1.Morfofisiologia do sistema reprodutor

5,330 views
5,179 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,330
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
85
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1.Morfofisiologia do sistema reprodutor

  1. 1. Escola Básica de Lagares, Felgueiras Morfofisiologia do SistemaExtraído de: Reprodutor Humanohttp://www.google.pt/search?q=sistema+reprodutor+humano%2Bppt&hl=pt-PT&prmd=ivns&source=lnt&tbs=ctr:countryPT&cr=countryPT&sa=X&ei=-xGCTtiJPIGhOvWGuBw&ved=0CAwQpwUoAg
  2. 2. DiplofaseHaplofase
  3. 3. O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, deacordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se a partir de tecidos embrionários idênticos. Assim sendo, odesenvolvimento embrionário inicial é semelhante em ambos os sexos, e só a partir da 7.ª semana de vida começa a ocorrer a diferenciação dos órgãos sexuais.
  4. 4.  O sistema reprodutor masculino é constituído por: Gónadas: testículos. Vias genitais: epidídimos, canais deferentes e uretra. Glândulas anexas: vesículas seminais e próstata. Órgãos genitais externos: pénis e escroto.
  5. 5. Vesículasseminais Tecidos esponjosos e cavernosos do pénis Uretra Escroto ou bolsa escrotal Visão geral do aparelho reprodutor masculino.
  6. 6. http://www.argosymedical.com/Reproductive/samples/animations/Male%20Reproductive/index.htmlSistema Reprodutor masculino - animação
  7. 7. Órgãos ovoides localizados no exterior da cavidade abdominal onde são produzidos os gâmetas masculinos (espermatozoides). São responsáveis pela produção de testosterona(hormona masculina) que permite o desenvolvimento dos órgãos genitais e dos caracteres sexuais secundários, como: Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e os pêlos púbicos. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Produzem o aumento de massa muscular durante a puberdade.
  8. 8. Tubos seminíferosSão canais muito finosonde são produzidos os espermatozoides.
  9. 9. São dois tubos enovelados que se situam no bordo posteriordos testículos. São órgãos onde se acumulam osespermatozóides e onde ocorre a sua maturação.
  10. 10. Canais com cerca de 40 cm de comprimento, continuando osepidídimos. Cada um deles penetrano abdómen, atravessa a próstata e abre, finalmente, na uretra.
  11. 11. É comummente um canal destinado para a urina e para o esperma, ao qual se ligam os canais deferentes. Atravessa o pénis, abrindo na extremidade deste órgão. Os músculos na entrada da bexiga contraem-se durante aereção para que nenhuma urina entre no esperma e nenhum esperma entre na bexiga.
  12. 12. Duas glândulas, sendo cada uma delas constituída essencialmente por um tubo enovelado intensamente enrolado sobre si mesmo. Segregam o líquido seminal(líquido que contém frutose e serve de nutriente aos espermatozóides), que é armazenado no seu interior,sendo eliminado na ejaculação.
  13. 13. Glândula localizada abaixo dabexiga, cujos canais excretores se abrem na uretra. Elabora o líquido prostático expulso na ejaculação.
  14. 14. Principal órgão do sistema reprodutor masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: corpos cavernosos e corpo esponjoso (envolve e protege a uretra).A extremidade mais saliente do pénis constitui a glande, que é recoberta por uma pele fina, o prepúcio. Estrutura externa do pénis. Estrutura interna do pénis.
  15. 15. http://www.argosymedical.com/Reproductive/samples/animations/Pathway%20of%20Sperm/index.htmlPercurso do esperma - animação
  16. 16. Bolsa onde estão contidos os testículos.Qual a função do escroto ou bolsa escrotal? Regular a temperatura, afastando os testículos do corpo, de forma a manter a temperatura mais baixa relativamente à cavidade abdominal, imprescindível à formação dos espermatozóides.
  17. 17. O sistema reprodutor feminino é constituído por: Gónadas: ovários. Vias genitais: trompas de Falópio, útero e vagina. Glândulas anexas: --------------------------------- Órgãos genitais externos: (vulva – lábios, clitóris e orifício genital).
  18. 18. Representação esquemática dos órgãos genitais Representação esquemática dos órgãos genitais externos. internos.
  19. 19. http://www.argosymedical.com/Reproductive/samples/animations/Female%20Reproductive/index.htmlSistema Reprodutor Feminino e Fecundação - animação
  20. 20. Órgãos em forma de amêndoa, localizados na cavidadeabdominal, onde são formados os gâmetas femininos (ovócitos II).Produzem estrogénio e progesterona, hormonas sexuais femininas.
  21. 21. Canais com 12 a 14 cm de comprimento, que seestendem desde cada um dos ovários até à parte superior do útero.Iniciam-se por uma porção em forma de funil - pavilhão - que envolve parcialmente o ovário.
  22. 22. O seu epitélio derevestimento é formadopor células ciliadas e os batimentos dos cílios microscópicos e osmovimentos peristálticos impelem o gâmeta feminino até ao útero.
  23. 23. Órgão musculoso e oco revestido por uma membrana mucosa chamada endométrio. É possível distinguir duas partes:a superior ou corpo, maisvolumosa onde desembocam as trompas de Falópio; a inferior, mais estreita, chamada colo ou cérvix que comunica com a vagina. Corpo CérvixRepresentação esquemática do útero.
  24. 24. Canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém, internamente, duas glândulas, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal.
  25. 25. Pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas - os grandes lábios. Pregas cutâneo-mucosas que envolvem a entrada da vagina - os pequenos lábios.Representação dos órgãos genitais externos.
  26. 26. Pequeno órgão de grande sensibilidade, localizado sobre uma depressão na qual se abrem o orifício urinário e genital. É formado essencialmente por tecido esponjoso.Representação dos órgãos genitais externos.
  27. 27. Orifício que corresponde à abertura da vagina.Representação dos órgãos genitais externos.
  28. 28. Gâmetas ou células sexuais Espermatozoide Ovócito II Cabeça (contém o núcleo da célula) Peça intermédia (contém mitocôndrias que produzem a energia necessária à deslocação do espermatozoide) Cauda (é um flagelo que permite a mobilidade)

×