Dissipador de Energia - Bagwall

2,331 views
2,138 views

Published on

A praia é o grande dissipador natural de energia das ondas do mar. Essa é a idéia concebida no projeto do barra mar Bagwall, construir uma obra de engenharia rígida ao longo da linha de costa, para dissipar a energia das ondas, sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, sem interferir na dinâmica do movimento do mar.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,331
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dissipador de Energia - Bagwall

  1. 1. Dissipador de EnergiaBagwallA praia é o grande dissipador natural de energia dasondas do mar. Essa é a idéia concebida no projeto dobarra mar Bagwall, construir uma obra de engenhariarígida ao longo da linha de costa, para dissipar aenergia das ondas, sem transferir o processo erosivopara áreas adjacentes, sem interferir na dinâmica domovimento do mar.O uso do dissipador de energia Bagwall tem semostrado muito eficaz, para solucionar os problemasjá identificados comparando-se com todas asintervenções feitas no litoral nordestino brasileiro,além de proteger as dunas e as falésias, houve arecuperação da área erodida promovendo a engordanatural da areia na praia. ... uma alternativa para resolverA tecnologia de execução do Bagwall consiste na os problemas já existentes nasutilização de formas geotêxteis preenchidas com áreas urbanas ...concreto ou argamassa bombeados com taxa decompressão controlada. A utilização de formasgeotêxteis são de fundamental importância paragarantir a rapidez dos serviços e a resistência doconcreto dentro d’água, durante a execução dostrabalhos.A utilização do dissipador de energia “Bagwall”, umaobra aderente e longitudinal a linha de costa, é umaalternativa para resolver os problemas já existentesnas áreas urbanas, uma vez que urge solucioná-los, protegendo a propriedade agredida pela erosãomarinha, recuperando o perfil praial com a engordanatural da praia, garantindo o acesso da população àpraia recreativa, e otimizando o custo/benefício atravésdo binômio durabilidade/baixo custo de manutenção.
  2. 2. O dissipador de energia Bagwall apresenta as seguintes vantagens:Durabilidade da obra Material UtilizadoO uso de enchimento de formas geotêxteis O material construtivo utilizado é de fácilcom concreto para proteção de avanço de obtenção, pois o enchimento das formasmar é uma tecnologia utilizada há mais geotêxteis é feito com micro-concreto.de 50 anos nos EUA, são os denominadosSeawall’s, e tem uma vida útil média de 30 Mão de Obraanos sem necessidade de manutenção. A metodologia de execução utiliza 90% daFacilidade do acesso mão de obra local. Fotos e projeto gráfico: Bússola comunicação gráficaO uso do dissipador de energia do tipo Estéticabarra mar Bagwall facilita o acesso dosbanhistas à praia tornando-a aprazível. Esteticamente o dissipador se harmoni- za com o ambiente urbanizado com bomFlexibilidade efeito visual, recuperando a paisagem natural e o turismo local.Os blocos de concreto do dissipadorde energia Bagwall pesam cerca de 2 Garantiatoneladas fora d’água o que facilita aremoção. Como também, se houver ne- O dissipador de energia Bagwall é ga-cessidade futura de aumento da altura rantido contra os efeitos da sub-pressãodo dissipador podem ser adicionados da maré, pois sua base é construídanovos blocos. abaixo do nível da maré mínima. www.marcolyra.com.br

×