Receitas De Sobremesas Divinas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Receitas De Sobremesas Divinas

on

  • 677 views

 

Statistics

Views

Total Views
677
Views on SlideShare
677
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Receitas De Sobremesas Divinas Document Transcript

  • 1. Receitas de Sobremesas Divinas 1. CHEESECAKE 2. TARTE TATIN (Doce de Maças Verdes) 3. TORTA ALEMÃ DE MAÇÃ 4. TORTA DE LIMÃO 5. ZUPPA INGLESE 6. GOIABA DUE COLLORI 7. STAGIONE 8. CREME INGLÊS 9. TORTA SOFFIATA DI ALBICOCCA 10. CROSTATA DI MÈLE 11. BISCOITO DE AMÊNDOAS 12. TORTA DE CHOCOLATE 13. TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE 14. BOLO SOUZA LEÃO 15. MOUSSE DE MARACUJÁ 16. MOUSSE DI CACHI ALLA MENTA 17. FIGOS AO VINHO DO PORTO 18. CROSTATA DE FRAGOLE ALLA MENTA 19. BISCOITOS DE FRUTAS CRISTALIZADAS 20. BISCOITOS DE LIMÃO 21. BISCOITOS DA VOVÓ EDITH 22. BROWNIES 23. COOKIES DE CHOCOLATE 24. TARECOS 25. SUSPIROS 26. CREME DE CHOCOLATE 27. ALFARUFA 28. BAVARESE AO LEITE DE AMÊNDOAS 29. CANUDINHO DE CÔCO 30. CRÈME BRULÉE 31. CREMA CATALANA 32. LEITE CREME 33. CREME DE MARACUJÁ CARAMELIZADO 34. DELÍCIA DE ABACAXI 35. GELATINA DE CÔCO 36. MOUSSE DE CHOCOLATE BICOLOR 37. MOUSSE DE CHOCOLATE 38. MOUSSE DE LIMÃO 39. MOLHO DE FRAMBOESA 40. QUINDÃO 41. TIRAMISU 42. TOUCINHO DO CÉU
  • 2. CHEESECAKE INGREDIENTES (8 PESSOAS) 1 disco de pão-de-ló 40 gr de manteiga derretida 520 gr de queijo, tipo Pensylvania, em temperatura ambiente 3 ovos pequenos 150 gr de açúcar 150 gr de creme de leite azedo (incorpore um pouco de limão ao creme de leite fresco) 1 colher (sopa) de açúcar geleia de framboesa gelatina Coloque o pão-de-ló numa forma de aro solto e pincele com a manteiga derretida. Bata o queijo com uma colher de pau, até obter uma textura bastante cremosa. Reserve. Bata os ovos com o açúcar na batedeira, em velocidade baixa, e vá adicionando o queijo. Aumente a velocidade da batedeira e continue batendo até que os ingredientes se misturem completamente. Coloque essa massa sobre o pão-de-ló e leve ao forno pre-aquecido por, aprox, 30min. Sem abrir o forno, bata na tampa do fogão, se o centro do cheesecake estiver meio amolecido está bom, pois se tornará firme ao esfriar. Deixe amornar. Misture o creme azedo com o açúcar e passe em toda a superfície. Deixe esfriar e leve à geladeira. Derreta a geleia com um pouco de gelatina e espalhe sobre o cheesecake. Quando a geleia firmar retire o anel da forma. Sirva gelado. TARTE TATIN (Doce de Maças Verdes) INGREDIENTES (6 PESSOAS) 250 gr de farinha 150 gr de manteiga 1 ovo 1/3 copo de água sal 75 gr de manteiga 150 gr de açúcar 10 maçãs verdes, sem casca, cortadas em 8 Junte a farinha, o ovo, o sal e as 150gr de manteiga. Misture bem, com as mãos e vá adicionando, aos poucos, a água. Amasse bem até obter uma mistura homogênea. Abra num disco no diâmetro da forma a ser usada. Deixe descansar na geladeira. Unte uma forma de cobre com 50gr de manteiga e polvilhe com 100gr de açúcar. Disponha as maçãs e cubra com o restante do açúcar e a manteiga em pedacinhos. Coloque em fogo brando, até o açúcar começar a mudar de cor. Coloque a massa, ajustando as bordas para baixo e cobrindo todas as maçãs. Asse em forno médio, até que a massa fique levemente dourada. Vire a torta, sobre um prato, com todo o cuidado, tendo certeza que não ficou nada colado ao fundo. Sirva morna. STAGIONE - MOLHO 1 vidro de geleia de laranja 1 xícara de água 2 colheres (sopa) de grand marnier Dissolva a geleia na água e leve ao fogo até ferver. Acrescente o Grand Marnier. Deixe esfriar e reserve.
  • 3. TORTA ALEMÃ DE MAÇÃ INGREDIENTES MASSA: 300 gr de farinha 200 gr de manteiga 100 gr de açúcar 1 gema 1 colher (sopa) de vinho tinto RECHEIO: 6 maçãs vermelhas ácidas (1kg) 1 colher (sopa) de vinho tinto 100 gr de uva passa branca sem semente Misture bem a manteiga com o açúcar, junte a gema e acrescente o vinho. Adicione a farinha e amasse até obter uma massa homogênea, mas gordurosa e pegajosa. Divida a massa em duas porções na proporção 2/3 e 1/3. Leve à geladeira, por ½ hora. RECHEIO: Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Misture as maçãs, o vinho e a uva-passa. Cozinhe no vapor até amolecer. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável com os 2/3 da massa. Coloque o recheio. Com o restante da massa, faça rolinhos bem finos e monte uma grade sobre o recheio. Asse, em forno médio, até a massa estar dourada. TORTA DE LIMÃO INGREDIENTES (FORMA PEQUENA) MASSA: 1 pacote (200gr.) de biscoito maizena 1/2 xícara de manteiga derretida RECHEIO: 300 ml. de leite 6 colheres (sopa) de açúcar 40 gr. de manteiga 2 gemas 3 colheres (sopa) de maizena casca ralada de 2 limões suco de 1 ½ limão SUSPIRO: 2 claras 6 colheres (sopa) de açúcar suco de ½ limão Misture os ingredientes da massa. Forre uma forma desmontável e asse em temperatura média. Deixe esfriar e reserve. RECHEIO: Bata as gemas, o açúcar, o leite e a maizena no liqüidificador. Cozinhe em fogo lento. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o suco e a casca de limão. Deixe esfriar e coloque sobre a massa. SUSPIRO: Bata as claras em neve, junte o açúcar e o suco de limão. Bata muito bem até obter um suspiro bem firme. Com um saco de confeiteiro, arrume o suspiro sobre o creme de limão. Leve à salamandra para dourar.
  • 4. ZUPPA INGLESE (1 unidade - 12 porções) PÃO-DE-LÓ: 6 colheres (sopa) de açúcar 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, com 1 colher (café) de fermento 6 ovos RECHEIO: 1 1/4 xícara de açúcar 6 gemas 400 ml. de leite 2 colheres (sobremesa) de maizena 150 gr. de frutas cristalizadas em quadradinhos (mamão, damasco e figo) 120 ml. de licor de alchermes (ou um outro de ervas), diluído em 3 colheres (sopa) de água 40 ml. de rum, diluído em 1 1/2 colher (sopa) de água 2 claras 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro noz moscada e casca de limão manteiga e farinha para a forma fatias de frutas cristalizadas para enfeitar Pão-de-ló Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas, uma a uma, e continue a bater juntando aos poucos o açúcar. Tire da batedeira e acrescente a farinha sem bater. Coloque numa forma redonda (diam - 30 cm.) untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio, retire da forma após 5 minutos e deixe esfriar sobre uma grade. Recheio Misture o açúcar com as gemas e a maizena e acrescente, lentamente, o leite fervente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Acrescente as frutas cristalizadas. Reserve. Corte o pão-de-ló em 3 discos da mesma espessura. Disponha um disco de pão-de-ló num prato, molhe com a metade do licor e cubra com a metade do creme de frutas. Arrume sobre ele o segundo disco de pão-de-ló, molhe com o rum e cubra com a outra metade do creme. Coloque o terceiro disco e regue com o licor restante. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo até obter um suspiro bem firme. Espalhe sobre a torta e leve ao forno bem quente até dourar levemente. Deixe esfriar. Decore com as fatias de frutas cristalizadas. Leve à geladeira. Sirva sobre um espelho de creme inglês. GOIABA DUE COLLORI - 1.porção 1 goiaba vermelha, gelada sem casca 1 goiaba branca, gelada sem casca açúcar gotas de limão 1 bola de sorbet de laranja 1 colher de sobremesa de Grand Marnier casca de laranja cristalizada Bata as goiabas, separadamente, com o açúcar e um pouco de gelo no liqüidificador, adicione gotas de limão e o Grand Marnier. Passe por uma peneira para eliminar as sementes. Coloque os dois cremes, alternadamente, numa taça. Arrume o sorbet de laranja no meio e decore com a casca de laranja. Sirva com Grand Marnier.
  • 5. TORTA SOFFIATA DI ALBICOCCA (1 unidade - 8 porções) 2 pacotes de biscoito maria 200 gr. de manteiga 1 3/4 xícara de açúcar 2 gemas 2 latas de creme de leite sem soro 2 colheres (sopa) de vinho do porto, diluídas no soro de creme de leite CALDA DE DAMASCO 125 gr. de damasco seco 25 gr. de geleia de damasco 50 gr. de açúcar FARORA DE AMÊNDOAS 100 gr. de açúcar 15 gr. de manteiga 6 gr. de amêndoas Bata o açúcar com a manteiga, junte as gemas e bata até obter um creme claro. Tire da batedeira e acrescente o creme de leite. Forre uma forma com um plástico e espalhe uma camada de creme sobre ele, deixando-o enrugado. Coloque uma camada de biscoitos, molhados no soro, no fundo e lados da forma. Cubra os biscoitos do fundo com creme e coloque outra camada de biscoitos. Continue o processo até o final dos ingredientes. Feche o plástico, coloque um peso sobre a torta e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Desenforme, cubra com a calda de damasco e polvilhe com a farofa de amêndoas. Sirva sobre um espelho de creme inglês decorado com a calda de damasco. CROSTATA DI MÈLE (1 unidade - 8 porções) Massa: 200 gr. de farinha 1 ovo 2 gemas 100 gr. de açúcar 120 gr. de manteiga 1 colher (chá) de essência de baunilha Recheio: 4 maças (argentinas) médias sem casca e cortadas em fatias finas Calda: 100 gr. de açúcar 100 ml. de vinho tinto doce suco de 1/2 limão Junte todos os ingredientes da massa e trabalhe até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe repousar, na geladeira por 1/2 hora. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Divida a massa em duas partes iguais e abra 2 discos do tamanho da forma. Coloque um disco de massa na forma , arrume a maçã e cubra com a outra massa. Feche bem as bordas. Asse em forno médio. Calda: Caramelize o açúcar. Acrescente o vinho e o suco de limão. Conserve em fogo baixo até atingir a espessura desejada. Sirva a torta quente polvilhada com açúcar de confeiteiro sobre um espelho da calda. Acompanhe com 2 nozes de sorvete de tâmara decoradas com uma tâmara seca.
  • 6. BISCOITO DE AMÊNDOAS 100 gr. de amêndoas picadas 100 gr. de glaçucar 50 gr. de farinha 80 gr. de manteiga raspas de laranja Misture tudo formando uma pasta. Deixe descansar um pouco. Leve ao forno médio, em assadeiras treliçadas ou em relevo. TORTA DE CHOCOLATE (1 unidade) Bolo: 1 xícara de manteiga 2 xícaras de açúcar 3 gemas 3 claras em neve 1 xícara de chocolate em pó 3 xícaras de farinha de trigo, peneirada com: 2 colheres (sopa) rasas de fermento 1 xícara de leite Recheio e Cobertura: 3 ovos 1/2 xícara de açúcar 2 tabletes de chocolate meio-amargo, derretido em banho-maria 3 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara de suco de laranja 1 lata de creme de leite gelado e sem soro Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Misture a farinha e o leite, aos poucos, alternadamente. Acrescente as claras em neve. Divida a massa em 3 formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e asse em forno médio. Bata os ovos com o açúcar e leve ao fogo brando. Junte o chocolate e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Deixe esfriar. Adicione a manteiga à mistura fria e acrescente o suco de laranja e o creme de leite. Volte ao fogo brando até engrossar. Cuidado para não talhar. Deixe esfriar. TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE (1 unidade - 12 porções) Fazer de véspera 250 gr. de manteiga em temperatura ambiente 250 gr. de açúcar 250 gr. de chocolate em pó 7 gemas 7 claras batidas em neve bem firme 1 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo raspas de chocolate Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Acrescente a farinha e as claras em neve. Numa forma untada, coloque aproximadamente 0,5cm. de massa e asse em forno médio até que endureça e solte dos lados. Deixe esfriar. Coloque o restante da massa até 2cm. da borda e leve ao freezer coberto com filme plástico. Desenforme 1/2 hora antes de usar e decore com as raspas de chocolate.
  • 7. BOLO SOUZA LEÃO (1 unidade - 12 porções) 1/2 kg. de massa de mandioca 8 gemas 2 cocos de tamanho médio 1 xícara de água fervendo 1/2 kg. de açúcar 1 xícara de água 225 gr. de manteiga 1/2 colher (sobremesa) de sal Rale os cocos e esquente no forno a fim de tirar melhor o leite. Junte a água fervendo e retire o leite espremendo em um pano. Leve ao fogo o açúcar com a água e faça uma calda em ponto de fio. Retire do fogo e adicione a manteiga e o sal. Deixe esfriar. Junte as gemas, uma a uma, à massa de mandioca e acrescente o leite de coco, aos poucos, amassando bem. Acrescente a calda de açúcar, mexa e passe 3 vezes por uma peneira fina. Asse em uma forma untada em banho-maria. MOUSSE DE MARACUJÁ (8 porções) Gelatina: 1/2 xícara de água morna (100ml.) 1/2 xícara de suco de maracujá (100ml.) 2 1/2 folhas de gelatina branca 1 colher (sopa) de açúcar 1 maracujá Mousse: 1 xícara de água quente (200ml.) 1 1/2 xícara de suco de maracujá (300ml.) 6 folhas de gelatina branca 3 claras 5 colheres (sopa) de açúcar Gelatina: Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva na água quente. Deixe esfriar. Misture o suco de maracujá, o maracujá e o açúcar e acrescente a gelatina. Coloque numa forma molhada e leve à geladeira até endurecer. Mousse: Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva na água quente. Deixe esfriar. Adicione o suco de maracujá. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Misture ao maracujá. Coloque na forma sobre a gelatina e leve à geladeira. Desenforme na hora de servir. CREME INGLÊS 1 1/4 xícara de açúcar 6 gemas 400 ml. de leite fervente 2 colheres (sobremesa) de maizena noz moscada e casca de limão Misture o açúcar com as gemas e acrescente o leite lentamente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que forme grumos.
  • 8. MOUSSE DI CACHI ALLA MENTA (4 pessoas) 2 caquis (aprx. 300gr.), sem casca e sem semente suco de ½ laranja suco de ½ limão 150 gr. de creme de leite fresco, batido em chantilly 2 colheres (sopa) de açúcar 10 gr. de gelatina folhinhas de menta gomos de caqui com a casca e sem semente Molho: 2 caquis (aprx. 300gr.) suco de ½ laranja suco de ½ limão Coloque a gelatina em água fria para amolecer, escorra. Desmanche em 2 colheres (sopa) de água quente e deixe esfriar até adquirir a consist6encia de clara de ovo. Junte a polpa de caqui, o suco de limão e de laranja e o açúcar. Acrescente a gelatina, misture bem e adicione o creme de leite batido. Leve à geladeira. Na hora de servir: Bata no liqüidificador a polpa do caqui e os sucos de limão e laranja. Se necessário, junte um pouco de açúcar. Coloque o molho no prato e arrume 3 nozes de mousse. Enfeite com um pouco de molho de baunilha e decore com as folhinhas de menta e o gomo de caqui. FIGOS AO VINHO DO PORTO RECEITA TRADICIONAL PORTUGUESA INGREDIENTES - 4 Pessoas 8 figos frescos, lavados e secos 1 xícara + 2 colheres (sopa) de água 2/3 de xícara de açúcar 1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas ½ xícara de vinho do porto branco seco Para o merengue: 3 claras 3 colheres (sopa) de açúcar raspas de casca de laranja Ferva a água com o açúcar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xícara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar. Na hora de servir: Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve à salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.
  • 9. CROSTATA DE FRAGOLE ALLA MENTA (8 porções) Massa: 1 xícara de farinha peneirada (130gr.) 1 colher (sopa) de açúcar 40 gr. de manteiga 1 ovo ligeiramente batido Recheio: 3 colheres (sopa) de geleia de laranja 1/2 kg de morangos cortados ao meio folhinhas de hortelã Misture todos os ingredientes da massa. Forre uma forma de aprox. 25cm de diâmetro e asse até estar levemente dourada. Deixe a massa esfriar. Espalhe a geleia no fundo da massa e arrume os morangos por cima. Decore com as folhinhas de hortelã. Sirva acompanhada de geleia de laranja e molho de baunilha. BISCOITOS DE FRUTAS CRISTALIZADAS INGREDIENTES (2 DUZIAS) 100 gr. de manteiga 250 ml. de creme de leite fresco 250 gr. de açúcar 200 gr, de fruta cristalizada em cubinhos 100 gr. de farinha 400 gr. de amêndoas em laminas Junte a manteiga, o creme de leite e o açúcar e cozinhe até ferver. Retire do fogo, junte a farinha e a seguir a fruta cristalizada e as amêndoas. Com uma colher, coloque porções de massa em uma assadeira untada, formando círculos de aproximadamente 7cm. Asse em forno médio até estarem bem dourados com a borda escura. BISCOITOS DE LIMÃO INGREDIENTES ( DUZIAS) 75 gr. de manteiga (temperatura ambiente) 300 gr. de farinha de trigo 160 gr. de açúcar 1/2 colher (café) de fermento em pó raspa de limão açúcar para polvilhar Peneire todos os ingredientes secos e adicione a manteiga. Amasse bastante. Perfume com a raspa de limão. Faça bolinhas pequenas e arrume-as em tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Com um garfo, aperte um pouco os biscoitos para marcar os dentes. Asse em forno quente. Polvilhe com açúcar. TARECOS INGREDIENTES ( DUZIAS) 30 gr. de manteiga (temperatura ambiente) 280 gr. de farinha de trigo 125 gr. de açúcar 3 gemas essência de baunilha Peneire a farinha e junte todos os outros ingredientes, amassando até obter uma massa fina. Abra a massa e corte os biscoitos no formato desejado. Arrume numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno quente.
  • 10. BISCOITOS DA VOVÓ EDITH INGREDIENTES (4 DUZIAS) 3/4 xícara de açúcar 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher (café) de fermento em pó 120 gr, de manteiga 1 ovo 1 gema 1 colher (café) de extrato de baunilha sal goiabada amolecida com um pouco de água açúcar para polvilhar Peneire todos os ingredientes secos e adicione a manteiga. Incorpore bem. Junte o ovo e a gema, não batidos, e amasse até obter uma massa lisa e homogênea. Perfume com a baunilha. Abra a massa e corte em círculos de aproximadamente 5cm. Arrume num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Coloque um pouco de goiabada sobre cada biscoito e polvilhe com açúcar. Asse em forno moderado. BROWNIES INGREDIENTES ( DUZIAS) 2 tabletes de chocolate meio-amargo 1 xícara de farinha de trigo, peneirada com: 1/2 colher (chá) de fermento e 1/2 colher (chá) de sal 1 xícara de nozes picadas 1/2 xícara de manteiga (temperatura ambiente) 1/2 colher (chá) de essência de baunilha 1 xícara de açúcar 2 ovos Derreta o chocolate e reserve. Junte as nozes aos ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga com a baunilha até obter um creme, adicione o açúcar torne a bater bem e, vá juntando os ovos um a um. Acrescente o chocolate e, por último, os ingredientes secos. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Corte em quadradinhos enquanto está quente, e deixe esfriar na forma. COOKIES DE CHOCOLATE INGREDIENTES (2 DUZIAS) 150 grs. de cobertura de chocolate meio-amargo, em quadradinhos de 0,5cm. 200 grs. de farinha de trigo 3 grs. de bicarbonato de sódio 125 gr. de açúcar mascavo 70 gr. de açúcar refinado 125 gr. de manteiga 1 ovo 1 colher (sopa) de essência de baunilha manteiga para untar a assadeira Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal. Separadamente, peneire os açucares. Bata o ovo na batedeira, acrescente aos poucos a manteiga e bata até obter uma massa leve e solta. Adicione os açucares e bata até formar uma pasta granulosa. Junte a farinha e bata até a massa estar uniforme. Acrescente a baunilha. Tire da batedeira e adicione o chocolate. Mexa até misturar bem. Despeje pequenas porções de massa em tabuleiros untados, deixando um espaço de 5cm. entre eles. Asse em forno baixo, pre-aquecido. Deixe a assadeira esfriar por alguns minutos, pois ao sair do forno os cookies ainda estão em forma líquida. Tire com uma espátula de metal.
  • 11. SUSPIROS INGREDIENTES (30 UNDADES) 6 claras 250 gr de açúcar ½ xícara de água 125 gr de açúcar casca ralada de 1 limão Bata as claras, na batedeira, até ficarem bem duras. Enquanto as claras batem, leve ao fogo a água com as 250gr de açúcar até obter uma calda bem grossa. As claras e a caldas devem ficar prontas ao mesmo tempo. Junte às claras a casca de limão e, sem parar de bater, vá despejando, lentamente a calda sobre as claras. Acrescente o açúcar restante e bata até obter uma mistura bem consistente. Forre com papel manteiga untado, uma assadeira também untada. Coloque o merengue num saco de confeitar de bico largo e faça os suspiros deixando um bom espaço entre eles. Leve ao forno muito brando. Os suspiros não podem corar muito, pois devem ficar um pouco cremosos por dentro. CREME DE CHOCOLATE INGREDIENTES 1 tablete de chocolate em pó 1 ovo 1 colher (sopa) de açúcar 50 gr de manteiga Rale o chocolate e coloque numa panela com o ovo e o açúcar. Leve ao fogo em banho-maria até o chocolate estar bem desmanchado. Deixe esfriar. Bata com a manteiga até obter um creme bem consistente. Divida em 3 formas untadas e polvilhadas com farinha e asse em forno moderado. Misture os 4 primeiros ingredientes do recheio e leve ao fogo até obter um brigadeiro mole. Perfume com o licor de cacau. Desenforme os bolos e monte-os intercalando com o recheio. Cobertura: Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme claro e fofo. Acrescente as gemas, e o chocolate em pó. Perfume com o licor. Decore com nozes inteiras e raspas de chocolate. ALFARUFA INGREDIENTES (6 PESSOAS) MASSA: ½ kg. de cenoura cozida 5 gemas 2 xícaras de açúcar densado 50 gr. de manteiga 3 claras em neve firme 2 colheres (sopa) de farinha de trigo RECHEIO E COBERTURA: 3 gemas passadas por uma peneira 1 xícara de açúcar 1 vidro de leite de coco (200ml) Bata no liqüidificador a cenoura, as gemas, o açúcar e a manteiga. Misture, cuidadosamente, as claras e a farinha. Forre uma assadeira com papel manteiga untado e asse em forno médio. RECHEIO: Junte todos os ingredientes e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar. Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com açúcar. Espalhe, sobre ela, metade do recheio e enrole. Cubra com o recheio restante.
  • 12. BAVARESE AO LEITE DE AMÊNDOAS INGREDIENTES (4 PESSOAS) Bavarese: 300 ml de leite 300 ml de leite de amêndoas 12 gr de gelatina em pó sem sabor 600 ml de creme de leite fresco batido Creme de café: 500 ml de leite 8 gemas 8 colheres (sopa) de açúcar 20 grãos de café, torrados Dilua a gelatina em um pouco de água quente. Ferva os dois leites e adicione a gelatina. Incorpore o creme de leite. Coloque em forminhas e leve à geladeira. Desenforme e sirva acompanhada do creme de café. Creme de café: Ferva o leite com os grãos de café. Não deixe esfriar. Retire os grãos e reserve alguns para decorar. Bata as gemas com o açúcar e acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e leve à geladeira. CANUDINHO DE CÔCO INGREDIENTES (60 UNIDADES) MASSA: 170 gr de farinha de trigo peneirada 1 ovo pequeno 5 ml de pinga ½ colher (sopa) de gordura vegetal sal RECHEIO: 1 coco 4 gemas 300 gr de açúcar 450 ml de água 1 colher (chá) de baunilha Faça uma cova no centro da farinha e coloque o ovo, a pinga e a gordura vegetal. Misture tudo e vá amassando com salmoura fria uma massa uniforme não muito dura. Faça uma bola, cubra com um pano úmido e deixe descansar ,por 1 hora. Abra a massa e corte em tiras de 2cm de largura. Enrole as tiras em torno da forma, previamente untada com a gordura, apertando nas emendas. Frite em bastante gordura quente, mexendo a panela para que dourem por igual. Coloque num escorredor até estarem bem secos. Pouco antes de servir, recheie os canudinhos. RECHEIO: Faça uma calda com a água e o açúcar até o ponto de fio brando. Deixe esfriar. Acrescente as gemas, uma a uma. Junte o coco e leve ao fogo até soltar da panela. Só recheie os canudinhos quando o doce estiver bem frio.
  • 13. CRÈME BRULÉE - RECEITA FRANCESA INGREDIENTES (4 PESSOAS) 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 xícaras de leite 1 xícara de creme de leite fresco 1/3 xícara de conhaque 6 gemas batidas 1 colher (chá) de essência de baunilha sal Derreta a manteiga em banho-maria, misture a farinha e acrescente o leite, a baunilha e o creme de leite, lentamente para que fique bem aveludado. Cozinhe, mexendo, por 10min. Acrescente o sal e o açúcar e continue mexendo. Retire do fogo e incorpore as gemas lentamente. Coloque nas tigelas, passando por uma peneira. Reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente. CREMA CATALANA - RECEITA CATALÃ INGREDIENTES (4 PESSOAS) 1 lt de leite casca de 1 limão 2 pauzinhos de canela 8 gemas 200 gr de açúcar Ferva o leite com a casca de limão e a canela. Esfrie e passe por uma peneira. Bata as gemas com o açúcar e junte um pouco de leite. Acrescente as gemas ao leite restante e cozinhe em fogo brando. Quando o leite recomeçar a ferver tire do fogo e mexa vigorosamente até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente. LEITE CREME - RECEITA PORTUGUESA INGREDIENTES (4 PESSOAS) 500 ml de leite 5 colheres (sopa) de açúcar 5 gemas 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 pauzinho de canela casca de 1 limão 1 cálice de vinho do Porto sal Ferva o leite com a casca de limão e a canela. Afaste do fogo sem deixar esfriar e retire o limão e a canela. Bata as gemas com o açúcar, acrescente a farinha e continue batendo. Junte o vinho do Porto e bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente.
  • 14. CREME DE MARACUJÁ CARAMELIZADO INGREDIENTES (4 PESSOAS) 7 gemas 170 gr de açúcar 150 gr de polpa de maracujá 200 ml de leite 750 ml de creme de leite fresco açúcar mascavo para caramelizar Bata, no liqüidificador, o maracujá com o leite. Passe por uma peneira fina. Bata as gemas com o açúcar e acrescente o maracujá. Ferva o creme de leite e junte as gemas, mexendo até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo, em banho-maria, e cozinhe até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente. DELÍCIA DE ABACAXI INGREDIENTES (8 PESSOAS) DOCE DE ABACAXI: 1 abacaxi grande, em cubinhos 3 colheres (sopa) de açúcar CREME: 1 lata de leite condensado 4 gemas raspa de cascas de limão COBERTURA: 4 claras 4 colheres (sopa) de açúcar 1 lata de creme de leite, gelada e sem soro Coloque o abacaxi e o açúcar em fogo alto e quando ferver abaixe. Cozinhe até obter um doce relativamente espesso. Reserve. Bata no liqüidificador os ingredientes do creme. Leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar (1 colher de cada vez), e continue a bater até o ponto de suspiro. Tire da batedeira e adicione o creme de leite. MONTAGEM: Em uma travessa funda, coloque o doce de abacaxi, em seguida o creme e, por último, o suspiro. Leve, coberto com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas. GELATINA DE CÔCO INGREDIENTES (8 PESSOAS) 2 folhas de gelatina vermelha 3 folhas de gelatina branca 1 lata de leite condensado 1 lata de leite 1 vidro de leite de coco (200ml) ½ pacote de coco ralado Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva em 1 xícara de água quente. Bata no liqüidificador o leite condensado, o leite e o leite de coco. Junte a gelatina fria (consistência de clara de ovo). Coloque numa travessa funda, molhada em água fria, e leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas. Na hora de servir, polvilhe com o coco ralado.
  • 15. MOUSSE DE CHOCOLATE BICOLOR INGREDIENTES (8 PESSOAS) 8 ovos 100 gr de glaçucar 90 gr de chocolate branco em barra 90 gr de chocolate amargo em barra 50 gr. de manteiga Creme Inglês: 500 ml de leite 6 gemas 100 gr de açúcar Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e homogêneo. Pique o chocolate e derreta, separadamente, em banho-maria com a manteiga. Divida o creme de gemas e misture a cada parte um dos chocolates. Bata as claras em neve bem firme e adicione às duas misturas de chocolate. Coloque as duas mousses, alternadamente, em uma taça e leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas. Creme Inglês: Misture o leite, as gemas, levemente batidas, e o açúcar. Cozinhe até engrossar e retire do fogo. MOUSSE DE CHOCOLATE INGREDIENTES (8 PESSOAS) 6 ovos 6 colheres (sopa) de açúcar 250 gr. de chocolate meio-amargo 50 gr. de manteiga Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e homogêneo. Pique o chocolate e derreta em banho- maria com a manteiga, e junte ao creme de gemas. Bata as claras em neve bem firme e adicione a mistura de chocolate. Leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas. MOUSSE DE LIMÃO INGREDIENTES (8 PESSOAS) 6 ovos 6 colheres de sopa de açúcar suco de 2 limões casca ralada de 2 limões 6 folhas de gelatina branca MOLHO DE FRAMBOESA (OPCIONAL): 1/2 kg. de framboesa fresca ou congelada colheres (sopa) de açúcar Bata a framboesa com o açúcar no liqüidificador e passe por uma peneira bem fina. Reserve, na geladeira. MOUSSE: Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e homogêneo. Acrescente a casca de limão e continue a bater. Amoleça a gelatina em água fria e escorra. Esquente ligeiramente o suco de limão e derreta a gelatina. Deixe esfriar. Junte a gelatina ao creme de gemas e misture bem. Bata as claras em neve bem firme e adicione a mistura de limão. Leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas.
  • 16. QUINDÃO INGREDIENTES 1 coco PEQUENO ralado 2 colheres (sopa) de manteiga 15 gemas ½ kg de açúcar Junte todos os ingredientes e misture bem com o batedor de ovos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar, coberta, por 1 hora. Unte uma forma para pudim, com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra e deixe descansar por mais 2 horas. Pré-aqueça o forno. Asse tampado, em banho- maria. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme. TIRAMISU INGREDIENTES (= 1kg) 400 gr de mascarpone 3 gemas 75 gr de glaçucar 1 xícara de café expresso quente 2,5 xícaras de café forte quente 40 ml de conhaque 240 gr de bolacha champanhe (1caixa+1/3) 20 gr de cacau amargo em pó Bata as gemas e o açúcar, até ficar espumante. Acrescente o mascarpone e continue batendo até obter um creme com consistência de chantilly. Misture o café e o conhaque. Monte o Tiramisu numa travessa de altura média. Cubra o fundo da travessa com as bolachas molhadas no café, coloque a metade do creme de mascarpone e polvilhe com o cacau. Repita a operação, invertendo o sentido das bolachas. Polvilhe com bastante cacau. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. TOUCINHO DO CÉU INGREDIENTES 200 ml de água 500 gr de açúcar 16 gemas 3 claras 250 gr de amêndoas moídas 25 gotas de essência de amêndoas Leve o açúcar e a água ao fogo, por 7 minutos, até fazer ponto. Deixe esfriar. Misture as gemas e claras com a amêndoa e a essência, batendo um pouco. Junte à calda e leve ao fogo brando para engrossar. Forre uma forma com papel vegetal untado com manteiga. Asse em forno médio, em banho-maria, até dourar. Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.