Culinaria Espanhola 1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Culinaria Espanhola 1

on

  • 4,984 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,984
Views on SlideShare
4,936
Embed Views
48

Actions

Likes
2
Downloads
166
Comments
0

1 Embed 48

http://nanibenjamim.blogspot.com.br 48

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Culinaria Espanhola 1 Culinaria Espanhola 1 Document Transcript

  • Educandário Madre Guell apresenta
  • Introdução A cozinha espanhola é rica em ingredientes, mas a diversidade de tipos de arroz, a grande presença de peixes em seu cardápio e a riqueza de frutas usadas em sua culinária são de impressionar. E não pense que quando falamos em arroz estamos pensando naquela comidinha simples que fazemos em casa. Na Espanha não se tem o costume de comer apenas arroz. Por lá, são comuns o que chamamos no Brasil de risotos. A galinhada, por exemplo, é uma mistura de arroz parbolizado (grãos maiores), com frango, fígado, moela, vinho, molho de tomate e outros temperos que dão ao prato, também chamado de arroz à Caipira, um gosto todo especial. Não é à toa que a Paella é uns dos pratos mais conhecidos da gastronomia espanhola. É feita basicamente com arroz e frutos do mar, entre eles o camarão graúdo e miúdo, lula, mexilhão e vôngoli, além de frango, bacon, ovo cozido, pimentão vermelho e amarelo e açafrão. Para acompanhar, nada melhor do que tomar uma bebida típica daquele país, chamada de sangria, uma espécie de vinho com frutas.
  • Paella Ingredientes: 1 kg de camarão grande e limpo 1 kg de lulas em fatias grossas 1 kg de filé de frango em cubos 3 tomates sem pele 2 pimentões em fatias 8 dentes de alho amassados 2 cebolas grandes batidas ½ kg de ervilhas frescas ou congeladas 4 copos de arroz 8 copos de caldo de frango 1 colher de açafrão 1 xícara de azeite Modo de preparo: Aqueça bem a panela e coloque o azeite com os temperos. Doure o frango, coloque o arroz e frite. Junte todos os demais ingredientes e cozinhe um pouco no fogo forte. Depois tampe a panela e abaixe o fogo. Não deixe secar demais. Ao desligar cubra com salsa picada. Rendimento: 10 porções
  • Bacalhau à Espanhola Ingredientes: 1,200 kg lombo de bacalhau dessalgado (ou 1 kg de lombo de bacalhau salgado e seco) 4 tomates 4 cebolas 4 dentes de alho 2 pimentões verdes 1 pimentão vermelho 1 xíc. de vinho branco seco 1 xíc. de azeitonas verdes 2 xíc. de azeite extra-virgem 1 molho de salsa picada sal e pimenta a gosto Modo de preparo: (Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções.) Cozinhar os lombos de bacalhau em água a ferver, por 5 minutos. Escorrer e reservar o caldo. Cortar o bacalhau em pedaços, retirando a pele e as espinhas centrais. Em 4 colheres de azeite 1 cebola grande ralada 6 dentes grandes de alho socado sal a gosto. Rendimento: 4 pessoas
  • Arroz à Espanhola Ingredientes: 1 xícara arroz receita 8 xícara da água 4 xícaras grão-de-bico pré cozido 1 pimentão em tiras 2 tomates sem sementes em gomos 4 colheres de azeite 1 cebola grande ralada 6 dentes grandes de alho socado sal a gosto Modo de preparo: Aqueça bem uma panela grossa, coloque o azeite e doure. Junte os temperos, doure e coloque o arroz até fritar bem. Junte os demais ingredientes, espere a água ferver um pouco, abaixe fogo e tampe a panela até ficar no ponto. Sirva quente. Rendimento: 10 porções
  • Paella com Legumes Ingredientes: 600 g de bacalhau ½ xícaras (chá) de azeite de oliva 12 camarões graúdos 2 dentes de alho 600 g de arroz 2 tabletes de caldo de galinha 1 e 1/2 lítros de água 3 tomates sem pele e sem sementes 1 pimentão vermelho sem sementes 1 pimentão verde sem sememes 12 raminhos de couve-flor 200 g de fava 1 xícara (chá) de ervilhas frescas ou congeladas 1 colher (chá) de páprica 1 envelope de açofrão 1 vidro de alcachofra sal a gosto Modo de preparo: Deixar o bacalhau de molho na véspera, trocando a água várias vezes. Tirar a pele e as espinhas antes de usar. Esquentar o azeite em uma frigideira grande e fritar os camarões limpos e o alho picado. Reservar. Refogar no mesmo azeite o arroz e o bacalhau. Colocar o caldo de galinha, a água, os tomates e os pimentões picados, a couve-flor, a fava, a ervilha, a páprica e o acaprão. Ferver durante 15 min em fogo alto. Espalhar aos poucos a alcachofra e os camarões graúdos, sem mexer. Baixar o fogo ao mínimo e cozinhar mais 10 min. Desligar o fogo e deixar descansar durante 5 min sem ferver.
  • Tortilla à Espanhola Ingredientes: 4 unidade(s) de ovo 4 unidade(s) de batata 1/2 unidade(s) de cebola em cubos médios sal a gosto azeite oliva a gosto Molho: 1 unidade de ovo 1 dente de alho picado 250 ml de óleo de girassol sal a gosto Modo de preparo: Em uma frigideira antiaderente, coloque azeite para esquentar. Descasque as batata e corte-as em pedaços irregulares, como se continuasse o processo de descascar grosseiramente. Frite a batata e a cebola no azeite até a batata amolecer. Coloque num escorredor para tirar o excesso de azeite. Em uma vasilha funda, bata os ovos até formar um pouco de espuma. Acrescente o sal a gosto e depois as batatas e a cebola. Coloque tudo na frigideira já com azeite previamente aquecido e deixe dourar de um lado. Com a ajuda de um prato, vire a tortilha e deixe dourar o outro lado. Sirva quente com rodelas de pão e com o molho. Molho: Bata no liquificador, primeiro o ovo, o sal, o alho, vá acrescentando o óleo em fio. Bata até engrossar a maionese.
  • Cozido Espanhol (Puchero) Ingredientes: ½ kg de patinho 2 colheres(sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho 2 cebolas 2 paios 2 lingüiça defumadas 1 peito de frango 2 coxas de frango (com sobrecoxa) 4 tomates sem pele e sem sementes 1 xícara (chá) de ervilha fresca 0,2 gramas de vagem manteiga 2 batatas 1 batata doce 2 cenouras 1 colher (sopa) extrato de tomate sal a gosto pimenta caiena a gosto 1 e ½ litro de água ½ copo de vinho branco seco 1 xícara (chá) de abóbora picada 1 xícara (chá) de repolho picado Modo de Preparo: Cortar o patinho em cubos e dourar no azeite com alho e a cebola picada. Juntar o paio e a lingüiça cortadas em rodelas e o frango cortados em pedaços. Adicionar os tomates, a ervilha, o sal, a pimenta, a batata, a vagem, a batata doce, a cenoura, o extrato de tomate e o vinho. Ferver durante 30 minutos. Colocar a abóbora e o repolho, cozinhando por mais de 10 minutos. Servir a companhado de arroz. Rendimento: 6 pessoas
  • Bistecas Flambadas Ingredientes: 4 colheres (chá) de alecrim seco 1 copo de vinho branco seco ½ copo de azeite de oliva 2 bistecas de boi sal pimenta ½ copo de conhaque de maçã 1 maço de agrião Modo de Preparo: Misturar o alecrim com o vinho e o azeite. Jogar sobre as bistecas temperadas com o sal e a pimenta e deixar marinar durante noite. No dia seguinte, tirar a carne e salpicar com um pouco de alecrim. Grelhar durante 4 minutos. Virar de lado e assar outros 4 minutos. Colocar as bistecas numa travessa. Aquecer bem o conhaque e virar sobre as bistecas. Levar à mesa e acender um fósforo, flambando a carne antes de servir. Cobrir cada bisteca com 1 colher de molho de alcaparras e acompanhar com salada de agrião.
  • Galinhada ou Arroz à Caipira Ingredientes: 1 xícara de arroz parbolizado 6 pedaços de frango (qualquer parte) 6 moelas de frango 4 bifes de fígado 6 conchas de água quente molho de tomate feito em casa ou de caixinha (200ml) 1 cálice de vinho branco cebolinha a gosto sal a gosto pimenta-do-reino a gosto pimenta-dedo-de-moça a gosto fatias de pimentão verde a gosto 2 colheres de sopa de óleo Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão e cozinhe em fogo alto. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Está pronto! Pode servir com queijo ralado se preferir.
  • Arroz com galinha Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola 1 dente de alho 1 kg de galinha em pedaços 1 xícara de chá de vinho branco seco sal e pimenta do reino a gosto 1 folha de louro 1 tablete de caldo de galinha 5 xícaras (chá) de água 2 xícaras (chá) de arroz cenoura envelope de açafrão 2 colheres (sopa) de salsinha picada Modo de preparo: Refogar no azeite quente a cebola e o alho e os pedaços de galinha. Adicionar o vinho, o sal, a pimenta, o louro, o caldo de galinha e a água. Cozinhar em fogo baixo até ficar macia. Desfiar e corar ao caldo da panela. Completar com água para medir 5 xícaras. Voltar ao fogo. Quando começar a ferver, juntar o arroz, a cenoura cortada em cubinhos e o açafrão. Baixar o fogo e cozinhar durante 20 minutos. Juntar a galinha desfiada, a salsinha e misturar bem. Servir em seguida.
  • Arroz Negro Ingredientes: 8 xícaras de caldo de peixe 2 xícaras de arroz sem lavar 6 colheres de (sopa) de azeite de oliva extravirgem 2 colheres de (sopa)de salsa picada ½ colheres de (sopa)de páprica doce 500 gramas de lula com a bolsa de tinta 6 bolsas de lula 2 dentes de alho inteiros 2 tomates picados e sal a gosto Modo de Preparo: Refogue o tomate no azeite por 5 minutos e ponha os temperos. Adicione a lula e em seguida coloque o arroz. Mexa bem para refogar o arroz e deixar que as bolsas se rompam, liberando a tinta. Junte o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo às vezes. Caso seque antes do arroz estar macio, acrescente um pouco mais de água.