Your SlideShare is downloading. ×
0
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Uso de Webquests na educação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Uso de Webquests na educação

80

Published on

Material produzido como pré-requisito para inscrição no prêmio Conecta 2013 do Sistema Firjan, consta da apresentação e etapas do uso de Webquests na educação.

Material produzido como pré-requisito para inscrição no prêmio Conecta 2013 do Sistema Firjan, consta da apresentação e etapas do uso de Webquests na educação.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
80
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Sesi Barra Mansa Uso de Webquests na educação Professora Magda Alzira
  • 2. Justificativa:  As webquests trabalham a construção do conhecimento, pois através de tarefas direcionadas, os alunos vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. As estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo. Desenvolvimento:  A construção de Webquests segue um roteiro pré-definido. Primeiramente escolhe-se a base/servidor para os dados serem armazenados: http://phpwebquest.org/  Segue-se o roteiro que consta basicamente de: Introdução; Tarefa; Processo; Recursos; Conclusão e Avaliação;  Após a elaboração desses tópicos, basta postar a webquest na internet.
  • 3. Objetivos  Inovar na forma de ensinar;  Permitir acesso a informações e tecnologias     atualizadas e confiáveis; promover aprendizagem colaborativa; desenvolver habilidades cognitivas; incentivar o processo de criação; transformar informações ao solucionar questões e metas propostas pela webquest. as
  • 4. Etapas de elaboração     Com a necessidade de orientar os alunos em projetos da escola, viu-se nas Webquests uma possibilidade de informar e ao mesmo direcionar os trabalhos com recursos tecnológicos, dentro e fora da escola; Primeiramente criou-se uma miniquest com o tema Superação, para avaliar a interação e benefícios das Webquests; Com boa aceitação e entendimento da proposta, partiu-se para a criação da primeira Webquest; OBS.: Apesar de ser de conteúdo de Língua Espanhola, a primeira Webquest foi realizada em Língua Portuguesa para que o aluno pudesse ir se familiarizando com os conteúdos gradativamente. Endereço da miniquest: http://phpwebquest.org/newphp/miniquest/soporte_horizontal_m.php?id_actividad=63094&id_pagina=1  Aproveitando a proximidade do dia 12/10/13, foi escolhido o tema “Diversidade cultural e linguística”. A data em questão trata do descobrimento da América por Colombo e com isso a chegada do idioma espanhol à América. Endereço da Webquest: http://phpwebquest.org/newphp/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=64469&id_pagina=1   As atividades possibilitaram um enriquecimento cultural aos alunos; A próxima Webquest será sobre a cultura mexicana.
  • 5. Uso de miniquest para avaliar as vantagens de usos de webquests
  • 6. Uso de Webquest no ambiente escolar
  • 7. Impactos e Benefícios  As atividades possibilitaram enriquecimento cultural dos alunos e autonomia ao resolverem as tarefas propostas;  O uso dessa ferramenta despertou o interesse dos alunos, pois os mesmos também desejam construir Webquests;  Foi percebido o quanto esta ferramenta pode auxiliar tanto os professores quanto os alunos no desenvolvimento das atividades e construção do conhecimento;  As Webquests funcionam como repositório de aprendizagem, pois as mesmas ficam a disposição dos usuários da internet para uso em outros momentos.
  • 8. Resultados alcançados  Maior participação e interação entre os alunos;  Aulas diversificadas e possibilidade de extensão da sala de aula a outros ambientes;  Envolvimento com as atividades propostas;  Interesse em buscar novos conhecimentos e novas formas de conhecer;  Percepção do aluno em relação ao meio tecnológico em que está inserido.
  • 9. Referências:  http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest  http://phpwebquest.org/  http://webeduc.mec.gov.br/webquest/

×