Projeto Bairros De Guaraí

1,858 views
1,656 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,858
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto Bairros De Guaraí

  1. 1. “ BAIRROS DE GUARAÍ” CEM - “OQUERLINA TORRES” GUARAÍ - TOCANTINS
  2. 2. APOIO: GOVERNO DO TOCANTINS GOVERNADOR: : JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO: MARIA AUXILIADORA SEABRA REZENDE COORD. DO NTE: LEILA RAMOS GESTORA ESCOLAR: MARIA LUÍZA A DE ARAÚJO DELEGADA DE ENSINO: MARIA LINDORACI
  3. 3. Segundo Paulo Freire, temos de ser homens e mulheres de nosso tempo e empregar todos os recursos disponíveis para promover a grande mudança que nossa escola está a exigir, não podendo nós, sermos omissos, a neutralidade representa a aceitação da situação atual, a conivência com o que já está posto.
  4. 4. Detectados os problemas e as deficiências, em seguida levou-se ao conhecimento das autoridades competentes, não só o que se detectou, mas também foram apresentados os meios ou sugestões para que a realidade se revertesse em melhoria na qualidade de vida das comunidades em questão.
  5. 5. Providências como a construção de quadras esportivas em dois setores, implantação de Postos de Saúde também em duas localidades, melhoria da iluminação e limpeza pública e policiamento em todos os bairros, são hoje uma realidade.
  6. 6. Outra providência de destaque que pode ser citada é a realização da “Rua de Lazer Venha Conosco Aprender”, (já oferecidas em dois bairros) de iniciativa dos alunos, têm como objetivo, proporcionar às comunidades trabalhadas, o mínimo possível de diversão, levando modalidades esportivas tais como voleibol, futsal, dama, bete, leitura de livros infantil e infanto juvenil
  7. 7. Alguns confeccionados pelos alunos do CEM, através da Bauteca (Biblioteca em um baú), e outros , realização de palestras rápidas que envolveram temas transversais, distribuição de lanche e brinquedos arrecadados na comunidade e ainda resgate a brincadeiras de roda e bambolê, confecção de bonecas e bolas, possibilitando a estes moradores a fabricação de seus próprios brinquedos, de acordo com a disponibilidade financeira a eles reservada.
  8. 8. Na oportunidade da II Feira Cultural/2001, realizada pelo Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, o “Projeto Bairros de Guaraí” foi apresentado mais uma vez à comunidade em geral, juntamente com outros projetos que fazem parte da prática diária desta Unidade Escolar.
  9. 9. Com base em uma realidade, que sabe-se, não atende muitas vezes aos requisitos básicos do existir humano, vivendo um presente na busca de soluções imediatas que tornem as dificuldades mais toleráveis, a comunidade interna do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres,
  10. 10. em parceria com outros segmentos, tais como SEBRAE/TO, ACIAG, Prefeitura Municipal de Guaraí, Secretarias Municipal de Educação, Saúde e Bem Estar Social, UNITINS, NTEs e Delegacia Regional de Ensino de Guaraí , projetam um futuro que garanta ao indivíduo, não somente a satisfação básica do ser enquanto físico, mas que também seja disponibilizado a todos os moradores de Guaraí, elementos que os façam viver satisfatoriamente, mesmo que modestamente.
  11. 11. E para que isso se torne realidade é necessário que o hoje tenha o reflexo de ações que amanhã se traduzam em benefícios diretos aos habitantes desta cidade. São muitos os aspectos de abrangência deste projeto, e quanto mais se executa dentro dele, mais se acrescenta a ser executado,
  12. 12. Contudo, existe uma predisposição dos corpos docente e discente em dar continuidade a esta missão trabalhosa, porém prazerosa e que enche-nos de orgulho pelos resultados alcançados e pela riqueza de providências que ainda devem ser tomadas.
  13. 13. Além dos benefícios em favor das comunidades assistidas, existe também um enriquecimento por parte de todas as pessoas envolvidas, o que por força dos acontecimentos advindos deste trabalho, acabam por criar em cada um dos envolvidos, a sensação de utilidade, tornando-os mais confiantes e ativos .
  14. 14. <ul><ul><li>De posse deste raciocínio, o Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, através do Projeto Bairros de Guaraí , visando uma maior integração entre escola e comunidade, iniciou no ano de 2000 uma pesquisa nos bairros e setores desta cidade, com o intuito de detectar os reais problemas de infra-estrutura básica, lazer, saúde, educação dentre outros, bem como mapear através de gráficos, as características destas populações sob vários aspectos. </li></ul></ul>
  15. 15. A interdiciplinaridade e a contextualização são frutos colhidos na oportunidade do envolvimento dos alunos neste projeto, pois a partir de uma análise situacional, os mesmos se deparam com elementos que abrangem uma série de disciplinas e presenciam uma real relação entre estes vários elementos.
  16. 16. A abrangência deste projeto, muitas vezes até causa uma euforia em seus executores, pois a cada passo, o mesmo oferece situações que provocam um raro prazer, em dias de pouco interesse pelos problemas alheios, sabemos que se analisarmos de maneira crítica e real, não tem essa conotação, pois problemas alheios, são problemas da sociedade, e a sociedade somos nós, portanto, estes mesmos problemas nos batem a porta, mesmo que com figurações diferentes. É essa consciência que nutre e fomenta todo o processo de andamento do Projeto Bairros de Guaraí.
  17. 17. Além dos benefício em favor das comunidades assistidas, existe também um enriquecimento por parte de todas as pessoas envolvidas, o que por força dos acontecimentos advindos deste trabalho, acabam por criar em cada um dos envolvidos, a sensação de utilidade, tornando-os mais confiantes ativos. A interdiciplinaridade e a contextualização são frutos colhidos na oportunidade do envolvimento dos alunos neste projeto, pois a partir de uma análise situacional, os mesmos se deparam com elementos que abrangem uma série de disciplinas e presenciam uma real relação entre estes vários elementos.
  18. 18. A IDÉIA INICIAL PARTIU DOS PROFESSORES EM UMA CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DESENHANDO OS BAIRROS DA CIDADE
  19. 23. APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, FORAM TRABALHADOS GRÁFICOS ONDE APONTAVAM OS PROBLEMAS MAIS URGENTES. A SEGUIR APRESENTAREMOS ALGUNS MODELOS TRABALHADOS PELOS ALUNOS.
  20. 27. DESENHOS FEITOS POR ALUNOS, REIVINDICANDO MELHORIAS QUE VENHAM ATENDER AS NECESSIDADES DOS MORADORES DOS BAIRROS PESQUISADOS .
  21. 28. REIVINDICAÇÃO FEITA AOS ALUNOS PELA COMUNIDADE, UMA ESCOLA NO SETOR CANAÃ DESENHADA PELOS ALUNOS
  22. 29. PLANTA SUGERIDA PELOS PARA A REFORMA DA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
  23. 30. ÁREA DE LAZER OUTRA REIVINDICAÇÃO FEITA ATRAVÉS DAS PESQUISAS REALIZADAS.
  24. 32. ASFALTAMENTO DAS RUAS DO BAIRRO QUERÊNCIA
  25. 33. ALGUMAS METAS JÁ ATINGIDAS, ATRAVÉS DE REIVINDICAÇÕES FEITAS PELOS MORADORES AOS ALUNOS, DENTRO DO PROJETO “BAIRROS DE GUARAÍ”.
  26. 34. QUADRA DE ESPORTES NO SETOR SUL COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL.
  27. 35. ELA ATENDE TAMBÉM AOS MORADORES DO SETOR QUERÊNCIA
  28. 36. OUTRA QUADRA CONSTRUÍDA ATRAVÉS DAS REIVINDICAÇÕES DO PROJETO FICA NO SETOR CANAÃ
  29. 37. POSSUI UMA INFRA ESTRUTURA CAPAZ DE ATENDER NÃO SÓ AOS MORADORES DO BAIRRO MAS TAMBÉM AOS BAIRROS VIZINHOS.
  30. 38. POSTO DE SAÚDE NO SETOR QUERÊNCIA, ATENDIMENTO MÉDICO PARA OS MORADORES DO BAIRRO E BAIRROS VIZINHOS.
  31. 39. APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMAS TRANSVERSAIS
  32. 40. 2ª ETAPA DO PROJETO BAIRROS EXECUTADA NO BAIRRO CANAÃ - NO DIA DA CRIANÇA
  33. 41. OS ALUNOS DECIDIRAM EM CONJUNTO COM OS PROFESSORES A NECESSIDADE DE CONTINUIAREM O PROJETO, SURGINDO ENTÃO A SEGUNDA ETAPA DO PROJETO BAIRROS.
  34. 42. ALUNOS VOLTAM AOS BAIRROS PARA OUTRAS PESQUISAS
  35. 43. NA SEGUNDA ETAPA DO PROJETO “BAIRROS DE GUARAÍ, ESTÃO SENDO TRABALHADAS ROBLEMÁTICAS QUE FORAM DETECTADAS PELOS EDUCANDOS NAS PESQUISAS REALIZADAS NA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO.
  36. 44. ALUNOS PODEM COLABORAR, ENSINANDO AOS MORADORES ATIVIDADES QUE LHES RENDAM RETORNO FINANCEIRO.
  37. 45. MOSTRANDO COMO SE FAZ RECICLAGEM, NÃO SÓ DE JORNAL MAS DE VÁRIOS MATERIAIS QUE NORMALMENTE SE JOGA FORA NO DIA A DIA.
  38. 46. CONSTRUINDO VASSOURAS ECOLÓGICAS, A PARTIR DE GARRAFAS PLÁSTICAS DE REFRIGERANTES.
  39. 47. PROFESSORES E ALUNOS SE EMPENHAM EM LEVAR DIVERSÃO À POPULAÇÃO.
  40. 48. FAZENDO JUNTO À COMUNIDADE BONECAS DE CORDA, PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM TER UM MEIO BARATO E CRIATIVO DE SE DIVERTIREM.
  41. 49. ALUNOS TENTAM DESINIBIR O USO DOS BRINQUEDOS LEVADOS, E BRINCANDO, SE DIVERTEM JUNTO A COMUNIDADE.
  42. 50. PROFESSORES TAMBÉM PARTICIPAM JUNTO AOS ALUNOS NA CRIAÇÃO DAS BONECAS.
  43. 51. ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS E ALIMENTOS FEITA PELOS ALUNOS, PARA SEREM DISTRIBUIDOS NOS BAIRROS.
  44. 52. NO DIA DAS CRIANÇAS, NA 2º ETAPA DO PROJETO, NO BAIRRO CANAÃ, ALUNO SE VESTE DE PALHAÇO PARA DIVERTIR AS CRIANÇAS.
  45. 53. NA II FEIRA CULTURAL DO CENTRO, “ O PROJETO BAIRROS DE GUARAÍ”, FOI APRESENTADO COMO UM PROJETO QUE FAZ A DIFERENÇA NA COMUNIDADE.
  46. 56. ALUNA DA UNITINS MARILENE, INTREVISTANDO OS ALUNOS ACERCA DO PROJETO BAIRROS. POIS A MESMA DESENVOLVE A SUA MONOGRAFIA SOBRE ESTE.
  47. 57. ALUNOS DESENVOLVENDO PROJETOS
  48. 58. PEÇA TEATRAL O ALTO DA BARCA DA COMPADECIDA
  49. 59. ALUNA MONITORA DO LABORATÓRIO, RAQUEL AUXILIANDO NA CAPACITAÇÃO DA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS DO CEM, MARIA HELENA
  50. 60. PARA QUE AS CRIANÇAS DOS BAIRROS DESPERTEM O GOSTO PELA LEITURA, FORAM CRIADAS ALGUMAS VERSÕES DE OBRAS JÁ CONHECIDAS. NA ÁREA DE LITERATURA INFANTIL.
  51. 61. Chapeuzinho Vermelho &quot;O Lobo Bom&quot; De : Igor Olímpio Marciene Pereira Suzana Camarço Nova Versão 2º Edição
  52. 62. O lobo que não era mal. Cleâne Iara Régia Valmizonia 2 ª “A “
  53. 63. Relatos de alguns alunos que participaram da segunda etapa do projeto
  54. 64. Construímos junto a outros alunos, as damas para a segunda etapa do projeto. Ficamos muito felizes, pois apesar de ser um pouco difícil e complicado construí-las, ficamos sabendo que este jogo auxilia no raciocínio rápido e na coordenação motora. Sentimos muita alegria quando vimos as pessoas usando nosso jogo, algo feito com nossas próprias mãos, é maravilhoso ! Podemos com isso proporcionar aos moradores destes bairros, uma diversão sadia, feita com material reciclável, e o mais interessante, ensinamos eles a construírem as damas, para que mais pessoas tenham acesso. Alunos: Yan Rômulo e Ronas Brito Fernandes 1º “ B ”
  55. 65. Nas “ruas de lazer” do projeto bairros, fiquei como repórter, então automaticamente , acabei não só vendo, mas também, sentindo o empenho das pessoas que ali estavam trabalhando e se divertindo. Vendo a reação daquelas crianças, a felicidade estampada em seus rostos, ao pegarem um brinquedo, doado pelos alunos, ou participando do lanche que a escola ofereceu, foi gratificante. Revitaliza a nossa alma, é maravilhoso! Wilson Júnior 1º “A”
  56. 66. DEPOIMENTO DE MORADORES DOS BAIRROS TRABALHADOS
  57. 67. BAIRRO CANAÃ ACHEI MUITO BOM PORQUE TROUXE MUITOS BENEFÍCIOS PARA ESTA COMUNIDADE, BEM COMO A QUADRA DE ESPORTES NA QUAL TRABALHEI DURANTE A CONSTRUÇÃO. PEDRO LOPES TELES
  58. 68. BAIRRO AEROPORTO ACHEI ÓTIMO, POIS BENEFICIOU MUITO O MEU BAIRRO COM A REFORMA DAS ESTRADAS E VÁRIOS OUTROS. EURISMÁ ALVES NETO
  59. 69. BAIRRO QUERÊNCIA FOI BOM, POIS FEZ COM QUE O PREFEITO ACORDASSE E OLHASSE COM MAIS CARINHO O NOSSO BAIRRO, AGORA NÓS TEMOS POSTINHO DE SAÚDE, QUADRA DE ESPORTES E ASSISTENTE DE SAÚDE QUE ATENDE A DOMICÍLIO. ZUMIRA RODRIGUES DA LUZ.
  60. 70. BAIRRO PESTANA GOSTEI MUITO DA “RUA DO LAZER” FOI ÓTIMO, AS CRIANÇAS BRINCARAM E SE DIVERTIRAM E AS MÃES FIZERAM BRINQUEDOS. MARIA ROCHA DE AZEVEDO

×