Your SlideShare is downloading. ×
Quem disse que só de Ovos vive a Páscoa?
  Confira as dicas de bombons e trufas (leia antes a apostila de Ovos de Páscoa)
...
Receitas de Bombons


Bombom de Uva



      Rendimento:
Mais de 4 pessoas


Ingredientes:
- 500g de chocolate ao leite te...
chocolate derretido para reaquecer e usar como "cola". Para montar o ovo,
segure uma metade do ovo com um pedaço de papel ...
Bombom beijo



      Rendimento:
Mais de 4 pessoas




Ingredientes:
- 600 g de cobertura de cobertura de chocolate ao le...
Bombom cake



      Rendimento:
Mais de 4 pessoas




Ingredientes:
- 1 tablete de chocolate meio amargo picado (200 g); ...
Bombom de cereja



      Rendimento:
Mais de 4 pessoas


       Tempo de Preparo:
1h30



Ingredientes:
RECHEIO: - 60 ml ...
Bombom de coco



      Rendimento:
Mais de 4 pessoas




Ingredientes:
- 100 g de coco fresco ou seco; - 1 lata de leite ...
banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste na tigela menor, e
também que o encaixe dos recipientes seja perfe...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Apostila I Receitas De Bombons

12,694

Published on

Transcript of "Apostila I Receitas De Bombons"

  1. 1. Quem disse que só de Ovos vive a Páscoa? Confira as dicas de bombons e trufas (leia antes a apostila de Ovos de Páscoa) Ana Letícia Sales abril/2003 Se você está achando o preço dos ovos de chocolate meio salgado, ou quer inovar nesta Páscoa, experimente presentear seus entes queridos com bombons ou trufas. Essas delícias de chocolate podem ter os mais variados sabores. Desde os mais comuns, como chocolate ao leite e o meio amargo, até os mais sofisticados, como os recheados com licor, coco, morango, dentre outras maravilhas. Já está ficando com água na boca? E que tal preparar estes quitutes em casa? Vai ser super original e os bombons ou trufas ainda terão o seu toque pessoal. Experimente! Só não vale ir comento enquanto faz, senão não sobra nenhum para presentar no dia da Páscoa. A tentação dos bombons As pessoas costumam ter dificuldades da hora de derreter o chocolate. Mas é só picar o chocolate (amargo ou ao leite), colocar em uma tigela. Pegue uma tigela maior. Assim se faz o banho-maria: você coloca a tigela com o chocolate dentro maior, onde deve ser colocada água. Em seguida, as duas vão ao fogo baixo. O segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e desligue o fogo antes que a água do banho-maria ferva. Retire o chocolate do banho-maria e tempere. Temperar o chocolate é um termo técnico que significa aquecê-lo a 42-45 graus e resfriá-lo em seguida, sem choques bruscos, até 28-30 graus. Agora que você já sabe todos os segredos para derreter o chocolate, experimente essas receitas de bombons:
  2. 2. Receitas de Bombons Bombom de Uva Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 500g de chocolate ao leite temperado; - 1 cacho de uva itália; - 1 lata de leite condensado; - 1 gema; - 250 g de açúcar refinado. Modo de Preparo: Leve ao fogo o leite condensado com a gema e mexa até desprender do fundo da panela. Retire e deixe esfriar num prato untado com manteiga. Com o auxílio de açúcar, para a massa não grudar nas mãos, modele-se de modo a forma a deixar o cabinhoi descoberto. Passe pelo açúcar refinado e em seguida pelo chocolate. Bombom fantasia Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 1 lata de leite condensado cozido em banho-maria, na panela d pressão, por 40 minutos; - 1 coco pequeno; - 1 colher (sopa) de manteiga; - 1 xícara de passas sem sementes; - 250 g de cobertura de chocolate ao leite(temperado). Modo de Preparo: Forre uma chapa de forno pequena com papel manteiga. Usando uma colher pequena coloque chocolate derretido suficiente para cobrir as metades do molde para cobrir completamente as laterais; coloque cada resto de chocolate devota na tigela. Deixe os modelos com o lado da abertura para baixo na chapa de forno preparada e deixe por 1 ou 2 minutos até assentar. Aplique uma Segunda camada de chocolate e coloque para gelar por mais 1 ou 3 minutos até assentar. Repita uma terceira vez e depois recoloque os modelos de volta na chapa de forno e coloque para gelar pelo menos por mais 1 hora ou até o chocolate assentar completamente (trabalhe depressa para evitar precisar temperar o chocolate novamente; o chocolate não temperado pode ser requentado se endurecer). Para retirar o chocolate assentado, coloque um molde com o lado da abertura para cima sobre uma bancada. Apare qualquer excesso lateral de chocolate nas bordas. Coloque de leve a ponta de uma faca pequena entre o chocolate e o molde para romper a vedação. Repita isto com o segundo molde. Segurando o molde com a abertura para cima, aperte com firmeza para soltar a metade do ovo. Repita com a outra metade e coloque o chocolate para gelar, coberto com o molde solto (não toque a superfície do chocolate com as mãos pois ele ficará com as marcas). Reserve um pouco de
  3. 3. chocolate derretido para reaquecer e usar como "cola". Para montar o ovo, segure uma metade do ovo com um pedaço de papel toalha de cozinha ou papel alumínio e recheie com trufas pequenas. Se for preciso use o restante do chocolate derretido como "cola". Espalhe uma quantia pequena na emenda dos dois ovos segurando as metades com o papel toalha de cozinha. Certificando-se de que estão alinhados corretamente. Segure por alguns segundos e depois embale o ovo em papel alumínio e coloque para gelar para assentar. Bombom de Morango Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 500g de cobertura de chocolate ao leite (temperado); - 3 colheres (sopa) de geléia de morango; - 150 g de fondant. Modo de Preparo: Tempere o chocolate. Introduza-o nas forminhas, puxe para as borda, deixe secar, recheie com fondant misturado com geléia e cubra com o chocolate. Bombom Maria Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 1 xícara (chá) de mel; - 1 lata de leite condensado; - 1 xícara (chá) de chocolate em pó; - açúcar refinado; - 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; - 2 gemas; - 1 pacote (200 g) de biscoitos maria ou maisena triturados. Modo de Preparo: Leve ao fogo uma panela com o leite condensado, o mel, o chocolate, a manteiga e as gemas. Deixe cozinhar, mexendo sempre até desprender da panela. Retire do fogo, adicione o biscoito, misture e deixe esfriar. A seguir, faça bolinhas com a massa e passe no açúcar refinado. Embrulhe em quadrados coloridos de papel celofane.
  4. 4. Bombom beijo Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 600 g de cobertura de cobertura de chocolate ao leite; - 50 g de avelã torrada sem pele; - 700 g de cobertura de chocolate meio amargo; - 5 colheres (sopa) de creme de leite fresco; - 1 colher (sopa) de manteiga; - 1/2 xícara de avelã torrada sem pele e picada; - 1 lata de leite condensado. Modo de Preparo: Numa panela média, faça o recheio, levando ao fogo baixo o leite condensado, a manteiga e a avelã, mexendo até desprender do fundo da panela. Retire do fogoe junte o creme de leite. Despeje em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Para moldar, derreta o chocolate ao leite em banho-maria. Com o chocolate derretido faça uma base em fôrmas de bombom. Molde o recheio, coloque nas fôrmas e cubra com mais chocolate derretido. Leve para gelar, retire da fôrma. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Banhe as avelãs torradas e aplique sobre o bombom. Bombom branco Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 300 g de chocolate branco; - 100 g de uvas passas; - 1/2 copo de vinho licoroso. Modo de Preparo: Coloque as uvas no vinho. Deixe por 12 horas. Unte as forminhas com chocolate temperado e leve à geladeira por 5 minutos. Retire, introduza as uvas passas e cubra com chocolate temperado. Deixe secar.
  5. 5. Bombom cake Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 1 tablete de chocolate meio amargo picado (200 g); - 1 bolo de abacaxi sem a casca mais escura; - 1/2 xícara (chá) de geléia de pêssego; - 10 colheres (sopa) de leite de soja sabor pêssego. Modo de Preparo: Coloque pedaços do bolo na mão e faça bolinhos. Umedeça-os no Ades e recheie com um pouco de geléia. Em seguida, feche os bolinhos como bombons e leve à geladeira por 15 minutos. Derreta o chocolate em banho-maria, envolva os bolinhos e arrume-os em uma superfície lisa (como uma tábua) forrada com papel-alumínio. Aguarde até o chocolate endurecer e sirva. Bombom de castanha de caju Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 1 xícara de castanha de caju; - 1 lata de leite condensado; - 1/2 xícara de passas sem sementes; - 1 colher de sopa de manteiga; - 300g de chocolate de cobertura ao leite. Modo de Preparo: Bata no liquidificador as castanhas e as passas até obter uma pasta. Junte ao leite condensado e a manteiga e leve ao fogo brando. Mexa até desprender do fundo da panela (aproximadamente 10 minutos). Despeje a massa num prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe pelo chocolate temperado. Deixe secar.
  6. 6. Bombom de cereja Rendimento: Mais de 4 pessoas Tempo de Preparo: 1h30 Ingredientes: RECHEIO: - 60 ml de creme de leite fresco; - 60 g de chocolate meio-amargo. BOMBOM: - 250 g de chocolate meio-amargo; - 15 cerejas; - 1 forma para bombons. Modo de Preparo: RECHEIO: 1. Apóie a barra de chocolate sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada. Coloque o chocolate picado num recipiente. 2. Coloque o creme de leite numa panela pequena e leve ao fogo alto até ferver. 3. Retire o creme de leite do fogo e jogue sobre o chocolate picado. Mexa com uma colher de sopa até obter um creme homogêneo. 4. Leve o recipiente à geladeira por no mínimo 1 hora ou até que fique com uma consistência mais firme. BOMBOM: 1. Apóie a barra de chocolate sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada. Separe dois recipientes (uma maior e outro menor) para o banho-maria. 2. Coloque o chocolate picado dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo. 3. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. 4. Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e desligue o fogo antes que a água do banho- maria ferva. 5. Retire o chocolate do banho-maria e tempere, veja em “e-mais” o que significa o termo: temperar o chocolate. 6. Coloque o recipiente do chocolate dentro de uma vasilha com água fria, cuidando para não derrubar água dentro do chocolate, e mexa com uma colher até que todo o chocolate se resfrie. 7. Para saber se o chocolate está na temperatura certa, teste a temperatura do chocolate colocando uma pequena porção na parte externa do lábio. A sensação térmica deverá ser de chocolate frio. 8. Pegue uma pequena porção de chocolate, com uma colher de chá, e introduza dentro de cada buraco da forminha. Com a própria colher, puxe o chocolate para as bordas, formando uma casquinha. 9. Bata a forma sobre uma superfície dura para retirar o ar. 10. Passe uma espátula sobre a superfície da forma, limpando o chocolate excedente. 11. Leve a forma para a geladeira por 5 minutos. 12. Retire a forma da geladeira, acrescente uma colher de café do recheio de chocolate, coloque uma cereja e complete com mais uma colher de café do recheio. 13. Cubra os buracos com o chocolate temperado e bata ligeiramente a forma para que o chocolate preencha todos os espaços vazios. 14. Limpe novamente a superfície da forma, retirando o chocolate excedente. 15. Volte a forma à geladeira e deixe por 10 minutos ou até que os bombons comecem a se desprender do fundo da forma. 16. Retire a forma da geladeira e bata vigorosamente contra uma superfície dura. Os bombons deverão sair de uma vez. 17. Espere por pelo menos 6 horas para embrulhar os bombons, para que sequem completamente. 18. Guarde em local seco e arejado.
  7. 7. Bombom de coco Rendimento: Mais de 4 pessoas Ingredientes: - 100 g de coco fresco ou seco; - 1 lata de leite condensado; - 1 colher (sopa) de manteiga; - 1 gema; - 300g de chocolate de cobertura ao leite. Modo de Preparo: Junte o coco, o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que a massa se desprenda do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a gema e deixe esfriar. Faça bolinhas pequenas para rechear bombons moldados ou maiores para banhar no chocolate. Bombom de damasco e amêndoas Rendimento: Mais de 4 pessoas Tempo de Preparo: 40 minutos Ingredientes: RECHEIO: - 1 xícara (chá) de damasco seco; - 3 colheres (sopa) de açúcar; - 3 xícaras (chá) de amêndoas, sem pele e torradas. COBERTURA: - 450 g de chocolate meio-amargo picado; - amêndoas, o quanto baste para decorar; - papel alumínio o quanto baste. Modo de Preparo: RECHEIO: 1. Pique os damascos em cubinhos. Coloque num recipiente e coloque água o suficiente para cobrir os damascos. 2. Leve um pouco de água para ferver numa frigideira média, coloque o recipiente com os damascos sobre a água fervendo e deixe cozinhar em banho-maria por 15 minutos. 3. Retire o recipiente do fogo, despreze a água do recipiente e reserve os damascos. 4. Coloque as amêndoas num processador e processe por alguns segundos ou até obter uma farofa grossa. 5. Numa panela média, coloque o açúcar e os damascos. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 10 minutos, sem parar de mexer. 6. Retire do fogo e acrescente as amêndoas picadas. 7. Espere esfriar e faça pequenas bolinhas. Reserve. 8. Enquanto o damasco esfria, faça a cobertura de chocolate. COBERTURA: 1. Apóie a barra de chocolate sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada. Separe dois recipientes (uma maior e outro menor) para o banho-maria. 2. Coloque o chocolate picado dentro da tigela menor. 3. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em
  8. 8. banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste na tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. 4. Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e desligue o fogo antes que a água do banho-maria ferva. 5. Retire o chocolate do banho-maria e tempere. 6. Coloque o recipiente do chocolate dentro de uma vasilha com água fria, cuidando para não derrubar água dentro do chocolate, e mexa com uma colher até que todo o chocolate se resfrie. 7. Para saber se o chocolate está na temperatura certa, teste a temperatura do chocolate colocando uma pequena porção na parte externa do lábio. A sensação térmica deverá ser de chocolate frio. 8. Sobre uma superfície lisa, coloque uma folha de papel alumínio. 9. Pegue as bolinhas reservadas e espete num palito. Passe pelo chocolate temperado e coloque sobre o papel alumínio para secar. 10. Polvilhe as amêndoas picadas sobre os bombons ainda quentes. Espere secar. 11. Conserve em recipiente com tampa em local seco e arejado.

×