Meta metalurgica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Meta metalurgica

  • 31,996 views
Uploaded on

Trabalho power point sobre perfio da Empresa Meta metalurgica

Trabalho power point sobre perfio da Empresa Meta metalurgica

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
31,996
On Slideshare
31,987
From Embeds
9
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
254
Comments
2
Likes
5

Embeds 9

http://www.slideshare.net 9

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2.  
  • 3. Tema: Análise de riscos e perigos em Indústrias Metalúrgicas de pequeno porte e a atuação da CIPA na prevenção de acidentes de trabalho.
  • 4. Problema: Como a CIPA pode atuar mais eficazmente a partir da análise dos riscos e perigos como um instrumento de prevenção de acidentes de trabalho nas Indústrias Metalúrgicas de pequeno porte?
  • 5. Hipóteses: 1. A CIPA poderá a partir da análise dos riscos e perigos em uma Indústria Metalúrgica de pequeno porte, desenvolver métodos de conscientização dos colaboradores por meio de vídeos, cartazes e palestras sobre a segurança do trabalho.   2. Após a análise dos riscos e perigos existentes em Indústrias Metalúrgicas de pequeno porte, a CIPA estará possibilitada de providenciar treinamentos sobre a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual e suas respectivas necessidades .
  • 6. Objetivo Geral: Estudar as possibilidades de utilização de análise de riscos como um instrumento diagnóstico para uma atuação mais eficaz da CIPA na prevenção de acidentes de trabalho em Indústrias Metalúrgicas de pequeno porte.   Objetivos Específicos: Desenvolver uma conscientização nos empresários, empregados e comunidades, a respeito da importância de alguns fatores ligados a saúde e segurança do trabalho, a identificar os principais riscos mecânicos e medidas para prevenção de acidentes do trabalho com máquinas.
  • 7. A EMPRESA : Fundada em 2000, é uma empresa provedora de soluções.
  • 8. Somos 200 funcionários na empresa, e nos dias atuais a palavra parceria conquistou o mercado. Todas as empresas têm buscado este elo para se fortalecer e trabalhar de uma forma conjunta.   Nós da Meta, neste espírito, nos colocamos a sua disposição para fornecer ferramentas especiais em Metal Duro, Aço, Diamante Sintético e Natural entre outros.
  • 9. O grau de risco 4 são os riscos ambientais caracterizado pelo riscos ergonômicos. Os riscos de grau 4 tem a cor amarela e no mapa de risco é composto pelo círculo maior. Exemplo: O Grau de Risco na empresa Meta metalúrgica é o grau de risco 4.
  • 10. NR 05 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; NR 07 - PCMSO - Programa de Controle Medico de Saude Ocupacional; NR 09 - PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; NR - Norma Regulamentadora relativas à segurança e medicina do trabalho,
  • 11. Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO. O PCMSO é um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho. Seu objetivo é prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado.
  • 12. O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve estar articulado com todas as normas regulamentadoras, principalmente a NR-9 ( PPRA ). Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
  • 13. Desenvolvimento. - Avaliação sensitiva do ambiente * Visita à empresa para a análise do processo produtivo. *Estudo profissiográfico em todos os setores da empresa, para reconhecimento dos riscos de possíveis agravos a saúde. * Riscos físicos ( ruído, calor, frio, radiações ) * Riscos químicos ( solventes, produtos químicos ) * Riscos biológicos ( bactérias, fungos, vírus ) * Atitudes antiergonômicas (erros posturais.) *
  • 14. Radiação Ionizante Chumbo Plumbeia Ruído Fumos plásticos Poeira mineral Audiometria Raios-X de tórax. Hemograma. Espirometria.
    • Exames médicos
    • Tipos (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função,demissional.) Conteúdo (avaliação clínica, exames complementares.)
    • Periodicidade (variável de acordo com o grau de risco.)
    • Programação técnica de exames complementares
    • Exemplos:Indicação de procedimentos médicos e de auxilio diagnóstico de acordo com os riscos existentes. Exemplo.
    Observação: não colocar riscos genéricos (ex: stress.)
  • 15. Atestado de saúde ocupacional (A.S.O.) * Em duas vias (uma para o trabalhador outra para a empresa ) e deve conter (identificação, riscos ocupacionais específicos, procedimentos médicos realizados, aptidão para o trabalho, nome do examinador e do coordenador. - Tabulação de dados * Prontuário Médico: de responsabilidade do coordenador (manter por 20 anos). * Informações de sigilo garantido (Código de Ética Médica). * Estes dados geram um relatório anual que deve ser apreciado pela CIPA da empresa e possibilita ao coordenador um plano de trabalho para o próximo ano. - Ações de saúde. * Ações decorrentes dos levantamentos epidemiológicos realizados pelo relatório anual. * Palestras (alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, DST/ AIDS, doenças oculares, etc.).
  • 16. A proposta da CIPA em relação aos metalúrgicos.   A legislação sobre a estrutura e a organização das CIPAs não tem sido suficiente para acompanhar as mudanças do trabalho. Para que o trabalhador realmente possa discutir e encaminhar os problemas relacionados aos riscos e condições de trabalho é necessário que existam autonomia e liberdade dentro das empresas isso só poderá ser feitos por trabalhadores eleitos que possam discutir as leis ( estatutos) de funcionamento das comissões como já ocorre com as comissões de fabricas .
  • 17. O papel da CIPA na comissão de condições de trabalho .   Os representantes a serem eleitos para a CIPA serão considerados membros natos da comissão de Condições de trabalho, Saúde e Meio Ambiente a eles são conferidas as seguintes contribuições:   - Zelar pelo efetivo cumprimento das normas sobre Medicina e Engenharia de Segurança no trabalho prevista na legislação; -Acompanhar e analisar a multicausalidade dos acidentes no trabalho conforme o método de Arvore de Causas; -Receber informações antecipadas, acompanhar e promover o estudo dos impactos provocados por qualquer alteração no processo de produção que venha a ser dirigido pela empresa. -Apresentar proposta, acompanhar a implantação e monitorar medidas que eliminem ou reduzam os impactos ambientais internos e externos decorrentes das atividades desenvolvidas na empresa.  
  • 18. Identificar Perigos Comparar Com Riscos Tolerado Tratar Riscos Avaliar Riscos A atuação da CIPA para melhorar os riscos de acidentes.
    • O objetivo da empresa Meta Metalúrgica é manter os riscos associados a organização abaixo dos valores tolerados.
    • Para estabelecer a estratégia é preciso considerar a natureza do fenômeno
    • acidente um evento indesejável, incerto e remoto. pode ser evitado, geralmente ocorrem porque a mente se envolve com o trabalho e esquece o corpo.
    • O processo de gestão de riscos é aplicado as áreas de ação e as fases do ciclo de vida dos elementos da organização(pessoas, instalações e produtos)
  • 19. Feito todo este processo é efetuado o monitoramento de segurança, auditoria de segurança e localizados os indicadores de segurança. No final, o diagnóstico é fundamental para elaborar os plano de ação e segurança. Os funcionários tem palestras de como se prevenir de acidentes, programa de ginástica laboral e freqüentemente participam de treinamentos de como apagar incêndios e como melhorar seu próprio ambiente de trabalho trazendo um impacto positivo não só para o ser humano mas também para o meio ambiente.