O cortiço - Aluísio Azevedo - Colégio Cerrado

12,322 views

Published on

Trabalho -

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,322
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
216
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O cortiço - Aluísio Azevedo - Colégio Cerrado

  1. 1. O CortiçoAluísio de Azevedo
  2. 2. Justificativa do Título O Título “O Cortiço” se deriva do Personagem protagonista da Obra: um local pobre, de condições precárias, onde moram algumas pessoas que pagam por esta estadia, numa forma de pensionato ou albergue.
  3. 3. Escola Literária A Obra de Aluísio de Azevedo se enquadra no Naturalismo. Escola Literária dominante no séc. XIX no Brasil e em toda a Europa. Como características Naturalistas temos:  Determinismo;  Descrição detalhada;  Valorização de Bens Materiais;  Anarquismo;  Abordagem aberta a respeito do Sexo;  Uso de falas;  Dentre outros.
  4. 4. Linguagem Encontramos ainda na Obra como características da Linguagem tais:  Uso do Arcaísmo (além da gramática normativa, ainda o uso de um português arcaico);  Capacidade Descritiva (Isso mostra a precisa descrição do narrado à cena);  Zoomorfismo.
  5. 5. PersonagensJoão Romão (Capitalista Explorador) Jerônimo (Disciplinado Trabalhador) Ambicioso;  Sério; Esperto;  Forte; Miserável;  Trabalhador exemplar; Enganador;  Dedicado; Invejoso.  Honesto;Bertolza (Trabalhadora Escrava)  Pai de Família. Trabalhadora; Piedade (Mulher Portuguesa) Submissa;  Submissa Sonhava com a Liberdades.  HonestaMiranda (Burguês)  Trabalhadora Velho Português; Covarde e Oportunista; Rita Baiana (Mulher Brasileira) Infeliz no Casamento.  Alegre;  Assanhada;  Sensual.
  6. 6. Personagens Devemos lembrar que os personagens não são complexos e nem possuem uma “independência”, afinal, o Cortiço é o protagonista da obra.
  7. 7. Elementos NarrativosTempoCronológico (Linear). Os fatos acontecem comInício, Meio e Fim. Não se tem precisão da“data” onde ocorre os fatos, porém tem-se aCerteza que que ocorrera nos temposColoniais.EspaçoA Obra se concentra com fatos ocorridos noCortiço, no Sobrado de Miranda, em emBotafogo.
  8. 8. NarradorÉ narrado em Terceira Pessoa (NarradorObservador). O Narrador é ainda Onisciente,ou seja, pode entrar nos pensamentos esentimentos das personagens. Algo típico daspropostas Naturalistas.
  9. 9. Enredo João Romão foi, dos treze aos vintee cinco anos, empregado de um vendeiroque enriqueceu entre as quatro paredesde uma suja e obscura taverna nosrefolhos do bairro do Botafogo;...
  10. 10. Aluísio Azevedo Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil, o romancista Aluísio de Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão em 14 de abril de 1857. Quando jovem ele fazia caricaturas e poesias, como colaborador, para jornais e revistas no Rio de Janeiro. Seu primeiro romance publicado foi: Uma lágrima de mulher, em 1880.
  11. 11. Fundador da cadeira número quatro da AcademiaBrasileira de Letras e crítico social, este escritor naturalistafoi autor de diversos livros, entre eles estão: O Mulato, queprovocou escândalo na época de seu lançamento, Casa dePensão, que o consagrou e O Cortiço, conhecido com suaobra mais importante. Este autor, que não escondia seu inconformismo com asociedade brasileira e com suas regras, escreveu aindaoutros títulos: Condessa Vésper, Girândola de Amores,Filomena Borges, O Coruja, O Homem, O Esqueleto, AMortalha de Alzira, O livro de uma Sogra e contos como:Demônios. Durante grande parte de sua vida, Aluísio de Azevedoviveu daquilo que ganhava como escritor, mas ao entrarpara a vida diplomática ele abandonou a produção literária. Faleceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 21 dejaneiro de 1913.
  12. 12. Fim Trabalho apresentado à Professora Michelle Melo, cuja disciplina seja Literatura, para fins avaliativos. A apresentação do trabalho se seu emjunho de 2012 pelos Alunos: Aminadabe, Brenda, Marcus Vinícius, Murilo Henrique, Stéfanny.

×