ROMANA GREGA E EGÍPCIA - MITOLOGIA

10,270 views

Published on

Um slide que aborda sobre mitologia grega romana e egípcia - aconselho vocês a baixarem pois assim terá som

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,270
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
220
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ROMANA GREGA E EGÍPCIA - MITOLOGIA

  1. 1. MitologiaO termo mitologia podereferir-se tanto ao estudo demitos, ou a um conjunto demitos. Marco Romboli
  2. 2. Tipos de mitologia• Mitologia grega• Mitologia egípcia• Mitologia romana , etc...
  3. 3. Mitologia gregaMitologia grega é oestudo dos mitosgregos ou seja, elesestudam o que oantigo povoacreditavam ondeeles diziam que odeus era o cento daterra e qualquercoisa que aconteciaera pelos deuses nãoestarem felizes .
  4. 4. Principais deuses da mitologia grega• Zeus• Poseidon• Hades• Afrodite• Atena• Hefesto
  5. 5. Zeuso pai dos deuses e dos mortais. Ele não criouqualquer um dos deuses nem dos mortais. Eraseu pai no sentido de ser o protetor eregente tanto da família do Olimpo quantoda raça humana. Era o senhor do céu, o deusda chuva, e o ceifeiro das nuvens, aquele quedetinha o terrível trovão. Seu pássaro era aáguia, sua árvore o carvalho. Zeus era o filhomais jovem do Titã Cronos e Réia, e o irmãodasdivindades Posêidon, Hades, Héstia, Deméter e Hera. De acordo com um dos mitosantigos do nascimento de Zeus, Cronos,temendo que ele talvez fosse destronado porum de seus filhos, engolia-os assim quenasciam. Quando do nascimento deZeus, Réia embrulhou uma pedra com oscueiros de criança e deu-a aCronos para queengolisse pensando que fosse seu filhos, eocultou o deus infante em Creta, onde foialimentado com o leite da cabra Amaltéia ecriado por ninfas.
  6. 6. PoseidonPosêidon, deus do mar, filho dosTitãs Cronos e Réia, e irmãode Zeus e Hades. Posêidon era omarido de Anfitrite, umadas Nereidas, com quem ele teveum filho, Tritão.Entretanto, Posêidon teve inúmerosoutros casos deamor, especialmente com ninfas deriachos e fontes, e teve filhosconhecidos pela sua selvageria ecrueldade, entre eles ogigante Orion e o Ciclope Polífemo.Posêidon e Górgona Medusa eramos pais de Pégaso, o famoso cavaloalado.
  7. 7. HadesHades, ao lado seu irmãos, Zeuse Poseidon, detinham o podersobre todo o Universo. EnquantoZeus era o deus dos céus ePoseidon, dos mares, Hadesdetinha o poder do mundosubterrâneo, dos mortos, sejameles bem-aventurados (CamposElísios) ou não (Inferno).As pessoas tinham medo atémesmo de pronunciar o nome deHades, pois este era um deussereno e frio. Para isso, usavameufemismos para se referir aele, como o nome de Plutão.
  8. 8. AfroditeA Deusa grega da beleza, dapaixão sexual, do amor, dafecundidade e do casamento. Namitologia romana, é conhecidacomo Vênus.Há duas versões para suaorigem, a mais conhecida é a deque Cronos (deus do tempo) apedido de sua mãe cortou e jogouno mar o órgão sexual de seupai, Urano (deus do firmamento).Afrodite nasceu da espuma quese formou na água. O segredo deAfrodite era um cinturão mágicocom grande poder de sedução.
  9. 9. AtenaA deusa da sabedoria, da paz eda guerra. Era a filha preferidade Zeus. Segundo amitologia, Zeus pediu para queHefestos abrisse sua cabeçacom um machado, e retirasse dedentro da sua cabeça a deusaAtena.Junto com Zeus, ela dividia opoder dos relâmpagos e dastempestades. Atena obtevediversas vitórias sobre Ares(deus da guerra), além de vencerPosseidon na competição para aposse da cidade de Atenas.
  10. 10. Hefestoo deus do trabalho, do fogo, dosartesãos, dos escultores e dametalurgia. Era muito importante nareligião grega, principalmente nascidades onde a prática da manufaturaera intensa como, por exemplo, acidade de Atenas. Era filho de Hera(deusa do nascimento e do casamento)com Zeus (de acordo com Homero, naIlíada, Zeus era o pai de Hefesto).Com relação a aparencia, Hefesto erafeio, coxo e manco. Ele andavacarregando vasos pintados e umbastão. Em algumas imagens, eleaparece com os pés na posiçãocontrária. Aparece também quasesempre trabalhando em umabigorna, suado e com a barba porfazer.
  11. 11. Mitologia egípciaOs deuses do antigo Egito, foram Faraós que reinaram no período prédinástico. Assim, os mitos foram inspirados em histórias que aconteceramde verdade, milhares de anos antes de sua criação.Para a cultura do antigo Egito o casamento consangüíneo tinha o sentidode complementaridade, unir céu e terra, seco e úmido, por essa razãodiversos deuses eram irmãos que se casavam entre si.Osiris foi o primeiro Faraó e, que com o passar do tempo foi divinizado.Seu reinado em vida marcou uma época de prosperidade e ao morrerpassou a ser o soberano do reino dos mortos.Os deuses egípcios eram representados ora sob forma humana, ora sobforma de animais, considerados sagrados. O culto de tais animais era umaspecto importante da religião popular dos egípcios. Os teólogos oficiaisafirmam que neles encarnava-se uma parcela das forças espirituais e dapersonalidade de um ou mais deuses. Deve ser entendido que o "deus"não residia em cada vaca ou em cada crocodilo. O culto era dirigido a umsó indivíduo da espécie, escolhido de acordo com determinados sinais eentronizado num recinto especial. Ao morrerem, os animais sagradoseram cuidadosamente mumificados e sepultados em cemitérios exclusivos.
  12. 12. Principais deuses egípcios• Rá• Anúbis• Chu• Amon, etc
  13. 13. RáÉ o deus do sol doantigo Egito. Noperíodo da quintadinastia se tornou umadas principaisdivindades da religiãoegípcia, identificadoprimordialmente comoo sol do meio dia
  14. 14. AnúbisÉ o nome dado pelosantigos gregos ao deuscom cabeça de chacalassociado com amumificação e a vidaapós a morte namitologia egípcia
  15. 15. ChuChu é o deus dosventos secos, é apersonificação doar, casado comtefunt, pai de geb enut, filho de rá. Chutambém é deus doestado masculino, daperfeição, do calor eda luz
  16. 16. AmonVisto como rei dosdeuses e como aforça criadora devida. Deus local dekarnak constitui umafamília divina comsua esposa mut e seufilho khonsu
  17. 17. Mitologia romanaEm Roma antiga antes do surgimento ecrescimento o cristianismo as pessoasseguiam uma religião politeísta sejaacreditavam em vários deuses. Estes apesarde serem imortais possuíam característicasde comportamentos e atitudes semelhantesaos seres humanosmaldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança entre outras característicasestavam presentes nos deuses. De acordocom este povo as divindades decidiam a vidados mortais.
  18. 18. Principais deuses romanos• Júpiter• Venus• Marte• Juno, etc
  19. 19. JúpiterEra o deus romanodo dia, tambémidentificado comoo deus grego Zeus.Pai de marte assimsendo avo deRômulo e remo.
  20. 20. VenusÉ a deusa do amore dabeleza, tendosido assimilada aVenusromana, uma deuslocal do mercado
  21. 21. MarteFilho de Juno ejúpiter eraconsiderado odeus da guerrasangrenta
  22. 22. JunoÉ representadapelo pavão. Suaequivalente namitologia grega éHera. O sexto mêsdo ano, junho temesse em suahomenagem
  23. 23. O apocalipse da nova era esta por vim...

×