Trânsito

4,307 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,307
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
293
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trânsito

  1. 1. Ser cidadão não é só ter uma certidão de nascimento, não! É também praticar a cidadania, exigir nossos direitos, ser gente boa e não ter preconceitos, respeitar as leis de Trânsito e, conhecer nosso papel na democracia. Que tal começar agora?
  2. 2. Movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres.
  3. 3. CINTO DE SEGURANÇA Faixa presa ao assento dos veículos, que se destina a ser usada pelos passageiros para sua segurança Choque entre 2 ou mais veículos COLISÃO CONDUTOR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO Aquele que conduz o veículo Violação da Lei de Trânsito Aquele que anda ou se acha a pé PEDESTRE SEMÁFORO Poste de sinalização rodoviária que orienta o tráfego por meio de mudança de cor das luzes.
  4. 4. Descubra o que o enigma diz e digite na linha abaixo Quando você entrar no carro, não esqueça de colocar o Cinto de Segurança e sentar no banco de trás!
  5. 5. Vermelhas, amarelas, azuis, brancas As placas ensinam até as crianças. Não pare na pista, nem na contramão Não vá cometer uma contravenção! É só acertar esse teste maneiro E provar que você não é nada barbeiro! VAMOS FAZER UM TEST DRIVE?
  6. 6. As placas vermelhas são de regulamentação. Ou seja, informam as condições e restrições de acesso a uma via. Essa é fácil, hein? A placa PARE está em muitos lugares nas cidades, especialmente em cruzamentos. Pare para pensar e responda: o que ela quer dizer? Parada facultativa. x Parada obrigatória. Pare e olhe para os dois lados. Desligue o motor.
  7. 7. As placas amarelas indicam uma advertência. O carro da placa está em apuros, e serve para avisar que o motorista deve tomar cuidado com: x pista escorregadia pneus carecas pista com gelo trilhos à frente
  8. 8. Que trabalheira! O que será que este homem está fazendo na placa? Se você vir uma, é melhor ir devagar. Afinal, a pista está: x em mineração em obras com coveiros trabalhando em formação de canteiros
  9. 9. Essa placa você já deve ter visto em todos os cantos da cidade. E muitos motoristas são multados porque resolvem parar "só um minutinho" e ignoram o aviso. Isso porque ela quer dizer: x É proibido estacionar É proibido parar É proibido parar e estacionar É proibido parar sem pisca-alerta
  10. 10. Ao pegar uma estrada e pisar no acelerador, é bom ficar de olho nessa placa, ou você vai levar uma bela multa! E se levar, não adianta reclamar! Por quê? x Velocidade máxima permitida: 80 quilômetros por hora Velocidade mínima permitida: 80 quilômetros por hora Proibido trafegar a 80 quilômetros por hora Posto policial: parada obrigatória a 80 quilômetros
  11. 11. Essa placa é muito importante. Desrespeitá-la é arriscar seriamente a vida nas estradas. Muitos acidentes acontecem porque tem gente que faz de conta que ela não existe. Por que a gente tem que respeitá-la sempre? Porque ela avisa que é: proibido fazer racha proibido falar com o motorista ao lado proibido trafegar lado a lado x proibido ultrapassar
  12. 12. UM PASSEIO NA FAIXA Voltamos ao velho assunto: atravessar a rua. A gente sabe que no Brasil pouca gente respeita isso, mas lugar de pedestre cruzar a rua é na faixa. A faixa de pedestres é uma área reservada às pessoas que andam a pé. Afinal o trânsito não é feito só de carros. Os pedestres são os que mais sofrem com a bagunça do trânsito, pois os motoristas não costumam se importar muito com quem está a pé. Quando o motorista pára o carro no sinal, ele não pode invadir a faixa de pedestres e ficar como um cachorrão deitado na área. A faixa tem que estar sempre livre, por isso é proibido estacionar sobre ela. Quando vai atravessar a rua, atravessa na faixa? Eu atravesso na faixa de segurança, na frente da minha escola também tem uma faixa e eu atravesso nela, é mais seguro.
  13. 13. BEBER DEMAIS É O MAIOR BAIXO ASTRAL A maioria das pessoas do estranho mundo dos adultos gosta de beber uma cervejinha de vez em quando. Não tem problema nenhum: uma cerveja ou um chopinho não deixam ninguém bêbado. Mas, e se num churrascão de domingo alguém resolve beber demais? Aí dá problema. Dirigir depois de beber demais é crime. Quando as pessoas bebem muito, elas ficam sonolentas e perdem os reflexos: ouvem e enxergam menos, e agem mais devagar. Fica mais fácil bater o carro e machucar alguém. Existem até algumas frases que foram feitas para a gente ficar atenta a essa história de bebida alcoólica: "Se beber não dirija, se dirigir não beba", "Bêbado no volante é perigo constante", "Direção e álcool não se misturam" e "Quando beber, vá de táxi".
  14. 14. Para você é importante respeitar as leis de trânsito? Por que? Conte-me através de um texto como são suas atitudes no dia-a-dia em relação ao trânsito de sua cidade, de seu bairro... Dirigir com segurança é a melhor solução Todo motorista deveria dirigir com atenção, mas isso não acontece em nossa cidade, por isso temos bastante acidentes de trânsito. Devemos fazer bastante campanhas de conscientização, quem sabe assim conseguiremos diminuir os acidentes de trânsito, pois a cada dia morre uma pessoa em minha cidade, principalmente nos finais de Semana. Mas um dia conseguiremos conscientizar os motoristas da importância de andarem devagar.
  15. 15. No Trânsito todos nós devemos fazer nossa parte. http://www.detran.am.gov.br/detranzinho/

×