Your SlideShare is downloading. ×
0
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Corrida espacial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Corrida espacial

4,275

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,275
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
93
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. André Borba MondoMarconi Borba Mondo
  • 2. A corrida espacial foi uma competição de tecnologia espacial entre osEstados Unidos e a União Soviética, ocorrida durante a Guerra Fria,considerada pela maioria do público como um dos episódios maisemocionantes da história da exploração espacial. A corrida espacialesteve relacionada com a corrida armamentista, durante a Guerra Fria.Os foguetes deram origem aos mísseis de longo alcance.
  • 3. Mas para que eles queriam ir o universo? "É claro que havia na corrida espacial um forte componente simbólico de prestígio e poder. O bloco que primeiro dominasse o espaço provaria sua superioridade científica. E como era a capacidade científica que media o progresso, quem dominasse primeiro o espaço provaria ao mundo que tinha o sistema mais perfeito, mais capaz de realizar os sonhos do homem.” O homem no espaço: superioridade
  • 4. EUACom a derrota da Alemanha na Segunda Guerra, os EUA capturaramengenheiros alemães especializados em foguetes (V-1, V-2), eletro-gravitação, armas químicas, e medicina, com a chamada de OperaçãoOvercast, ou Operação Paperclip. Estes cientistas e suas famílias foramsecretamente levados para os Estados Unidos, sem o conhecimento ouaprovação do Departamento do Estado norte-americano. Nenhum deles tinhaqualificação para um visto de entrada nos EUA, pois todos haviam servido acausa nazista.Particularmente importante para os EUA foi a captura de Wernher von Braun,um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programade mísseis balísticos dos EUA e depois dos primeiros passos do programaespacial estadunidense. Tendo sido, inclusive, o líder da equipe que projetou olançador Saturno V que, tempos depois, levou as naves Apollo para a Lua.
  • 5. URSSA União soviética conseguiu mandar o primeiro ser vivo ao espaço, e não foium homem, mas a cadela russa Laika, ela subiu ao espaço em 3 denovembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II.Foram também os soviéticos que lançaram as primeiras naves não tripuladas,em 1959, com as sondas Lunik 1, 2 e 3 transmitindo as primeiras fotosespaciais do planeta.E mais uma vez a URSS chega na frente, em 12 de Abril de 1961, quandoYuri Gagarin (1934-1968) vai ao espaço, sendo o primeiro homem a ir aoespaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. Nestevôo ele disse as famosas frases: "A Terra é azul", e "Olhei para todos oslados, mas não vi Deus".Esses avanços devem-se, em grande parte, ao talento do engenheirosoviético Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético,que conseguiu convencer Nikita Khrushchov, na época o líder da URSS, ainvestir no programa espacial. Foi ele quem primeiro teve a idéia de levar(realmente) homens à Lua.
  • 6. O Homem à LuaOs feitos iniciais da URSS na corrida espacial, que incluem o primeiro satéliteartificial - o Sputnik - e o primeiro homem no espaço - Yuri Gagarin,desafiaram os EUA, cujo programa espacial ainda dava os primeiros passos -o primeiro estadunidense iria ao espaço só em 5 de maio de 1961, mesmoassim apenas em um vôo sub-orbital.Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, a NASA, responsávelpor coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial eadministrar o programa espacial dos EUA. E apenas em 20 de fevereiro de1962, os Estados Unidos consegue colocar o astronauta, John Glenn Jr. noespaço .Em 1969 os EUA consegue superar a URSS mandando o homem à Lua, comos astronautas, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, na missão Apollo 11. Paraatingir este objetivo, o Projeto Apollo envolveu um esforço de US$ 20 bilhões,20 mil companhias que fabricaram componentes e peças, e 300 miltrabalhadores.
  • 7. Fraude?Há pessoas que acreditam em teorias de que o homem não foi à Lua,afirmam que os Estados Unidos teriam tramado esta farsa porque a UniãoSoviética estava à frente dos Estados Unidos na corrida espacial, tendoenviado Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok I. A foto da Terra vista doespaço e a frase "A Terra é azul" deram grande impulsão à União Soviética.Os Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, vendo que estavam ficando paratrás, teriam resolvido dar um golpe para atrair toda a atenção do mundo paraeles.Apontam como indícios de fraudes:fotos que mostram múltiplassombras.Fotos que mostram a bandeira sebalançando com... o vento?E fotos de pegadas, sendo quepara que se forme a marca de umapegada, tem que haver umidadeno ar. Na Lua não tem ar, muitomenos umidade.
  • 8. PazCom o desfecho da competição, russos e estadunidenses passaram a uniresforços para que a exploração espacial fosse ampliada em projetos decooperação. Em 17 de julho de 1975 a paz foi celebrada no espaço, com oProjeto de Teste Apollo Soyuz, uma espaçonave norte-americana transportouum módulo de acoplagem que permitiu sua ligação com a espaçonave russaSoyuz, onde as tripulações trocaram visitas e realizaramexperimentos em conjunto. Com isso, a disputa pelo espaço perdia acapacidade de simbolizar as disputas bipolares.

×