do entre as pessoas. município. Os serviços públicos do bairro. Os problemas do bairro. O que fazem as pessoas do meu bairro (trabalho) O transporte que atende meu bairro. O trânsito em meu bairro. Os meios de comunicação com outros bairros.Reconhecer a linguagem cartográfica I/T T/C C Levantar dados sobre os mais O aluno deverá ser capaz decomo representação do espaço da variados aspectos de representar através dacomunidade/bairro. reconhecimento do linguagem cartográfica as bairro/município. informações e dados levantados Representar os dados através de durante o trabalho com este gráficos, tabelas, mapas, outros. eixo.
  • 8. CICLO DE EIXO CAPACIDADES ALFABETIZAÇÃO CONTEÚDOS DETALHAMENTO 1º 2º 3º Reconhecer paisagem natural. I/T/C R R O que é paisagem natural? Suas Reconhecer paisagem natural características e diferentes significa saber conceituar os pontos de visão. elementos que a compõem, O que é meio-ambiente? Suas saber identificar os fatores que características e diferentes atuam na modificação da pontos de visão. paisagem e do meio-ambiente e A NATUREZA E Como o homem modifica a as ações do homem queSUA DINÂMICA: paisagem e o meio-ambiente. interferem na qualidade do PAISAGEM Elementos que interferem na ambiente. NATURAL E paisagem e no meio-ambiente.MEIO AMBIENTE Identificar as características do ambiente e I/T T/C R A paisagem à minha volta (de O aluno deverá relacionar as da paisagem no espaço da escola e da casa, da escola). paisagens e os ambientes em residência, reconhecendo diferenças e O meio-ambiente com o qual que vive e estuda, com as semelhanças. convivo na escola e na pessoas que fazem parte deste comunidade. ambiente, identificando As pessoas e o meio-ambiente. diferenças e semelhanças nos espaços geográficos.
  • 9. Identificar as características do ambiente e Outros lugares, outras O aluno deverá relacionar asda paisagem em outros lugares, fazendo paisagens, outras histórias. paisagens e os ambientes emcomparações. Espaço rural e espaço urbano: que vive e estuda, com outras diferenças de paisagens. paisagens e ambientes, Paisagem do município, sua identificando diferenças e localização no estado e no país. semelhanças nos espaços Meio-ambiente em meu geográficos. município. Paisagem: relevo, águas, ar, terra. As pessoas e o meio-ambiente. Direitos e deveres para com o meio ambiente.Reconhecer a linguagem cartográfica como I T C Elaborando mapas e tabelas pararepresentação do espaço natural. representar paisagens e a sua relação com o meio-ambiente.
  • 10. CICLO DE EIXO CAPACIDADES ALFABETIZAÇÃO CONTEÚDOS DETALHAMENTO 1º 2º 3º Ler e compreender informações expressas I T C O que é cartografia? O aluno deverá ser capaz de em linguagem cartográfica e em outras Linguagem cartográfica: interpretar dados e informações formas de representação de espaço como mapas, plantas, globos, representadas através da fotografias, plantas, maquetes, croquis, maquetes, legendas, gráficos, linguagem cartográfica. mapas, entre outras. tabelas, entre outros. Utilizar os mapas como meio de I T C Elaborando tabelas, gráficos e Saber ler mapas para comunicação e leitura da realidade. outros instrumentos de reconhecimento de espaços comparação de dados. geográficos e para LINGUAGEM favorecimento da comunicaçãoCARTOGRÁFICA social. E ESCALAS Localizar em mapas: bairros, cidades, I T C Onde estamos no mapa? Saber ler mapas para municípios, países. reconhecimento dos diversos espaços geográficos. Compreender o conceito de escala, a partir I T C Representando os lugares O aluno deverá compreender da representação de plantas e mapas em através da linguagem que representa-se um objeto ou tamanho reduzido. cartográfica. um determinado espaço geográfico através da noção de proporção (escala).
  • 11. Construir e compreender itinerários. I T C Construindo o caminho de um Saber construir e compreender lugar para outro: de casa para trajetos entre dois ou mais a escola, da escola para casa, pontos ou lugares distintos para o mercado, para a farmácia, etc.Comparar dados e informações. I T C Analisar os dados, comparando informações, buscando soluções .