Braz. portuguese preparation_guide_tmap_next_test_engineer_201306
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Braz. portuguese preparation_guide_tmap_next_test_engineer_201306

on

  • 323 views

 

Statistics

Views

Total Views
323
Views on SlideShare
195
Embed Views
128

Actions

Likes
1
Downloads
1
Comments
0

3 Embeds 128

http://tiecia.com.br 125
https://www.linkedin.com 2
http://www.slideee.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Braz. portuguese preparation_guide_tmap_next_test_engineer_201306 Braz. portuguese preparation_guide_tmap_next_test_engineer_201306 Document Transcript

  • Guia de Preparação TMap NEXT® Test Engineer Edição Julho 2013
  • Copyright © 2013 EXIN Todos os direitos reservados. Este documento, ou parte dele, não pode ser publicado, reproduzido, copiado ou armazenado em sistemas de processamento de dados ou circulado em qualquer forma impressa, foto impressa, microfilme ou qualquer outro meio sem permissão escrita do EXIN. TMap® is a registered trademark of Sogeti Nederland B.V. 2 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • Conteúdo 1.Visão Geral 4 2.Requisitos do exame 6 3.Lista de conceitos básicos 9 4.Literatura 16 3 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 1. Visão Geral TMap NEXT ® Test Engineer (TMPTE.PR) Resumo Este modulo é baseado na versão revisada do TMap, descrito no livro TMap® Next, for result- driven testing . Cada vez mais organizações percebem que a qualidade dos produtos de TI é um fator critico para o sucesso do negócio. Um bom processo de desenvolvimento de software é essencial para o controle de riscos e para a entrega de software de alta qualidade. O teste estruturado provê melhor visão da qualidade do sistema de informação e dos riscos presentes em um dado momento do ciclo de vida do desenvolvimento. A Abordagem de Gerenciamento de Teste (TMap) é um exemplo perfeito de uma abordagem de testes estruturados. O TMap é um padrão líder para testes. Centenas de organizações ao redor do mundo estão utilizando o TMap agora. Os tópicos para este módulo são: Estrutura e importância do teste, Teste de sistema e de aceite no Ciclo de Vida do TMap ®, Teste de desenvolvimento e Design de teste. Contexto Pessoas que possuem o certificado do TMap NEXT® Test Engineer sabem como os testes devem ser preparados, especificados e realizados, quais técnicas, infra estrutura e ferramentas podem ser utilizadas para este propósito, e como isto se encaixa no ciclo de vida do processo de testes. Além do certificado TMap NEXT Test Engineer o EXIN também oferece o TMap NEXT Test Manager. Público alvo O módulo é direcionado principalmente ao profissional de testes ( júnior) com seis meses a um ano de experiência de trabalho na área de testes. O módulo também é adequado para usuários, desenvolvedores e gerentes de teste de sistemas de informação e produtos de software. Pré-requisitos Conhecimento geral da área de desenvolvimento de sistemas e seis meses a um ano de experiência de trabalho na área de testes. Formato do exame Questões de múltipla escolha online (Computer based) Estimativa de Tempo de Estudo 60 horas Exercício prático Não aplicável 4 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • Tempo destinado ao exame 60 minutos Detalhes do exame Número de questões Mínimo para aprovação Com consulta Equipamentos eletrônicos permitidos : : : : 30 65% (20 de 30) não não Exemplos de questões Para se preparar melhor para os exames você pode fazer gratuitamente o download do exame simulado através do link http://www.exin.com. Curso Quantidade de alunos em classe O número máximo de alunos em sala é 25. (Isso não é aplicável nos casos de ensino à distância / CBT - computer based training/e-learning) Horas de contato O número mínimo de horas de contato durante o curso é de 22 horas. Isso inclui as atividades em grupo, preparação para o exame, e coffee breaks, mas não inclui tarefas de casa, preparação da logística de exame e horário de almoço. Provedores de Treinamento A lista das empresas credenciadas para ministrar este e outr os treinamentos do Exin encontra-se no nosso site: http://www.exin.com. 5 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 2. Requisitos do exame Os requisitos do exame são os principais temas de um módulo. O candidato deve ter o comando completo sobre estes temas. Os requisitos do exame são elaborados na especificação do exame. Requisitos de exame Especificação de exame Peso (%) 1 Estrutura e importância do teste 1.1 Teste estruturado 1.2 Os princípios básicos do TMap® 15 11 4 2 Teste de sistema e de aceite no Ciclo de Vida do TMap® 2.1 Fases do gerenciamento de teste do TMap 2.2 Fases TMap de implementação de teste 40 10 3 Testes de Desenvolvimento 3.1 Aspectos dos testes de desenvolvimento 5 5 4 Design de Teste 40 40 30 4.1 Tipos de coberturas e técnicas de design de teste Total 100 6 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • Requisitos e especificações do exame 1. Estrutura e importância do teste (15%) 1.1 Teste estruturado O candidato tem familiaridade com os diversos termos de teste. O candidato é capaz de: 1.1.1 descrever os testes e avaliação assim como o que o teste produz 1.1.2 descrever os conceitos de teste e as vantagens da abordagem do teste estruturado 1.1.3 nomear os pontos de foco da imagem de testes e as características que um bom testador deve ter. 1.2 Os princípios básicos do TMap ® O candidato deve conhecer os quatro princípios básicos do TMap®. O candidato é capaz de: 1.2.1 enumerar os aspectos da abordagem de gerenciamento de teste direcionada ao negócio 1.2.2 descrever os processos do TMap® 1.2.3 dar exemplos da caixa de ferramentas 1.2.4 dar nomes às propriedades de adaptabilidade. 2. Teste de sistema e de aceite no Ciclo de Vida do TMap® (40%) 2.1 Fases do gerenciamento de teste do TMap® O candidato compreende as fases de Planejamento, Controle e Montagem e Manutenção da Infra-estrutura. O candidato é capaz de: 2.1.1 explicar as fases de Planejamento, Controle e Montagem e Manutenção da Infra-estrutura; 2.1.2 nomear e descrever as características de qualidade e os tipos de teste 2.1.3 descrever o ambiente de teste 2.1.4 nomear exemplos de tipos de ferramentas de teste 2.1.5 explicar as vantagens da utilização das ferramentas de teste. 2.2 Fases TMap® de implementação de teste O candidato compreende as fases de Preparação, Especificação, Execução e Conclusão. O candidato é capaz de: 2.2.1 dar exemplos de atividades e objetivos nas fases de Preparação, Especificação, Execução e Conclusão 2.2.2 explicar a seqüência de atividades e suas dependências, nas fases de Preparação, Especificação, Execução e Conclusão 2.2.3 realizar uma revisão de testabilidade do insumo de teste e do processo e relatar os resultados da revisão 2.2.4 descrever a importância e o uso de pontos centrais de partida 2.2.5 descrever os diversos métodos de testes 2.2.6 encontrar uma não-conformidade e preparar um relatório de defeitos. 7 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 3. Testes de Desenvolvimento (5%) 3.1 Aspectos dos testes de desenvolvimento O candidato tem conhecimento sobre testes de desenvolvimento. O candidato é capaz de: 3.1.1 descrever os tipos de testes de desenvolvimento 3.1.2 descrever as características, o contexto, as vantagens e as desvantagens de testes de desenvolvimento melhores. 4. Design de Teste (40%) 4.1 Tipos de coberturas e técnicas de design de teste O candidato compreende e é capaz de usar os tipos de coberturas e as técnicas de design de testes. O candidato é capaz de: 4.1.1 explicar os conceitos essenciais associados ao design de teste 4.1.2 explicar e aplicar os diversos tipos de coberturas de teste 4.1.3 explicar e aplicar as diversas técnicas de design 4.1.4 criar casos de teste baseados nos insumos e tipos de cobertura e/ou técnicas de design de teste. Justificativa de escolhas A ênfase no módulo TMap NEXT® Test Engineer é no “o que” e no “porque” do teste estruturado e na preparação e execução dos testes. Neste módulo, as tarefas de coordenação e gerenciamento, como a criação do plano de teste e a estimativa de esforço, não são consideradas. As tarefas de coordenação e gerenciamento fazem parte do módulo TMap NEXT® Test Manager. 8 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 3. Lista de conceitos básicos Este capítulo contém os termos com os quais os candidatos devem mostrar familiaridade. English 1. Framework and importance of testing 1.1 Structured testing  acceptance test  corrective measures  detective measures  development tests  dynamic explicit testing  dynamic implicit testing  evaluation  Key Performance Indicators (KPIs)  preventive measures  quality  quality assurance  quality characteristic  quality management  regression  regression test  requirements  static testing  structured testing  system test  test basis  test benefits  test image  test level  test type  test object  test professional  testing  testing method  unstructured testing  V-model Portuguese 1. Estrutura e importância do teste 1.1 Teste estruturado  teste de aceite  medidas corretivas  medidas detectivas  teste de desenvolvimento  teste dinâmico explícito  teste dinâmico implícito  avaliação  Indicador Chave de Performance (KPIs)  medidas preventivas  qualidade  garantia de qualidade  característica de qualidade  gerenciamento da qualidade  regressão  teste de regressão  requisitos  teste estático  teste estruturado  teste de sistema  insumo de teste  benefícios do teste  imagem do teste  nível do teste  tipo de teste  objeto de teste  profissional de teste  teste  método de teste  teste não estruturado  modelo em V 1.2 The essentials of TMap® 1.2 Os princípios básicos do TMap®  acceptance testing  teste de aceite 9 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •                   adaptive business case business driven business driven test management (BDTM) characteristic completion phase control phase control phase of the total test process costs critical path defects test design development testing essentials execution phase infrastructure inspection IT governance        life cycle model master test plan (MTP) metrics object part organization permanent test organization planning phase of the total test process                 planning phase preparation phase product risk product risk analysis (PRA) result review risk risk class setting up and maintaining infrastructure phase specification phase structured testing process system testing techniques test environment test estimation                                        adaptável justificativa de negócio direcionado ao negócio gerenciamento de teste direcionado ao negócio (BDTM) característica fase de conclusão fase de controle fase de controle do processo total de teste custos caminho crítico defeitos design de teste teste de desenvolvimento princípios fase de execução infra-estrutura inspeção governança de TI (TI - Tecnologia da Informação) modelo de ciclo de vida plano mestre de teste (MTP) métricas parte do objeto organização organização permanente de teste fase de planejamento do processo total de teste fase de planejamento fase de preparação risco do produto análise de risco do produto (PRA) resultado revisão risco classe de risco fase de montagem e manutenção da infra-estrutura fase de especificação processo estruturado de teste teste de sistema técnicas ambiente de teste estimativa de teste 10 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •          test policy test professional test roles test strategy test tools time toolbox walkthrough workstations 2. TMap® life cycle acceptance and system tests 2.1 TMap® test management phases   acceptance test business driven test management (BDTM)                            completeness connectivity continuity control phase data controllability degradation factor effectivity efficiency fail-over possibilities flexibility functionality heuristic evaluation information security infrastructure iteration model load load model maintainability manageability measurement plan performance planning phase portability quality characteristic recoverability regression regression testing          política de teste profissional de teste papéis de teste estratégia de teste ferramentas de teste tempo caixa de ferramentas walkthrough estações de trabalho 2. Ciclo de vida do TMap® para testes de aceite e de sistema 2.1 Fases de gerenciamento de teste no TMap®  teste de aceite  gerenciamento de teste direcionado ao negócio (BDTM)  completude  conectividade  continuidade  fase de controle  controle sobre os dados  fator de degradação  efetividade  eficiência  possibilidade de falência total  flexibilidade  funcionalidade  avaliação heuristica  segurança da informação  infra-estrutura  modelo iterativo  carga  modelo de carga  manutenibilidade  gerenciável  plano de medição  performance (desempenho)  fase de planejamento  portabilidade  característica de qualidade  recuperável  regressão  teste de regressão 11 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •                     release advice reliability reusability risk robustness security setting up and maintaining infrastructure phase stress suitability (suitability of) infrastructure system testing test environment test infrastructure coordinator test manager test plan test tool test type testability tools for executing the test tools for debugging and analyzing the code   tools for designing the test tools for planning and controlling the test      usability user-friendliness workstations           2.2 TMap® test implementation phases              acceptance testing alternative test basis checklist completion phase defect defect report defects administration dynamic explicit testing dynamic implicit testing evaluating the test process evaluation execution phase logical test case                            recomendação na versão confiabilidade reutilizável risco robustez segurança fase de montagem e manutenção da infra-estrutura stress conformidade ou adequação (adequação da) infra-estrutura teste de sistema ambiente de teste coordenador da infra-estrutura de teste gerente de teste plano de teste ferramentas de teste tipo de teste testabilidade ferramentas para execução de teste ferramentas para depurar e analisar o código ferramentas para design de teste ferramentas para planejamento e controle de teste usabilidade amigável ao usuário estação de trabalho 2.2 Fases de implementação de teste no TMap® teste de aceite insumos alternativos de teste checklist fase de conclusão defeito relatório de defeito gestão de defeitos teste dinâmico explícito teste dinâmico implícito avaliação do processo de teste avaliação fase de execução caso de teste lógico 12 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •                        physical test case preparation phase preserving the testware pretest priority prototype requirements retests severity specification phase starting point static testing system testing test basis test object intake test level test script test situation test unit testability testability review testability review report testware 3. Development testing 3.1 Aspects of development testing  build & deploy scripts  caso de teste físico  fase de preparação  preservar o testware  pré-teste  prioridade  protótipo  requisitos  retestes  severidade  fase de especificação  linha-base  teste estático  teste de sistema  insumo de teste  recebimento do objeto de teste  nível de teste  script de teste  cenário de teste  teste unitário  testabilidade  revisão da testabilidade  relatório de revisão da testabilidade  testware (artefatos de teste)  3. Teste de desenvolvimento 3.1 Aspectos do teste de desenvolvimento  scripts de compilação e deployment do build  integração contínua  teste de desenvolvimento  DSDM - Dynamic Systems Development Method - Método dinâmico de desenvolvimento de sistemas  eXtreme Programming (XP)  Programação em pares  RUP - Rational Unified Process - Processo Unificado Rational  SCRUM  SDM - System Design and Management - Gerencimento e design de sistema    Continuous Integration development testing DSDM    eXtreme Programming (XP) Pair Programming RUP   SCRUM SDM  (system) development method: agile, waterfall, incremental, iterative  (sistema) método de desenvolvimento: ágil, cascata, incremental, iterativo  Test Driven Develoment (TDD)   test harness  Desenvolvimento Direcionado pelos Testes (TDD) harness do teste 13 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •   unit integration test (UIT) unit test (UT) 4. Test design 4.1 Coverage types and test design techniques   teste unitário de integração (UIT) teste unitário (UT) 4. Design de teste 4.1 Tipos de cobertura e técnicas de design de teste  ação  análise de valor limite  checklist  cobertura de condição  cobertura de condição/decisão  cobertura  proporção da cobertura  tipo de cobertura  CRUD - create, read, update, delete - criar, ler, atualizar, deletar          action boundary value analysis checklist condition coverage condition/decision coverage coverage coverage ratio coverage type CRUD                           Data Combination Test (DCoT) Data Cycle Test (DCyT) decision coverage decision points Decision Table Test (DTT) Elementary Comparison Test (ECT) equivalence classes Error Guessing (EG) Exploratory Testing (ET) initial situation load profiles logical test case modified condition/decision coverage multiple condition coverage neutral value n-wise testing operational profiles orthogonal arrays pairwise testing paths physical test case Process Cycle Test (PCT) pseudo code quality characteristic Real-Life Test (RLT) right paths/fault paths                           Teste de Combinação de Dados (DCoT) Teste de Ciclo de Dados (DCyT) cobertura de decisão pontos de decisão Teste de Tabela de Decisão (DTT) Teste de Comparação Elementar (ECT) classes de equivalência Adivinhação de Erro (EG) Teste Exploratório (ET) situação inicial perfil de carga caso de teste lógico cobertura de condição/decisão modificada cobertura de condição múltipla valor neutro teste n-wise perfils operacionais matriz ortogonal teste pairwise caminhos caso de teste físico Teste de Ciclo de Processo (PCT) pseudo-código caracteristica de qualidade Teste da Vida-Real (RLT) caminhos positivos/caminhos negativos  Semantic Test (SEM)  Teste Semântico (SEM) 14 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  •            starting point Syntactic Test (SYN) test basis test case test depth level N test design technique test script test situation test strategy test type Use Case Test (UCT)            linha-base Teste Sintático (SYN) insumos de teste caso de teste nível de profundidade do teste N técnica de design de teste script de teste cenário de teste estratégia de teste tipo de teste Teste de Caso de Uso (UCT) Justificativa de escolhas Para cada requisito do exame, os conceitos são organizados em ordem alfabética. O glossário não é exaustivo (inclusive para cada requisito do exame), mas estes são os conceitos que podem ser testados durante o exame. Um conceito pode ser testado em diversas especificações do exame, mas está incluído no glossário, dentro do conceito em que a literatura dá mais atenção. Esses termos estão listados em ordem alfabética. Estão incluídos tanto as abreviaturas quanto o nome completo do termo a ser estudado. Por favor, note que o conhecimento destes termos isoladamente não é suficiente para o exame; o candidato deve entender e estar apto a aplicar a teoria. 15 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 4. Literatura Literatura de Suporte para o Exame A Koomen, T., Aalst, L. van der, Broekman, B., Vroon, M. TMap® Next, for result-driven testing UTN Publishers, ‘s Hertogenbosch, The Netherlands, 2007 ISBN 9789072194800 Visão geral da literatura Especificação do exame Literatura 1.1 A: Capítulo 2 §8.6.1 a §8.6.3 inclusive A: Capítulo 3 1.2 2.1 2.2 a A: §2.1, §2.3.5 §3.2.2 §6.1 a §6.4b inclusive §8.4.2, §8.5.1 a 8.5.4 inclusive Capítulo 10 A: §2.3.2, §2.3.3 §3.2.2 §6.5 a §6.8 inclusive §12.1 a §12.3 inclusive 3.1 A: §2.3.4 §3.2.3 §7.1 a §7.2.6 inclusive 4.1. A: §6.6.1 Capítulo 14c Justificativa de escolhas Nenhuma questão será feita sobre conteúdo dos textos enquadrados, exceto conteúdo e textos enquadrados que contenham definições e aqueles no capítulo 14. O conteúdo destes últimos fazem parte do exame. b Somente os parágrafos 6.2, 6.3 e 6.4 fazem parte do exame. Os sub-parágrafos (6.2.x, 6.3.x, e 6.4.x) não fazem parte do exame. c Nenhuma questão será feita sobre a derivação de matrizes ortogonais (§14.3.5). a 16 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • 17 ® Guia de Preparação TMap NEXT Test Engineer (TMPTE.PR)
  • Contato EXIN www.exin.com