PaláCio De Queluz 3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

PaláCio De Queluz 3

on

  • 1,113 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,113
Views on SlideShare
1,113
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    PaláCio De Queluz 3 PaláCio De Queluz 3 Presentation Transcript

    • Palácio de Queluz
    • Porque é que o palácio foi construído?  O Palácio de Queluz foi construído como um recanto de verão, D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.  Em 1770, alguns trabalhadores estrangeiros auxiliaram, para a construção do Palácio de Queluz.  O Estilo decorativo utilizado para a decoração do Palácio, foi o estilo Rococó ( neste estilo utilizava-se muito o marmoriado e a talha dourada).
    • Salas do Palácio de Queluz  D. Maria Francisca Benedita, tinha quatro quartos:  Aposentos;  O quarto de dormir;  Quarto (quarto de convívio);  Quarto de oração.  Sala de Escultura;  Sala de fumo;  Sala dos azulejos;  Sala da Tocha;  Archeiros.  Estas são só algumas das salas que existem do Palácio de Queluz.
    •  Conjunto de apartamentos privados que serviam de aposentos a D. Maria Francisca Benedita (1746-1829), irmã da rainha D. Maria I.  A decoração é inspirada em temas pompeianos.
    •  Decorado no estilo D. Maria, de inspiração em temas pompeianos com motivos de palmetas, esfinges, aladas e grinaldas de flores.  Nesse tempo as camas eram mais curtas, porque, tinham medo de dormir deitados. Pois pensavam que estar deitado era uma posição de morte.
    •  Estilo império, reflectindo a moda vinda de França e em vaga no inicio do séc. XIX
    •  Aqui a rainha rezava diariamente.
    •  Designação da 2ºmetade do século XIX, aquando das curtas estadias do rei D. Luís e da rainha D. Maria Pia de Saboia que aqui instalou o seu atelier de escultura.
    •  Função que tinha na 2º metade do século XIX, época em que o acto de fumar fazia parte do quotidiano da corte após a refeição.
    •  Sala de ligação entre Paço Velho e as novas edificações dos arquitectos Mateus Vicente de Oliveira e Jean – Baptiste Robilion.  Os painéis de azulejo policromados, neoclássicos, de 1784, Representam as quatro estções, os quatro continentes, cenas da mitologia clássica, “Singeries” e “Chinoiseries”.  O lambrim em azul e branco, de 1764, representa cenas de caça e quotidiano.
    •  O nomes recorda a função original deste espaço que se encontra actualmente mobilado com um dos três estilos decorativos portugueses mais representativos do palácio: estilo D.José.
    •  Também chamada de corpo da guarda, era a entrada nobre do palácio.  Encontra-se actualmente mobilada ao estilo D. Maria.
    • D. Maria Francisca Benedita
    • Jardins do Palácio de Queluz  Espaço privilegiado de lazer e cenário de muitas festas e passatempos da família real, os jardins do Palácio de Queluz correspondem à síntese de elementos decorativos inspirados no gosto europeu do séc. XVIII e num conceito de arquitectura que reflecte uma tradição humanista de sacralização do espaço sentido como um lugar íntimo para estar.  De evidente inspiração francesa, dividem-se em dois espaços distintos: o Jardim Grande ou Jardim de Neptuno e o Jardim Novo ou Jardim de Malta (assim chamado em referência à Ordem de Malta em que o rei era Grão- Mestre).  São jardins de buxo geométricos, marcados pelos conjuntos escultóricos (que representam, nomeadamente, figuras mitológicas da antiguidade clássica), por cascatas e tanques de água, pelas gaiolas com pássaros exóticos e pelos azulejos.  Regularmente são aqui realizadas galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
    • Bibliografia http://farm1.static.flickr.com/49/135885626_67f20727fe.jpg?v=0 http://www.pnqueluz.imcip.pt/Data/ContentImages/Det.%20Nereida_detalhe 2.jpg http://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/queluz220307/abertu ra.jpg http://www.bigviagem.com/wp-content/uploads/2009/12/Queluz.JPG http://2.bp.blogspot.com/_RqChj3iA7KY/SYuJUt_OmI/AAAAAAAAAY4/_pHxUc hGRi4/s400/PB180125.JPG http://www.lifecooler.com/Portugal/natureza/JardinsdoPalacioNacionaldeQue luz http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Real_de_Queluz