Acidentes de trabalho   histórico
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Acidentes de trabalho histórico

on

  • 1,257 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,257
Views on SlideShare
1,257
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
111
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Acidentes de trabalho   histórico Acidentes de trabalho histórico Presentation Transcript

  • Professora Poliana Aguiar - TST
  • ACIDENTES DE TRABALHO CONCEITO LEGAL DE ACIDENTE DO TRABALHO (ART.91 da LEI 8.213 de 24 Julho 1991) • O que é um acidente de trabalho? É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário.
  • Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT • Todo e qualquer acidente deve ser informado de imediato ao coordenador, líder, técnico de segurança, ou responsável direto pelo trabalho. • Emitir uma CAT , é obrigatório por lei, preenchido pelo SESMT, a fim de comunicar o INSS, no prazo máximo de 24 horas após o acidente. Em casos de acidentes mesmo com menos de 15 dias de afastamento, sem afastamento do trabalho e no acidentes de trajeto, em todos os casos de doenças ocupacional ou do trabalho.
  • Como você classificaria estas ações? Fator pessoal ou Condição Insegura?
  • Não espere acontecer o ACIDENTE para perceber que você poderia ter evitado.
  • ATIVIDADE EM CLASSE 1- O que é um acidente de trabalho conforme o conceito legal no Art. 91 da Lei 8.213 de julho 91? 2- O que é um acidente de trabalho conforme conceito prevencionista? 3 – Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos cite os e comente sobre cada um deles. 4- O que é prevenção de acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho de exemplos de prevenção? 5 – O que você pode dizer sobre causas de acidentes do trabalho? 6 – Comente sobre a Técnica de investigação de trabalho. 7 – O que você pode dizer sobre a CAT – Comunicação de acidentes do trabalho? 8 – Diante de tantos acidentes que ocorrem o que fazer para evitar acidentes de trabalho? 9 – Cite algumas regras a serem seguidas para evitar que acidentes de trabalho aconteçam ?
  • RESPOSTAS: 1- O que é um acidente de trabalho conforme o conceito legal no Art. 91 da Lei 8.213 de julho 91? É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário. 2- O que é um acidente de trabalho conforme conceito prevencionista? Toda ocorrência não programada, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar danos físicos e/ou funcionais ou a morte do trabalhador e/ou danos materiais e econômicos a empresa. 3 – Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos cite os e comente sobre cada um deles. a)Acidentes típicos – é aquele decorrente das características da atividade profissional que cada indivíduo exerce. b)Acidentes de trajeto – é aquele que decorre do trajeto da residência do trabalhador para o local de trabalho ou vice versa. c)Doenças Profissional ou do trabalho – doença produzida ou desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.
  • 4- O que é prevenção de acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho de exemplos de prevenção? É tudo aquilo que devemos fazer para evitar um acidente ou uma doença relacionada ao trabalho. Exemplos: Respeitar os princípios de segurança; Respeitar os princípios operacionais; Não retirar as proteções de máquinas; Participar de treinamentos de segurança; Utilizar corretamente os EPIs; Sinalizar as sinalizações de segurança; Realizar check list básico de segurança entre outros. 5 – O que você pode dizer sobre causas de acidentes do trabalho? É a ação e ou condição que procede imediatamente ao acidente, é o fato que se fosse removido a tempo, o acidente não teria acontecido, sempre haverá causas para justificar a ocorrência de uma acidente : o fator pessoal e as condições inseguras. 6 – Comente sobre a Técnica de investigação de trabalho. Investigar um acidente é reconstituir o ocorrido através dos vestígios encontrados no local e atraves de dados coletados nas indagações feitas no local e através de dados coletados nas indagações feitas juntos aos elementos diretamente envolvidos com o acidente, a investigação de ser mais mais completa possível e não omitir os seguintes aspectos: atividade desenvolvida no momento do acidente, Descrição do acidente, Equipamentos envolvidos, Ferramentas utilizadas.
  • 7 – O que você pode dizer sobre a CAT – Comunicação de acidentes do trabalho? Todo e qualquer acidente deve ser informado de imediato ao coordenador, líder, técnico de segurança, ou responsável direto pelo trabalho. Emitir uma CAT , é obrigatório por lei, preenchido pelo SESMT, a fim de comunicar o INSS, no prazo máximo de 24 horas após o acidente. Em casos de acidentes mesmo com menos de 15 dias de afastamento, sem afastamento do trabalho e no acidentes de trajeto, em todos os casos de doenças ocupacional ou do trabalho. Comunincação de acidente do trabalho – Art. 22 Lei 8.213 de 24 julho 91. 8 – Diante de tantos acidentes que ocorrem o que fazer para evitar acidentes de trabalho? Prevenir ainda é a melhor maneira de evitar que um acidente aconteça, por isso é preciso criar uma mentalidade prevencionista, através de uma cultura tanto por parte dos empregados como dos empregadores, buscando sempre evitar os improvisos e promovendo conscientização em relação aos riscos no ambiente de trabalho, treinando, educando os colaboradores para utilização dos EPIs. 9 – Cite algumas regras a serem seguidas para evitar que acidentes de trabalho aconteçam ?