Erosões

3,843 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,843
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
157
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Erosões

  1. 1. EROSÃO
  2. 2. O QUE É EROSÃO A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.
  3. 3. CAUSAS NATURAIS CAUSAS HUMANAS No que se refere às ações  O ser humano pode ser um da natureza, podemos citar importante agente as chuvas como principal provocador das erosões. causadora da erosão; Ao retirar a cobertura O vento e a mudança de vegetal de um solo, este temperatura também são perde sua causadores importantes da consistência, pois a água erosão; passa a infiltrar no solo; A mudança na composição  Atividades de química do solo também mineração, de forma pode provocar a erosão. desordenada, o solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.
  4. 4. PREJUÍZO AO SER HUMANO FORMAS DE EVITAR Constantemente, ocorrem  Não retirar coberturas vários deslizamentos de terra vegetais do em regiões solo, principalmente de habitadas, provocando o regiões montanhosas; soterramento de casas e  Planejar qualquer tipo de mortes de pessoas construção;  Monitorar as mudanças que Os prejuízos econômicos ocorrem no solo; também são  Realizar o reflorestamento de significativos, pois é comum áreas as erosões provocarem devastadas, principalmente fechamento de em regiões de encostas. rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.
  5. 5. EROSÃO POR GRAVIDADE Consiste no movimento de rochas e sedimentos montanha abaixo principalmente devidoà força da gravidade.
  6. 6. EROSÃO PLUVIAL A erosão pluvial é provocada pela retirada de material da parte superior do solo pelaságuas da chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido devegetação.
  7. 7. EROSÃO EÓLICA É um tipo de erosão causada pelo vento com a retirada superficial de fragmentos maisfinos. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e em montanhas retangulares em zonasrelativamente secas.
  8. 8. EROSÃO MARINHA A erosão marinha é o resultado do atrito da água do mar com as rochas, que acabamcedendo e transformando-se em grãos, esse tipo de erosão é causado principalmente pelo excessode calor ou frio.
  9. 9. EROSÃO QUÍMICA Ocorre com intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos erações químicas da água nas rochas, que com o passar do tempo vão se deteriorando.
  10. 10. EROSÃO GLACIAL Quando as geleiras deslocam-se, no sentido descendente, provocam a erosão e asedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando umvale junto ao mar. Causado pelo excesso de calor.
  11. 11. EROSÃO FLUVIAL É o desgaste do leito e das margens dos rios pelas águas, este processo pode levara alterações no curso do rio. A grande maioria deste tipo de erosão são causadas pelohomem, com construções em locais impróprios.
  12. 12. Márcio Nunes de Oliveira é Geógrafo e Especialista em Educação AmbientalCréditos das imagens do site: https://www.google.com.br/search?q=eros%C3%B5es+quimicas&hl=pt-BR&rlz=1C1GGGE_pt-BRBR466BR466&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=EY06UNb7NYmU6QGqgYGQCQ&ved=0CEMQsAQ&biw=1366&bih=600 Obrigado, até a próxima aula. MÁRCIO NUNES DE OLIVEIRA 12

×