Histo fisiologia i

1,502
-1

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • A ideia que norteia esta apresentação é articulação e integração entre Fisiologia e Histologia, de modo que, se possa maximizar o entendimento
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,502
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
92
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Histo fisiologia i

  1. 1. Histo-Fisiologia doSistema Digestório Maicon Azevedo CEFET/RJ
  2. 2.  Que diferenças há entre nutrição e alimentação? Parecem sinônimos, mas não são. Alimento é diferente de nutriente? E o que há de comum entre Nutrição e Alimentação?
  3. 3.  Nutrição  Alimentação Para nutrir precisamos  É o fornecimento de alimento oferecer ao organismo ao corpo, por exemplo, você vitaminas, minerais, se alimenta de arroz, feijão, aminoácidos, glicose, ácidos carnes, frutas, legumes, graxos e Carboidratos. verduras, etc.
  4. 4.  Digerir significa separar. Em um único alimento estão dispostos diversos nutrientes. E processo de separação destes nutrientes, normalmente, ocorre por ação de um sistema digestório. A Digestão é um processo físico (mastigação e peristaltismo) químico (ação das enzimas).
  5. 5.  Além de atuar no processo digestório, a boca contribui em outros processo como a fonação e imunização. Na boca ocorrem importantes processos de digestão como: Insalivação; Percepção de sabores; Mastigação;
  6. 6.  È o processo de misturaCorte Transversal do Ducto Secretor de Glândula Salivar de saliva ao alimento.  A saliva é produzida nas glândulas salivares (3 pares)  A ação da saliva desencadeia o processo de digestão de carboidratos, mais especificamente o amido, pela ação da amilase salivar ou ptialina.
  7. 7.  A percepção de sabores se dá por conta da ação de células especiais chamadas papilas gustativas. A língua é formada por uma massa de tecido muscular estriado. As papilas são elevações do epitélio oral e da lâmina própria  A mastigação é a trituração mecânica dos alimentos.  Qual a importâncias dos dentes no processo de mastigação?
  8. 8. Como o esôfago sabe a hora de iniciar o peristaltismo? •Com cerca de 25cm de comprimento e de constituição semelhante à da faringe, localizado posteriormente à traquéia, o esôfago é o canal que estabelece a ligação da faringe com o estômago.•Os movimentos peristálticos estãopresentes em, praticamente, todo otrato digestório.•Obedecendo as “ordens” do sistemanervoso central, a musculatura lisarealiza contrações lentas einvoluntárias, que caracterizam omovimento peristáltico.
  9. 9. •O estômago é um órgão exócrino e endócrino que digere alimentos e secreta hormônios. •Se apresenta em forma de saco, está dividido em regiões: fundo, corpo e antro. •Em adultos, armazena em média 1,5 litros de alimento.•As paredes do estômagoestão repletas de células•A mucosa de muco.secretoras gástrica tem dois tipos importantes deglândulas: as glândulas oxínticas que secretam ácidoclorídrico, pepsinogênio e muco. Glândulas pilóricasque secretam muco, pepsinogênio e o hormôniogastrina.
  10. 10.  A digestão iniciada na  O que são contrações boca, continua no de fome? estômago?  O que são Zimógenos? Por que o suco gástrico  O que acontece se o não digere o suco gástrico sair do estômago? estômago? Como são produzidas as substâncias que compõe o suco gástrico?
  11. 11. O intestino delgado está divididoem duas porções: Duodeno eJejuno-íleo O intestino começa a ser formado durante a quarta semana de gestação fetal humana. A camada endodérmica dá origem ao revestimento epitelial do trato digestivo, e o mesoderma que envolve o endoderma que dá origem ao tecido conjuntivo, muscular e a todas as camadas do intestino
  12. 12. •Final da Digestão •Absorção de Nutrientes •Enzimas envolvidas Proteases AMINOPEPTIDASE – proteínas – libera os aminoácidos -> Maltase , Sacarase e Lactase – digere os dissacarídeos -> Lipases – lipídiosNo intestino delgado, ocorre a maior parte dadigestão dos nutrientes, bem como a sua absorção,ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.
  13. 13. Enzima Local de Substância-alvo Ação No duodeno, são lançadas as secreções do fígado edigestória produção do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão ptialina glândulas salivares amido Decompõe amido em maltoses química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando pepsina estômago proteínas Decompõe proteínas em sobre o quimo. fragmentos menores intestino Decompõe a sacarose em sacarase sacarose delgado glicose e frutose. Decompõe a lactose em intestino lactase lactose glicose e galactose. delgado Decompões lipídios em lipase pâncreas lipídios ácidos graxos e gliceróis. Decompõe proteínas em tripsina pâncreas proteínas fragmentos menores amilase Decompõe amido em pâncreas amidopancreática maltoses intestino Decompõe maltose em maltase maltoses delgado glicoses livres intestino fragmentos de Decompõe os fragmentospeptidase delgado proteínas protéicos em aminoácidos.
  14. 14. Na digestão química, há a ação dessas secreções: Bile – secreção produzida pelo fígado armazenada na vesícula biliar. Lançada no duodeno não contém enzimas digestivas; Os sais biliares emulsificam os lipídeos Suco pancreático – É produzido pelo pâncreas. Possui várias enzimas que atuam na digestão das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios. Suco entérico – é produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformação, entre outras substâncias, das proteínas e dos carboidratos. Ao término do processo digestório no intestino delgado, o conjunto de substâncias resultantes forma um líquido viscoso de cor branca denominado quilo. A digestão continua no jejuno e no íleo.
  15. 15. • Tudo o que não foi absorvido é misturado a muita água e empurrado para o INTESTINO GROSSO.• Movimentos peristálticos empurram essa massa em direção ao ânus.• Durante o trajeto a água é absorvida pelos capilares sanguíneos e retorna ao sangue.• A medida que a água é absorvida a massa fica mais sólida -> BOLO FECAL OU FEZES.• FEZES -> constituída por substâncias que não sofreram digestão completa , ou que não foram absorvidas, misturadas a muita água.• Os resíduos levam 9 horas(+/-) para chegar ao intestino grosso e nele podem permanecer poe até 3 dias.
  16. 16.  Formada por BACTÉRIAS não “patogênicas” que estabelecem conosco uma relação de MUTUALISMO. Podem fornecer: Vitaminas :Tiamina , K e B12 ; Proteção contra a ação de bactérias patogênicas ; Auxílio na movimentação do intestino grosso e eliminação das fezes uma vez que a ação das bactérias sobre os alimentos não digeridos resultam na formação de água e dióxido de carbono. Dióxido de Carbono + água = Ácido Carbônico que irrita as paredes do intestino provocando a sua movimentação .
  17. 17. Região Processos Transformações Mastigação eBoca InsalivaçãoEsôfago Suco Estômago Gástrico Suco PancreáticoIntestino Suco Entérico Absorção de água
  18. 18. No sistema digestório podem ser Físicas Químicas Podem ser do Ocorrem tipo por ação dasMotilidade Peristaltismo Enzimas Mastigação Dependem de pH Temperatura Substrato
  19. 19.  O processo de digestão disponibiliza, ao seu final, nutrientes em sua forma mais simples: Carboidratos monossacarídeos (ex. Glicose e Frutose); Proteínas aminoácidos; Lipídeos monoglicerídeos,ácidos graxos e glicerol; Sais minerais e Água já estão em sua menor porção e por isso não sofrem digestão
  20. 20. De que maneira este nutrientes são utilizados pelo organismo?Onde são metabolizados?De que forma chegam ao local onde são trabalhados?Todos são aproveitados?Este trabalho gera resíduos?

×