• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Evoluçâo Sistema Operacional Windows
 

Evoluçâo Sistema Operacional Windows

on

  • 11,706 views

Apresentação feita para o último módulo do curso técnico em informática do ITEC

Apresentação feita para o último módulo do curso técnico em informática do ITEC

Statistics

Views

Total Views
11,706
Views on SlideShare
11,648
Embed Views
58

Actions

Likes
0
Downloads
202
Comments
0

1 Embed 58

http://aeag.pt 58

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Evoluçâo Sistema Operacional Windows Evoluçâo Sistema Operacional Windows Presentation Transcript

    • Windows A Evolução
    •  A primeira versão comercial do Microsoft Windows era distribuída em uma caixa com quatro disquetes de 5 ¼ polegadas e manual de usuário. A instalação era demorada e tudo se dava a partir do prompt do MS- DOS. O programa completo ocupava menos de 1 MB de espaço em disco. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), Write, Control Painel, Paint e programas de comunicação.
    •  A Microsoft começou a numerar as versões do Windows a partir de 1985. Nesta edição, funções como calendário, card file, relógio e pequenos programas de comunicações foram adicionados e podiam ser executadas “simultaneamente”. era o começo do escolher e clicar.
    •  O Windows 2.0 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0x, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, Windows 2.0 tirou proveito da velocidade do processador Intel 286, memória expandida, e capacidades de comunicação entre-aplicativos, tornado possível por Dynamic Data Exchange (DDE). Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Era apresentado em oito disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.
    •  Lançado em 22 de maio de 1990 e oferecia desempenho melhorado, gráficos avançados com 16 cores, e um suporte completo ao processador 386 da Intel. Possuía umas gama de recursos uteis como: Gerenciador de Programas ; Gerenciador de Arquivos ; Gerenciador de Impressão ; Ambiente de desenvolvimento de aplicativos totalmente re-escrito ; Ícones melhorados Outra coisa que contribuiu com a popularidade, foi com a liberação de um kit de desenvolvimento (SDK).
    •  Ao lançar o Windows for Workgroups 3.1, em abril de 1992, não se imaginava que o mercado o receberia tão bem. Em apenas dois meses, foram vendidas 3 milhões de unidades (incluindo atualizações do Windows 3.0). O motivo: trata-se da primeira versão do Windows a integrar recursos de rede, tais como compartilhamento de impressão e de arquivos (peer-to-peer).
    •  Na apresentação do Windows NT 3.1 para a indústria, em julho de 1993, Bill Gates afirmou que o software mudaria totalmente a forma como as empresas endereçavam suas necessidades computacionais. Apesar da semelhança de interface com o Windows 3.1, o kernel do novo sistema era totalmente diferente: o primeiro em 32-bits.
    •  Os negócios eletrônicos avançam e com eles a necessidade de proporcionar mais segurança para os dados das corporações. Essa é a principal razão que levou a Microsoft a lançar, em 1994, o Windows NT Workstation 3.5.
    •  Quando apresentou o Windows 95, em agosto de 1995, a Microsoft tinha um objetivo claro: consolidar, em uma plataforma única e melhorada, usuários das diversas versões do seu sistema operacional (além de usuários do MS-DOS). Ele incluía o MS- DOS 7.0, mas o usuário nem lembrava de sua existência.
    •  Em 1996, a Microsoft apresentou uma atualização de seu sistema operacional para redes. Com o Windows NT Workstation 4.0, o gerenciamento da infra-estrutura se torna mais simples e as Intranets se popularizaram. Também incluiu uma nova interface gráfica, que o tornou parecido com o Windows 95.
    •  O lançamento do Windows 98 foi marcado por um dos mais famosos micos da história da informática. Durante a apresentação de Bill Gates para a imprensa, a ferramenta simplesmente travou e apareceu a famosa tela azul, para delírio da platéia. A Microsoft descreve esta versão como a primeira desenhada especificamente para o usuário final e suas necessidades.
    •  Última versão baseada no código do Windows 95, o Windows Millenium Edition (Me) foi lançada em 2000 para dar mais capacidade aos usuários domésticos e compatibilidade às aplicações de vídeo, áudio e redes domésticas. Esta versão introduziu o Microsoft Windows Media Player.
    •  A proposta era ousada. Com o lançamento do Windows 2000 Professional – construído a partir da versão mais estável do Windows NT 4.0, a Microsoft queria substituir todas as versões anteriores da plataforma, quer em computadores de mesa ou em laptops. Com ela, adição de hardware ou software se tornou mais simples.
    •  Lançado oficialmente em 17 de fevereiro de 2000. O Windows 2000 Server partilha a mesma interface de utilizador do Windows 2000 Professional, contendo adicionalmente componentes para correr infra-estruturas e aplicações para servidor. Uma delas é o Active Directory, um diretório centralizado de utilizadores. Ainda introduziu um servidor DNS que permite um registro dinâmico de endereços IP.
    •  Em outubro de 2001, a Microsoft apresenta o Windows XP. A versão Home Edition incluiu uma série de wizards para facilitar definitivamente as atividades mais complexas de instalação e configuração do equipamento, como também ampliou os recursos multimídia do sistema operacional, com atenção para as aplicações visuais.
    •  Com o Windows XP Professional, lançado em 2001, a Microsoft levou para o desktop todas as características que fizeram o sucesso do Windows 2000: confiabilidade, segurança e performance, aliadas a recursos imprescindíveis para o ambiente das empresas.
    •  Mais versões específicas do Windows XP foram lançadas em 2002. Em outubro daquele ano foi apresentados o Windows XP Media Center Edition, para mídias digitai. Um mês depois, chegava o Windows XP Tablet PC Edition que inclui recursos de reconhecimento de escrita. permite a execução de aplicativos desenvolvidos para a plataforma XP nos tablet PCs, pequenos computadores portáteis, evolução dos laptops.
    •  Lançado em 24 de abril de 2003 sucessor do Windows 2000 Server. No seu núcleo está uma versão do Windows XP com algumas funções desligadas para permitir um funcionamento mais estável do sistema. Apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a administração de domínios. Possui 4 versões(Web Edition,Standard Edition, Enterprise Edition e Datacenter Edition)
    •  Lançado em 30 de janeiro de 2007. Possui 6 versões (Starter, Home Basic, Home Premium, Ultimate,, Business, Enterprise). Inovação gráfica com o Vista Aero Devido as transformações no Kernel e no código feitas o Windows Vista apresentou a princípio grande incompatibilidade com os drivers de peças do computador.